sábado, 13 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Pudim de leite condensado com caramelo



Convidei ontem a minha avó para almoçar e como ela gosta imenso de pudins de leite, não hesitei nem um minuto na escolha da sobremesa que iria preparar. Além de fácil e infalível, esta receita consensual tanto no Brasil como em Portugal, costuma agradar a todos e cai muito bem no final de uma refeição mais consistente, como foi a de ontem - com uma alcatra de carne a desempenhar o papel principal...

Ingredientes para 12 pessoas

- 2 latas de leite condensado (+/- 790 g)
- 2 latas de leite (usar a lata vazia do leite condensado como medida)
- 8 ovos

Calda de caramelo

- 2 chávenas* de açúcar
- 2 chávenas de água

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)

Preparação

Pré-aquecer o forno à 180ºC. Preparar um banho-maria colocando um recipiente com água no forno enquanto este aquece.

Colocar a água e o açúcar num tacho e levar ao lume, mexendo até obter um caramelo bem dourado.

Verter a calda de caramelo numa forma redonda com chaminé (30 cm de diâmetro). Espalhar a calda, fazendo girar a forma até o interior ficar bem revestido de caramelo. Reservar.

Colocar o leite condensado, o leite e os ovos no copo de um liquidificador. Bater em alta velocidade por 3 minutos.

Despejar o preparado na forma e cobrir com uma folha de alumínio alimentar. Levar ao forno, em banho-maria, por 1h30, à 180ºC. Remover a folha de alumínio 30 minutos antes do final da cozedura.

Retirar o pudim do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico por pelo menos 2 horas antes de desenformar, colocando um prato sobre a forma e virando rapidamente. Servir fresco.

Arrefecer : Esfriar
Frigorífico : Geladeira
dddd
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Puré de batata com toque de cebola



Achei interessante esta receita de puré diferente descoberta na revista Delícias da Culinária - nº9, a edição portuguesa de uma publicação brasileira. O puré fica não só cremoso como muito saboroso. Um acompanhamente ideal para carnes...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 kg de batatas descascadas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 pacote de sopa de cebola desidratada
- 250 ml de leite
- 200 ml de natas
- sal

Preparação

Levar as batatas a cozer em água temperada de sal. Escorrer e reduzir em puré com o auxílio de um passe-vite.

Colocar o puré de batata num tacho, em lume brando. Juntar a manteiga e a sopa de cebola. Misturar muito bem com um garfo.

Aquecer ligeiramente o leite com as natas. Verter a mistura aos poucos sobre o puré, incorporando com o garfo até obter a consistência desejada. Rectificar o tempero e servir de imediato.

Ver também : Puré de batata indiano / Palhada / Migas de batata à beirã

Natas : Creme de leite
Passe-vite : Passapurê
dddd

PostHeaderIcon Peitos de frango com ananaz

Peito de frango recheado com ananaz / Chicken breast stuffed with pineapple




Ingredientes
Peitos de frango
Ananaz
Caril
Natas de soja
Margarina
Sal
Alho em pó


Preparação
Abrem-se os peitos de frangos ao meio sem separar as duas metades e temperam-se com sal e alho em pó. Recheiam-se com o ananaz, fecham-se com um palito e envolvem-se em caril. Unta-se o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de margarina, colocam-se os peitos de frango e cobrem-se com uma embalagem de natas de soja. Vão ao forno cerca de 25 minutos. Photobucket
(esta receita foi descaradamente roubada do saco do jornal Expresso do passado sábado. Achei-a tão apelativa que a experimentei de imediato com este resultado.)


Imagem daqui.

dddd

PostHeaderIcon Peitos de frango com ananaz

Peito de frango recheado com ananaz / Chicken breast stuffed with pineapple




Ingredientes
Peitos de frango
Ananaz
Caril
Natas de soja
Margarina
Sal
Alho em pó


Preparação
Abrem-se os peitos de frangos ao meio sem separar as duas metades e temperam-se com sal e alho em pó. Recheiam-se com o ananaz, fecham-se com um palito e envolvem-se em caril. Unta-se o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de margarina, colocam-se os peitos de frango e cobrem-se com uma embalagem de natas de soja. Vão ao forno cerca de 25 minutos. Photobucket
(esta receita foi descaradamente roubada do saco do jornal Expresso do passado sábado. Achei-a tão apelativa que a experimentei de imediato com este resultado.)


