sábado, 6 de outubro de 2007

PostHeaderIcon Pernas de coelho em papelotes



A Gracianne é uma amiga minha francesa muito querida. Ela e eu estamos constantemente em sintonia culinária. A Gracianne acerta sempre nas coisas que mais gosto, e vice versa... Um dia destes, recebi um link para uma receita de coelho que ela costuma cozinhar lá em casa, na região parisiense, e cuja receita publicou no seu encantador blog, Un Dimanche à la Campagne. Testei e adorei, claro...! E tenho a certeza que vocês também vão gostar deste prato tão simples quanto saboroso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pernas de coelho
- 4 fatias finas de bacon
- manteiga q.b.
- 2 dentes de alho fatiados finamente
- 4 folhas de louro
- 4 hastes de tomilho
- sal & pimenta moída na altura
- 4 folhas de alumínio alimentar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Distribuir uma folha de louro em cada folha de alumínio. Juntar as pernas de coelho. Cobrir cada perna de coelho com uma fatia de bacon.

Colocar um pedaço de manteiga do tamanho de uma noz sobre cada fatia de bacon. Distribuir as fatias de alho e as hastes de tomilho.

Temperar com sal e pimenta. Fechar muito bem os papelotes, formando pacotinhos. Colocar os papelotes numa assadeira e levar ao forno por aproximadamente 1h15, a 160ºC.

Retirar os papelotes do forno e colocá-los num prato de servir. Abrir os papelotes no momento de servir, acompanhando com batatas salteadas e salada verde.

Ver também : Salmão em papelotes


Pimenta : Pimenta do reino
dddd
sexta-feira, 5 de outubro de 2007

PostHeaderIcon Frango com Cerveja


Este é um clássico da cozinha rápida e fácil! O prato ideal para quem tem falta de tempo, ideias, vontade e jeito!
A refeição ideal para os solteirões (de ambos os sexos!) que não sabem cozinhar! A melhor maneira de fazer sucesso junto dos amigos e de quem se quer surpreender!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango partido em pedaços
1 pacote de sopa de cebola
1 cerveja (330ml)
Salsa picada q.b.

Preparação:

Colocar tudo dentro de um tacho e misturar bem e levar a lume muito brando durante 1 hora.
Sirva polvilhado com salsa picada e a acompanhar com arroz, puré ou batatas fritas em palitos!

Bom Apetite!
dddd
quinta-feira, 4 de outubro de 2007

PostHeaderIcon Hambúrgueres de soja e mozzarella



A querida Akemi teve a ideia genial de organizar mais uma vez o seu concorrido evento à volta das nossas comidinhas do dia à dia. Desta vez, vamos desvendar os nossos segredos para preparar de maneira "camuflada" e bonita coisas que as crianças (ou o marido, no meu caso...) comem geralmente com pouco agrado, como legumes, soja, tofu, etc. Para participar, resolvi apresentar esta receita de hambúrger vegetariano adaptada de uma sugestão da nossa Miss Slim. É tão boa que dá para acreditar que os hambúrgueres foram feitos com frango. Obrigada, Miss Slim...!



Ingredientes para 4 pessoas

- 100 g de protéina de soja granulada fina
- 1 ovo grande
- 100 g de queijo mozzarella ralado
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho espremidos
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (sopa) de margarina vegetal
- azeite para untar

- 4 pãezinhos para hambúrgueres com sésamo
- 4 folhas grandes e crocantes de alface

Molho

- 1 colher (café) de mostarda em pó
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 iogurte
- sal & pimenta
- salsa picada q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com azeite e reservar.

Demolhar a protéina de soja em água fria por 20 minutos. Escorrer, espremendo muito bem com as mãos para eliminar o líquido. Colocar numa tigela.

Juntar o ovo e o queijo mozzarella ralado. Adicionar a cebola picada e os alhos espremidos. Temperar com a noz-moscada, o caril, sal e pimenta. Misturar muito bem até o preparado ficar pastoso e homogéneo.

Moldar quatro hambúrgueres com o preparado, formando bolas e achatando-as. Colocar os hambúrgueres na assadeira, espalhar pedacinhos de margarina por cima e levar ao forno por 35 minutos, a 180ºC.

