sábado, 4 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Pão Meio Integral - Half Integral Bread

Hoje é Sábado e dia de trocar o despertador pela máquina de fazer pão. Se não forem os bips emitidos pela dita, quando a tarefa está concluída, é o cheiro a pão fresco acabado de fazer que, ao entrar no nariz, tem o mesmo efeito do despertador que toca às 7.ooh. Esta manhã não foi diferente, ao soar o primeiro bip disse a minha esposa: - Para mim são duas fatias com doce de ameixa. Eu preferi o doce de laranja!


 
Ingredientes:

- 500g de farinha tipo 65
- 200g de farinha de trigo integral
- 1/2l de água
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 pac de fermento em pó vanhiné


Preparação:
Este é o meu conselho. Na noite anterior depois de jantar e arrumar a cozinha, preparar a máquina, juntando dentro do recipiente para a massa, todos os ingredientes. Programar o fim da cozedura para a hora a que quer despertar. Na manhã do dia seguinte, ao primeiro bip, voar até à cozinha, desenformar o pão e desfrutar...

Imprimir a Receita dddd
quinta-feira, 2 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Pão de alho



Não existe nada mais simples e delicioso do que este pão de alho que costumo ser servido nos restaurantes italianos antes das refeições ou até para acompanhar a comida. Um aperitivo que faz sempre sucesso...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 pão tipo cacete ou baguete
- 1 ramo de salsa
- 1 dente de alho grande
- 100 g de manteiga amolecida

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Cortar o pão em fatias não muito finas com o auxílio de uma faca bem afiada. Reservar.

Lavar o ramo de salsa e picá-lo juntamente com o dente de alho descascado. Transferir para uma tigela e adicionar a manteiga. Triturar muito bem até obter uma pasta.

Barrar cada fatia de pão com o preparado. Colocar num tabuleiro e levar ao forno a 190ºC até o pão se apresentar tostado. Retirar do forno e servir de seguida.


Ramo : Maço - Baguete : Pão francês
dddd

PostHeaderIcon Lombinhos de porco à Frei António



Ficamos fãs deste prato que "roubei" à querida Laranja, autora do delicioso blog Cinco Quartos de Laranja. O molho de cerveja fica realmente muito aromático e cremoso. A receita original é confeccionada com lombo de porco, mas como não tinha, usei lombinhos. Uma delícia...! Obrigada, Laranja.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de lombinhos de porco limpos de gorduras
- 3 dl de cerveja
- 3 cebolas médias cortadas em quartos
- 2 colheres (sopa) de banha
- 6 cravinhos
- 2 folhas de louro partidas em pedaços
- 4 dentes de alho picados finamente
- 2 colheres (chá) de pimentão-doce
- azeite q.b.
- sal & pimenta
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- 1 colher (chá) de amido de milho (maizena)

Preparação

Num almofariz, preparar uma pasta com a banha, os alhos picados, os pedaços de louro, o pimentão-doce, sal e pimenta. Barrar os lombinhos com a pasta e colocá-los numa assadeira de barro.

Picar os cravinhos nos quartos de cebola. Dispor os quartos de cebola à volta da carne, na assadeira. Regar a carne com 2 dl de cerveja e deixar tomar gosto por 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Regar a carne com um fio de azeite. Levar ao forno por 40 minutos, regando a carne de 10 em 10 minutos com o próprio molho.

Retirar as cebolas e o molho da assadeira. Deixar os lombinhos no forno apagado para não arrefecerem.

Eliminar o louro e os cravinhos do molho. Triturar o molho juntamente com as cebolas no liquidificador ou com o auxílio de uma varinha mágica.

Numa tigela, misturar muito bem a mostarda com o amido de milho e a cerveja restante.

Levar o molho da carne ao lume, juntando a mistura anterior aos poucos sem parar de mexer até o preparado se apresentar apurado e cremoso.

Fatiar finamente os lombinhos e colocá-los num prato de servir. Acompanhar com o molho e legumes cozidos ao vapor ou em água e regados com um fio de azeite.

