sábado, 27 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Frango à Procurador



Cá estou eu de volta em directo da minha cozinha da ilha Terceira...! Antes de mais nada, agradeço muito, muito, muito todas as queridas mensagens deixadas no blog e na minha caixa de correio electrónico para me desejar um feliz Natal e uma boa mudança. Peço imensa desculpa por não ter ainda retribuido, pois o meu computador continua desmontado e encaixotado - neste momento, estou a usar um que me foi gentilmente emprestado. Correu tudo lindamente; os nossos cães e gatos chegaram bem e estão a adaptar-se da melhor maneira à casa nova (e nós também, claro...!). Quanto ao Natal - passado em casa de grandes amigos nossos terceirenses, foi um dos mais bonitos que passei até hoje na minha vida. A cozinha só funciona à meio gás, pois ainda estamos naquela fase transitória da mudança, com armários quase vazios, poucos ingredientes à mão, frigorífico pequeno e electro-domésticos à faltar, mas lá nos vamos aguentado até ficar tudo pronto. Tenho cozinhado coisas tão básicas que nem merecem publicação no bistrot... Todavia, aqui vai o nosso almoço de hoje, inspirado no livro Cozinha tradicional da ilha Terceira - Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra). Julgo que a receita original é preparada com uma galinha inteira, mas como só tinha umas sobrecoxas de frango em casa, adaptei-a um pouco. Um prato muito simples, é verdade. Mas também muito saboroso! Prometo voltar a postar logo que for possível...

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 sobrecoxas de frango do campo ou de galinha tipo caseira
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola inteira descascada
- 1 boa pitada de açafrão
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- 2 copos de arroz
- sal

Preparação

Aquecer o óleo num tacho. Juntar os pedaços de frango e dourar muito bem de todos os lados.

Cobrir com água quente e temperar com sal. Adicionar a cebola inteira, o vinagre, metade da manteiga e o açafrão. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 40-45 minutos.

Entretanto, pré-aquecer o forno à 180ºC.

Retirar os pedaços de frango do tacho com uma escumadeira e colocar no centro de uma assadeira. Barrar a carne com a manteiga restante e reservar.

Acrescentar água suficiente ao tacho onde cozeu o frango até perfazer 5 copos de líquido (2 vezes e meia o volume do arroz). Levar a ferver e rectificar o tempero.

Juntar o arroz e cobrir com uma tampa. Deixar fervilhar em lume brando até o arroz ficar cozido "al dente".

Distribuir o arroz e o caldo deste à volta dos pedaços de frango, na assadeira. Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos - à 180ºC, ou até o frango e o arroz se apresentarem tostados. Retirar do forno e servir de seguida, acompanhando com salada mista.

Ver também : Arroz de frango à beirã / Arroz de frango no forno

dddd

PostHeaderIcon Sonhos de Abóbora em Infusão de Laranja, Cravinho e Anis - Pumpkin Dreams - Pets-de-Nonne

Mais um ano que chega ao fim e com ele o balanço dos "sonhos" realizados e a lista dos "sonhos" a realizar nos 365 dias de 2009.
Quanto aos sonhos realizados, deixei-vos aqui uma receita simples que espero que todos tenham apreciado. No que respeita aos sonhos vindouros, deixo-vos esta receita mais sofisticada do grande Chef Vitor Sobral.
Como podem constatar, não só é muito fácil sonhar, como fácil é, ver alguns desses sonhos concretizados.
Bom Ano e Bons Sonhos.


Ingredientes:

Sonhos:

- 250 g de farinha
- 200 g de polpa de abóbora cozida e escorrida
- 1 pau de canela
- 1 casca de limão
- 4 ovos
- 2 colher de café de fermento em pó
- 1 colher de café de sal
- 60g de manteiga
- 2,5dl de água


Infusão:

- zesto de 2 laranjas
- 3 cravinhos
- 2 estrelas de anis
- 0,5dl de aguardente
- 150g de açúcar
- 3dl de água

Preparação:

Coza a abóbora sem casca, juntamente com um pau de canela e a casca de um limão. Retirar o pau de canela e a casca do limão e deixar a escorrer num passador de um dia para o outro. No dia seguinte esprema num pano a polpa da abóbora e reserve. Leve ao lume num tacho, a água com o sal a manteiga e, quando ferver junte a farinha mexendo sempre muito bem até que comece a despegar do fundo do tacho. Retire a massa do lume e junte os ovos um a um. Adicione ao preparado a abóbora cozida e o fermento em pó e, envolva tudo muito bem até ficar com uma mistura homogénea. Leve a fritar pequenas porções (1 colher de sopa) de massa, em azeite quente. Reserve.
Para a infusão corte o zesto de laranja em juliana fina e ferva com os restantes ingredientes durante um minuto. Regue os sonhos com esta infusão e sirva.

Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Rolo de Carne

Ingredientes:
500 gr de carne de porco
500 gr de carne de vaca
1 pacote de natas
1 pacote de sopa de cebola (normalmente utilizo quase tudo de marca branca, mas sopa de cebola só consumo da Knorr)
1 cerveja
pão ralado q.b.
queijo q.b.

Preparação:
Misturei a sopa de cebola com as natas e reservei. Num recipiente juntei a carne de porco com a de vaca e fui misturando as natas com a sopa de cebola, para ficar tudo muito bem envolvido. Para ajudar a ficar mais maleável coloquei um pouco de pão ralado.
Estendi na bancada da cozinha papel de alumínio e coloquei um pouco de pão ralado em cima (muito bem espalhado) e fui dispondo a carne em cima do mesmo (como se fosse um rectângulo), fazendo com que ficasse com uma espessura semelhante em toda a superfície. No meio coloquei fatias de queijo e, com a ajuda do papel de alumínio, comecei a formar o rolo.
Coloquei numa travessa, reguei com uma cerveja e pus no forno.
Fácil, não é??

Publicado em simultâneo aqui.

dddd

PostHeaderIcon Bolo Rei - King Cake - Gâteau des Sans-Cullottes

"Era  uma vez, três Reis Magos que iam levar os presentes ao Menino Jesus.
Os Reis iam a discutir uns com os outros, porque todos queriam dar o presente primeiro.
Os Reis encontraram uma velhinha e ela perguntou :
- Porque é que estão a discutir uns com os outros ?
Eles responderam:
- Porque todos queremos dar a prenda em primeiro lugar ao Menino Jesus.
A velhinha disse:
- Vou fazer um bolo-rei e já volto.
Passado algum tempo...
Aqui está o bolo-rei. Tem lá dentro um brinde e uma fava. A quem calhar o brinde é o primeiro a dar a prenda ao Menino Jesus e, a quem calhar a fava é o último.
Os Reis concordaram e, cada um comeu uma fatia do bolo.
O brinde saiu ao Rei que levava o Ouro e, a fava ao que levava a Mirra.
Quando chegaram ao pé do Menino Jesus, deram-lhe os presentes.
O primeiro foi o que levava o Ouro, o segundo o que levava o Incenso e o último o que levava a Mirra."

Esta é a lenda do Bolo Rei mas históricamente a versão é considerávelmente diferente. 
Bolo Rei terá surgido em França no tempo de Luis XIV para as festas do Ano Novo e Dia de Reis. Existem relatos da época sobre esta iguaria e existe mesmo um quadro famouso de Greuze com o nome de Gâteau dês Róis. Com a Revolução Francesa (1789) este bolo foi proibido, só que os pasteleiros que tinham um excelente negócio em mãos em vez de o eliminarem decidiram continuar a confeccioná-lo chamando-lhe Gâteau dês Sans-cullotes. Parece assim não restarem dúvidas de que o Bolo Rei tem origens francesas, apesar do Bolo Rei em Portugal não ter a ver com o bolo simbólico da festa dos reis existente na maior parte das províncias francesas a norte do rio Loire, na região de Paris, onde o bolo é uma rodela de massa folhada recheada de creme. A receita portuguêsa é baseada na confeccionada a sul do Loire onde o bolo em massa levedada tem a forma de uma coroa. 
Não fosse a Confeitaria Nacional e provavelmente não haveria bolo-rei em Portugal. Foi Baltazar Castanheiro Junior, filho do fundador desta casa, que introduziu a receita na capital, ao chegar de uma das suas inúmeras viagens a Paris (1870). No Porto foi posto à venda pela primeira vez em 1890 por iniciativa da Confeitaria Cascais feito segundo receita que o proprietário Francisco Júlio Cascais trouxera de Paris. Assim o Bolo Rei atravessou com êxito os reinados da rainha D. Maria II e dos reis D. Pedro, D. Luis, D. Carlos e D. Manuel II, mas foi com a proclamação da República em 5 de Outubro de 1910 que vieram os piores tempos para o Bolo Rei ficando em risco a sua existência, tudo por causa da palavra “rei”. Morto este símbolo, o bolo tinha que desaparecer ou mascarar-se para evitar a guerra que lhe podia ser feita. Os confeiteiros continuaram a fabricar o bolo sob outra designação, os menos imaginativos deram-lhe o nome de ‘ex-bolo rei’, mas a maioria chamou-lhe bolo de Natal ou bolo de Ano Novo. Não contentes com nenhuma destas idéias os republicanos mais radicais chamaram-lhe bolo Presidente. Passado esse período negro, o bolo readquiriu a sua designação original, Bolo Rei, tornando-se um verdadeiro símbolo da época Natalícia.

