sábado, 20 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Beringelas gratinadas à italiana



O meu marido não morre de amores por beringelas, mas compro de vez em quando pois é um vegetal rico em proteínas. Todavia, se as beringelas estiverem assim bem disfarçadas, ele até as come com agrado. Uma receita italiana clássica que tanto pode ser servida como entrada, refeição ligeira ou acompanhamento. No Verão, também fica muito bem fria.

Ingredientes para 4 pessoas

- 3-4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 beringelas grandes
- 100 g de queijo mozzarella finamente fatiado
- 200 ml de polpa de tomate
- 50 g de queijo parmesão ralado + um pouco para guarnecer
- sal & pimenta moída no momento
- mangericão seco q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Lavar e secar as beringelas. Descartar as pontas e cortar as beringelas em fatias finas no sentido longitudinal, sem descascar.

Aquecer parte do azeite juntamente com os alhos esmagados numa frigideira grande anti-aderente, em lume brando. Adicionar as fatias de beringela sem as sobrepor. Cozinhar por 3-4 minutos de cada lado, ou até as fatias de beringela se apresentarem tenras e douradas. Escorrer sobre papel absorvente. Repetir o processo com o azeite e as fatias de beringela restantes.

Colocar uma camada de fatias de beringela numa assadeira rasa. Cobrir com uma camada de fatias de mozzarella e regar com um pouco de polpa de tomate. Temperar com sal, pimenta e mangericão à gosto. Sobrepor mais uma camada de fatias de beringela, de mozzarella, polpa de tomate, etc. até os ingredientes esgotarem, terminando com uma camada de polpa de tomate, sal, pimenta e mangericão.

Polvilhar com o queijo parmesão ralado e levar ao forno por 25-30 minutos, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e guarnecer com mais um pouco de parmesão ralado no momento. Servir de seguida, acompanhando com salada de folhas.

Fonte : receita adaptada do livro No Forno - Parragon Books (Portugal)

Beringela : Berinjela - Mozzarella : Mussarela - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Penne com mexilhão e tomate seco



O sabor iodado do mexilhão combina muito bem com os aromas fortes do tomate seco e do mangericão. Um prato de pasta tão simples quanto bom...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 400 g de massa curta riscada tipo penne rigate
- 450 g de miolo de mexilhão cozido
- 1 colher (chá) de sal grosso
- 85 g de farinha
- 125 ml de azeite + 1 fio
- 100 g de tomates secos cortados em tiras finas
- 1 colher (sopa) de mangericão seco
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Levar a massa a cozer até ficar "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal e de um fio de azeite. Escorrer a massa e voltar a coloca-la no tacho onde cozeu. Reservar.

Colocar o sal grosso, a farinha e pimenta à gosto num saco de plástico tipo saco de congelação. Juntar o miolo de mexilhão e fechar hermeticamente. Sacudir energicamente até o mexilhão ficar bem revestido de farinha.

Aquecer o azeite em lume médio numa frigideira anti-aderente de paredes altas. Adicionar o mexilhão e fritar até dourar de todos os lados, mexendo sempre.

Juntar o mexilhão à massa. Adicionar as tiras de tomate seco e polvilhar com o mangericão. Misturar delicadamente em lume brando, só para aquecer a massa. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livre Massas - Ed. Parragon Books (Portugal)

Mexilhão : Marisco - Massa : Macarrão - Pimenta : Pimenta do reino - Miolo : Carne
dddd
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Creme de Bróculos

Quem disse que são preciso muitos vegetais para fazer uma sopa deliciosa? Esta levou apenas um vegetal, sal e água. E ficou deliciosa e cremosa. Ideal para servir em pequenos copos de shot num jantar volante. Deixo a sugestão!

Ingredientes para 4 pessoas:

500gr de broculos
sal
água q.b.

