sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

PostHeaderIcon Arroz Aldeão

Continuando com as comidas simples e fáceis.
Desta vez foi este arroz com carnes e vegetais. Não é que seja das minhas comidas favoritas, mas foi uma maneira de aproveitar várias coisas que andavam perdidas no frigorífico, sem um fim aparente! E no final até ficou bem bom.

Ingredientes:

Carne de porco cortada em pedaços pequenos (eu só usei salsicha fresca e cubinhos de pá)
Chouriço
cebola
alho
cenoura
couve lombarda
feijão (qualquer um, eu usei um resto de feijão frade)
Azeite
vinho branco
arroz carolino
sal e pimenta
piri-piri

Preparação:

Começe por fazer um refogado com a cebola e o alho picado e o azeite. Junte as carnes e deixe refogar um pouco. Junte o chouriço às rodelas, um pouco de vinho branco e deixe estufar até as carnes estarem cozinhadas. Acrescente as folhas de couve apenas cortadas ao meio, a cenoura aos cubinhos e o feijão. Tempere de sal, pimenta e piri-piri.
Acrescente a água necessária para fazer o arroz (mais seco ou mais caldoso, conforme preferir) e deixe levantar fervura.
Depois é só rectificar os temperos e acrescentar o arroz. deixando cozinhar.
Servir assim que o arroz estiver cozido!

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

PostHeaderIcon Sandes de atum com abacate



Sandes podem ser uma opção deliciosa e saudável quando não se tem muito tempo para almoçar. Esta é americana, fresca e nutricionalmente equilibrada...

Ingredientes para 2 unidades

- 2 bolas (ou 4 fatias de pão de forma integral)
- 1 lata de atum em óleo
- 1 cebolinha
- 1 colher (sopa) de maionese
- 1 pêra-abacate madura
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- sal & pimenta

Preparação

Escorrer muito bem o atum. Picar a cebolinha finamente. Reservar.

Cortar a pêra-abacate em duas metades, removendo o caroço. Retirar delicadamente a polpa de uma das metades com a lámina de uma faca e cortá-la em fatias finas. Regar as fatias de abacate com o sumo de limão e reservar.

Retirar também a polpa da outra metade de pêra-abacate e colocá-la numa tigela. Juntar o atum, a cebolinha picada, a maionese, sal e pimenta. Esmagar tudo levemente com o auxílio de um garfo, mexendo até obter uma pasta homogénea. Reservar o preparado no frigorífico.

Abrir as bolas e torrá-las ligeiramente.

Barrar a parte inferior dos pães com o preparado de atum e distribuir as fatias de abacate por cima. Fechar os pães e servir de seguida.
dddd

PostHeaderIcon A "dieta" perfeita...


Autor : Mark Parisi

«A minha meta para este novo ano é de conseguir o peso ideal em relação à minha altura... Pode-me mostrar todos os sapatos que tem com saltos de doze centímetros...?»
dddd

PostHeaderIcon Bacalhau à Lagareiro

Este é um dos meus pratos favoritos. Costumava fazê-lo em casa, grelhando o bacalhau numa grelha no fogão... Tinha o inconveniente do cheiro e do fumo.
Agora faço sempre no forno, e devo dizer que não perde quase nada para aquele que é feito na brasa!

Ingredientes:

postas de bacalhau altas demolhadas
batatinhas para assar
cebolinhas pequenas
alho
azeite (muito e bom)
sal qb

Preparação:

Começe por ligar o forno, e deixe ficar bem quente. Numa assadeira coloque bastante sal e junte as batatinhas bem lavadas e com a pele. Cubra com um pouco mais de sal e coloque no forno. Numa outra assadeira coloque as cebolinhas descascadas e com um corte até meio em cruz. Tempere com um pouco de sal e leve também ao forno bem quente. Ainda noutra assadeira coloque o bacalhau apenas pincelado com um pouco de azeite para não agarrar, e leve ao forno a assar.
Enquanto tudo isto assa (atenção para não queimar!), pique bastante alho e coloque num tacho de barro. Junte bastante azeite e coloque também no forno. Assim que o alho começar a querer fritar, retire do forno, tape e deixe ficar assim abafado.
Assim que as cebolas, batatas, e bacalhau estiverem cozinhados, vá retirando do forno e coloque no tacho com o azeite e alho.
As cebolinhas coloque-as inteiras, e, às batatas, sacuda o excesso de sal e dê-lhes o merecido murro antes de as mergulhar no azeite. Coloque as postas de bacalhau partidas ao meio e misture bem, para envolver no azeite, mas sem amassar. Sirva tudo bem quente, e, se necessário acrescente mais azeite que esta comidinha é gulosa!
Sirva acompanhado por uma salada de pimento assado (eu usei de conserva) com umas azeitonas gordas e pretas previamente descaroçadas, e uns pickles, para quem gostar!