Preparar o molho, batendo muito bem a mostarda em pó com o iogurte, o azeite, sal, pimenta e um pouquinho de salsa picada.

Abrir os pãezinhos em metades e torrá-los ligeiramente. Colocar as folhas de alface na parte inferior dos pãezinhos e juntar os hambúrgueres. Adicionar molho à gosto e fechar com as metades de pãezinhos restantes. Servir de seguida, acompanhando com tomates cereja e chips de batata light.

Ver também : Hambúrgueres de lentilhas


Mozzarella : Mussarela - Caril : Curry
Pimenta : Pimenta do reino - Sésamo : Gergelim
dddd

PostHeaderIcon Cerveja muito quente !



Afaste as criancinhas do computador, clique na imagem para ampliar e repare nos pormenores do rótulo... Nunca mais poderá olhar para uma garrafa de cerveja Imperial com os mesmos olhos. O serviço de marketing da Sagres é muito imaginativo, sem dúvida, porque cerveja "quente" assim, só mesmo em Portugal...!! :-D

dddd

PostHeaderIcon Muffins de Banana e Nozes

Depois do Pão de Banana de Chocolate, sabia que teria de fazer qualquer coisa parecida em versão Muffin! Descobri a receita aqui e depressa a testei.
O cheiro destes muffins enquanto estão no forno é igual ou melhor ao do pão de banana e chocolate.
E desaparecem depressa de tão deliciosos que são. É tipicamente comida de outono para saborear com uma chávena de chá enquanto a chuva cai lá fora!
Aproveitem o feriado.

Ingredientes para 12 Muffins:

3 bananas médias maduras
125g de manteiga derretida
1 ovo batido
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 colher de chá de bicabornato de sódio
sal
1 e 1/2 chávena de farinha
3/4 de chávena de acúcar
1/2 chávena de nozes

Preparação:

Começe por ligar o forno a 180ºC.
Entretanto prepare as formas dos queques untando-as e polvilhando com farinha.
Esmague as bananas e misture-lhes a manteiga. Junte o açúcar, o ovo batido e a baunilha. Misture bem e salpique com o bicabornato de sódio e uma pitada de sal.
Junte a farinha e as nozes picadas grosseiramente e misture até todos os ingredientes estarem bem misturados.
Distribua a mistura pelas formas dos queques e leve a cozinhar durante 25 a 30 minutos.
Retire e deixe arrefecer numa rede.

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Frango bori-bori



Esta receita do Vitor Hugo deixou-me curiosa logo que foi publicada... Apeteceu-me testá-la no próprio dia em que a vi no excelente blog Prato Fundo. Fui até ao talho mais próximo com a intenção de comprar um frango e, para desgraça minha não havia, por causa de uma senhora que organizava uma grande festa com churrasco em cima da hora, naquele dia, e que tinha levado todos os frangos do talho... Mas não desisti da ideia, sobretudo quando a receita apareceu de novo no Kafka na Praia, com uma apreciação muito positiva da nossa Karen... Parece que esta receita é típica da região pantaneira e fronteiriça do Brasil. A sua especificidade reside nos bori-bori, uns bolinhos de fubá que acompanham o frango, cozidos no próprio caldo deste. O prato não pode ser mais simples, mas é original e muito saboroso, sobretudo se for confeccionado com frango do campo... Obrigada pela descoberta desta delícia, querido chefe Vitor Hugo!

Ingredientes para 4 pessoas

Frango

- 1 frango do campo cortado em 8 pedaços
- 2 cebolas picadas finamente
- 3 dentes de alho espremidos
- 1/2 chávena (chá)* de óleo vegetal
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de açúcar
- sumo de 2 limões
- sal & pimenta
- salsa picada q.b.
- cebolinho picado q.b.

Bolinhos

- 3 chávenas (chá) de fubá de milho**
- 1 chávena (chá) de queijo ralado finamente (mozzarella, emmental, queijo da Ilha...)
- sal
- queijo ralado em fios q.b.