Imagem daqui.

dddd
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Cherne grelhado à moda dos Açores



Como podem imaginar, a qualidade do peixe pescado nas límpidas águas açorianas é ímpar. Cozido, assado, frito ou grelhado, fica sempre perfeito. Pessoalmente, gosto muito dele grelhado, sobretudo quando se trata de espécies tão nobres como a abrótea, a garoupa ou o cherne. Na Terceira, o peixe grelhado é geralmente servido com um molho delicioso que tentei reproduzir nesta receita. Não sei bem se é assim que se faz, pois tirei a receita da marinada - super aromática - do livro Cozinha tradicional da ilha Terceira - Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra), mas depois fui mais ou menos inventando para tentar reencontrar o sabor do tal molho dos restaurantes. Em todo o caso, saiu muito bem.

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 postas de cherne
- 250 ml de vinho branco
- 1 folha de louro partida em pedaços
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 colher (chá) de grãos esmagados de pimenta da Jamaica
- 1 colher (chá) de orégãos esmigalhados
- 1 colher (chá) de massa de malagueta*
- sal grosso
- 50 g de manteiga gelada cortada em pedacinhos
- azeite para untar

* ou 1 pitada de malagueta moída

Preparação

Colocar as postas de cherne num prato fundo. Juntar o vinho branco, o louro, os alhos, a pimenta da Jamaica, os orégãos, a massa de malagueta e um pouco de sal. Misturar muito bem.

Cobrir com filme transparente e reservar no frigorífico por umas horas ou de um dia para o outro, virando as postas de peixe de vez em quando.

Untar uma chapa de cozinha com azeite - ou a grelha da churrasqueira. Aquecer a chapa - ou preparar a churrasqueira.

Escorrer as postas de cherne, reservando a marinada. Grelhar até o peixe ficar cozido à gosto (verificar a cozedura separando ligeiramente a carne da espinha com a ponta de uma lâmina).

Entretanto, colocar a marinada num tacho pequeno. Levar a ferver até o líquido reduzir para metade. Coar o molho e voltar a colocar no tacho. Juntar os pedacinhos de manteiga e mexer em lume brando com uma colher de pau até derreter, sem deixar ferver. Retirar imediatamente o tacho do lume e servir de seguida, com o cherne grelhado. Acompanhar com batatas cozidas e salada mista.

Orégão : Orégano
Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Pêras Caramelizadas com Iogurte

Normalmente ao sábado, os jantares cá em casa são mais elaborados, e normalmente têm direito a uma sobremesa.
Acontece que este sábado, andamos a montar a nossa àrvore de Natal, e a decorar a casa, e o tempo ficou mais apertado para cozinhar, e eu decidi não fazer nenhuma sobremesa.
Quando contei ao M. esta decisão, ele ficou um boadito desiludido... Portanto, lá tive eu de arranjar uma sobremesa em 3 tempos.
Ao que parece ficou boa. Tão boa que a acho digna de partilhar aqui, apesar de ser a coisa mais simples do mundo.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 iogurte natural
açúcar em pó q.b.
2 pêras rochas
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro
4 colheres de sopa de água

Preparação:

Numa frigideira anti aderente coloque fatias finas de pêra previamente descascada e sem o caroço. Adicione o aroma de baunilha, o açúcar mascavado e a água e deixe fervilhar em lume brando até ficar com uma espécie de caramelo e a pêra ligeiramente cozinhada mas firme.
Entretanto bata o iogurte natural com o açúcar em pó até ficar doce, mas não em demasia.
Em tacinhas individuais, coloque o iogurte batido. Deixe arrefecer ligeiramente as pêras caramelizadas e coloque-as sobre o iogurte.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Frango Barbeque do Jamie Oliver

Já todos sabem a minha adoração pelo Jamie Oliver! Aqui fica mais uma receitinha dele, desta vez de carne com molho barbeque. Usei coxas de frango, mas podem usar qualquer tipo de carne de porco e até borrego.
Na receita o Jamie Oliver inclui um determinado tempo de cozedura no forno e depois finaliza no barbeque. Com o frio e chuva que tem estado, não fui fazer brasas, apenas cozinhei a carne no forno e mesmo assim ficou muito boa!
A receita encontra-se no livro "Jamie at Home".