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

PostHeaderIcon Vitela estufada à portuguesa



Esta receita anda a correr a tela francesa há anos com um sucesso incrível. Julgo que para muitos Franceses deve ser o único sabor que conhecem do nosso país, até. Engraçado: lá chamam-lhe "sauté de veau de Lisbonne" (vitela salteada à lisboeta). E no entanto, o uso de carne de vitela, azeitonas pretas e vinho do Porto relembra mais a culinária do Norte de Portugal. Outro pormenor: a receita original leva chouriço espanhol daquele muito picante (?!). Rectifiquei ligeiramente o prato à minha moda, claro... E ficou uma maravilha!

Ingredientes para 4 pessoas

- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 folha de louro
- 600 g de carne de vitela cortada em cubos
- 1/2 chouriço de carne cortado em rodelas
- 1 macheia de azeitonas pretas
- 3 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 1 copo de vinho do Porto tinto
- 1 copo de água
- 8 batatas grandes cortadas em cubos
- sal & pimenta

Preparação

Aquecer o azeite num tacho de barro. Juntar os cubos de carne, as rodelas de chouriço e a folha de louro. Dourar as carnes de todos os lados.

Adicionar a cebola e o alho picados. Alourar um pouco e acrescentar o concentrado de tomate. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem e juntar as azeitonas.

Regar com o vinho do Porto e a água. Deixar levantar fervura e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por aproximadamente 1h40, juntando pequenas quantidades de água de vez em quando para a carne não secar (se for necessário).

20-25 minutos antes do final da cozedura, adicionar os cubos de batata. Se for necessário, acrescentar mais um pouco de água. Rectificar os temperos e servir de seguida, no próprio tacho de barro.

Chouriço : Lingüiça portuguesa
Concentrado de tomate : Extrato de tomate
dddd

PostHeaderIcon Sopa picante de peixe



Há uns escassos dias, parecia quase Verão, mas afinal voltamos ao Inverno... Neste momento, sopa quentinha, é só o que apetece. Esta é chinesa, saudável e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 15 g de cogumelos pretos secos (shiitake)
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- 100 g de ervilhas frescas ou congeladas
- 100 g de rebentos de bambu cortados em palitos
- 2 colheres (sopa) de molho de malagueta
- 1,2 l de caldo de legumes quente
- 3 colheres (sopa) de molho de soja
- 2 colheres (sopa) de coentros picados
- 400 g de filetes de pescada cortados em cubos

Preparação

Colocar os cogumelos secos numa tigela e regar com água a ferver. Deixar de molho por 5 minutos. Escorrer muito bem os cogumelos e picá-los grosseiramente.

Aquecer o óleo num tacho grande. Juntar as rodelas de cebola e saltear por 5 minutos.

Adicionar os cogumelos picados, as ervilhas, os rebentos de bambu previamente lavados e escorridos, e o molho de malagueta. Regar com o caldo de legumes e temperar com o molho de soja. Levar a ferver.

Juntar os coentros picados e os cubos de peixe. Deixar cozer em lume brando por 5 minutos. Distribuir a sopa por tigelas e servir de seguida.

Cogumelos shiitake : estes cogumelos muito aromáticos são bastante utilizados na culinária asiática. Apresentam-se geralmente secos, vendidos em saquinhos e conservam-se por muito tempo. É fácil encontrá-los à venda em qualquer loja chinesa de alimentação.
dddd

PostHeaderIcon Strudel de Frango

Andava pelo frigorífico um resto de frango assado. Resolvi então dar-lhe uma nova cara. Nada melhor do que experimentar pela minha mão um strudel salgado, já que o que tinhamos comido no Fim de Ano, um Strudel de Salmão e Espinafres, foi feito pela minha amiga AM.
Pus então as mãos na massa.... E o resultado final foi bom, muito bom!