* 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
** o fubá é uma espécie de farinha de milho ou de mandioca muito fina bastante usada no Brasil e noutros países de América Latina. Encontra-se à venda juntamente com as farinhas ou os produtos estrangeiros em praticamente todos os supermercados e hipermercados de Portugal.

Preparação

Temperar os pedaços de frango com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar tomar gosto por 30 minutos.

Aquecer metade do óleo juntamente com a manteiga. Adicionar o açúcar e deixar derreter. Juntar as cebolas picadas e refogar até se apresentarem bem douradas e caramelizadas.

Se for necessário, adicionar o óleo restante. Juntar os pedaços de frango e os alhos espremidos. Refogar até os pedaços de frango ficarem bem dourados de todos os lados.

Cobrir com água suficiente para que restem aproximadamente 2 l de caldo no final da cozedura. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h00, ou até o frango se apresentar tenro e cozido. Rectificar os temperos.

Preparar os bolinhos: misturar o fubá previamente peneirado com o queijo ralado e um pouco de sal. Juntar colheradas de caldo do frango até a massa ficar firme, maleável e homogénea. Moldar bolinhos e reservar.

Arrumar os pedaços de frango num canto da panela. Colocar delicadamente os bolinhos de fubá no caldo, no espaço restante, sem mexer. Cozinhar por mais uns minutos, sem mexer, até os bolinhos se apresentarem firmes e cozidos.

Transferir os pedaços de frango para um prato de servir e dispor os bolinhos ao lado. Regar tudo com um pouco de caldo. Decorar os pedaços de frango com salsa e cebolinho picados. Polvilhar os bolinhos de fubá com queijo ralado à gosto e servir de imediato.

Talho : Açougue - Cebolinho : Ciboulette
Sumo : Suco - Mozzarella : Mussarela
Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quarta-feira, 3 de outubro de 2007

PostHeaderIcon Pão Branco Francês - White French Bread


Com o final das férias a desenhar-se no horizonte, à que começar a recuperar as rotinas. Assim, depois de mais de uma semana de descaso volta a funcionar a minha estimada máquina de pão, desta vez com uma receita simples, mas muito agradável para os pequenos-almoços e lanches de férias ou de fim de semana. Aqui está então o Pão Francês, provavelmente o alimento mais consumido em toda a França e que por lá tem a forma da tradicional baguette e que eu apresento na forma tradicional da minha máquina de pão!



Ingredientes:

- 375ml de água
- 1 colher da chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 525g de farinha tipo 55
- 75g de sêmola de trigo duro
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

...!

Nota de Prova:

Imprimir a Receita
dddd

PostHeaderIcon Gratinado de curgetes e tomates



Um gratinado com um leve sabor exótico, perfeito para acompanhar carne ou peixe, mas que também fica óptimo servido como refeição ligeira, já que os ovos o tornam num prato completo para vegetarianos e não só. Simples e delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 dentes de alho esmagados
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (café) de sementes de cominhos
- 1 pitada de noz-moscada em pó
- 3 curgetes cortadas em rodelas
- 5 tomates maduros cortados em rodelas
- 4 ovos
- 1 dl de natas light
- sal & pimenta
- 100 g de queijo ralado (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Refogar os alhos esmagados na manteiga derretida. Juntar o caril, os cominhos e a noz-moscada. Adicionar as rodelas de curgete e envolver. Cozinhar em lume médio por uns minutos. Eliminar o líquido da frigideira.

Numa assadeira, alternar camadas do preparado anterior e camadas de rodelas de tomate.

À parte, bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Regar os legumes com a mistura e polvilhar eventualmente com queijo ralado.

Levar ao forno por 35-40 minutos, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.