Ingredientes:
 
Para a Massa:

- 500g de farinha tipo 55
- 30g de fermento de padeiro
- 2 dl de leite morno
- 120g de manteiga
- 1 colher de
café de sal
- 70g de açucar
- raspa de uma laranja
- raspa de um limão
- 3 ovos
- 2cl de rum
- 2 chávena de nozes, pinhões, amêndoas e amendoins picados grosseiramente
- 1 1/2 chávena de frutas cristalizadas picadas
- 1 chávena de sultanas/passas de uvas
 
Para a Cobertura:

- Frutas cristalizadas
- Frutos secos
- Açúcar granulado ou de pasteleiro
 
Preparação:

Peneire a farinha para dentro de uma tigela e faça uma cova no meio. Coloque nessa cova o fermento esfarelado. Dissolva-o com o leite morno e ao mesmo tempo, misture-o com a farinha existente nas bordas. Tape a tigela com um pano e deixe a massa levedar num local quente.
Derreta a manteiga, misture-a com o sal, o açúcar e as raspas de da laranja e do limão. Junte este preparado à massa com o fermento. Misture os ovos com o cálice de Rum e adicione também à massa. Comece por amassar este todo, juntamente com a farinha com uma colher de pau. Logo de seguida, amasse o preparado com as mãos, até que esta fique lisa e suave, desprendendo-se das paredes da tigela. Tape de novo a massa com um pano e deixe levedar até duplicar o volume.
Coloque a massa numa mesa de trabalho polvilhada com farinha e amasse-a de novo com as mãos adicionando as nozes, as amêndoas os pinhões, os amendoins, as frutas cristalizadas picadas e as sultanas. Divida a massa em duas metades, cada uma com cerca de 50cm de comprimento e enrole-as. Una os dois rolos de massa dando-lhes a forma de coroa.
Unte um tabuleiro e coloque nele os bolos. Bata as gemas com umas gotas de água e pincele as duas coroas. Decore com os frutos secos, as frutas cristalizadas e o açucar. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 200°C durante cerca de 25/30 minutos.
Bom Natal.

Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd
quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Tarte de Maçã da Barbara

Apesar de estarmos todos empanturrados de doces e de comida, não queria deixar de partilhar aqui com vocês esta simples Tarte de Maçã, receita da minha amiga B.!
Para já, não deve haver grande apetite para doces, mas, guardem a receita e sirvam-na, por exemplo, no Fim de Ano.

Ingredientes:

1 placa de massa folhada refrigerada
8 colheres de sopa de compota de maçã
6 maçãs
1 pacotinho de açúcar baunilhado

Preparação:

Desenrole a massa folhada e pique toda a superfície com um garfo. Este passo é muito importante. Tem mesmo que picar muito bem toda a superfície da tarte, para permitir que a massa não folhe e fique fininha e crocante.
Cubra depois toda a superfície da tarte com a compota de maçã, e, por cima desta a maçã previamente descascada e cortada em fatias finas. Povilhe com o açúcar baunilhado e leve a forno quente (180ºC) até a tarte estar dourada e a massa cozinhada, cerca de 30 a 40 minutos.
Sirva fria ou morna.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Um Feliz Natal!

dddd

PostHeaderIcon Bolo - Rei

Não podia deixar de também hoje colocar aqui uma receita. Uma receita especialmente dedicada ao Natal. O Bolo-Rei ainda não está pronto, repousa no quentinho da cozinha, a levedar calmamente para depois ir a cozer.Para aqueles, malucos como eu, que têm de passar o dia 24 a cozinhar, aqui fica a receita.
Mais logo estaremos junto das nossas familias, a comemorar o Nascimento do Menino Jesus.
Para todos um Feliz Natal!

