sábado, 16 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Tortas de carne



Estas "tortas" - ou bolinhos de carne - são tradicionais da ilha Terceira e destinam-se ao aproveitamento de sobras de carne cozinhada. Ficam muito boas acompanhadas com salada para uma refeição descontraída e simples de fim de semana...

Ingredientes para 6 pessoas

- 3-4 batatas médias
- 250-300 g de sobras de carne de novilho ou de vitela cozinhada
- 1 cebola picada finamente
- 1 ramo pequeno de salsa
- 1 ovo grande (ou 2 pequenos)
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 1 pitada de canela em pó
- 1 fio de vinho branco seco
- óleo vegetal q.b.

Preparação

Lavar e escovar as batatas em água fria corrente, sem descascar. Cozer as batatas em água a ferver temperada com sal por aproximadamente 20 minutos, ou até se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Escorrer as batatas e deixar arrefecer por completo. Remover a pele e cortar as batatas em cubos pequenos. Colocar os cubos de batata numa tigela grande e reservar.

Desfiar finamente as sobras de carne ou pica-las. Juntar a carne às batatas, assim como a cebola e a salsa previamente picada. Esmagar tudo com o auxílio de um garfo, misturando bem.

Adicionar o ovo. Temperar com sal, pimenta, a noz-moscada, a canela e o vinho branco. Envolver muito bem com o auxílio de uma colher de pau. Cobrir a tigela com filme transparente e reservar no frigorífico por 20-30 minutos.

Aquecer óleo suficiente numa frigideira grande para chegar a meia-altura das tortas. Retirar colheradas bem cheias do preparado e levar a fritar no óleo, achatando ligeiramente as tortas com uma colher ou um garfo durante a cozedura. Quando as tortas ficarem firmes e douradas por baixo, virar delicadamente e deixar dourar do outro lado.

Escorrer cuidadosamente em folhas de papel absorvente. Servir as tortas quentes, mornas ou frias. Acompanhar com salada, azeitonas e arroz de nabiças.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Tradicional da Ilha Terceira, de Augusto Gomes - Ed. Tabacaria Angra (Angra do Heroísmo, Portugal)

Ver também : Bolinhos de peixe

Torta : Bolinho - Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Costeletas de porco com gremolata



A gremolata é um tempero cru tipicamente italiano constituído por casca de limão picada, salsa e alho. Serve-se tradicionalmente com ossobuco à milanesa, mas também combina muito bem com outras carnes, como por exemplo umas simples costeletas de porco às quais dá um toque especial...

Ingredientes para 4 pessoas

- casca de 1 limão, picada muito finamente
- 2 colheres (sopa) de salsa fresca picada finamente
- 1 dente de alho picado muito finamente
- sal & pimenta moída na altura
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 125 ml de água
- 4 costeletas de porco não muito finas

Preparação

Preparar a gremolata : numa tigela pequena, misturar muito bem a casca de limão picada com a salsa e o alho. Reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira grande anti-aderente. Temperar as costeletas com sal e pimenta; coloca-las na frigideira. Dourar as costeletas por 2-3 minutos de cada lado.

Juntar a água à frigideira e levar a ferver. Reduzir o lume para médio-baixo e cobrir com uma tampa. Deixar fervilhar por 8-10 minutos, até a carne se apresentar tenra e cozida.

Distribuir as costeletas pelos pratos e borrifar com o molho da frigideira. Polvilhar com a gremolata e servir de imediato. Acompanhar com massa, batatas doces e pêras assadas ou ainda funcho estufado com azeitonas pretas.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Costeleta : Bisteca - Pimenta : Pimenta do reino - Massa : Macarrão
dddd
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Ensopado de Borrego

Eu sei que esta carne não é do agrado de todos, mas cá em casa gostamos bastante, portanto, de vez em quando, lá vem um prato de borrego (que pode ser feito com cabrito se preferirem...)
É um prato tradicional português, muito comum na zona do Alentejo e ideal para esta época do ano. Robusto e saboroso. O M. adorou!