Preparação:

Arranje os broculos em raminhos e lave-os. Leve uma panela ao lume com sal e assim que levantar fervura introduza os broculos e deixe cozer bem.
Escorra os broculos reservando a água da cozedura, Coloque-os num copo triturador juntamente com um pouco de água e triture bem. Vá misturando um pouco da água da cozedura até a sopa apresentar uma textura espessa e cremosa, Triture um pouco mais e coloque nos copos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Tortilha mediterrânica



Esta clássica tortilha à moda espanhola é uma óptima opção para uma refeição ligeira mas todavia saborosa e nutritiva...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 8 ovos
- 600 g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 1 e 1/2 pimentos cortados em tiras finas (verdes ou vermelhos)
- 4-6 tomates-cereja cortados em quartos
- 3 colheres (sopa) de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas
- 2 dentes de alho picados finamente
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de natas
- orégãos secos q.b.
- sal & pimenta moída no momento



Preparação

Levar as batatas a cozer em água a ferver temperada de sal até ficarem cozidas mas ainda firmes. Escorrer muito bem e deixar arrefecer.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa tigela grande, bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira resistente ao lume e ao forno. Juntar os alhos picados e as tiras de pimento. Refogar até o pimento se apresentar macio, mexendo com frequência. Retirar o pimento da frigideira e reservar.

Colocar os cubos de batata na frigideira que serviu para os pimentos. Saltear por 1-2 minutos e cobrir com as tiras de pimento reservadas. Espalhar os quartos de tomate-cereja e as rodelas de azeitona.

Regar tudo com os ovos batidos e polvilhar com orégãos à gosto. Cozinhar por aproximadamente 3 minutos, até a tortilha formar uma crosta por baixo.

Transferir a frigideira para o forno. Cozinhar por 20-25 minutos, ou até a tortilha ficar coalhada e dourada.

Retirar a frigideira do forno e deixar repousar por 5-7 minutos antes de cortar a tortilha em fatias. Servir a tortilha quente, morna ou fria, com uma salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da publicação TeleCulinária Gold * Sabores do Mundo (Portugal)

Pimento : Pimentão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Orégãos : Orégano - Arrefecer : Esfriar
dddd
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Sandwich de Frango, Pesto e Mozarella

Quando se chega a casa, após um fantástico fim de semana prolongado em boa companhia e por sítios lindos, não há muito em casa para comer. Ao mesmo tempo, a vontade de ir às compras a um supermercado apinhado e num dia de chuva, é nenhuma. Como se resolve a questão do jantar? Compra-se pão na padaria mais próxima e improvisa-se com os restos sobreviventes no frigorífico. O resultado saiu melhor que a encomenda.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pães
1 chávena de frango desfiado (restos de frango assado)
4 colheres de sopa de pesto
1 bola de mozarella fresca
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Comece por misturar o vinagre balsâmico com o azeite e tempere de sal e pimenta.
Entretanto abra o pão ao meio e barre-o generosamente com o pesto. Cubra depois com o frango desfiado e com fatias de mozarella fresca. Regue com o molho de balsâmico e azeite e feche os pães.
Embrulhe cada uma das sandes em papel de alumínio e faça pressão sobre elas, colocando um peso em cima delas. Deixe ficar assim durante cerca de 30 minutos para o pão absorver os sucos do recheio.
Sirva as sandes cortadas ao meio juntamente com uma sopa ou uma salada.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Frango com presunto e legumes assados



Além de saborosa, esta receita prepara-se num instante e é muito prática pois só necessita de sujar uma assadeira para a sua confecção, poupando assim tempo e energia...

Ingredientes para 2 pessoas

- 2 peitos de frango sem pele nem ossos
- 350 g de legumes variados cortados em pedaços pequenos*
- 4 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída no momento
- 2 fatias finas e largas de presunto
- cunhas de limão

* usei floretes de couve-flor e de brócolos, assim como rodelas de cenoura

Preparação

Pré-aquecer o grelhador do forno. Forrar uma assadeira com uma folha de papel vegetal.

Transferir os legumes para uma tigela. Juntar metade do azeite. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem. Colocar os legumes num canto da assadeira.