Ver também : Gratinado Mediterrâneo / Curgetes gratinadas à provençal / Gratinado de curgetes com queijo


Curgete
: Aboborinha - Caril : Curry - Semente : Grão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Chipas



As chipas - ou pão Yucca - são umas espécies de pães de queijo oriundas da Bolívia mas muito populares em toda a América Latina, onde costumam ser vendidas na rua pelas mulheres. Foi no lindo blog From our home to yours que vi a receita pela primeira vez. As chipas da Cris têm tido muito sucesso na blogosfera: que eu saiba, já foram também testadas pelas nossas amigas Akemi e Letrícia. De facto, são muito boas em qualquer ocasião: ao pequeno-almoço ou ao lanche, servidas como aperitivos ou acompanhamento de refeições ligeiras, etc. As minhas ficaram com a supérficie um pouco estalada, mas julgo que foi por causa do tipo de queijos que usei. Segui as instruções da Cris, só que substitui o polvilho azêdo por polvilho doce. Obrigada pela receita, querida Cris. Adoramos! O meu marido devorou logo umas quatro ou cinco quando chegou à casa...

Ingredientes para +/- 6 unidades médias (ou 12 pequenas)

- 2 chávenas (chá)* de polvilho doce (ou azêdo) (1)
- 1,5 colheres (chá) de fermento em pó
- 2 ovos
- 150 g de queijo ralado (2)
- 1 colher (café) de sal fino
- leite q.b.
- óleo para untar

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
(1) o polvilho é uma espécie de farinha muito fina à base de mandioca. Doce ou azêdo, encontra-se à venda juntamente com as farinhas ou os produtos estrangeiros na maior parte dos supermercados e hipermercados de Portugal.
(2) usei uma mistura de mozzarella e de queijo da Ilha. Mas julgo que as chipas também ficam boas com gruyère, queijo flamengo, emmental, etc...

Preparação

Retirar a placa do forno e forrá-la com papel vegetal untado. Reservar. Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Colocar o polvilho, o fermento, os ovos, o queijo ralado e o sal num robot de cozinha. Accionar o robot por uns segundos, juntando pequenas quantidades de leite até a massa se apresentar maleável.

Untar as mãos com óleo e moldar as chipas (em meias-luas, argolas, tranças, etc.). Colocar sobre a placa do forno com algum espaço entre cada porção de massa.

Levar ao forno a 190ºC por aproximadamente 20 minutos, ou até as chipas se apresentarem firmes e muito levemente douradas. Deixar amornar um pouco antes de servir.

Ver também : Pão de queijo

Mozzarella : Mussarela - Pequeno-almoço : Café da manhã - Robot de cozinha : Processador de alimentos - Queijo flamengo : Queijo prato - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd

PostHeaderIcon Puré de Maçã


Nem sempre há tempo para coisas elaboradas, e há dias em que o jantar é apenas um peixe grelhado com legumes e batatinhas, ou umas febras ou costeletas grelhadas com arroz e salada.
Mas, há outras vezes em que se dá um lugar de maior destaque aos acompanhamentos das comidas simples do dia a dia.
Este puré de maçã foi para variar do arroz, batatas e massa da maior parte dos dias e acompanharam umas simples costeletas grelhadas.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 maçãs (por acaso estas foram Royal Gala - que me desculpem aqueles que acham que o puré de maçã só deve ser feito com maçã reineta!)
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de vinho branco
pimenta moída na hora

Preparação:

Descasque e corte a maçã em pedaços.
Leve ao lume a manteiga e saltei-e aí os pedaços de maçã. Junte o vinho branco, tape e deixe cozer a maçã em lume brando. Se durante a cozedura verificar que está a ficar muito seco, junte umas colherzinhas de água.
Assim que a maçã estiver cozida passe-a com a varinha mágica.
Tempere com um pouco de pimenta moída na hora e mexa bem.
Sirva com carne de porco grelhada ou assada!

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Chuva de estrelas... e livros !

Em primeiro lugar, peço desculpa por não ter visitado muito os vossos blogs, respondido a e-mails e assim, nestes últimos dias. Andei bastante ocupada e ainda por cima, encontro-me um pouco adoentada. Nada de grave, mas chateia... :-(



Quero também agradecer as queridas Gi, Geórgia, Natércia, Belinha, Anette, Migas, Romy e Dulce por terem distinguido o meu blog com 5 Estrelas. Fiquei muito tocada e lisonjeada com a simpatia e o carinho, amigas. Quanto a mim, não vou destacar cinco blogs. Desculpem-me, mas não gosto muito de competições, sejam estas amigáveis. Acredito sinceramente que qualquer blogueiro que partilha tão gentilmente as suas experiências culinárias connosco merece 5 estrelas. Todos os blogues de culinária que visito possuem estilo próprio, interesse e um lugar merecido neste mundinho. Não existe nenhum que eu possa considerar melhor que outro. Beijinhos para todos os blogueiros e não-blogueiros que me visitam e incentivam. Vocês são 5 Estrelas...!!



