sexta-feira, 28 de maio de 2010

PostHeaderIcon Sorvete de Maçã

Poucas coisas serão tão simples de preparar como este sorvete. Além disso é pobre em gordura e ideal para dietas vegan. A questão do açúcar poderá ficar resolvida com a substituição por frutose ou outro substituto de açúcar.
Uma sugestão para o fim-de-semana na esperança de conseguirmos espantar a chuva e trazer (definitivamente) o calor de volta!

Ingredientes:

4 maçãs
sumo de 1 limão
500ml de água
200gr de açúcar

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar e deixe ferver cerca de 10 minutos. Acrescente depois o sumo de limão e deixe arrefecer.
Entretanto descasque, corte as maçãs em pedaços e coza-a até ficar macia. Escorra depois a maçã e triture-a com a varinha mágica juntando-a depois à calda de açúcar e limão. Deixe arrefecer.
Coloque depois a mistura na máquina de gelados e, cerca de 30 minutos depois terá o sorvete pronto a colocar numa caixa hermética. Guarde no congelador até servir.
Se não tiver uma máquina de gelados coloque a mistura no congelador e passado uma hora, com a ajuda de um garfo, esmague e bata os cristais de gelo que entretanto se formaram. Repita esta operação até a mistura ter a textura de um gelado. Guarde depois numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 27 de maio de 2010

PostHeaderIcon Tarte de nêsperas



No Domingo passado, o nosso amigo José Adelino veio à casa cozinhar-nos a sua famosa feijoada. Resolvi fazer esta tarte leve e fresca para a sobremesa, já que o delicioso prato principal - bem abastado em carnes e enchidos - não era dos mais leves (em breve, publicarei a receita da feijoada). Passamos um Domingo inesquecível no jardim a comer, beber, rir e conversar. Obrigada, queridos José Adelino, Rúben, Dina e Mena...!

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 rolo de massa areada de compra
- feijão seco ou arroz cru q.b.

Recheio

- 200 g de queijo fresco para barrar (cream cheese), tipo Philadelphia ou Valformoso
- 2 iogurtes naturais
- 3 folhas de gelatina neutra
- 4 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de raspa de casca de limão

Cobertura

- 800 g de nêsperas
- 100 g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de água
- 2 folhas de gelatina neutra

Preparação

Pre-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal e depois com a massa areada. Picar o fundo com os dentes de um garfo.

Cobrir integralmente a massa com uma folha de alumínio alimentar e espalhar feijão seco ou arroz no fundo.

Levar ao forno - a 180ºC - por 15 minutos. Descartar o feijão seco e a folha de alumínio. Levar ao forno por mais 5 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.

Demolhar 3 folhas de gelatina em água fria. Escorrer muito bem, espremendo as folhas de gelatina com as mãos. Levar a derreter em banho-maria, sem deixar ferver.

Bater o queijo fresco em creme com os iogurtes, o mel e a raspa de limão. Incorporar as folhas de gelatina derretidas, mexendo bem até dissolverem por completo no creme.

Espalhar o creme pela massa cozida e deixar repousar no frigorífico até solidificar.

Entretanto, lavar e arranjar as nêsperas. Corta-las em metades no sentido longitudinal e remover os caroços.

Colocar as metades de nêsperas num tacho, juntamente com o açúcar e a água. Cobrir com uma tampa e levar ao lume. Cozinhar em lume médio-brando por 15-20 minutos.

Demolhar as duas folhas de gelatina restantes em água fria. Espremer muito bem com as mãos e juntar ao preparado de nêsperas ainda quente. Envolver até a gelatina dissolver por completo.

Dispor as metades de nêsperas de forma harmoniosa sobre o recheio da tarte. Cobrir com um pouco da calda do tacho e deixar arrefecer. Levar novamente a tarte ao frigorífico até solidificar.

Retirar a tarte do frigorífico 10-15 minutos antes de servir e cortar em fatias.

Fonte : receita adaptada da revista Saúde à Mesa nº16 (Portugal)

Tarte : Torta - Papel vegetal : Papel manteiga - Frigorífico : Geladeira - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Camarão salteado em Azeite de Baunilha com Chutney de Ananás e Chili

Em primeiro lugar tenho de esclarecer uma coisa: esta é uma receita do Chef Henrique Sá Pessoa, e foi outra das receitas que fez sucesso no ultimo workshop na Quinta S. Luiz.
Com o calor do ultimo fim de semana, seria a entrada ideal para servir no nosso jantar "Sábado a 6". E não me enganei. Os "hummm" que se fizeram ouvir foram mais que esclarecedores acerca da apreciação final do prato!

Ingredientes para 6 pessoas:
(Receita do chef Henrique Sá Pessoa)

1 kg de camarão 20/30 (cru)
1 vagem de baunilha
1 abacaxi
1 malagueta vermelha "chili"
100ml de azeite
1 molho de coentros
100gr de açúcar
200ml de água
2 talos de lemongrass (na falta deste usar erva principe ou limonete)
1 pedaço de raíz de gengibre
sal q.b.

