sábado, 28 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Pão de Chocolate Negro - Dark Chocolate Bread


Este generoso pão de côdea delicada e textura arejada, é insuperável quando servido ainda quente e cortado em fatias grossas. É uma doce iguaria para servir a meio da manhã com café, ou à tarde com um chá. Também constitui uma boa alternativa para o pequeno-almoço ou lanche da pequenada!

Aos mais sofisticados digo que é o acompanhamento perfeito para um estufado de carne de vaca ou de caça.




Ingredientes:


- 400ml de água
- 450g de farinha tipo 55
- 4 colheres de sopa de açúcar refinado
- 100g de cacau em pó

- 1 colher de chá de sal
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)



Preparação:

Siga os procedimentos normais para a sua máquina (MFP). Não esquecer de respeitar a ordem dos ingredientes secos e húmidos.


Peso: +/- 1kg
Programa: Normal
Cor: Médio

Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd

PostHeaderIcon Tarte de esparguete com vegetais e bacon



Achei a ideia desta "tarte" - que mais se assemelha a um pastelão ou uma frittata - bastante diferente e original. Fica óptima em prato único - com uma salada - e acompanhada de molho de tomate caseiro...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 250 g de esparguete
- sal & pimenta moída na altura
- 1 cebola picada finamente
- 100 ml de azeite + 1 fio
- 150 g de fatias finas de bacon cortadas em tiras
- 2 cenouras cortadas em rodelas finas
- 150 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 100 g de cogumelos frescos tipo champignon, laminados
- 300 ml de natas
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 2 ovos grandes
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma tarteira com manteiga e reservar.

Cozer o esparguete "al dente" num grande volume de água a ferver temperada com sal e o fio de azeite.

Refogar a cebola picada juntamente com as tiras de bacon no azeite restante. Juntar as rodelas de cenoura, os cogumelos e as ervilhas. Saltear por 2-3 minutos.

Regar com as natas e cozinhar por 5 minutos em lume brando, mexendo frequentemente. Temperar com sal, pimenta e a noz-moscada. Retirar do lume e reservar.

Escorrer o esparguete e envolver no preparado anterior. Juntar os ovos previamente batidos e o queijo ralado. Misturar muito bem.

Transferir o preparado para a tarteira e levar ao forno por 30-35 minutos, a 190ºC. Retirar do forno e servir a tarte quente, cortada em fatias. Acompanhar com molho de tomate aquecido e uma salada de folhas.

Tarte : Torta - Esparguete : Espaguete - Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite
dddd
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Lulas guisadas com chouriço e cerveja



Gosto muito de lulas, e no entanto quase que nunca as cozinho. Só as costumo comer fora - cá na ilha Terceira, aconselho o restaurante Pôr do Sol, em Santa Bárbara, onde preparam pratos de lulas muito bons. Todavia, recentemente, resolvi experimentar esta receita tradicional em casa e ficou mais que aprovada. Uma experiência para repetir, sem dúvida.

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 1 kg de lulas limpas e arranjadas
- 1/2 chouriço magro
- 100 ml de cerveja
- 2 cebolas médias, picadas finamente
- 3 dentes de alho picados finamente
- 1 lata de tomate em pedaços (400 g)
- 50 ml de azeite
- 1 folha de louro
- 1 ramo de salsa
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Cortar as lulas em rodelas. Remover a pele do chouriço e cortar a carne em cubinhos. Reservar.

Colocar o azeite num tacho juntamente com as cebolas, os alhos e a folha de louro. Levar ao lume e deixar refogar até a cebola ficar transparente, mexendo com frequência.

Adicionar as rodelas de lulas e os cubinhos de chouriço. Refogar por mais uns minutos e regar com a cerveja. Deixar reduzir um pouco em lume forte, mexendo de vez em quando.

Juntar os pedaços de tomate e 3 colheres (sopa) da calda destes. Adicionar o ramo de salsa inteiro e envolver. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em lume brando até as lulas se apresentarem muito tenras (aproximadamente 35-40 minutos). Se isso for necessário, juntar um pouco de água durante a cozedura para o molho não secar.