Aproveito também para aceitar o desafio da querida Risonha. Consiste em agarrar no 1º livro que se tiver à mão (não vale estar a escolher), abrir na página 161 e transcrever a 5ª frase completa.

A frase é retirada de um livro que recebi ontém, presente de um amigo meu, o Michel Chandeigne, livreiro e editor parisiense especializado em cultura e literatura de língua portuguesa. O livro trata da história dos Judeus portugueses.

"Cette spécificité a fini par se confondre avec l'identité du groupe, au point que «Judéo-Portugais» est devenu synonyme de «judéo-convers» et qu'on a pu identifier comme portugais les membres de communautés crypto-juives d'origine purement castillane."


Histoire des Juifs portugais, de Carsten L. Wilke - Ed. Chandeigne, Paris



Convido quem desejar partilhar as suas leituras connosco a responder a este pequeno desafio no seu blog, porque acho que todos ou quase foram já convidados a fazê-lo.

Ilustrações : Getty Images

dddd
terça-feira, 2 de outubro de 2007

PostHeaderIcon Gelado Cream & Cookies

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
2 bolsas de bolachas Oreo

Preparação
Batem-se as natas até ficarem bem firmes e junta-se o leite condensado. Desfazem-se as bolachas Oreo em pedaços +/- grandes (conforme o gosto pessoal) e adiciona-se ao restante. Coloca-se numa taça que possa ir ao congelador e... voilá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket





(sócio, porque és guloso e porque hoje é o teu dia, este é um miminho especialmente para ti Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket)

dddd

PostHeaderIcon Gelado Cream & Cookies

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
2 bolsas de bolachas Oreo

Preparação
Batem-se as natas até ficarem bem firmes e junta-se o leite condensado. Desfazem-se as bolachas Oreo em pedaços +/- grandes (conforme o gosto pessoal) e adiciona-se ao restante. Coloca-se numa taça que possa ir ao congelador e... voilá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket





(sócio, porque és guloso e porque hoje é o teu dia, este é um miminho especialmente para ti Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket)

dddd

PostHeaderIcon Mexilhão com cerveja e tomilho



Cá em casa, apreciamos muito mexilhão. Este fruto do mar saboroso e versátil faz parte dos nossos petiscos do fim de semana com alguma frequência. A receita - deliciosa - é mais uma sugestão da revista Blue Cooking - Julho de 2007.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 embalagem de mexilhão fresco (aproximadamente 1,5 kg)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 4 chalotas picadas (ou cebolinhas roxas)
- 2 dentes de alho picados
- 2 hastes de tomilho
- 3 folhas de louro
- 200 ml de cerveja
- 1 raminho de salsa
- 75 g de manteiga cortada em pedacinhos
- sal & pimenta

Preparação

Limpar muito bem os mexilhões em água fria, raspando as conchas e removendo os fios. Escorrer e reservar.

Aquecer uma frigideira grande em lume forte. Juntar o azeite, as chalotas, os alhos, as hastes de tomilho, as folhas de louro e os mexilhões. Misturar rapidamente.

Regar com a cerveja e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume forte até os mexilhões começarem a abrir. Adicionar metade da salsa previamente picada e envolver.

Retirar os mexilhões da frigideira com o auxílio de uma escumadeira. Reservar num prato fundo de servir.

Coar o molho de cozedura. Colocar o molho coado na frigideira e levar a ferver. Adicionar os pedacinhos de manteiga e mexer até a manteiga se apresentar derretida. Temperar com sal e pimenta.

Regar os mexilhões com o molho e polvilhar com a salsa picada restante. Servir de imediato, com pão ou batatas fritas.