Ingredientes:

1,100kg de farinha de trigo
110g de manteiga
500g de açúcar
1 cl de leite
6 ovos + 1
250gr de passas de uvas
250gr de Frutas cristalizadas picadas + inteiras para decorar
100gr de pinhão
50gr de amêndoas descascadas
50gr de nozes
1cl de aguardente
40gr de fermento de padeiro
5gr de sal
açúcar em pó para decorar

Preparação:

Misture 220gr de farinha com o fermento de padeiro desfeito em leite morno. Amasse a mistura, abafe e deixe em repouso por duas horas a fermentar.
Peneire a farinha restante sobre a mesa ficando em monte. Abra uma cva no meio e coloque o sal, o açúcar, os ovos, a manteiga derretida, as amêndoas, as nozes, os pinhões, as passas e ainda o leite em quantidade suficiente para amassar.
Ligue esta massa com a que ficou a descansar. Amasse novamente e depois deixe repousar, coberta, durante 4 horas para fermentar.
Passado este tempo, misture na massa a aguardente, tenda o bolo em forma de coroa, decore com as frutas cristalizadas e pinte o bolo com o ovo batido.
Disponha no tabuleio polvilhado com farinha e leve acozr ao forno durante 1 hora a 160ºC.

Bom Apetite! E Bom Natal! dddd
terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Boas Festas ...!

Photobucket



A Equipa d´As Minhas Receitas deseja a todos ...
Um Feliz Natal, cheio de presentes e de Boas Receitas ...!
dddd

PostHeaderIcon Boas Festas ...!

Photobucket



A Equipa d´As Minhas Receitas deseja a todos ...
Um Feliz Natal, cheio de presentes e de Boas Receitas ...!
dddd

PostHeaderIcon Tarte de Chocolate HSP

Mais uma sobremesa feita para o meu dia de anos, mas que é também ideal para uma mesa de Natal.
A receita é do Henrique Sá Pessoa (HSP) e encontra-se no livro Entre Pratos.
Esta tarte de chocolate é optima para os verdadeiros amantes de chocolate. Usem o melhor chocolate que puderem, e vão ver que não se vão arrepender!

Ingredientes:

Massa:
175gr de manteiga
90gr de açúcar
1 ovo
250gr de farinha
1 pitada de sal

Recheio:
400gr de chocolate preto com 60% de cacau
150ml de leite
250 ml de natas
1 ovo ligeiramente batido
opcional - 200ml de natas para bater para servir com a tarte

Preparação:

Comece por fazer a massa da tarte. Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura esbranquiçada. Junte depois, sem parar de mexer o ovo. Passe a farinha e o sal pela peneira e adicione gradualmente à mistura anterior. Incorpore bem.
Deite a mistura na mesa de trabalho e trabalhe-a até ficar consistente. Envolva-a depiois em película aderente e deixe-a repousar cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo forre uma tarteira com a massa. Cubra com papel vegetal e feijões para fazer peso e coza no forno a 170ºC durante 10 minutos. Retire os feijões, pincele a massa com um pouco de ovo e leve novamente ao forno até ficar dourada. Reserve.
Entretanto prepare o recheio. Num tacho junte as natas, o leite e o chocolate partido em cubos e aqueça até o chocolate derreter. Mexa bem e arrefeça ligeiramente. Incorpore o ovo no preparado e passe por um passador directamente para cima da tarte.
Coza a tarte a 120ºC durante 45 minutos. Desligue o forno e deixe repousar mais 15 minutos.
Polvilhe a tarte com açúcar em pó e sirva, se gostar, com as natas batidas.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PostHeaderIcon Doce de Ovos com Amêndoa

Mais uma gulodice ideal para uma mesa de Natal.
É um dos doces favoritos do M., e foi uma das sobremesas que servi no jantar onde comemorei os meus 30 anos.
Espero que gostem.

Ingredientes:

12 gemas de ovo
2 chávenas (150ml) mal cheias de açúcar
2 chávenas (150ml) mal cheias de leite
200gr de amêndoa ralada fina com casca
canela em pó para polvilhar

Preparação:

Bata as gemas com o açúcar e o leite. Transfira a mistura para um tachinho e leve a lume brando sem parar de mexer, até a mistura engossar.
Adicione depois as amêndoas, mexa bem e leve a lume novamente até levantar fervura.
Coloque numa taça de servir, ou em 12 tacinhas individuais e polvilhe com canela em pó.
Sirva depois de frio.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top