segunda-feira, 4 de agosto de 2008

PostHeaderIcon Tarte de ruibarbo e frutos vermelhos



O ruibarbo é uma planta muito comum nos jardins do norte da América e da Europa onde é cultivado para os seus caules - as folhas são tóxicas - geralmente usados cozidos na confecção de compotas e sobremesas. Tem um sabor delicado e levemente ácido que combina muito bem com coisas doces. Quando eu vivia em França e que chegava a Primavera, as vitrinas das pastelarias enchiam-se de tartes de ruibarbo para minha alegria, pois gosto imenso. Cá em Portugal, o seu uso ainda é confidencial entre nós, mas já o tenho visto à venda em alguns hipermercados. Os caules que utilizei nesta tarte vieram do quintal alentejano da minha sogra, que teve a boa ideia de lá plantar um pé de ruibarbo. Só vos posso aconselhar a provar, pois as sobremesas com ruibarbo costumam ficar deliciosas, sobretudo se lhe juntarem morangos ou outros frutos vermelhos à gosto. Aqui vai uma receita francesa clássica, tão boa que a tarte foi inteiramente devorada no próprio dia da confecção...

Ingredientes para 6 pessoas

Massa

- 200 g de farinha de trigo
- 100 g de manteiga à temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal fino
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de água gelada
- farinha
- manteiga
- pão ralado q.b. (ou bolacha de água e sal ralada)

Recheio

- 150 g de açúcar
- 500 g de caules de ruibarbo
- 200 g de frutos vermelhos lavados e arranjados*
- 1 colher (sopa) de açúcar baunilhado
- 2 ovos grandes
- 250 ml de natas

* usei morangos, framboesas, amoras e groselhas

Preparação

Descascar os caules de ruibarbo, removendo os fios. Cortar em pedaços de 1 cm e colocar num passador de rede fina. Polvilhar com 30 g de açúcar e deixar escorrer por 1 hora.

Preparar a massa: colocar a farinha em monte numa tigela e abrir um poço no meio. Juntar o açúcar, o sal e a manteiga previamente cortada em pedacinhos. Amassar com a ponta dos dedos até obter um areado grosso. Adicionar o ovo e a água. Amassar até a massa se apresentar homogénea e moldável. Formar uma bola e deixar repousar por 1 hora no frigorífico, dentro de 1 tigela polvilhada com farinha.

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Untar uma tarteira com manteiga e reservar.

Estender a massa finamente com um rolo na bancada polvilhada de farinha. Forrar a tarteira com a massa. Polvilhar com uma camada fina de pão ralado (impede que a massa fique molhada com a humidade dos frutos).

Escorrer muito bem os pedaços de ruibarbo e espalhá-los pela massa, juntamente com os frutos vermelhos. Polvilhar com 70 g de açúcar e levar ao forno por 20-25 minutos, a 210ºC.

Bater os ovos com o açúcar restante, o açúcar baunilhado e as natas até obter uma mistura homogénea.

Retirar a tarte do forno. Despejar o preparado anterior sobre os frutos vermelhos e o ruibarbo. Baixar a temperatura do forno para 180ºC e levar novamente a tarte ao forno por 10-15 minutos.

Retirar a tarte do forno e deixar arrefecer por completo antes de desenformar. Servir a tarte ligeiramente morna ou à temperatura ambiente. Decorar eventualmente com alguns frutos vermelhos.

Ver também : Salada compoteada de morangos e ruibarbo

Natas : Creme de leite - Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira - Arrefecer : Esfriar - Tarte : Torta
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top