Ingredientes par 2 pessoas:

4 a 6 coxas de frango
1 colher de café de cominhos
1 colher de chá de erva doce (funcho)
2 cravinhos
sal e pimenta q.b.
umas folhinhas de tomilho fresco (se não tiver use seco)
umas folhinhas de rosmaninho ou alecrim
sumo e raspa de 1/2 laranja
4 dentes de alho
1 colher de sopa de pimentão doce (paprika)
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de ketchup
3 colheres de sopa de azeite
2 folhas de louro

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Num almofariz misture os cominhos, a erva doce, o cravinho, sal e a pimenta e moa bem todos os ingredientes. Pique o tomilho juntamente com o rosmaninho, a raspa da laranja e o alho. Misture às especiarias moídas anteriormente e adicione os restantes ingredientes.
Esfregue bem as coxas de frango nesta mistura, fazendo alguns cortes com uma faca de modo a que a mistura entre em todo o lado.
Ponha a carne num tabuleiro que vá ao forno, cubra com papel de alumínio e leve ao forno.
Deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos.
Ao fim desse tempo, se quiser, faça as brasas, e fialize a carne no barbeque, pincelando de vez em quando com a marinada que ficou no tabuleiro.
Se fizer como eu, coloque depois a carne na grelha do forno, com o tabuleiro onde cozinhou previamente a carne por baixo e deixe ficar tostadinha de ambos os lados, continuando a pincelar a carne com a marinada.
Retire do forno e sirva com salada ou esparregado, arroz ou batata frita!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Adobo de frango II



O "adobo" - a palavra vem da língua espanhola e significa "tempero, marinada" - é considerado o prato nacional filipino. Prepara-se geralmente com frango, carne de porco e até peixe. Já apresentei anteriormente uma outra versão. Como tinha gostado, apeteceu-me testar esta - mais elaborada, inspirada na revista Teleculinária do mês corrente (nº 1546). Um prato simples mas excelente, que mistura as influências das cozinhas europeia e asiática...

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 sobrecoxas de frango (ou perninhas)
- 4 dentes de alho descascados e esmagados
- 250 ml de caldo de galinha
- 150 ml de vinagre
- 100 ml de molho de soja
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de sementes de coentros
- 1 colher (chá) de grãos de pimenta preta
- 1 colher (chá) de fios de açafrão
- óleo vegetal q.b.

Preparação

Colocar os pedaços de frango numa tigela. Juntar os alhos esmagados, o louro, as sementes de coentros, os grãos de pimenta, o açafrão, o molho de soja, o vinagre e o caldo de galinha.

Misturar muito bem e cobrir. Reservar no frigorífico por algumas horas, ou de um dia para outro.

Transferir o frango e a marinada para um tacho grande. Levar ao lume e deixar começar a ferver. Baixar o lume e cozinhar por 30-35 minutos, mexendo de vez em quando.

Retirar os pedaços de frango do tacho e escorrer. Aumentar o lume e deixar fervilhar até o molho reduzir para metade.

Aquecer um pouco de óleo num wok ou numa frigideira grande. Adicionar os pedaços de frango e dourar de ambos os lados até ficarem estaladiços.

Colocar os pedaços de frango numa travessa e regar com o molho. Acompanhar com arroz branco e salada.

Molho de soja : Shoyu - Pimenta preta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira
dddd
terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Gratinado de massa, legumes e bacon



Os armários da cozinha e o frigorífico estão a ficar cada vez mais vazios por causa da mudança para os Açores que se aproxima. Tenho andado a fazer mini-compras para as refeições do dia à dia. Massa é uma óptima opção nestas alturas. A inspiração deste prato completo e saboroso veio-me da revista Blue Cooking - Outubro 2008...

Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de massa fusilli (ou penne, macarrão...)
- 4 fatias finas de bacon rasgadas em farripas
- 2 ovos
- 1 cebola picada finamente
- 350 g de brócolos separados em floretes pequenos
- 1 chávena* de tomates-cereja cortados em metades
- 1 chávena de natas
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída na altura
- 1 chávena de queijo mozarella ralado grosseiramente
- 1/2 chávena de queijo parmesão ralado em fios

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Levar a massa a cozer al dente numa grande quantidade de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa e reservar no tacho onde cozeu.

Aquecer o azeite em lume médio numa frigideira. Juntar a cebola picada e as farripas de bacon. Refogar até alourar. Retirar do lume e reservar.

Escaldar os floretes de brócolos por 1-2 minutos em água a ferver temperada de sal. Escorrer e reservar.

Bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Adicionar ao tacho da massa, assim como os brócolos, os tomates-cereja, a mistura de bacon e cebola e o queijo mozarella ralado. Envolver muito bem.

Transferir o preparado para uma assadeira e polvilhar com o parmesão ralado. Levar a gratinar no forno, a 180ºC, até dourar. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Massa : Macarrão - Brócolos : Brócolis - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Mozarella : Mussarela - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Tarte de Espinafres e Requeijão com Bacon

No Domingo passado, os amigo T. e B. convidaram-nos para um lanche muito simpático em casa deles para celebrarmos o Natal.
Como não gosto de ir de mãos a abanar, resolvi levar esta tarte de que gostei muito.

