sábado, 8 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Esparguete com espinafres e pinhões



Esta receita de massa simples tem um sabor delicioso. Servi o esparguete como acompanhamento, no entento não juntei natas nem queijo, mas quem desejar pode adicionar ricotta para obter um prato mais nutritivo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de esparguete
- sal & pimenta moída na altura
- azeite q.b.
- 2 dentes de alho esmagados
- 100 g de folhas de espinafres
- 2 colheres (sopa) de pinhões

Preparação

Levar a massa a cozer al dente com um fio de azeite numa grande quantidade de água a ferver temperada de sal.

Aquecer 2 colheres (sopa) de azeite em lume médio-baixo. Juntar os dentes de alho e cozinhar por 5-7 minutos, mexendo de vez em quando para não deixar queimar.

Adicionar as folhas de espinafres e saltear até começarem a murchar.

Entretanto, torrar ligeiramente os pinhões em seco numa frigideira anti-aderente. Retirar do lume e reservar.

Escorrer a massa e juntar ao tacho dos espinafres. Temperar com sal e pimenta. Envolver delicadamente.

Transferir para um prato de servir aquecido e polvilhar com os pinhões. Servir de imediato.

Esparguete : Espaguete - Pinhões : Pinoles - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Quiche folhada de frango e noz-pecã



Já que a nossa amiga Rita Palita anda com desejos de quiches, vamos a isso...! Quiches e tartes salgadas aparecem muitas vezes à minha mesa. São sempre bem vindas para almoços leves e descontraídos, acompanhadas com uma boa salada. Por mim, nem preciso de mais nada... Gostei da ideia de juntar nozes-pecã a esta, cuja receita encontrei no livro Quiches et tartes salées, da autoria de Johanna Lucchini. É saborosa e nutritiva...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 disco de massa folhada fresca (300 g)
- 1 colher (sopa) bem cheia de pão ralado
- 15 g de manteiga
- 2 peitos de frango sem ossos nem pele, cortados em cubos pequenos
- 2 pitadas de malagueta seca moída
- 60 g de miolo de nozes-pecã
- 2 ovos
- 200 ml de natas light
- 50 g de queijo emmental (ou gruyère) ralado
- sal



Preparação

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal e depois com a massa folhada. Polvilhar o fundo com o pão ralado para a massa não ficar molhada pela humidade do recheio. Reservar.

Aquecer a manteiga numa frigideira anti-aderente. Saltear os cubos de frango até ficarem dourados de todos os lados. Temperar com sal e 1 pitada de malagueta. Retirar a frigideira do lume e reservar.

Torrar ligeiramente as nozes em seco numa frigideira anti-aderente. Reservar 6 nozes inteiras para a decoração e picar as restantes.

Numa tigela, bater os ovos com as natas. Temperar com sal e a malagueta restante. Juntar os cubos de frango, as nozes picadas e o queijo ralado. Misturar muito bem.

Espalhar o recheio pela massa e levar ao forno por 10 minutos, a 210ºC. Baixar a temperatura do forno para 180º C e deixar assar por mais 20 minutos, ou até a massa e o recheio se apresentarem dourados.

Retirar a quiche do forno e decorar com as nozes inteiras. Deixar repousar por 7-10 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a quiche quente, morna ou fria. Acompanhar com salada mista.

Mais receitas de quiches e de tartes salgadas aqui

Tarte : Torta - Pão ralado : Farinha de rosca - Natas : Creme de leite
dddd
sexta-feira, 7 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Vieiras gratinadas à bretã



Em França, esta é sem dúvida a maneira mais frequente e tradicional de preparar vieiras, frutos do mar considerados lá como dos mais nobres, geralmente servidos em ocasiões especiais, como as festas de final do ano, etc. Cá em casa, gostamos imenso. A receita é requintada, mas de preparo simples. Resulta sempre bem, até para quem nunca cozinhou vieiras.

