sábado, 22 de maio de 2010

PostHeaderIcon Feijão-verde com batata à portuguesa



Um acompanhamento simples e muito saboroso para assados ou grelhados, sejam estes de carne ou de peixe...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada finamente
- 4 dentes de alho picados finamente
- 1 colher (sopa) de salsa fresca picada
- 2 folhas de louro
- 350 g de feijão-verde, arranjado e cortado em pedaços
- 750 g de batatas cortadas em pedaços
- 20 g de manteiga
- 250 ml de caldo de legumes
- orégãos secos ou frescos q.b.
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite e refogar a cebola picada até alourar. Juntar os alhos picados, a salsa e as folhas de louro. Refogar por mais 1-2 minutos.

Adicionar os pedaços de feijão-verde e de batata. Temperar com sal e pimenta. Envolver. Juntar a manteiga e caldo em quantidade suficiente para cobrir os legumes.

Deixar levantar fervura em lume forte. Baixar ligeiramente o lume e cobrir com uma tampa. Cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até as batatas se apresentarem cozidas mas ainda firmes.

Retirar do lume e deixar repousar por 5 minutos, com a tampa. Rectificar os temperos e polvilhar com um pouquinho de orégãos. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. D.K. Civilização (Portugal)

Feijão-verde : Vagem - Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
sexta-feira, 21 de maio de 2010

PostHeaderIcon Bolo de Maçã

Apesar do calor infernal dos ultimos dias, não fui capaz de resistir a ligar o forno para preparar este bolo, que, apesar de aparentemente não ter nada de especial, é daqueles bolos deliciosos, optimos para lanches e pequenos almoços saborosos.
Uma sugestão: façam-no esta noite, quando o calor não é tão forte, e no sábado de manhã tomem um pequeno almoço de novela, com direito a bolo e tudo!
Bom fim-de-semana!

Ingredientes:
(adaptado de "Chocolate&Zucchini" de Clotilde Dusoulier, pág.173)
(chávena utilizada com capacidade de 230ml)

1/2 chávena de manteiga
1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de açúcar
1 colher de chá de fermento
uma pitada de sal
3 maçãs
2 ovos
canela para polvilhar

Preparação:

Bata os ovos com o açúcar. Misture depois a farinha, o fermento e o sal envolvendo bem. Derreta a manteiga e misture-a no preparado anterior.
Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em 8 pedaços iguais. Barre uma forma de bolo inglês com manteiga, polvilhe com farinha e coloque os pedaços de maçã no fundo, cobrindo depois com a mistura dos ovos.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar dourado escuro. (Veja se está cozido utilizando o teste do palito!)
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma alguns minutos antes de desenformar para o parto de servir.
Polvilhe-o depois com canela.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 20 de maio de 2010

PostHeaderIcon Salada de curgetes, espinafres e frango



Uma salada diferente, fresca e completa, ideal nestes dias de calor. Para servir como prato principal, na mesa da varanda ou do jardim...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1/4 chávena* de azeite + uma colher (sopa)
- 1/4 chávena de sumo de limão
- sal & pimenta moída no momento
- 500 g de curgetes cortadas em rodelas finas
- 500 g de peitos de frango sem pele nem ossos
- 200 g de folhas de espinafres
- 1/2 cebola roxa cortada em meias-luas finas
- 3/4 chávena de miolo de noz grosseiramente picado
- 1/4 chávena de queijo parmesão ralado (usei queijo São Jorge)
- 1/4 chávena de folhas de hortelã fresca grosseiramente picadas

* 1 chávena (xícara, cup) => um volume de 240 ml

Preparação

Numa tigela grande, bater 1/4 chávena de azeite com o sumo de limão, sal e pimenta. Juntar as rodelas de curgete e envolver muito bem. Reservar.

Aquecer o azeite restante numa frigideira anti-aderente ampla. Temperar os peitos de frango com sal e pimenta. Cozinhar os peitos de frango de ambos os lados no azeite até se apresentarem bem cozidos e dourados. Retirar os peitos de frango da frigideira e fatia-los finamente.

Adicionar as fatias de frango à tigela das curgetes, assim como as folhas de espinafres e as meias-luas de cebola.

