sexta-feira, 16 de novembro de 2007

PostHeaderIcon Massa no Forno com Tomate e Mozarella


Esta receita foi inspitada numa receita do livro do Jamie Oliver, Cozinha na Italia - Orchetti com Tomate , Mozarrela e Manjericão - que o M. me ofereceu recentemente.
Foi dia de refeição vegetariana cá em casa e o M. não refilou...pelo contrário é tão boa que nem se sente a falta da carne.
A receita original é feita com orchetti, eu apenas mudei a massa para capeletti.
Ah, e não fiz exactamente o molho de tomate como o Jamie Oliver. Mas de resto é em tudo igual.
Aqui fica como eu fiz!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lata grande de tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
200gr de capeletti
2 bolas de mozarella fresca
1 chávena de chá de parmesão ralado
folhas de manjericão frescas
sal e pimenta q.b.
piri-piri a gosto

Preparação:

Num robot de cozinha pique a cebola, o alho e o tomate pelado com o sumo da lata. Coloque essa mistura num tacho e deixe levantar fervura. Reduza então o lume para o mínimo, tempere de sal, pimenta e piri-piri moído e deixe cozinhar lentamente em lume brando durante 15 a 20 minutos. Se vir que o molho está a ficar muito grosso junte um pouco de água (o molho deverá ficar solto). No final da cozedura junte as folhas de manjericão partidas grosseiramente e reserve.
Entretanto coza a massa em água temperada com sal e até ficar al dente. Depois de cozida escorra-a e passe por água fria.
Junte metade do molho de tomate à massa, assim como 1/3 do queijo parmesão ralado.
Num tabuleiro que possa ir ao forno coloque uma camada de massa, regue com molho de tomate, cubra com parmesão e com uma camada de mozarella fatiada. Coloque então nova camada de massa, molho de tomate, parmesão e termine com uma camada de mozarella e mais parmesão ralado.
Leve a forno quente até o queijo derreter e dourar.
Sirva quente a borbulhar ou à temperatura ambiente.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 15 de novembro de 2007

PostHeaderIcon Coelho à Januário


Não me perguntem quem é o Januário.
Quando resolvi cozinhar o coelho que tinha na arca não sabia bem como. Resolvi então procurar uma receita que me agradasse no maravilhoso Livro de Pantagruel.
E de entre muitas receitas, a eleita foi o Coelho à Januário.
Simples e bom.

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 Coelho caseiro
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de picada
1 dl de vinho branco
1/2 dl de caldo de carne
1 colher de sobremesa de farinha
1 colher de sobremesa de manteiga
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve o azeite ao lume, junte o coelho em pedaços e vá mexendo. Quando estiver louro adicione a cebola, o alho e a salsa picada e mexa bem. Junte o vinho e o caldo de carne e tempere de sal e pimneta. Tape e deixe ferver em lume brando mexendo de vez em quando, até o coelho estar cozido e tenro.
Se o molho reduzir muito, junte um pouco mais de caldo de carne.
Antes de servir, retire o coelho do tacho deixando ficar o molho. A este junte a farinha desfeita num pouco de caldo e deixe ferver mexendo constantemente até engrossar. Junte a manteiga e deixe-a derreter.
Deite o molho sobre o coelho e sirva imediatamente com puré de batata ou arroz branco e esparregado.

Bom Apetite!
dddd
quarta-feira, 14 de novembro de 2007

PostHeaderIcon Cachorro quente empanado


Esta foi outra das receitas escolhidas para o Magusto. A receita veio desta casa, e esta foi finalmente a ocasião ideal para a testar.
Mais uma receita testada e aprovada!

Ingredientes:

1 chávena de chá de farinha de trigo
1/2 chávena de chá de semola de milho
1 colher (sopa) açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 ovo
1 chávena de chá de leite
1/4 chávena de chá de óleo
1 frasco de salsichas para cachorro
Espetos para espetadas partidos ao meio

Preparação:

Misture todos os ingredientes num recipiente fundo e reserve.
Corte cada uma das salsichas em 4 pedaços e espete cada pedaço em meio espeto das espetadas.
Passe pela massa pegando numa estremidade do espeto e mergulhando a salsicha na massa cobrindo bem.
Frite em óleo quente até dourar.
Sirva com molho barbecue. (Molho barbecue rápido: 1/2 chávena de chá de ketchup + 3 colheres de sopa de molho inglês + 2 colheres de sopa de coca-cola. Misture bem.)