Ingredientes para 4 pessoas

- 6 vieiras frescas ou descongeladas
- 2 alhos-franceses (parte branca) cortados em rodelas finas
- 100 g de cogumelos frescos tipo champignon, laminados
- 50 g de manteiga com sal
- 4 colheres (sopa) de natas*
- 1 colher (sopa) bem cheia de salsa picada finamente
- 4 colheres (sopa) de pão ralado
- 1 colher (sopa) de queijo gruyère ralado finamente
- sal & pimenta moída na altura

* quem não gosta de natas pode substituí-las por uma quantidade equivalente de molho bechamel

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Abrir as vieiras e despegar o interior, cortando delicadamente o músculo dos moluscos com uma faca pequena e bem afiada. Passar o miolo por água e secar. Limpar muito bem a parte inferior de quatro das conchas. Reservar.

Aquecer a manteiga num tacho e refogar as rodelas de alho-francês até começarem a secar. Juntar os cogumelos laminados e o miolo das vieiras. Saltear ligeiramente e regar com as natas. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cozinhar por 3-4 minutos. Retirar o tacho do lume e polvilhar com a salsa. Misturar.

Distribuir o preparado pelas conchas reservadas. Alisar a superfície e polvilhar com o pão ralado previamente misturado com o queijo.

Levar ao forno até gratinar, a 200ºC. Retirar as vieras do forno e servir de imediato. Acompanhar com fatias de pão de centeio e salada de folhas.

Alho-francês : Alho-porró - Natas : Creme de leite - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Lombinho de Porco com Cogumelos e Patê em Crosta de Massa

Aproveitem esta receita para fazer no fim de semana que está à porta!
É um bocadinho demorada, mas o resultado final compensa. Se não quiserem fazer a massa em casa podem sempre usar massa de compra, folhada ou quebrada.
Bom fim de semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lombinho de porco
100 gr de cogumelos frescos
1/2 cebola pequena
sal e pimenta q.b.
azeite
1/2 emblagem de patê de boa qualidade.

Para a Crosta:
200g de farinha
70g de margarina
sal
1dl de água
1 gema para pincelar

Preparação:

Comece por fazer a massa, trabalhe a farinha em areia com a margarina. Tempere com sal, junte a água e amasse bem.Molde em bola, tape e deixe repousar 30 minutos no frigorífico.
Entretanto prepare a carne. Corte o lombinho em pequenas tranches, de modo a ficar com 6 bocados semelhantes.
Leve uma frogideira anti aderente ao lume com um pouco de azeite e leve os lombinhos a cozinhar, temperando-os com um pouco de sal e pimenta, e virando-os para cozinharem de amos os lados.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Na mesma frigideira onde cozinhou a carne acrescente um pouco mais de azeite e salteie os cogumelos previamente laminados juntamente com a cebola finamente picada. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar até toda a água se ter evaporado.
Barre generosamente cada lombinho com um pouco de patê.
Retire a massa do frigorífico e divida-a em 6 partes iguais. Em cada uma delas coloque uma tranche de carne e um pouco do recheio de cogumelos. Embrulhe bem a carne na massa, e repita a operação até ficar com 6 embrulhinhos. Pique-os com um garfo e pincele-os com gema de ovo.
Leve a forno quente, 200ºC, durante cerca de 30 minutos ou até a massa estar douradinha.
Sirva com uma salada verde variada, ou com legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Camarões primavera