Ramo
: Maço - Pimenta : Pimenta do reino

dddd

PostHeaderIcon Tarte de Fundos de Alcachofras

Uma lata de corações de alcachofras ditou o jantar.
A receita veio daqui, do site Vaqueiro.
Ficou aprovada! E recomenda-se!

Ingredientes:

1 cebola
2 colheres de sopa azeite
1 lata de fundos de alcachofras
1 lata de cogumelos laminados
1 placa de massa folhada refrigerada
1 pimento vermelho cortado em cubinhos
sumo de limão
sal
3 ovos
2 dl de natas light

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
Descasque e pique a cebola e leve ao lume com o azeite.
Entretanto escorra os fundos de alcachofras e corte-os em pedaços. Junte à cebola e adicione também os cogumelos escorridos e o pimento em cubinhos. Deixe cozinhar sobre lume brando até os legumes estarem moles.
Forre uma forma de tarte com a placa de massa folhada e pique o fundo com um garfo. Bata os ovos com as natas até estarem desfeitos.
Tempere os legumes com sumo do limão, sal e pimenta e junte tudo à mistura de ovos e natas. Deite sobre a massa folhada e leve a cozer no forno durante cerca de 30 minutos.
Sirva quente ou fria com uma salada verde.

Bom Apetite!
dddd
segunda-feira, 1 de outubro de 2007

PostHeaderIcon Clafoutis de ameixas francesas



A reine-claude é uma ameixa francesa de cor esverdeada, muito mais pequena que a variedade que costumamos consumir habitualmente em Portugal. O seu sabor levemente ácido faz com que fique deliciosa no clafoutis, uma sobremesa tradicional francesa à moda antiga... Cá em casa, adoramos!

Ingredientes para 6 pessoas

- 500 g de ameixas reine-claude
- 3 ovos
- 500 g de leite
- 100 g de natas light
- 1 pitada de baunilha em pó
- 50 g de manteiga amolecida
- 100 g de açúcar
- 125 g de farinha de trigo
- manteiga e açúcar para a forma

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com um pouco de açúcar. Reservar.

Lavar e secar as ameixas. Cortá-las em metades e remover os caroços delicadamente, sem estragar a polpa. Colocar as metades de ameixas na forma, com a parte cortada virada para baixo. Reservar.

Bater muito bem os ovos com o leite, as natas, a manteiga, a baunilha e o açúcar. Juntar a farinha e bater mais um pouco.

Verter a massa na forma, sobre as ameixas. Levar ao forno por aproximadamente 45 minutos, a 180ºC. Retirar o clafoutis do forno e deixar arrefecer por completo antes de servir.

Mais receitas de clafoutis aqui


Natas : Creme de leite - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Frango Marinara

Simplesmente delicioso!
É uma pena ter perdido a origem desta receita, que fui descobrir impressa numa folha A4 dentro de uma das minhas revista Vaqueiro antigas.
Bastante simples e rápida de fazer, como se gosta! E cheia de sabor.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango inteiros
1 ovo batido
sal e pimenta q.b.
queijo parmesão ralado
pão ralado
azeite
1 cebola
2 tomates maduros
alho picado
vinho barnco
oregãos
queijo mozarella

Preparação:

Leve um pouco de azeite a aquecer e aloure aí a cebola e o alho picado. Junte o tomate pelado e partido em cubos e tempere copm sal e pimenta. deixe levantar fervura, refresque com um gole de vinho branco e junte ois oregãos. Deixe cozinhar alguns em lume brando 15 minutos.
Entretanto parta o peito de frango em cubos grandes e tempere-os com sal. Passe os pedaços de frango pelo ovo batido e depois poir uma mistura de pão ralado e queijo parmesão.
Frite até ficar dourada numa frigideira anti aderente apenas com um fio de azeite.
Assim que os pedaços de frango ficarem dourados vá retirando ara um prato que possa ir ao microondas.
Por cima dos pedaços de frango coloque o molho de tomate e cubra todos os pedaços com o queijo mozarella ralado ou em fatias. Polvilhe com mais oregãos e leve ao microoondas até o queijo começar a derreter.
Sirva de imediato acomanhado por uma salada verde e arroz branco.
Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top