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada (podem fazer a massa em casa com esta receita)
250 gr de espinafres picados congelados
100 gr de bacon
1 requeijão
sal e pimenta q.b.
3 ovos
150 ml de leite

Preparação:

Comece por colocar a massa numa forma de tarte de fundo amovível. Se tiver excesso nas pontas, dobre-a ou corte esse excesso. Pique a massa com um garfo e leve durante 15 minutos ao forno previamente aquecido a 180ºC.
Entretanto leve os espinafres a cozer em água temperada de sal.
Numa frigideira anti aderente frite o bacon na sua própria gordura. Assim que os espinafres estiverem cozidos, escorra bem, espremendo-os e misture-os ao bacon frito deixando saltear. Reserve.
Esfarele o requeijão e misture-os com os ovos e o leite temperando com pimenta e, se necessário um pouco de sal. Misture tudo muito bem com uma vara de arames ou com a batedeira de modo a eliminar todos os grumos que de possam formar. Misture depois os espinafres com o bacon e verta tudo sobre massa que entretanto retirou do forno.
Leve novamente ao forno e deixe cozinhar até o recheio estar douradinho e cozinhado, cerca de 30 a 40 minutos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Novilho estufado com cebolinhas e batatas



O "boeuf braisé" faz parte dos clássicos da culinária tradicional francesa. É muito bom, de confecção simples e não pede ingredientes do outro mundo. O segredo reside todo na cozedura lenta que enche a cozinha de aromas reconfortantes. Uma receita adaptada do livro Automne Gourmand, uma publicação dos supermercados Champion.

Ingredientes para 4 pessoas

- 850 g de carne de novilho para estufar cortada em cubos
- 8 batatinhas
- 12 cebolinhas
- 1 l de caldo de carne quente
- 3 folhas de louro
- 1 raminho de salsa (opcional)
- 20 g de manteiga
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Descascar as cebolinhas. Descascar e lavar as batatas. Reservar os vegetais num recipiente com água fria.

Aquecer o óleo juntamente com a manteiga num tacho grande. Adicionar os cubos de carne e dourar muito bem de todos os lados.

Temperar com sal e pimenta. Juntar as folhas de louro e regar com o caldo de carne. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1 hora.

Passado o tempo, escorrer as cebolinhas e as batatas. Adicionar à carne e prolongar a cozedura em lume muito brando por mais 1 hora, sem cobrir.

Transferir a carne, as batatas, as cebolinhas e o molho para um prato de servir. Decorar eventualmente com folhas de salsa e servir de seguida.

Ramo : Maço
Pimenta : Pimenta do reino
dddd
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon No - Knead Bread: O pão mais Fácil do Mundo!

Este pão delicioso e super fácil de fazer, já rodou por quase toda a blogosfera.
A ideia por detrás deste paõ surgiu numa padaria de Nova Iorque, e o objectivo era de todos poderem fazer um pão simples e de qualidade em casa.
A receita original encontra-se aqui!

Ingredientes:

430 g de farinha
360 ml de água
1 saqueta de levedura seca
8 gr de sal
azeite
farinha para polvilhar

Preparação:

Misture todos os ingredientes secos . Junte a água e mexa com uma colher de pau.
Cubra o recipiente com película aderente e deixe repousar 12 horas à temperatura ambiente.
Retire a massa do recipiente e dobre-a como um envelope. Deixe repousar 15 minutos.
Molde uma bola. Polvilhe generosamente um pano com farinha e coloque a bola de massa, com as dobras para baixo, sobre o pano.
Polvilhe mais farinha, cubra com o resto do pano e deixe repousar 1 hora à temperatura ambiente.
Pré-aqueça o forno a 250ºC. Coloque uma panela de barro ou de ferro no forno, de forma a pré-aquecer. Quando a massa tiver mais que dobrado de volume, retire a panela do forno e coloque a massa dentro dela, com o lado das dobras para cima.
Cubra com a tampa e asse durante 30 minutos. Retire então a tampa e cozinhe mais 10 minutos, ou até estar tostadinho.Delicie-se!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Alcatra de coelho