Photobucket



Ingredientes
Camarões
Manteiga
Ervas aromáticas


Preparação
Tira-se a cabeça e as patas aos camarões e abrem-se ao meio. Mistura-se a manteiga com ervas aromáticas a gosto (no caso foi salsa picada e um pouco de oregãos) e barram-se os camarões. Vão ao forno cerca de 10 minutos ou até ficarem dourados. Servem-se bem quentes Photobucket

dddd

PostHeaderIcon Camarões primavera

Photobucket



Ingredientes
Camarões
Manteiga
Ervas aromáticas


Preparação
Tira-se a cabeça e as patas aos camarões e abrem-se ao meio. Mistura-se a manteiga com ervas aromáticas a gosto (no caso foi salsa picada e um pouco de oregãos) e barram-se os camarões. Vão ao forno cerca de 10 minutos ou até ficarem dourados. Servem-se bem quentes Photobucket

dddd

PostHeaderIcon Almôndegas com molho cremoso



O meu marido gosta imenso de almôndegas, então estou sempre à procura de receitas diferentes para lhe fazer o gosto. Estas - à moda espanhola - ficaram muito boas, como o molho cremoso e perfumado a acompanhar...

Ingredientes para 5-6 pessoas

- 250 g de carne de vitela picada (ou novilho)
- 250 g de carne de porco picada
- 50 g de miolo de pão
- 1 copo de leite
- 1 ovo
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta
- 1 cebola pequena ralada
- 1 dente de alho espremido
- farinha q.b.
- azeite q.b.

Molho

- 1 cebola pequena picada finamente
- 1 cenoura ralada
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 iogurte natural
- 2 copos de caldo de galinha

- salsa picada q.b.

Preparação

Demolhar o miolo de pão no leite por 10 minutes. Escorrer muito bem e reservar.

Numa tigela, misturar muito bem as carnes picadas com o miolo de pão demolhado, sal, pimenta, a cebola ralada, o alho espremido, o ovo e a salsa previamente picada.

Formar almôndegas do tamanho de nozes, enrolando pequenas porções do preparado anterior entre as palmas das mãos. Passar as almôndegas por farinha.

Aquecer um pouco de azeite numa frigideira e dourar as almôndegas de todos os lados. Escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Preparar o molho: aquecer 2 colheres (sopa) do azeite que serviu para as almôndegas numa caçarola. Refogar a cebola picada e a cenoura ralada até ficarem moles.

Polvilhar com a farinha e regar com o caldo, sem parar de mexer para evitar a formação de grumos. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar por 5 minutos, até o molho engrossar um pouco, mexendo com frequência.

Passar o molho por um passador de rede fina e voltar a colocar na caçarola. Adicionar o iogurte previamente escorrido e batido. Envolver muito bem e juntar as almôndegas. Cozinhar por 5-7 minutos.

Transferir as almôndegas para uma travessa e regar com o molho. Polvilhar com salsa picada e servir de imediato. Acompanhar com puré de batata caseiro e salada mista.

Carne picada : Carne moída - Pimenta : Pimenta do reino - Grumos : Grudos
dddd
quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Tarte Simples de Maçã

A abundância de maças que se tem sentido aqui por casa, faz com que estas tenham o papel principal nas sobremesas e bolos que se preparam por aqui.
Desta vez foi nesta simples tarte, sem ovos, cujo recheio é apenas puré de maçã

Ingredientes:

240g de farinha
120g de margarina
30g de açúcar
2clh sopa de água
500g de maçã
100g de açúcar
raspa da casca de limão
canela

Preparação:

Coloque a farinha sobre a pedra da mesa e faça uma cova no centro. Junte o açúcar e a margarina. Trabalhe estes ingredientes em areia. Por fim, junte a água, amasse rapidamente, e forme uma bola. Deixe a repousar.
Entretanto prepare o recheio. Descasque as maçãs, coza-as e reduza-as a puré. Junte o açúcar, a raspa de limão e 1 colher de chá de canela.
Forre com a massa uma forma de tarte. Encha com o preparado.
Leve a cozer em forno moderado (200ºC) durante 35 a 40 minutos.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 4 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Piza de frango, bacon e tomates cereja



Quem visita este meu bistrot sabe o quanto eu gosto de uma boa piza caseira. Aliás, já publiquei dezenas de receitas - italianas, americanas, gregas, etc. - com as mais variadas massas e coberturas, como podem ver aqui. Portanto, não podia deixar de participar em mais um evento organizado pelas cinco Ragazze Brasiliane Nella Cucina Italiana, desta vez sobre o tema da piza. A receita que segue é um clássico dos nossos jantares do Domingo. Uma piza simplesmente deliciosa...