Rectificar os temperos e servir de imediato. Guarnecer com folhas de salsa e acompanhar com arroz branco.

Fonte : receita adaptada da revista TeleCulinária - nº 1408

Chouriço : Lingüiça portuguesa
Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Branco e Negro

Esta sobremesa, inspirada numa outra que a minha mãe costuma fazer chamada Doce Bicolor, foi uma agradável surpresa. Além de ser visualmente agradável, e levar chocolate, tem muito pouca gordura o que a torna uma sobremesa para comer com muito pouca culpa.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 ovo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de maisena
150ml de leite
4 bolachas com pepitas de chocolate
4 quadrados de chocolate negro
4 quadrados de chocolates Branco

Preparação:

Misture o ovo com o açúcar e a farinha. Adicione o leite, pouco a pouco, e vá batendo com uma vara de arames de modo a não ficar com grumos.
Leve ao lume, mexendo sempre, até começar a engrossar. Retire depois do lume e divida o preparado em 2 metades. A uma delas acrescente o chocolate negro, e à outra o chocolate branco. Mexas ambas as misturas até o chocolate derreter.
Entretanto esmigalhe as bolachas de chocolate.
Em 2 copos ou 2 taças começe por colocar 1 camada do creme de chocolate negro. Polvilhe com as bolachas de chocolate e cubra o creme branco. Coloque depois mais uma camade de creme de chocolate negro, e outra de chocolate branco.
Termine as camadas polvilhando generosamente com as restantes bolachas.
Leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Frango em infusão de estragão



O estragão é talvez a erva fina que melhor caracteriza a culinária tradicional francesa. Muitas vezes associado com carne de aves, tem um sabor peculiar que relembra vagamente o anis. Nesta receita, as folhas de estragão são usadas em infusão - um método que revela de forma muito subtil o seu aroma tão característico. Simplesmente delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 250 ml de vinho branco
- 1 raminho de estragão fresco*
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 200 ml de natas
- sal & pimenta moída na altura

* ou 1 colher (sopa) de estragão seco

Preparação

Colocar o vinho branco, o estragão e uma boa pitada de pimenta num tacho. Aquecer em lume brando, sem deixar ferver. Reservar num local aquecido.

Temperar os pedaços de frango com sal e pimenta. Aquecer a manteiga num tacho ou numa caçarola. Juntar os pedaços de frango e alourar de todos os lados.

Baixar o lume e continuar a cozedura durante aproximadamente 40-45 minutos, regando de vez em quando com a infusão de estragão.

Retirar os pedaços de frango da caçarola e transferir para uma travessa. Reservar num local aquecido.

Adicionar as natas à caçarola e aumentar o lume. Cozinhar por 2-3 minutos, sem parar de bater com uma vara de arames até o molho ficar emulsionado. Rectificar o tempero.

Regar os pedaços de frango com o molho e servir de imediato, acompanhando com salada de folhas e batatinhas douradas.

Ver também : Frango com mostarda e estragão

Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite
dddd
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Tostas de Mozarella com Frutos Vermelhos

Foi uma entrada pensada e prepara em poucos minutos, depois de ter convidado o F e a AM para jantar mesmo em cima do acontecimento.
Como foi um jantar memorável, esta simples entrada, que agradou a todos, fica então registada

Ingredientes para 4 pessoas:

4 fatias de pão caseiro
azeite aromatizado q.b.
12 mini bolas de mozarella
flôr de sal
pimenta q.b.
Compota de frutos silvestres

Preparação:

Coloque as fatias de pão num tabuleiro previamente forrado com papel de alumínio e regue-as generosamente com o azeite aromatizado e tempere com um pouco de flôr de sal e pimenta.
Leve o pão ao forno previamente aquecido até começar a ficar dourado.
Retire, coloque 3 bolinhas de mozarella, previamente cortadas ao meio, em cada uma das fatias de pão e leve novamente ao forno até o queijo derreter.
Retire, tempere com um pouco mais de flôr de sal e pimenta, e regue com a compota de frutos silvestres que se diluiu num pouco de água e se levou ao microondas a ferver.
Sirva de imediato com uma salada verde.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Gelatina de Champanhe com Morangos - Strawberries in Champagne Jelly