Ingredientes para 2 pessoas:

800gr de borrego partido em pedaços pequenos
azeite ou banha
1 cebola
1 raminho de salsa
1 folha de louro
1 colher de chá de colorau
4 grãos de pimenta
3 cravinhos
sal
0,5 dl de vinagre
4 batatas
algumas fatias de pão caseiro

Preparação:

Coloque o azeite ou a banha num tacho, deixe aquecer e aloure os pedaços de borrego. Reduza o calor e acrescente a cebola e a salsa picadas, o louro, o cravinho, a pimenta, o colorau e tempere de sal. Deixe refogar muito bem juntando um pouco de água se necessário.
Quando estiver bem cozido acrescente a água necessária para fazer o ensopado. Assim que esta levantar fervura acrescente as batatas previamente descascadas e cortadas em quartos.
Adicione o vinagre, tape e deixe cozer e apurar.
Sirva o ensopado sobre o pão caseiro previamente torrado.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Sopa de cenoura com feijão e espinafres



Este blog até parece especializado em sopas, de tantas receitas delas que publiquei ultimamente...! De facto, tanto o meu marido como eu apreciamos-las muito, sobretudo no Inverno. Geralmente, à seguir a um belo prato de sopa, comemos um pedaço de pão com queijo e a nossa refeição fica completa. Esta é tipicamente portuguesa e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 50 ml de azeite
- 3 cenouras cortadas em cubos pequenos
- 2 batatas médias cortadas em cubos pequenos
- sal
- água quente
- 1 lata pequena de feijão manteiga cozido (400 g)
- 200 g de folhas de espinafres

Preparação

Lavar e escorrer muito bem o feijão manteiga. Reservar.

Colocar a cebola picada, os alhos e o azeite num tacho grande. Levar ao lume e cobrir com uma tampa. Deixar estufar em lume brando até a cebola ficar mole.

Juntar os cubos de cenoura e de batata. Cobrir e deixar suar por aproximadamente 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Adicionar água quente até cobrir os legumes e temperar com sal. Levar a ferver e baixar o lume. Cozinhar até os legumes se apresentarem cozidos e tenros.

Triturar a sopa com o auxílio de um liquidificador ou de uma varinha mágica até obter um creme. Se a sopa se apresentar muito espessa, acrescentar um pouquinho de água e envolver.

Voltar a colocar a sopa ao lume. Adicionar o feijão e as folhas de espinafres. Rectificar o tempero e deixar borbulhar até as folhas de espinafres se apresentarem cozidas. Retirar a sopa do lume e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes & Sabores nº165 (Portugal)


Varinha mágica : Mixer
dddd
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Arroz Malandro de Camarão

Eu não sei como é em vossas casas, mas por aqui, quando o tempo começa mesmo a arrefecer as comidas reconfortantes e a fumegar são presença quase constante à mesa.
Foi o caso deste arroz de camarão bem malandrinho (com molho, para quem não sabe o que é um arroz malandro)! Delicioso e simples!

Ingredientes para 2 pessoas:

100gr de miolo de camarão
12 camarões grandes
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
sal
1 malagueta seca
1 medida de arroz
2 colheres de sopa de coentros picados
3 a 4 medidas de água (consoante queira o arroz com mais ou menos líquido)

Preparação:

Comece por fazer um refogado com o azeite, a cebola e o alho picados e a folha de louro.Junte a malagueta seca partida ao meio e metade dos coentros.
Adicione a polpa de tomate o miolo de camarão e os restantes camarões previamente descascados mas com a cabeça e o rabinho. Tempere de sal e adicione a água.
Assim que esta levantar fervura junte o arroz e rectifique os temperos. Deixe cozinhar em lume brando e, se necessário acrescente mais água quente durante a cozedura para um arroz mais malandrinho.
Sirva de imediato, a fumegar, polvilhado com coentros!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Frango embrulhado em bacon



Esta é uma receita extremamente simples mas muito saborosa, ideal para aqueles dias de semana atarefados, quando não há nem muito tempo nem disposição para cozinhar coisas complicadas...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 6 sobrecoxas de frango
- sal & pimenta moída no momento
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 3 dentes de alho espremidos
- 2 hastes de tomilho fresco
- 6 fatias finas de toucinho fumado (bacon)

Preparação

Remover a pele das sobrecoxas de frango. Secar a carne com papel absorvente. Temperar com sal, pimenta, o vinagre, o alho e o tomilho. Deixar repousar por 20-30 minutos.

Entretanto, pré-aquecer o forno a 190ºC. Forrar uma assadeira com papel vegetal e reservar.

Eliminar o courato das fatias de bacon. Enrolar uma fatia de bacon em cada sobrecoxa de frango, com as pontas viradas para baixo.