Bom Apetite!
dddd
terça-feira, 13 de novembro de 2007

PostHeaderIcon Patê de Ovo e Delicias

No fim de semana fizemos um Magusto em casa da minha amiga MJ. Cada convidado levava alguma coisa para comer, doce ou salgado e, claro castanhas!
Resolvi fazer o Pãozão, testado e aprovado, não só aqui como em várias cozinhas e, para além disso, fiz este "patê" que também costuma fazer algum sucesso e é bastante simples.
A receita é da minha amiga G.

Ingredientes:

250gr de delicias do mar
4 ovos
200gr de maionese (de boa qualidade)

Preparação:

Coza os ovos em água com sal, descasque-os e deixe arrefecer. Corte as delicias já descongeladas em pedaços pequenos e faça o mesmo com os ovos. (O truque é picar tudo com a faca grosseiramente. Se usarem o robot de cozinha o resultado é uma pasta que não tem nada a ver com este patê.)
Junte a maionese e misture sem fazer uma papa. A mistura deverá ficar bastante compacta, a notarem-se os pedaços de ovo e delícias como aparece na foto.
Leve ao frigorifico e sirva com pão fresco partido em pedaços ou tostinhas. Também fica optimo barrado em sandes para levar em piqueniques.

Bom Apetite!
dddd
segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PostHeaderIcon Empadas de Galinha


A preparação de uma verdadeira canja de galinha ditou o ingrediente. Que fazer a toda aquela carne cozida?
Foi então que me lembrei de fazer umas empadinhas caseiras desde a massa ao recheio. E ficaram muito boas. E a massa ficou aprovadíssima apesar de ser um pouco difícil de trabalhar pois é um pouco mole.

Ingredientes para cerca de 12 empadas:

Recheio:
1/2 galinha cozida
200 ml de molho bechamel
azeite
alho picado
salsa
sal e pimenta q.b.


Massa:
250gr de farinha
3 ovos pequenos
80 gr de manteiga sem sal
sal q.b.
leite


Preparação:

Comece por preparar o recheio. Desfie a galinha limpando-a de peles e osso. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e alho picado e refogue ligeiramente a carne. Junte o molho bechamel, rectifique de sal e pimenta e junte salsa picada. Mexa bem e reserve.
Passe depois à massa. Numa tigela coloque a farinha e o sal. Abra uma cova ao meio e coloque os ovos e a manteiga à temperatura ambiente. Amasse bem e misture um pouco de água ou um pouco de farinha se necessário. Deixe a massa descansar 1 hora.
Unte e polvilhe com farinha as formas para as empadas e ligue o forno a 180ºC.
Com o rolo estenda a massa e corte rodelas com o diâmetro suficiente para forrar as formas. Forre as formas, recheie com o preparado de galinha e tape com mais uma rodela de massa fechando bem.
Pincele com leite e leve ao forno cerca de 40 minutos até as empadas estarem cozidas e douradas!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Pão de Mirtilos - Bilberry Bread

De passagem pela loja IKEA na noite de sexta-feira, a fim de comprar um tabuleiro rectangular, antiaderente (dentro de alguns dias vão saber para o que vai servir, algo divinal, acreditem...), deparei-me com alguns pacotes de farinha pronta para pão, de Mirtilos e de Centeio à venda. Temendo que fossem iguais (quero dizer, demasiado salgadas para o meu gosto) trouxe apenas um pacote de farinha para pão com mirtilos ou como se diz em sueco Lingonbröd. Em boa verdade, trouxe também uma caixa de bolachas de gengibre e um pacote de "Christmas Black Leaf Tee" que tinha provado no natal passado em casa de amigos e de que eu e a C. gostámos bastante.
De volta ao nosso pão, ele tem a vantagem de poder ser feito na máquina ou à mão, como é desejo de muitos/as que visitam este blog. Tenham apenas em atenção que o pacote não tem qualquer instrução em português e o sueco não é definitivamente uma língua que nos seja familiar...! O ridículo é que as instruções estão afixadas ao lado da prateleira das farinhas e nós só damos pela sua falta, quando vamos deitar mãos-à-obra.
Feito e comido o Lingonbröd, a conclusão é de que tenho de lá passar a buscar mais um pacote...!

Ingredientes:

- 500g de farinha Lingonbröd (IKEA)
- 450ml de água
- 1 colher de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente, nesta caso utilizei o um dos pac's que acompanhava o pacote de farinha)

Preparação:

Siga o procedimento recomendado pelo fabricante da sua máquina. Quando ela terminar o seu Lingonbröd, prepare um chá "Christmas Black Leaf Tee" (à venda igualmente no IKEA) e sinta o Natal a aproximar-se...!

Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd

Blog Archive

back to top