Ingredientes para 2-3 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de orégãos secos
- 6 g de fermento padeiro em pó (1/2 saqueta Fermipan)
- água morna q.b.

- farinha e azeite q.b.

Molho

- 3 tomates cortados em pedaços (sem pele nem sementes)
- 1 dente de alho picado
- sal & pimenta
- 1 fio de azeite

Cobertura

- 4 fatias finas de bacon cortadas em tiras largas (sem courato)
- 1/4 de frango assado, sem ossos nem pele, desfiado
- 4-5 tomates cereja cortados em metades
- 1 colher (sopa) de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas
- 50 g de queijo mozzarella ralado em fios grossos
- 50 g de queijo parmesão ralado em fios grossos



Preparação

Preparar a massa: misturar a farinha com o sal, os orégãos e o azeite. Adicionar o fermento previamente dissolvido em água morna e amassar por pelo menos 10 minutos, juntando pequenas quantidades de água morna aos poucos até a massa se apresentar macia e maleável. Formar uma bola e colocar numa tigela polvilhada de farinha. Cobrir com um pano e deixar repousar por 45-60 minutos num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Untar uma forma para piza com um pouco de azeite e reservar.

Colocar a bola de massa sobre a bancada polvilhada de farinha. Amassar por 5-7 minutos e estender a massa com o auxílio de um rolo, formando um disco. Transferir a massa para a forma. Reservar.

Triturar os pedaços de tomate juntamente com o fio de azeite, o alho picado, sal e pimenta até obter um molho. Pincelar a massa com o molho de tomate.

Distribuir as tiras de bacon e o frango desfiado por cima do molho. Espalhar os tomates cereja e as rodelas de azeitonas.

Polvilhar com os queijos ralados e levar ao forno por aproximadamente 20 minutos, a 230ºC. Retirar a piza do forno e servir de seguida, acompanhando com azeite picante.

Orégão : Orégano - Fermento padeiro em pó : Fermento biológico seco - Mozzarella : Mussarela
dddd

PostHeaderIcon Mousse Light de Café

Eu gosto de comer. Cá em casa gostamos os 2. Não pensamos apenas em comer, nem somos daquelas pessoas que enchem o prato váias vezes em cada refeição, mas temos o prazer da mesa.
Gostamos de, ao fim de semana, poder jantar calmamente, como se estivessemos num restaurante, e de conversar, esstejamos sozinhos ou com amigos.
Mas eu também gosto de ser cuidadosa com aquilo que comemos. Sou cuidadosa com o planeamento das refeições, com os ingrediente, com o excesso de gorduras e açúcar. Gosto de alternar refeições de peixe e de carne, comer muitos vegetais, salada e sopas.
E, por isso, de vez em quando, dá-me para preparar umas sobremesas mai ligeiras para não perder a linha!

Ingrediente para 2 pessoas:

1 ovo
200 ml de leite magro
4 colheres de sopa de adoçante em pó
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de café solúvel

Preparação:

Separe a gema da clara. Num tachinho coloque a gema batida com o adoçante, o café e a maisena e já juntando o leite morno aos poucos e poucos.
Leve ao lume até o creme engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Bata depois a clara em castelo e junte-a cuidadosamente ao preparado anterior.
Coloque a mousse em copos ou tacinhas individuais e leve ao frigorífico algumas horas.
Antes de servir regue com um fio de caramelo líquido.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Nando's big buns...