Os primeiros vestígios de gelatina na história, remonta ao século 2 A.C. e foram encontrados num adesivo na tumba de um Faraó.
Embora haja referência ao uso da gelatina ao longo dos séculos, só em 1682, o francês Papin descreve o processo para obter uma pasta gelatinosa e apenas em 1754, foi registada em Inglaterra a primeira patente para o fabrico de gelatina.
No século 19, o uso da gelatina como um complemento proteico conduziu ao reconhecimento das suas qualidades nutricionais.
Hoje em dia a gelatina comestível é vendida na forma de folhas, grânulos ou em pó. Algumas destas formas podem ser utilizadas directamente na preparação dos alimentos, outras requerem prévia imersão em água.
Existem igualmente algumas variedades especiais de gelatina que podem ser obtidas a partir do peixe ou de outros animais. Os vegetarianos usam outros produtos, tais como o ágar-ágar, pectina ou konjac (algumas vezes chamado incorrectamente "gelatina vegetal"). No entanto, gelatina é o nome por vezes utilizado para descrever todos os tipos de géis e geleias, mas, correctamente, o termo só se aplica aos produtos derivados de proteína animal. Não há gelatina vegetal.


Ingredientes:


- 8 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor ou 8 folhas de gelatina
- 1,5dl de água
- 150g de açúcar
- 1/2 garrafa de champanhe seco
- 600g de morangos


Preparação:

Se estiver a utilizar folhas de gelatina, coloque-as a amolecer numa tigela de água fria durante cerca de 5 minutos. Aqueça a água com o açúcar numa panela pequena. Mexa até o açúcar ficar completamente dissolvido.
Remova as folhas de gelatina da tigela e esprema a água em excesso. Adicione o champanhe e as folhas à mistura de açúcar e mexa até derreterem.
Se estiver a utilizar gelatina em pó, coloque-a uma panela média juntamente com a água e aguarde 5 minutos. Leve a panela ao lume (médio) mexendo até que a gelatina esteja dissolvida na água. Retire do calor e junte o açúcar. Mexa até dissolver. Adicione o champanhe.
Despeje a gelatina numa tigela rasa ou em recipientes individuais. Adicionar os morangos laminados ou inteiros. Cobrir e refrigerar, pelo menos por 6 horas ou durante a noite.

Nota de Prova: dddd

PostHeaderIcon Peito de frango com presunto crocante

Peito de frango com parmesão e presunto / Chicken breast with parmesan cheese and smoked ham





Ingredientes
Peitos de frango
Fatias de presunto fininho (2 por cada peito de frango)
Queijo parmesão
Pimenta preta
Tomilho fresco
Raspa de limão
Azeite


Preparação
Envolvem-se os peitos de frango em pelicula aderente e batem-se com o maço da carne (ou com a frigideira) para ficarem com uma espessura equilibrada. Retira-se a película aderente e polvilham-se os peitos de frango com o tomilho fresco, o queijo ralado (na altura), pinenta preta também moida na altura e raspa de limão. Colocam-se por cima as fatias de presunto. Leva-se uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite, deixa-se aquecer e colocam-se os peitos de frango com opresunto para baixo. Deixam-se cerca de 3 minutos de cada lado virando a meio do tempo. O lado do presunto pode ficar mais 1 minuto para ficar bem crocante. Normalmente serve-se acompanhado de puré de batata, este foi acompanhado por couve à brasileira. Photobucket



Foto daqui. Receita roubada ao Chef Gomezzz que por seu lado a roubou noutro lado qualquer.

dddd

PostHeaderIcon Peito de frango com presunto crocante

Peito de frango com parmesão e presunto / Chicken breast with parmesan cheese and smoked ham





Ingredientes
Peitos de frango
Fatias de presunto fininho (2 por cada peito de frango)
Queijo parmesão
Pimenta preta
Tomilho fresco
Raspa de limão
Azeite