Polvilhar com as nozes picadas, o queijo ralado e a hortelã. Misturar delicadamente e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Curgete : Abobrinha - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Perninhas de Frango Tailandesas

Hoje partilho aqui uma receita do ultimo workshop na Quinta S. Luiz, desta vez, sobre o tema "Sabores do Oriente". Estas perninhas são muito saborosas e simples de preparar, com uma fusão de temperos que nos transportam realmente para o Oriente. Um cheirinho do que foi o workshop e, quem sabe deixar o bichinho para participarem num próximo!
E fica assim assinalado o nosso primeiro jantar na varanda, numa noite que parecia de autêntico verão!

Ingredientes para 2 pessoas:

6 perninhas de frango
0,7dl de molho de soja
0,7dl de óleo de sésamo
1 colher de sopa de mel
20gr de raiz de gengibre e ralado
azeite
1 malagueta seca
sal q.b.
molho sweet chilli para servir
coentros frescos picados

Preparação:

Limpar as perninhas de gorduras mas mantendo a pele. Misturar todos os ingredientes e introduzir as perninhas de frango nesta marinada deixando repousar algumas horas. Escorrer da marinada e fritar as perninhas no azeite a pela ficar bem dourada.
Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e regar com a marinada. Levar a forno quente (180ºC) até acabar de cozinhar.
Depois de prontas polvilhar com coentros picados e servir com molho sweet chilli e arroz de açafrão.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 19 de maio de 2010

PostHeaderIcon Bolo de ananás à moda de São Miguel



Bolo de ananás é provavelmente daqueles doces que toda a gente já fez pelo menos uma vez na vida, geralmente com ananás de conserva. Mas já algum vez tentou a experiência com ananás fresco...? E se o ananás for açoriano, então, este bolo clássico pode ficar excepcional! A massa fofa, bem amanteigada e húmida combina na perfeição com o sabor do ananás fresco. Uma receita deliciosa para repetir muitas vezes, sem dúvida.

Ingredientes para 6 pessoas

- 350 g de açúcar
- 1 ananás dos Açores com aproximadamente 650 g
- 4 ovos (claras e gemas separadas)
- 200 g de manteiga com sal, amolecida + um pouco para untar
- 200 g de farinha + um pouco para polvilhar
- 1 colher (chá) de fermento em pó



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha (ou forrar com papel vegetal). Reservar.

Preparar o caramelo, aquecendo 115 g de açúcar num tacho anti-aderente, em lume médio. Juntar umas colheradas de água. Quando o açúcar começar a derreter, inclinar a panela e rodar, sem mexer, para o açúcar não cristalizar. Continuar a aquecer e a rodar até o açúcar derreter por completo e obter um caramelo dourado, sem deixar queimar.

Deitar o caramelo para a forma, inclinado esta e fazendo rodar até o fundo e as paredes ficarem bem revestidos. Reservar.

Cortar o ananás em 9-10 rodelas de 1 cm de espessura. Remover cuidadosamente a casca e os olhos, assim como o centro de cada fatia. Dispor as rodelas em rosácea no fundo da forma, sobrepondo-as harmoniosamente em camadas até esgotarem. Reservar.

Bater muito bem a manteiga com o açúcar restante. Juntar as gemas e a farinha previamente misturada com o fermento. Misturar muito bem até obter uma espécie de areia grossa.

Bater as claras em castelo firme e incorpora-las delicadamente ao preparado anterior, levantando a massa de baixo para cima com uma espátula ou uma colher de pau, sem bater.

Transferir a massa para a forma. Bater com a forma contra a bancada para que a massa fique bem espalhada.

Levar ao forno por 45-50 minutos, a 180ºC, ou até o bolo se apresentar crescido e bem dourado. Verificar a cozedura do bolo com um palito ou uma lâmina fina (atenção, pois este bolo fica húmido).

Retirar o bolo do forno e deixa-lo amornar. Passar uma lâmina fina entre o bolo e as paredes da forma. Desenformar, colocando um prato raso sobre a forma e virando o conjunto com um movimento rápido. Retirar delicadamente a forma. Servir o bolo morno ou à temperatura ambiente.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. D.K. Civilização (Portugal)

Ananás : Abacaxi - Papel vegetal : Papel manteiga - Claras em castelo : Claras em neve
dddd

PostHeaderIcon Creme de Ervilhas

Sendo eu uma apaixonada por ervilhas, como é que era possível nunca me ter lembrado de fazer um creme de ervilhas? Eu sei que uma experiência passada de uma sopa fria de ervilhas e iogurte que eu gostei muito, mas que deixou o M. mal disposto me manteve afastada de voltar a experimentar. Mas agora, em plena epoca das ervilhas, e com tantos cremes de ervilhas por essa blogosfera fora, foi inevitável não experimentar.
Usei ervilhas congeladas, mas ficará ainda melhor se utilizarem ervilhas frescas da época!