Um descendente de Portugueses a vender hambúrgueres nos Estados Unidos, só podia resultar num anúncio comercial tão "subtil" como este...! :-D

PS : e já agora, parabéns a todos os Americanos por terem eleito Barack Obama. Hoje, acordei radiante com a notícia. E acho que grande parte da população deste planeta também. :-)

Agradecimentos : Zaza


dddd

PostHeaderIcon Costeletas de porco no forno



As costeletas do lombo são uma das partes do porco que menos gosto de cozinhar. Têm pouco sabor e, sobretudo, ficam geralmente secas. Todavia, com esta receita da Manuela que já repeti várias vezes, ficam suculentas e perfumadas. O tempero tipicamente açoriano - massa de malagueta, pimenta Jamaica - deita um cheirinho maravilhoso na cozinha enquanto a carne assa... Um prato simples e delicioso para o dia à dia.

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 costeletas de porco não muito finas (lombo)
- sal
- 1 colher (chá) de massa de malagueta (ou massa de pimentão)
- azeite q.b.
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola cortada em rodelas
- 5-6 grãos de pimenta Jamaica
- 1 folha de louro
- 2 tomates cortados em cubos (sem pele nem sementes)
- 150 ml de vinho branco seco
- 100 ml de água
- 1/4 de limão
- ervas de Provence q.b.
- 25 g de manteiga com sal

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Colocar as costeletas num tabuleiro de barro ou numa assadeira. Temperar com a massa de malagueta e sal. Regar com um pouco de azeite.

Distribuir o alho picado, as rodelas de cebola, os cubos de tomate e os grãos de pimenta Jamaica. Juntar a folha de louro.

Regar com o vinho branco e a água. Espremer o sumo do limão e cortar este em cubinhos, com a casca. Adicionar ao tabuleiro.

Polvilhar com ervas de Provence à gosto e distribuir a manteiga cortada em pedacinhos. Levar ao forno por 20-25 minutos, a 180ºC, ou até as costeletas se apresentarem rosadas.

Retirar o tabuleiro do forno e servir de imediato. Acompanhar com puré de batata, arroz ou legumes cozidos.


Costeleta : Bisteca - Sumo : Suco
dddd
segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Rolinhos de Peru com Espargos Verdes

Estes rolinhos bem simples de preparar são uma delícia, para além de um regalo para os olhos.
Aconselho a experimentarem, pois são uma agradável surpresa!

Ingrediente para 2 pessoas:

4 bifinhos finos de peru
4 espargos verdes
molho de soja q.b.
alho em pó
azeite
sal e pimenta

Preparação:

Tempere os bifinhos de peru com um pouco de sal, pimenta, alho em pó e molho de soja.
Entretanto prepare os espargos retirando a parte fibrosa do fundo e decacando-o com um decacador de legumes.
Leve os espargos a cozer durante 1 minutos em água temperada de sal. Ao fim desse tempo retire os espargos e coloque-os de imediato em água fria.
Enrole depois cada bifinho de peru à volta dos espargos e reserve.
Numa frigideira anti aderente, coloque um fio de azeite e cozinhe os rolinhos virando-os de tempos a tempos. Junte um pouco mais de molho de soja a meio da cozedura.
Sirva de imediato com uma salada de agrião e arroz basmati bem soltinho.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Sopa de frango, cogumelo e ovo



Uma popular sopa oriunda de Pequim, que tem a particularidade de apresentar uma consistência cremosa, pois a maioria das sopas chinesas aparenta-se mais à caldo. É deliciosa e sabe mesmo bem com o frio que sentimos neste momento...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de amido de milho (Maizena)
- 4 colheres (sopa) de água fria
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 3 colheres (sopa) de vinagre
- 1/2 colher (chá) de pimenta preta moída na altura
- 1 malagueta vermelha fresca picada finamente
- 1 ovo batido
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 cebola picada finamente
- 1 l de caldo de galinha quente
- 1 cogumelo portobello grande fatiado
- 50 g de peito de frango cortado em tiras finíssimas
- 1 colher (sopa) de óleo de sésamo*

* comprei todos os ingredientes mais exóticas desta receita no supermercado Exotic Asia Market de Sacavém.