Lombinho : Filé mignon - Pimenta : Pimenta do reino - Cravinho : Cravinho da Índia - Pimentão-doce : Paprika - Varinha mágica : Mixter
dddd
quarta-feira, 1 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Torrada alsaciana



Isto é mais uma sugestão de apresentação que propriamente uma receita, de tão simples que é. Um snack óptimo para o brunch do Domingo ou um almoço ligeiro e rápido...

Ingredientes para 1 unidade

- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 ovo
- sal & pimenta
- 1 fatia de pão de forma
- 1 fatia de salsicha de fiambre alsaciana*
- 1 pickle de pepino (cornichon)
- 1 azeitona preta
- 1 haste de salsa

* ou fiambre, presunto, salame, mortadela, fiambre de peru, etc...

Preparação

Aquecer o óleo e estrelar o ovo. Temperar com sal e pimenta durante a cozedura. Retirar do lume e reservar.

Torrar ligeiramente a fatia de pão e colocá-la num prato. Dispor o ovo estrelado por cima.

Enrolar a fatia de salsicha de fiambre e espetá-la com um palito na fatia de pão. Espetar também o pickle de pepino e a azeitona no palito. Decorar com a salsa e servir de imediato, acompanhando com salada verde.

Pimenta : Pimenta do reino
Fiambre : Presunto cozido
Presunto : Presunto defumado
dddd

PostHeaderIcon Bolachas de aveia, amêndoa e canela



Esta é uma receita da célebre chefe francesa Laurence Salomon, uma conceituada especialista em cozinha natural e saudável. Vinha com mais outras da mesma autora na revista Elle à Table - Junho 2007. Gostei destas bolachas crocantes, perfeitas para acompanhar o café ou o chá da tarde...

Ingredientes para + / - 22 unidades

- 200 g de farinha de trigo
- 70 g de flocos de aveia
- 100 g de amêndoas sem pele picadas grosseiramente
- 120 g de açúcar
- 130 g de margarina vegetal cortada em pedacinhos
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (chá) de canela em pó

Preparação

Misturar muito bem a farinha com os flocos de aveia, as amêndoas picadas, o açúcar, o bicarbonato e a canela em pó.

Juntar os pedacinhos de margarina e misturar com os dedos até o preparado ficar parecido com migalhas grossas. Adicionar um bocadinho de água para ligar os ingredientes e amassar ligeiramente. Formar uma bola com a massa, cobrir com um pano e deixar repousar por 1 hora.

Retirar a grelha do forno e forrá-la com uma folha de papel vegetal. Reservar. Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Moldar as bolachas com as mãos e colocá-las sobre a grelha, sem deixar que se toquem umas as outras. Levar ao forno a 160ºC por 35-40 minutos, ou até se apresentarem levemente douradas.

Retirar as bolachas do forno e deixar arrefecer por completo sobre uma grelha.

dddd
terça-feira, 31 de julho de 2007

PostHeaderIcon Coelho da horta



Esta receita rústica e saborosa é típica da minha região, o Ribatejo. Gosto imenso do sabor verde das jardineiras feitas com vegetais frescos... Quem não aprecia carne de coelho pode substituí-la por outra, como frango do campo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- 600 g de batatas cortadas em quartos
- 600 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 500 g de tomates maduros cortados em cubos
- 2 cebolas picadas finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 1 dl de azeite
- 2 dl de vinho branco
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- 1 folha de louro
- salsa picada q.b. (ou coentros frescos)
- sal & pimenta

Preparação

Colocar os pedaços de coelho num prato fundo. Juntar o alho picado, o vinho branco e a folha de louro partida em bocados. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cobrir com película aderente. Deixar marinar no frigorífico de um dia para o outro (ou pelo menos 4 horas).

Aquecer o azeite numa panela de barro. Juntar os pedaços de coelho escorridos (reservar a marinada) e levar a dourar de todos os lados.

Adicionar a cebola picada, os cubos de tomate e o pimentão-doce. Regar com a marinada e cozinhar em lume brando por aproximadamente 30-35 minutos.

Juntar um pouco de água e levar a ferver. Adicionar os quartos de batata e as ervilhas. Mexer delicadamente e cozinhar em lume brando por mais 30 minutos.

Rectificar os temperos e verificar a cozedura dos vegetais. Retirar a panela do lume e polvilhar com salsa picada à gosto. Servir de imediato.