Preparação:

Descasque os camarões, retire a tripa e reserve.
Aqueça o azeite com a vagem de baunilha aberta ao meio e com as sementes raspadas, tendo o cuidado para não ferver, e reserve.
Descasque o abacaxi e corte-o em cubos pequenos com cerca de 0,5cm.
Faça uma calda com a água, o açúcar, o gengibre, a malagueta cortada ao meio e sem sementes, os talos do lemongrass ou erva principe e os talos dos coentros, deixando ferver tudo cerca de 5 minutos. Coe o caldo e junte o ananás deixando marinar no mínimo 30 minutos (eu deixar ficar a marinar durante cerca de 8 horas)
Escorra o ananás da calda e junte-lhe as folhas de ecoentros picadas.
Numa frigideira aqueça bem o azeite de baunilha e salteie os camarões previamente temperados com um pouco de sal.
Para servir pode optar por empratar individualmente, colocando no centro de um parto um pouco de ananás, dispondo os camarões por cima e regando com um pouco de azeite de baunilha, ou empratar tudo num prato grande (a minha opção) colocando o ananás com os coentros por baixo e dispondo os camarões regados com o azeite de baunilha por cima.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 26 de maio de 2010

PostHeaderIcon Pimentos de Padrón

Para dar início a um jantar "Sábado a 6", resolvi preparar uns pequenos aperitivos para irmos comendo na varanda para aproveitar o calor e o sol que ainda se faziam sentir. Fiz uma mistura mexicano - espanhola, entre guacamole e pimentos de Padrón, daqueles que "uns pican, outros no". Uma boa maneira de começar a noite....

Ingredientes:

200gr de pimentos de Padrón
2 colheres de sopa de azeite
flôr de sal

Preparação:

Lave os pimentos e seque-os bem com papel de cozinha.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com azeite e deixe aquecer. Junte os pimentos e deixe-os cozinhar mexendo de vez em quando, até começarem a murchar e a ficarem escuros, como se os estivesse a assar na brasa., o que demorará cerca de 15 minutos.
Retire para um prato e salpique com um pouco de flôr de sal.
Sirva de imediato e cuidado com os que picam.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 25 de maio de 2010

PostHeaderIcon Sopa de feijão, vegetais, bacon e alho



Apesar do tempo já estar quente, gosto muito de comer sopa de vez em quando. E ainda por cima, esta - de inspiração italiana, tem aromas que lembram o Verão. Simples e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 225 g de fatias finas de bacon, cortadas em tiras pequenas
- 1 cenoura grande cortada em rodelas finas
- 1 pau de aipo cortado em pedaços pequenos
- 1 cebola picada finamente
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho fatiados finamente
- 1 l de caldo de galinha
- 200 g de tomates de conserva picados
- 1 colher (café) rasa de tomilho seco
- 1 colher (café) rasa de mangericão seco
- 400 g de feijão branco de conserva, lavado e escorrido
- 1 colher (sopa) de pasta de tomate seco ou de concentrado de tomate
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de açúcar
- 1 mão mal cheia de massas de pequeno formato (usei fusilli pequeno)
- queijo ralado em fios (opcional)

Preparação

Aquecer o azeite num tacho. Juntar as tiras de bacon e a cebola picada. Refogar até a cebola começar a amolecer, mexendo sempre. Adicionar os alhos fatiados e refogar por mais 1-2 minutos, continuando de mexer.

Juntar as rodelas de cenoura, os pedaços de aipo e os tomates picados com a respectiva calda. Envolver e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando até os vegetais começarem a ficar tenros.

Adicionar a pasta de tomate seco, o feijão e as ervas secas. Misturar muito bem e regar com o caldo. Levar a ferver e baixar o lume.

Cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com o açúcar, sal e pimenta. Juntar a massa e cozinhar até ficar cozida "al dente".

Retirar a sopa do lume e distribuir por pratos fundos ou tigelas. Guarnecer eventualmente com um pouquinho de queijo ralado e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Rápida - Parragon Books (Portugal)

Aipo : Salsão - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Pimenta : Pimenta do reino - Massa : Macarrão
dddd
segunda-feira, 24 de maio de 2010

PostHeaderIcon Problema com bebidas...


Clicar na imagem* para ampliar

:-)) !

Hoje, é o Dia dos Açores. Aproveito para desejar um feriado lindo a todos os Açorianos que me visitam.

*Agradecimentos : Malou

dddd

PostHeaderIcon Cataplana de Raia

Foi um radiante fim-de-semana de sol e calor este que passou. Por isso nada melhor do que fazer almoços na varanda, jantares de amigos cheios que coisas frescas e refrescantes, churrascos em boa companhia e aproveitar, aproveitar muito o sol, o calor e estes bons momentos! Até porque meus amigos, achuva está para voltar!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 asas de raia
1 cebola
1 pimento verde
1 tomate maduro (ou 1 lata pequena de tomate pelado)
1 raminho de coentros
sal
1 malagueta
100ml de vinho branco
azeite q.b.
8 batatinhas novas

Preparação:

No fundo cacataplana (na falta desta num tacho que feche bem) coloque a cebola cortada em rodelas. Coloque depois as asas de raia, o pimento em tiras e o tomate cortado em pedaços. Tempere com sal, a malagueta em pedacinhos, o ramo de coentros e regue com o vinho branco e o azeite.
Feche a cataplana e deixe cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando.
Entretanto coza as batatinhas em água temperada de sal.
Junte as batatinhas já cozidas à cataplana e sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top