Preparação

Numa tigela, misturar o amido de milho com a água fria até obter uma pasta cremosa. Juntar o molho de soja, o vinagre, a pimenta preta e a malagueta picada. Misturar muito bem e reservar.

Aquecer o óleo num tacho e dourar a cebola picada em lume forte por 2 minutos. Regar com o caldo de galinha. Juntar o cogumelo fatiado e as tiras de frango. Envolver e levar a ferver. Deixar fervilhar por 15 minutos.

Incorporar a mistura da tigela aos poucos. Cozinhar sem parar de mexer até a sopa engrossar. Adicionar o ovo batido, mexendo sempre de modo a criar filamentos.

Borrifar com o óleo de sésamo e servir de seguida, em tigelas aquecidas.

Molho de soja : Shoyu - Pimenta : Pimenta do reino - Sésamo : Gergelim
dddd
domingo, 2 de novembro de 2008

PostHeaderIcon Espetadinhas de Lulas e Bacon

Eu não sou uma pessoa que goste muito de lulas, principalmente de lulas grelhadas. Mas isto gostar e não gostar é muito relativo, e com o passar dos anos aprendemos a gostar de novos paladares, texturas e combinações.
Lulas grelhadas continua sem ser uma das minhas comidas favoritas, mas esta refeição acabou por me saber muito bem!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 embalagem de 400gr de lulas congeladas
100 gr de bacon fatiado
sal e pimenta q.b.
sumo de 1 limão
azeite q.b.

Preparação:

Depois de descongeladas, coloque as lulas a escorrer num passador e tempere-as com sumo de 1/2 limão e sal.
Coloque depois alternadamente nos espetos as lulas cortadas ao meio e um pouco de bacon. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Leve depois as lulas a grelhar na chapa, ou num grelhador electrico, até ficarem cozinhadas e o bacon crocante.
Preparare um molho com um pouco de azeite, sal, pimenta e sumo de limão, e regue com ele as espetadas depois de prontas.
Sirva com esparregado e batatas noisette.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Lombo de novilho estufado com cebolas



Este é um daqueles pratos reconfortantes à moda da avó, que libertam um aroma irresistível enquanto são cozinhados lentamente... A receita - típica da culinária tradicional italiana - vinha na parte reservada aos grandes clássicos da revista Cucina No Problem de Janeiro de 2008. A carne fica muito saborosa, derretendo na boca... Uma delícia!

Ingredientes para 6 pessoas

- 1,2 kg de lombo de novilho
- 1 kg de cebolas
- 2 hastes de tomilho
- 1 folha de louro
- 1 copo de vinho branco seco
- caldo de legumes quente q.b.
- 50 g de manteiga
- 1 colher (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída na altura
- 1 ramo de salsa

Preparação

Descascar as cebolas e cortar em meias-luas não muito finas. Reservar.

Atar o pedaço de lombo com fio de cozinha em toda a volta para este conservar a forma durante a cozedura.

Aquecer 20 g de manteiga e 1 colher (sopa) de azeite numa panela. Juntar a carne e alourar de todos os lados. Regar com o vinho branco e deixar evaporar.

Baixar o lume e adicionar as meias-luas de cebola. Juntar a manteiga restante, a folha de louro e o tomilho. Regar com uma concha de caldo de legumes e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 2h30, acrescentando pequenas quantidades de caldo de vez em quando para o molho não secar.

Passado o tempo, temperar com sal e pimenta. Remover a tampa e prolongar a cozedura em lume brando por mais 30-40 minutos.

Retirar a carne da panela e eliminar o fio. Cortar em fatias finas. Voltar a colocar a carne no tacho, só para aquecer.

Transferir as fatias de carne para uma travessa aquecida. Dispor as cebolas à volta da carne e regar com o molho da panela. Polvilhar com a salsa previamente picada e servir de seguida. Acompanhar com puré de batata caseiro, arroz branco ou massa fresca salteada em azeite.

Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço - Fio de cozinha : Barbante
dddd

Blog Archive

back to top