Pimentão-doce
: Paprika - Coentros frescos : Cheiro verde

Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Folhas de videira



Esta é uma bem típica e conhecida finger food que se degusta na Grécia e na Turquia. Também existem variantes desta receita - composta por arroz, frutos secos, ervas e especiarias envoltos em folhas de videira - no Líbano e na Síria. Estes bonitos e deliciosos pacotinhos costumam ser servidos frios como entrada ou petisco e acompanhados com molho de iogurte. Quem viver numa região que produz vinho - é o meu caso - pode confeccionar a receita com folhas de videira frescas. Senão, encontram-se folhas de videira pré-cozidas de conserva em lojas árabes ou delis.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cebola grande picada finamente
- 100 g de arroz carolino
- 50 g de passas de uva
- 30 g de pinhões
- 1 pitada de canela em pó
- 3 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
- sumo de 2 limões
- 7 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta
- 30 folhas de videira grandes e tenras

Molho de iogurte

- 1 iogurte natural
- 5 folhas de hortelã picadas finamente
- 1 haste de coentros frescos picada finamente
- 5 hastes de cebolinho picadas finamente
- sal & pimenta

Preparação

Refogar a cebola picada até ficar transparente em 3 colheres (sopa) de azeite. Juntar o arroz, as passas de uva, os pinhões, a canela e a hortelã picada. Cozinhar até o arroz se apresentar translúcido, mexendo com frequência. Temperar com sal e pimenta. Regar com 1/4 l de água a ferver e deixar cozer até o arroz absorver todo o líquido.

Entretanto, lavar muito bem as folhas de videira e eliminar os caules. Mergulhar as folhas por 2-3 minutos em água a ferver. Escorrer, passar por água fria e escorrer novamente. Deixar secar sobre um pano de cozinha.

Colocar as folhas de videira na bancada, com a parte brilhante virada para baixo. Distribuir uma colher (chá) de preparado de arroz por cada folha. Dobrar as bordas e enrolar em forma de charutinhos, apertando bem para ficarem fechados.

Colocar os pacotinhos sem os sobrepor, com as dobras viradas para baixo e bem apertados uns contra os outros, numa frigideira de bordas altas ou numa panela grande. Regar com o sumo de 1 limão, o azeite restante e 1 dl de água a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume muito brando por 40 minutos, sem virar.

Retirar os pacotinhos da frigideira e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico até ao momento de servir. Preparar o molho: bater muito bem todos os ingredientes e reservar no frigorífico.

Antes de servir, regar as folhas de videira com o sumo de limão restante. Decorar com hastes de hortelã, 1 pau de canela e rodelas de limão. Acompanhar com o molho à parte.

Passa de uva : Uva passa - Pinhões : Pinoles - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Coentros frescos : Cheiro verde - Cebolinho : Ciboulettes - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira
dddd
segunda-feira, 30 de julho de 2007

PostHeaderIcon Bifes de atum com mostarda e limão



Esta receita não tem nada de complicado nem de especial, mas é saborosa, leve e de confecção rápida. Óptima para não passar muito tempo na cozinha. Com este calor, não apetece mesmo...

Ingredientes para 2 pessoas

- 2 bifes de atum fresco (aproximadamente 100 g cada)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (chá) de mostarda de Dijon
- sumo de limão
- sal & pimenta
- farinha q.b.

Preparação

Temperar os bifes de atum com sal, pimenta, a mostarda e o sumo de limão. Cobrir com película aderente e deixar tomar gosto no frigorífico por pelo menos 30 minutos.

Escorrer os bifes de atum e reservar a marinada. Polvilhar os bifes com um pouquinho de farinha e levá-los a dourar no azeite por 2 minutos de cada lado*. Retirar os bifes da frigideira e reservar num prato de servir.

Aquecer ligeiramente a marinada na frigideira sem parar de mexer e regar os bifes com o molho. Servir de imediato, acompanhando com legumes ou batatas em papelote.

* o atum fresco deve ser cozinhado pouco tempo ou, pelo contrário, bastante tempo, senão fica seco.