Colocar as sobrecoxas de frango na assadeira e levar ao forno por aproximadamente 35 minutos, ou até dourar.

Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com salada de folhas e puré de batata caseiro.

Fonte : receita adaptada da publicação Receitas & Delícias - Receitas com Frango (Brasil)

Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd
terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Folhadinhos de Alheira

Eu sei que massa folhada e alheira são duas coisas bem calóricas. Eu sei que está na minha lista de resoluções para 2010 perder uns quilinhos. Mas estes folhadinhos foram para levar para o aniversário da Tia B., e eu apenas comi um para provar....
E deixo a ideia pois são muito fáceis de preparar e resultam muito bem como entradinhas numa festa com muitos convidados!

Ingredientes para cerca de 24 folhadinhos:

1 placa de massa folhada rectangular já esticada
1 alheira pequena
gema de ovo para pincelar
sementes de sésamo

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 180ºC. Entretanto corte cerca de 24 quadradinhos de massa folhada, cortando tiras ao alto e depois na horizontal.
Tire a pele à alheira e coloque um pedacinho da alheira crua no centro de cada quadradinho de massa.
Embrulhe depois as pontas da massa para cima, torcendo-as de modo a formar uma trouxinha.
Coloque os folhadinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com a gema de ovo diluída num pouco de água.
Salpique com as sementes de sésamo e leve ao forno até a massa folhar e ficar douradinha e estaladiça, cerca de 30 minutos.
Sirva mornos ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Pastelinhos de Massa Filo com Chévre e Mel

Esta foi uma das entradas escolhidas para o nosso jantar de final de ano. São muito simples de preparar e uma delícia, principalmente para aqueles que, como eu e todos os que comeram, gostem de queijo.

Ingredientes para cerca de 18 pastelinhos:

1 embalagem de massa filo (cerca de 20 folhas)
2 queijos de cabra (chévre)
mel q.b.
manteiga q.b.
sementes de sésamo q.b.
Rucula selvagem
vinagre balsâmico

Preparação:

Comece por cortar cada um dos queijinhos em 9 rodelas.
Corte depois as folhas de massa filo em 4 tiras cada uma. Derreta um pouco de manteiga e com um pincel pincele de manteiga uma das folhas de massa e sobreponha outra folha sobre esta. Coloque uma das rodelas de queijo sobre a massa e enrole cuidadosamente fechando bem as pontas da massa. Repita até ter todos os pastelinhos formados.
Coloque-os depois os pastéis num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele novamente com manteiga polvilhando-os de seguida com as sementes de sésamo.
Leve os pasteis a forno quente, 180ºC, até os pastelinhos estarem dourados e crocantes e o queijo derretido. Retire do forno e regue generosamente com o mel.
Sirva os pastelinhos numa cama de rucula selvagem temperada com um pouco de vinagre balsâmico e azeite.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Esparguete ao ragú de cogumelos [4 por 6]

Acabou-se a confusão das festas do final do ano. É mais que tempo de regressar aos bons velhos hábitos como o 4 por 6 - uma refeição completa, criativa e razoavelmente equilibrada para 4 pessoas por 6 euros. Fui buscar inspiração à Itália, começando com um delicioso prato de esparguete envolto num molho rico de cogumelos frescos e bacon e terminando com um café-sobremesa tão simples quanto bom...



Ingredientes para 4 pessoas

- azeite q.b.
- 150 g de toucinho fumado (bacon) cortado em palitos finos
- 1 cebola pequena picada finamente
- 250 g de cogumelos pleurotos frescos
- 50 g de concentrado de tomate
- 1 colher (sobremesa) de tomilho seco
- 250 ml de caldo de legumes quente
- 1/2 ramo de salsa fresca
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 300 g de esparguete
- 1 pedaço pequeno de queijo da Ilha (20 g)*
- sal

* ou outro queijo curado à gosto tipo parmesão, manchego, minas, etc.

Preparação

Limpar cuidadosamente os cogumelos com um pano de cozinha ou papel absorvente. Picar grosseiramente os cogumelos e reservar.

Colocar um fio de azeite numa frigideira grande anti-aderente e aquecer. Juntar os palitos de bacon e saltear em lume médio até ficarem dourados, mas não secos. Escorrer os palitos de bacon sobre papel absorvente e reservar.