Ingredientes para 4 pessoas:

400gr de ervilhas congeladas
água
1 cebola grande
1 dente de alho
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a juntamente com o dente de alho. Leve a refogar numa panela com o azeite. Acrescente depois as ervilhas, tempere de sal e cubra com água a ferver. Deixe cozinhar em lume brando até as ervilhas estarem bem cozidas.
Com a varinha mágica reduza a sopa a um puré fino, acrescentando mais água e sal se necessário. Deixe levantar fervura e sirva.
Se a sua varinha mágica ou liquidificador não for suficientemente potente, poderá ficar com algumas cascas das ervilhas pouco desfeitas. Se não gostar de as sentir, passe a sopa por um coador chinês, descartando as cascas que ficarem.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 18 de maio de 2010

PostHeaderIcon Salsichas enroladas em folhas de couve



Mais conhecido pelo nome de "salsicha com lombardo", este prato clássico da culinária familiar portuguesa é sem dúvida a melhor maneira de conseguir fazer comer couve à crianças e maridos renitentes. Não tem segredos. É simples, reconfortante, saboroso e geralmente apreciado por todos. O meu modo de prepara-lo.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 6 salsichas frescas para churrasco tipo toscanas
- 6 folhas de couve, tipo repolho ou lombarda
- sal & pimenta moída no momento
- 1 cebola picada finamente
- 4 dentes de alho picados finamente
- 100 ml de azeite
- 1 lata pequena de tomate picado (+/- 400 g)
- 200 ml de vinho branco seco
- 1 pitada de açúcar



Preparação

Mergulhar as salsichas por 5 minutos em água a ferver temperada de sal. Retirar as salsichas do tacho e deixar escorrer.

Escaldar as folhas de couve na mesma água a ferver por 3 minutos. Retirar as folhas de couve do tacho e passa-las debaixo de água fria corrente. Deixar escorrer.

Aquecer o azeite numa caçarola ampla de saltear anti-aderente. Refogar a cebola e os alhos picados até alourarem ligeiramente.

Juntar o tomate picado com a respectiva calda, assim como o açúcar. Cozinhar até apurar um pouco, mexendo sempre. Regar com o vinho branco e deixar fervilhar por 2 minutos.

Entretanto, enrolar cada salsicha numa folha de couve. Juntar os rolos ao preparado anterior. Adicionar água suficiente para que os rolos fiquem cobertos até aos 2/3.

Temperar com sal e pimenta. Cobrir e baixar o lume para médio-baixo. Cozinhar por 25-30 minutos, virando delicadamente os rolos com uma pinça a meio da cozedura.

Retirar a caçarola do lume e servir de seguida, acompanhando com batatinhas douradas ou batatas fritas.

Fonte : receita adaptada da revista Mariana Culinária nº24 (Portugal)

Salsicha fresca : Lingüiça calabresa - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Esparguete com Molho de Ervilhas e Fiambre

A minha ementa semanal dizia "massa". Isso quer dizer massa com qualquer resto que esteja no frigorífico e com qualquer invenção de em cima da hora. E foi mesmo o que aconteceu. O meu fim de tarde foi passado a fazer de babysiter ao T. - e quando cheguei a casa já passava das 20h30, e o M. já tinha chegado. Em alguns minutos o jantar ficou pronto. De tal maneira que até o M., habituado à minha habitual rapidez se admirou.

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de esparguete
sal e pimenta q.b .
1 colher de sopa de azeite
6 fatias de fiambre
1 chávena de ervilhas congeladas
50 gr de queijo parmesão
150ml de creme culinário light ou natas light

Preparação:

Coza o esparguete e as ervilhas em água temperada de sal até a massa ficar al dente e as ervilhas cozidas.
Entretanto corte o fiambre em pedacinho e salteie-o juntamente com o azeite numa frigideira larga. Adicione o creme culinário e tempere com um pouco de pimenta e de sal.
Assim que a massa e as ervilhas estiverem cozidas escorra-as e passe-as por água fria. junte depois ao molho de fiambre e envolva bem, mantendo o lume ligado no mínimo. Adicione o queijo parmesão ralado na hora e continue a envolver. Se a massa estiver a ficar muito seca, acrescente um pouco da água de cozedura da massa.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 17 de maio de 2010

PostHeaderIcon Pudim de peixe à moda do João [4 por 6]

Aqui segue a minha proposta quinzenal no âmbito do projecto o 4 por 6 - uma refeição completa, criativa e minimamente equilibrada para 4 pessoas por 6 euros ou menos. Um menu que chama pelo Verão, começando com uma salada de vegetais crus e continuando com um pudim de peixe cozinhado pelo meu marido, um clássico da culinária familiar francesa. Tudo fresco, colorido, delicioso e... económico !