Preparação
Envolvem-se os peitos de frango em pelicula aderente e batem-se com o maço da carne (ou com a frigideira) para ficarem com uma espessura equilibrada. Retira-se a película aderente e polvilham-se os peitos de frango com o tomilho fresco, o queijo ralado (na altura), pinenta preta também moida na altura e raspa de limão. Colocam-se por cima as fatias de presunto. Leva-se uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite, deixa-se aquecer e colocam-se os peitos de frango com opresunto para baixo. Deixam-se cerca de 3 minutos de cada lado virando a meio do tempo. O lado do presunto pode ficar mais 1 minuto para ficar bem crocante. Normalmente serve-se acompanhado de puré de batata, este foi acompanhado por couve à brasileira. Photobucket



Foto daqui. Receita roubada ao Chef Gomezzz que por seu lado a roubou noutro lado qualquer.

dddd
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Massa Rápida para Pizza

Quem nunca teve um desejo súbito de comer Pizza? E quando podemos fazer e comer pizza em menos de 20 minutos com uma massa preparada em casa?
Parece mentira, mas descobri neste blog que regularente visito, uma receita infalível para uma massa de pizza deliciosa em poucos minutos. Aconselho a experimentarem.

Ingredientes para 2 pizzas de 30 cm de diametro:

450g de farinha de trigo
200ml de água
15g de fermento em pó químico (tipo royal)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação:

À mão, no robot ou MFP, juntar todos os ingredientes até obter uma bola homogénea.
Dividir a massa em duas partes e esticar cada uma delas na pedra enfarinhada.
Colocar na forma e levar ao forno 5 minutos na temperatura máxima.
Retirar, rechear com os ingredientes favoritos e levar novamente ao forno mais 10 a 20 minutos a 200ºC.
(Na pizza que aparece na foto usei molho de tomate com mangericão de compra, queijo mozarella fresco, e pesto.)

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Pão de Amendoas e Cereais - Almonds and Cereals Bread



Ainda este ano não tinha apresentado aqui, uma receita para a máquina de fazer pão (MFP). Não tem sido por isso que o equipamento aqui de casa tem estado parado, tenho apenas andado a repetir receitas já efectuadas. Assim aqui fica mais uma, muito simples e que fica bem ao pequeno almoço ou ao lanche com doce ou manteiga. Este pão ganha muito se for consumido ainda morno.





Ingredientes:

- 300ml de água
- 300g de farinha tipo 55
- 150g de farinha de trigo integral
- 50g de farinha de milho

- 1 colher de chá de sal
- 2 colher de
chá de açúcar
- 150g de amêndoas grosseiramente partidas
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- 1 colher de chá de sementes de papoila
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)


Preparação:

Siga os procedimentos normais para a sua máquina.

Peso: +/- 1kg
Programa: Normal
Cor: Médio

Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd

PostHeaderIcon A Minha Sugestão ...!

Photobucket

Que Tal ...!?
dddd

PostHeaderIcon A Minha Sugestão ...!

Photobucket

Que Tal ...!?
dddd
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Hamburguers do Jamie Oliver

Todos sabem a minha paixão pelo Jamie Oliver. Nunca me esqueci do primeiro programa que vi.
Foi em 1998, na BBC Prime, e o Jamie Oliver, na altura ainda com aspecto de adolescente imberbe estava a cozinhar um rissoto de ervilhas e camarão. Era um episódio do "The Naked Chef".
Nunca tinha visto ninguém a cozinhar com aquele à vontade e com aquela paixão. Se já na altura gostava de cozinhar a partir do momento que passei a seguir o "The Naked Chef" fiquei a ser ainda mais entusiasta pela cozinha. Lembro-me de falar no Jamie Oliver e de ninguém conhecer, nem mesmo nas livrarias onde avidamente buscava os livros que sabia editados no Reino Unido.
Tenho pena de a maioria das pessoas, pelo menos em Portugal, terem demorado tanto tempo a descobrir o Jamie Oliver. Ainda bem que agora é conhecido por todos.
Foi condecorado pela Rainha de Inglaterra, é convidado regular na "Oprah". Os seus livros estão expostos em todas as grandes superfícies e traduzidos em português. Os seus programas passam na nossa televisão. Aparece em revistas e jornais portugueses...
E eu continuo a adorar o Jamie Oliver. Tenho todos os livros, gravo todos os programas, e defendo-o de cada vez que ouço ou leio alguém criticar a sua maneira de estar na cozinha ou de cozinhar. Identifico-me com aquela paixão que ele tem pela comida, com a maneira como desmistifica os alimentos, em como faz o acto de cozinhar parecer a coisa mais simples do mundo
Assim sendo, aqui fica mais uma receita do Jamie. Podem encontrar a receita original no seu novo livro " Jamie´s Ministry of Food", na página 146, com o nome A Cracking Burguer.
E Bom Carnaval a todos!