Refogar a cebola picada na mesma frigideira por 1-2 minutos. Adicionar os cogumelos e cobrir com uma tampa. Cozinhar até não restar líquido na frigideira - 10-15 minutos, mexendo de vez em quando.

Juntar o concentrado de tomate, o tomilho seco e o caldo de legumes. Envolver e cobrir com a tampa. Cozinhar em lume brando por 10-15 minutos, até o molho apurar. Polvilhar com a salsa previamente picada e regar com o vinagre. Adicionar o bacon e misturar. Rectificar o tempero.

Entretanto, levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada com sal e um fio de azeite. Escorrer a massa.

Envolver delicadamente o esparguete no molho de cogumelos até ficar bem revestido, em lume brando.

Distribuir o preparado por pratos fundos previamente aquecidos. Cortar lâminas finíssimas de queijo com o auxílio de um descascador de batatas. Guarnecer os pratos com as lâminas de queijo e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

---
Sobremesa : Affogato al caffé

Ver a receita aqui

***
A conta, S.F.F...!

Nota : os custos foram calculados com base na tabela de preços dos hipermercados Continente. Só não entraram em conta ingredientes usados em quantidades ínfimas na receita como sal, vinagre, tomilho seco, azeite e aguardente.

Prato principal
  • Toucinho fumado (bacon) : 7.00 €/kg | Usado : 150 g => 1.05 €
  • Cebola : 0.65 €/kg | Usado : 100 g => 0.06 €
  • Pleurotos frescos : 8.99 €/kg | Usado : 250 g => 2.24 €
  • Concentrado de tomate : 5.24 €/kg | Usado : 50 g => 0.26 €
  • Caldo de legumes cubo : 1.49 €/8 unidades | Usado : 1/2 unidade => 0.09 €
  • Salsa : 0.79 €/ramo de 50 g | Usado : 1/2 ramo => 0.39 €
  • Esparguete : 0.70 €/kg | Usado : 300 g => 0.21 €
  • Queijo da Ilha : 10.70 €/kg | Usado : 20 g => 0.21 €
=> 4.51 €

Sobremesa
  • Café em pastilhas : 1.99 €/20 unidades | Usado : 4 unidades => 0.39 €
  • Gelado de baunilha : 1.15 €/l | Usado : 400 ml => 0.46 €
=> 0.85 €

Custo total da refeição => 5.36 €

Dica de poupança : não deite fora a água de cozedura dos legumes. Acrescente um pau de aipo, umas hastes de salsa, pimenta em grão e leve a ferver até reduzir para metade. Deixe arrefecer e congele em pequenas porções. Assim, terá sempre caldo de legumes caseiro à mão quando precisar.

Esparguete : Espaguete - Massa : Macarrão - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Cubo de caldo : Tablete de caldo - Gelado : Sorvete - Aipo : Salsão - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar
dddd
domingo, 10 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Entremeada com Erva Doce e Alecrim

Tal como a Marizé, também eu fiz esta receita de carne deliciosa que encontrei na revista Olive de Janeiro de 2010.
Apesar de por estas bandas ser mais usual utilizar a entremeada para grelhar, a utilização da peça inteira assada lentamente no forno é realmente algo que não devem deixar de experimentar.

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de Olive, Janeiro de 2010, pág.54)

1 peça de entremeada inteira com cerca de 1,5 Kg
3 dentes de alho
folhas de 2 raminhos de alecrim
2 colheres de chá de erva doce em semente (também conhecida como funcho)
1 colher de sopa de azeite
200ml de vinho branco
sal

Preparação:

Com uma faca bem afiada corte o courato da peça de porco de modo a fazer uma quadricula. Coloque depois a peça de carne numa bacia com a pele virada para cima e deite sobre esta água a ferver. Isto vai fazer com que a pele retraia e os cortes da carne fiquem mais "abertos" para receberem melhor o tempero.
Num almofariz misture os dentes de alho, as folhas de alecrim, as sementes de erva doce, o azeite e o sal. Faça uma espécie de pasta e barre a peça de carne já seca com esta mistura.
Num tabuleiro coloque o vinho branco e sobre este a carne já temperada.
Leve a assar em forno quente, 200ºC, durante 30 minutos. Ao fim deste tempo, reduza a temperatura do forno para 140ºC e deixe cozinhar durante 2 a 3 horas até a carne estar cozinhada e a pele crocante.
Sirva com legumes cozidos e batatas assadas.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top