Temperar os peitos de frango com sal e pimenta. Embrulhar cada pedaço de carne numa fatia de presunto. Colocar os peitos de frango na assadeira, com as pontas do presunto viradas para baixo. Pincelar com o azeite restante.

Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o frango ficar tenro e cozido. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida, acompanhando com cunhas de limão.

Fonte : receita adaptada da revista Everyday Food nº51 (E.U.A.)

Pimenta : Pimenta do reino - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Brócolos : Brócolis - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Fritos de Ananás

Se há coisa que não costumo comprar nem usar é fruta em calda. Não gosto de a usar nem na salada de frutas que, quando faço, uso apenas fruta fresca. Uma mania como outra qualquer.
No entanto comprei recentemente uma lata de ananás em calda para fazer uma receita que para além do ananás usava a calda no tempero. Assim, vi-me com meia lata de ananás em calda perdida no frigorífico. A solução encontrada foi preparar estes fritos de ananás. Ficou a faltar a bola de gelado de baunilha a acompanhar.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 rodelas de ananás em calda
100ml de calda do ananás
2 colheres de sopa de açúcar
75gr de farinha
açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Escorra muito bem as fatias de ananás e reserve 100ml da calda. Enxugue as fatias de ananás em papel absorvente. Misture a farinha com o açúcar e a calda do ananás e mexa bem. Passe as fatias de ananás, por farinha, sacudindo o excesso, e depois pela polme.
Frite o ananás em óleo bem quente e até ficar dourado. Escorra sobre papel absorvente.Polvilhe de imediato com o açúcar e a canela e sirva ainda quente com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Directamente da Guiné-Bissau

Recebi um cabaz de produtos vindos directamente da Guiné-Bissau.
Frutos e legumes que nunca tinha visto ou provado como os jacatus parecidos com pimentos pequeninos, o veludo que são os grãos vermelhos, o sucubébém que parece um tomate verde, e ainda o fole, um fruto de casca grossa amarelado.
Chegaram ainda diversos temperos e misturas locais para cozinhar. Pimenta da Guiné e do Senegal, pasta de amendoim com indicação para misturar a frango estufado.Recebi ainda tamarindo para dissolver em água e fazer sumo, torrão de amendoim e gengibre de Conakry, muito mais pequenino do que o que se costuma comprar por aqui. Malaguetas frescas e secas entre outras coisas. E como se tudo isto não bastasse, recebi ainda um livro de receitas da Guiné-Bissau.
Tudo isto enviado por um amigo que teve a simpatia, gentileza e amabilidade de partilhar tudo isto comigo. Obrigado M.N.
E esta é também a minha forma de agradecer, partilhando estas cores com todos os que visitam este blogue. Aguardam-se então receitas com sabores da Guiné- Bissau! dddd

PostHeaderIcon Entrecosto assado com mel, limão e alecrim



Este entrecosto foi o nosso almoço de ontem; o meu maridinho adorou! Fica divinal e, no entanto, é muito simples de fazer. Uma receita deliciosa para quem aprecia sabores agridoces...

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 1 pedaço de entrecosto de porco com aproximadamente 700 g
- 5 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado grosseiramente
- sumo de 1 limão grande
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Cortar o entrecosto em pedaços pequenos. Colocar a carne numa tigela. Temperar com o sumo de limão, o mel, o alecrim picado, sal e pimenta. Misturar muito bem e cobrir com filme transparente. Deixar repousar por 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 190ºC.

Transferir os pedaços de entrecosto e a marinada para uma assadeira. Cobrir com uma folha de alumínio alimentar e levar ao forno por 30 minutos, a 190ºC.

Descartar a folha de alumínio e ligar o grelhador do forno. Levar novamente ao forno até a carne ficar bem tostada, virando-a uma vez.

Retirar a assadeira do forno e servir de imediato. Acompanhar com batatinhas assadas ou arroz à moda de Geórgia.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista TeleCulinária nº1976 (Portugal)

Entrecosto : Costela, costelinha - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
domingo, 14 de fevereiro de 2010

PostHeaderIcon Bolachas de Cacau e Café

Esta semana começa doce, com umas bolachinhas feitas especialmente para oferecer. Preparei-as, deixei a repousar e cozi-as no forno.Deixei arrefecer e embrulhei-as. Só depois me lembrei da fotografia.... Ficaram apenas as duas mais feiosas. E os cartuchinhos com as restantes.