Entrada
Salada crua de beterraba e cenoura


Ver a receita aqui

---
Prato principal
Pudim de peixe à moda do João



Ingredientes para 4-6 pessoas

- 400 g de postas de peixe fresco*
- 400 g de miolo de pão
- 2 colheres (sopa) de manteiga à temperatura ambiente
- 4 ovos
- 250 ml de leite
- 1/2 cubo de caldo de peixe
- 1/4 ramo de salsa
- raspa da casca de 1/2 limão
- sal & pimenta moída no momento
- 1 colher (café) bem cheia de noz-moscada moída
- pão ralado para polvilhar
- azeite para untar

* usamos congro/safio por ser bastante corrente e acessível nos Açores, mas qualquer outro peixe branco convém como pescada, peixe-espada, bacalhau fresco, maruca, etc.

Molho

- 1 colher (sopa) de azeite
- 200 ml de polpa de tomate
- 1 cebola pequena picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1/4 ramo de salsa
- 120 g de miolo de camarão pequeno
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Preparar um banho-maria e colocar este no forno enquanto aquece.

Untar uma forma redonda pequena com chaminé - ou uma forma tipo bolo inglês - com azeite e polvilhar com pão ralado. Reservar.

Colocar as postas de peixe num tacho, juntamente com o cubo de caldo e um pouquinho de sal. Cobrir com água fria e levar ao lume. Cozinhar por 5-7 minutos após a água começar a levantar fervura, sem deixar ferver.

Retirar as postas de peixe do tacho com uma escumadeira e deixar amornar um pouco. Coar o caldo de cozedura e reservar. Remover a pele e as espinhas do peixe. Desfiar a carne e reservar.

Cortar o pão em pedaços pequenos e triturar com uma picadora até obter migalhas grossas.

Numa tigela grande, misturar o peixe desfiado com as migalhas de pão. Juntar o leite, 250 ml do caldo reservado, os ovos e a manteiga. Temperar com a salsa previamente picada, a raspa de limão, a noz-moscada, sal e pimenta. Misturar muito bem até obter uma massa homogénea.

Transferir o preparado para a forma. pressionando bem para que fique compacto. Levar ao forno, no banho-maria, por 35-45 minutos, ou até o pudim se apresentar firme e dourado (verificar a cozedura com um palito ou uma lâmina). Retirar do forno e deixar arrefecer.

Aquecer o azeite num tacho pequeno. Refogar a cebola e os alhos picados. Juntar a polpa de tomate e cozinhar em lume médio-brando por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar o miolo de camarão e cozinhar por mais 3 minutos. Temperar com sal, pimenta e a salsa previamente picada. Envolver e retirar do lume.

Desenformar delicadamente o pudim. Servir frio, com o molho quente a acompanhar.

Fonte : a minha sogra. Obrigada, Céu ! :)

***
A conta, S.F.F...!

Nota : o custo total da refeição foi calculado na base da tabela de preços dos hipermercados Continente/Modelo. São não foram considerados valores para ingredientes correntes e temperos usados em pequenas quantidades como azeite, manteiga, especiarias, sal, pão ralado e alho. O pudim de peixe ainda pode ficar mais económico se forem usadas sobras de pão e de peixe cozinhado.

Salada
  • Beterraba fresca : 1.35 €/kg | Usado : 500 g -> 0.67 €
  • Cenoura : 0.34 €/kg | Usado : 300 g -> 0.10 €
  • Mel : 4.22 €/kg | Usado : 20 g -> 0.08 €
Pudim
  • Pescada fresca : 4.45 €/kg | Usado : 400 g -> 1.78 €
  • Pão de mistura : 1.78€/kg | Usado : 400 g -> 0.71 €
  • Leite meio-gordo : 0.47 €/l | Usado : 250 ml -> 0.11 €
  • Caldo de peixe : 1.28 €/8 cubos | Usado : 1/2 cubo -> 0.08 €
  • Miolo de camarão congelado : 6.98 €/kg | Usado : 120 g -> 0.83 €
  • Polpa de tomate : 0.50 €/l | Usado : 200 ml -> 0.10 €
  • Cebola : 0.83 €/kg | Usado : 100 g -> 0.08 €
  • Ovo : 1.09 €/12 unidades | Usado : 4 unidades -> 0.36 €
  • Salsa fresca : 0.79 €/ramo | Usado : 1 ramo -> 0.79 €
  • Limão : 1.04 €/kg | Usado : 250 g -> 0.26 €
Custo total da refeição => 5.95 €

Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Pão ralado : Farinha de rosca - Pescada : Merluza - Picadora : Processador de alimentos - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Polvo no Forno

Depois de um fim de semana em cheio, com o workshop na Quinta S. Luíz desta vez dedicado aos Saboresdo Oriente, e ainda um aniversário, estou de volta, desta vez com uma receita de polvo. E, curiosamente a primeira receita de polvo que aparece por aqui. É que apesar de ser algo que eu gosto muito, o M. não é apreciador.
Deixo então a receita de uma das minhas refeições favoritas, e também umas fotos de mais um divertido workshop.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 polvo com cerca de 1 Kg
2 cebolas
1 folha de louro
2 malaguetas
sal q.b.
azeite q.b.
salsa
pimenta q.b.
2 dentes de alho
10 batatinhas pequenas

Preparação:

Coza o polvo na panela de pressão juntamente com 1 cebola, a folha de louro, a salsa e uma malagueta. Deve escaldar primeiro o polvo (introduzindo-o na água a ferver, antes de o colocar a cozer na panela de pressão) e só depois o deve cozer cerca de 20 minutos. Depois de cozido tempere de sal e deixe ferver mais uns minutos.
À parte dê também uma fervura nas batatinhas, cozendo-as com a pele durante alguns minutos.
Num tabuleiro que vá ao forno coloque a cebola cortada em meias luas, e tempere com um pouco de sal, pimenta, a malagueta e uma folha de louro. Coloque os polvo cortado e rodeie com as batatinhas. Regue abundantemente com azeite e tempere com o alho picado.
Leve ao forno até as batatainhas acabarem de cozer e o polvo estar tostadinho.
Sirva com uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!



dddd
domingo, 16 de maio de 2010

PostHeaderIcon Rolo de carne com presunto



A minha amiga Teresa faz o melhor rolo de carne do mundo. Não que eu pretenda iguala-la, mas de vez em quando, também faço. Já experimentei várias versões, desde o meatloaf americano até ao falso lombo de Coimbra. Esta é mais uma receita, muito boa com o seu recheio de presunto...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 cebola picada finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 1 raminho de salsa
- 100 ml de azeite + um pouco para untar
- 500 g de carne de porco picada no talho
- 500 g de carne de novilho picada no talho
- 2 ovos
- sal & pimenta moída no momento
- pão ralado q.b.
- 150 g de fatias finas de presunto




Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma assadeira com azeite e reservar.

Colocar as carnes picadas numa tigela grande e mistura-las muito bem com um garfo, mas sem esmagar demasiadamente. Reservar.

Aquecer metade do azeite. Refogar a cebola juntamente com o alho e a salsa previamente picada. Retirar o tacho do lume. Adicionar o preparado às carnes picadas.

Juntar os ovos. Temperar com sal (pouco, pois o presunto já é salgado) e pimenta. Misturar muito bem com o garfo, juntando pequenas quantidades de pão ralado aos poucos até o preparado se apresentar firme e homogéneo.

Estender uma folha de alumínio alimentar sobre a bancada. Untar com um pouquinho de azeite e polvilhar com 50 g de pão ralado. Dispor o picado sobre a folha de alumínio e alisar com um rolo da massa, formando um rectângulo.

Cobrir com as fatias de presunto e enrolar com o auxílio da folha de alumínio, formando um cilindro compacto. Retirar delicadamente o alumínio.

Transferir delicadamente o rolo de carne para a assadeira e regar com o azeite restante. Levar ao forno por aproximadamente 45 minutos - a 190ºC - ou até o rolo de carne se apresentar firme e dourado.

Retirar a assadeira do forno e deixar repousar por 5 minutos antes de fatiar. Servir o rolo de carne quente - acompanhando com puré de batata caseiro, ou frio - acompanhando com coulis de tomate e salada mista diferente.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Mariana Culinária nº24 (Portugal)

Ramo : Maço - Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Pimenta : Pimenta do reino - Pão ralado : Farinha de rosca - Presunto : Presunto defumado, prosciutto
dddd

Blog Archive

back to top