Sumo : Suco - Bife : Filé
Pimenta : Pimenta do reino
Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Anónimo enjoativo


Getty Images

Vejo-me forçada a activar a moderação de comentários deste blog... Desde uns dias para cá, anda uma pessoa "anónima" (cobarde!) a deixar comentários desagradáveis no Bistrot. Eu até podia apagar simplesmente os comentários - o que faço, obviamente - e deixá-la cansar-se de ser tão estupida, mas pessoas obcecadas costumam ser persistentes. Aliás, não é assim tão anónima como pensa, já que consegui os seus contactos através da morada IP que deixa atrás de si sempre que me visita. Pois é... A Internet deixa rastro. Pelo que leio, essa pessoa não percebe pevide de culinária, mas acha-se engraçada com as suas zombarias. Aconselho-lhe que faça alguma coisa produtiva e inteligente na sua vida, "anónimo". A sua existência deve ser bem feia, aborrecida e triste para passá-la a divertir-se com coisas de tão mau gosto.

dddd

PostHeaderIcon Salada de legumes assados e queijo de cabra



Com temperaturas que ultrapassam os 40ºC, não apetece cozinhar - nem comer - pratos muito elaborados... Uma salada simples, saudável e saborosa que pode ser confeccionada com qualquer tipo de legumes que se tenha à mão (beringela, feijão verde, etc.). Uma receita adaptada de uma sugestão da revista Blue Cooking - Junho 2007.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 cenoura grande cortada em pedaços
- 1 pimento vermelho cortado em cubos
- 1 pimento amarelo cortado em cubos
- 1 tomate cortado em gomos
- 1 cebola vermelha cortada em pedaços
- 2 curgetes cortadas em meias-luas grossas
- sal & pimenta
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão
- tomilho picado q.b.
- 1 chávena* de queijo de cabra fresco cortado em cubinhos**

* 1 chávena (ou xícara) = 1 boião (pote) de iogurte
** tipo Palhais (ou feta, queijo fresco de ovelha, queijo das Minas fresco, etc.)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Numa tigela, envolver os legumes com 3 colheres (sopa) de azeite, tomilho à gosto, sal e pimenta. Misturar muito bem e transferir para uma assadeira.

Levar ao forno a 220ºC por aproximadamente 30 minutos, virando os legumes de vez em quando até ficarem cozidos mas ainda crocantes. Retirar a assadeira do forno e deixar arrefecer por 15-20 minutos.

Numa saladeira, bater o azeite restante juntamente com o sumo de limão, sal e pimenta. Adicionar os legumes assados e envolver. Juntar os cubinhos de queijo de cabra e servir.

Pimento : Pimentão - Curgete : Aboborinha - Pimenta : Pimenta do reino - Sumo : Suco - Arrefecer : Esfriar - Feijão verde : Vagem
dddd
domingo, 29 de julho de 2007

PostHeaderIcon Pão Muesli - Muesli Bread

Esta tarde, deu-me para o improviso! Como não tinha pão em casa, havia que ligar a "padaria caseira", mas, apetecia-me fazer uma receita diferente.
Encontrei na dispensa, uma caixa com Muesli para o qual não tinha arranjado clientela aqui por casa. Ocorreu-me fazer um pão com cereais (sim, decidi chamar-lhe "com cereais" em vez de muesli porque assim era mais fácil convencer as pessoas a comê-lo) e desta forma desocupar aquele canto da dispensa, a contento de todos.
Digo-vos, que meia hora depois de ficar pronto, já restava menos de metade. Para que não restem dúvidas do sucesso aqui está a receita no meu blog.

Ingredientes:


- 500ml de água
- 30g de margarina ou manteiga
- 1 1/2 colher de chá de sal
- 1 1/2 colher de chá de açúcar amarelo
- 200g de muesli
- 550g de farinha tipo 65
- 1 pac de fermento em pó vanhiné


Preparação:


É tão fácil como comer o pão acabado de fazer barrado com manteiga ou doce. Basta juntar tudo dentro do recipiente para a massa, ligar no programa normal e 3.30m depois, atacar o dito sem dó nem piedade.
Façam o favor de fazer bom proveito.

Imprimir a Receita dddd

Blog Archive

back to top