Ingredientes para cerca de 25 bolachinhas:
(Receita da Revista Blue Cooking nº44, página 28)

1 1/2 chávena de farinha
3/4 chávena de cacau
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de café instantâneo
1/2 colher de chá de canela
160gr de manteiga à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar mascavado escuro
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
confeites coloridos q.b.
(a chávena usada tem 230ml de capacidade)

Preparação:

Numa taça msitura a farinha, o cacau, o sal, a canela e o café. Noutra, bata a manteiga com o açúcar com a ajuda de uma batedeira, a uma velocidade média até obter uma mistura fofa. Em seguida, adicione o ovo e a baunilha. Por fim junte a mistura com a farinha e envolva numa velocidade baixa.
Forme um rolo com a massa e role-o sobre os confeites coloridos. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora.
Retire depois o rolo do papel e com uma faca corte fatias de 0.5cm. Leve-as depois ao forno quente, 200ºC, num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 10 a 15 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de guardar.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Doce de tamarilho com pimenta



No Dia dos Namorados, a receita só podia ser doce e apimentada... até porque foi o meu amor que fez esta compota maravilhosa com uns tamarilhos oferecidos pelo nosso amigo Paulo. O tamarilho - também conhecido em Portugal como tomate brasileiro ou tomate arbóreo - é um fruto tropical oriundo da América do Sul. Dá-se muito bem no clima ameno e húmido dos Açores e da Madeira, fazendo de Portugal o único país da Europa a comercializa-lo pois a árvore não suporta ser exposta a temperaturas negativas. O seu sabor agro e ácido relembra um pouco o do tomate verde. Resulta muito bem em saladas de frutas, chutneys, molhos agridoces, geleias, doces e compotas. Em casa, gostamos muito desta compota diferente a acompanhar pão torrado com manteiga açoriana. As minhas amigas terceirenses Teresa e Selma juntam-lhe também uma fatia de queijo amanteigado e acham a combinação divinal... Feliz Dia dos Namorados a quem me visita hoje !

Ingredientes para 1 kg de fruta

- 1 kg de tamarilhos maduros
- 1 kg de açúcar granulado
- 1 colher (chá) de pimenta de Sichuan* em grãos

* usei pimenta de Sichuan pois é uma das mais aromáticas, mas para um toque tipicamente açoriano, esta pode ser substituída por uma quantidade equivalente de pimenta da Jamaica em grãos.



Preparação

Lavar e secar os tamarilhos. Cortar os frutos em pedaços sem remover a pele nem as sementes. Coloca-los numa picadora ou num liquidificador e triturar até obter um puré grosso.

Transferir o puré de tamarilho para um tacho anti-aderente e juntar o açúcar. Misturar muito bem e aquecer em lume médio.

Cozinhar por aproximadamente 25-30 minutos, mexendo com frequência, até obter o ponto de estrada (ao passar a colher de pau no fundo do tacho, esta abre um sulco).

Entretanto, colocar os grãos de pimenta num almofariz. Pisar grosseiramente e envolver a pimenta ao doce no final da cozedura.

Distribuir o doce ainda quente por frascos previamente esterilizados. Fechar hermeticamente e reservar os frascos com a tampa virada para baixo até o doce arrefecer por completo.

Servir o doce com manteiga, bolachas tipo Maria ou Belgas, pão torrado e queijo amanteigado tipo Castelinhos, por exemplo.

Doce, compota : Geleia - Pimenta : Pimenta do reino - Picadora : Processador de alimentos - Almofariz : Pilão - Frasco : Vidro - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Feliz Dia dos Namorados !

Romantismo à lavrador terceirense... :))



Fala quem sabe - RTP Açores dddd

Blog Archive

back to top