A alcatra - uma especialidade açoriana cozinhada num alguidar de barro não vidrado - é um prato emblemático da ilha Terceira. A versão mais conhecida é feita com carne de vaca, mas existem inúmeras variantes à base de carnes diversas, peixes e até vegetais. Cada freguesia tem a sua receita. Descobri o modo de preparo da alcatra de coelho num livro muito interessante que me ofereceu um grande amigo nosso terceirense - o José Adelino, sobre a culinária e as tradições da ilha: Cozinha tradicional da ilha Terceira, de Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra). Uma delícia...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 coelho grande cortado em pedaços
- banha ou manteiga q.b.
- 4 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 100 g de toucinho fumado cortado em pedaços (bacon)
- 1 colher (sopa) de grãos de pimenta da Jamaica
- 1 pau de canela
- 1 l de vinho tinto ou branco
- sal grosso

Preparação

Esfregar muito bem os pedaços de coelho com sal grosso. Colocar num recipiente fundo. Juntar metade das cebolas e dos alhos picados. Cobrir com vinho e deixar marinar por umas horas, ou de um dia para outro.

No dia da preparação, untar um alguidar de barro não vidrado com banha ou manteiga. Colocar as cebolas e os alhos restantes no fundo. Juntar os pedaços de toucinho, os grãos de pimenta e o pau de canela.

Escorrer os pedaços de coelho e juntar ao alguidar. Regar com vinho sem cobrir totalmente a carne.

Colocar o alguidar no forno e ligar este a 200ºC. Deixar cozer até o coelho se paresentar bem dourado e cozido e o molho apurar (1h30-2h00). Se o molho secar, juntar pequenas quantidades de vinho. Quase no final da cozedura, virar a carne para que doure de todos os lados.

Desligar o forno e cobrir o alguidar com uma folha de alumínio alimentar. Deixar no forno apagado até ao dia seguinte. Servir bem quente, com fatias de pão rústico ou batatas cozidas, arroz, etc.

Ver também : Alcatra de carne


Fumado : Defumado
dddd
domingo, 7 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Cogumelos recheados

Photobucket




Ingredientes
Cogumelos
Bacon
Queijo ralado
Azeite
Alho picado
Oregãos


Preparação
Lavam-se e arranjam-se os cogumelos deixando-os secar bem. Cortam-se os pés e picam-se em pedacinhos pequenos - porque os pés eram pequenos juntei também um cogumelo inteiro picado. Pica-se também um pouco de bacon em pedacinhos pequenos. Numa frigideira com um pouco de azeite e alho picado no fundo salteiam-se os cogumelos picados e o bacon. Recheiam-se os "chapéus" dos cogumelos com este preparado, cobre-se com queijo ralado, polvilha-se com oregãos e vai ao forno durante cerca de 20 minutos. Dependendo do tamanho dos cogumelos e da quantidade servida, pode ser uma entrada ou uma refeição ligeira. Photobucket

dddd

PostHeaderIcon Cogumelos recheados

Photobucket




Ingredientes
Cogumelos
Bacon
Queijo ralado
Azeite
Alho picado
Oregãos


Preparação
Lavam-se e arranjam-se os cogumelos deixando-os secar bem. Cortam-se os pés e picam-se em pedacinhos pequenos - porque os pés eram pequenos juntei também um cogumelo inteiro picado. Pica-se também um pouco de bacon em pedacinhos pequenos. Numa frigideira com um pouco de azeite e alho picado no fundo salteiam-se os cogumelos picados e o bacon. Recheiam-se os "chapéus" dos cogumelos com este preparado, cobre-se com queijo ralado, polvilha-se com oregãos e vai ao forno durante cerca de 20 minutos. Dependendo do tamanho dos cogumelos e da quantidade servida, pode ser uma entrada ou uma refeição ligeira. Photobucket

dddd

PostHeaderIcon Palhada



Já comi algumas vezes em restaurantes esta especialidade típica da minha região de origem - norte do Ribatejo, mas nunca tinha feito palhada em casa, até ver a receita no blog da minha conterrânea Luísa Alexandra, que agradeço pela sugestão. Um acompanhamento original e saboroso.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 kg de batatas
- 1 alface pequena
- 1 cebola pequena picada finamente
- sal & pimenta moída na altura
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre

Preparação

Descascar e lavar as batatas. Levar a cozer em água temperada de sal até ficarem cozidas mas ainda um pouco firmes.

Entretanto, separar e lavar as folhas de alface. Escorrer muito bem e esfarrapar em pedaços pequenos com as mãos. Colocar numa tigela grande e juntar a cebola picada. Reservar.

Escorrer as batatas e fazer um puré firme.

Temperar a salada com o azeite, o vinagre, sal e pimenta. Juntar o puré de batata e envolver delicadamente. Servir de seguida.

Ver também : Migas de batata à beirã


Pimenta : Pimenta do reino
dddd

Blog Archive

back to top