Ingredientes para 6 hamburguers:

12 bolachas Cream Crackers
4 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de Mostarda de Dijon
500gr de carne picada
1 ovo
sal e pimenta q.b.
azeite
6 folhas de alface
2 tomates
6 fatias de queijo flamengo
6 pães de Hamburguer

Preparação:

Pique as bolachas no robot de cozinha e coloque-as numa taça. Junte depois a carne, a salsa e a mostarda. Adicione o ovo e tempere de sal e pimenta. Com as mãos, misture tudo muito bem
Divida a carne em seis partes iguais e molde formas redondas com cerca de 2cm de altura
Coloque no frigorífico antes de cozinhar.
Leve um grelhador ou frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e cozinhe os hamburguers de ambos as lados.
Entretanto lave as folhas de alface e corte o tomate em rodelas. Barre o pãozinho de hamburguer com o molho da sua preferência (maionese, ketchup, mostarda, ...) e coloque a alface, umas rodelas de tomate e em seguida o hamburguer e uma fatia de queijo flamengo.
Sirva com umas batatas fritas aos palitos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Rolinhos de couve recheados



Esta receita simples e saborosa - típica da culinária tradicional polaca e também de outros países de Leste, como a Ucrânia - fica igualmente boa confeccionada com sobras de carne cozinhada e de arroz cozido no lugar dos produtos crus.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 12-16 folhas grandes de couve lombarda
- 150 g de arroz
- 400 g de carne de novilho magra, picada
- 100 g de toucinho magro fumado, picado
- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- 1 l de caldo de carne
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Colocar um tacho ao lume com bastante água e levar a ferver. Mergulhar as folhas de couve na água a ferver por 2-3 minutos. Retirar as folhas de couve do tacho com uma escumadeira. Escorrer, passar sob água fria corrente e escorrer novamente. Reservar.

Lavar o arroz em água fria. Escorrer muito bem e colocar numa tigela. Juntar a carne picada, o bacon, o azeite, a cebola, o alho, a salsa previamente picada, o vinho branco, sal e pimenta. Misturar muito bem com o auxílio de um garfo.

Dividir o preparado pelas folhas de couve. Enrolar em forma de charuto e dobrar as extremidades para fechar.

Colocar os rolinhos num tacho amplo, com as dobras viradas para baixo, em uma única camada. Regar com o caldo de carne até os rolinhos ficarem cobertos. Levar ao lume e deixar fervilhar por 30-35 minutos, sem cobrir. Se isso for necessário, juntar pequenas quantidades do caldo restante durante a cozedura para o molho não secar. Retirar do lume e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista TeleCulinária - nº 1517

Ver também : Pacotinhos de couve

Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
domingo, 22 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Caril de Borrego

Por aqui, caril é sempre bem vindo. E fazemos caril de tudo. De peixe, de camarão, de frango, com carne de porco... Desta vez foi com borrego.
Um caril muito simples, mas delicioso, que animou ainda mais uma maravilhosa tarde de Domingo.

Ingredientes para 2 pessoas:

400gr de carne de borrego (usei cachaço)
150 ml de leite de côco
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola pequena
1 colher de sopa de coentros picados
2 colheres de sopa de Pó de Caril (o melhor que encontrar)

Preparação:

Pique a cebola e leve-a ao lume com o óleo vegetal. Assim que a cebola começar a querer alourar, junte o pó de caril e deixe fritar um pouco em lume brando. Adicione depois a carne cortada em cubos e deixe alourar de todos os lados. Junte o leite de côco, a polpa de tomate e os coentros.
Tempere om sal, e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia.
Acompanhe com arroz basmati cozido.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top