Ingredientes:

Massa
200gr de farinha
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de óleo
125gr de manteiga

Recheio
1 cebola média
1 colher de sopa de azeite
1 lata de cogumelos laminados
1 lata pequena de milho
2 cenouras raladas
frango desfiado já cozinhado
sal, pimenta e noz moscada
2 colheres de sopa de farinha
250 ml de leite

Preparação:

Prepare a massa com a farinha, o sal, o óleo e 1 dl de água morna. Faça uma bola e deixe repousar. Derreta a manteiga e ponha à parte.
Entretanto descasque e pique a cebola e leve a alourar no azeite. Junte os cogumelos e o milho escorridos, a cenoura e deixe cozinhar uns minutos. Junte então o frango desfiado mexa bem e polvilhe com a farinha.
Aos poucos e poucos vá juntando o leite, de modo a formar uma espécie de molho bechámel, deixando engrossar. Tempere de sal, pimenta e noz moscada e deixe arrefecer.
Aqueça o forno a 200ºC.Cubra um tabuleiro com papel vegetal.Estenda a massa primeiro com um rolo e depois passe-a para um pano enfarinhado e, com as mãos, vá estendendo a massa até esta ficar o mais fina possível de tal maneira que se vejam os desenhos do pano.Pincele toda a superfície da massa com o manteiga previamente derretida.
Recheie então a massa com a mistura de frango (deve deixar uma distância de 2 cm sem recheio a toda a volta da massa) e, com a ajuda do pano enrole a massa como se fosse uma torta, fechando bem as extremidades e deixando a "costura" para baixo.Coloque no tabuleiro, pincele com manteiga e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de ir pincelando com a manteiga.
Depois de pronto deixe repousar 5 minutos antes de servir!
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 23 de janeiro de 2007

PostHeaderIcon Torrão Real



Esta sobremesa antiga, típica da doçaria conventual portuguesa, é mesmo reservada a quem gosta de coisas muito doces. Adorei, mas só de ler a receita antes de a preparar, fiquei com a taxa de colesterol aos pulos...! Ainda bem que tinha comido peixe grelhado naquele dia... ;-)

Ingredientes para 6 pessoas

- 600 g de açúcar
- 1,2 l de água
- 400 g de amêndoas picadas muito finamente
- 50 g de manteiga
- 12 gemas
- 6 laranjas
- 1 raminho de hortelã fresca

Preparação

Colocar a água e o açúcar dentro de um tacho. Levar a ferver. Deixar a calda ferver até atingir o ponto de pérola*.

Juntar as amêndoas e a manteiga. Cozinhar em lume brando, mexendo, até obter uma pasta espessa.

Retirar o preparado do lume e incorporar as gemas, batendo vivamente. Voltar a colocar o tacho em lume brando por mais 3 minutos, sem parar de mexer com uma vara de arames.

Distribuir o preparado por pratos de sobremesa. Deixar arrefecer por completo.

Descascar as laranjas, removendo muito bem a pele branca. Cortar em gomos. Decorar os pratos com os gomos de laranja e umas folhas de hortelã. Servir fresco.

* Ponto de pérola : mergulhar uma colher na calda e levantá-la. Deve cair um fio resistente, cuja extremidade se assemelha a uma pérola.
dddd

PostHeaderIcon Piza de salsicha à americana



Uma saborosa receita de piza diferente da tradicional, com massa fofinha e guarnição generosa...

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 11 g de fermento de padeiro (1 saqueta Fermipan)
- 2 dl de água morna
- 400 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 boa pitada de sal
- 1 fio de vinagre
- farinha q.b.

Cobertura

- 1/2 pimento vermelho cortado em cubinhos
- 1 cebola cortada em meias-luas finas
- 150 g de bacon cortado em cubos
- 8 salsichas de aves (ou de porco) cortadas em rodelas
- 150 g de fatias de queijo mozzarella
- 1 dl de ketchup
- 0,5 dl de molho de tomate
- molho de piri-piri q.b. (ou Tabasco)
- 6 cogumelos (champignon ou shiitake) grandes cortados em quartos
- 50 g de queijo ralado
- orégãos q.b.

Preparação

Preparar a massa : dissolver o fermento na água morna. Misturar a farinha com o preparado anterior. Juntar o azeite, o sal e o vinagre. Amassar muito bem até a massa se apresentar maleável e homogénea. Se for necessário, juntar um mais pouquinho de água morna. Moldar uma bola e colocar num recipiente fundo polvilhado de farinha. Reservar num lugar aquecido e ao abrigo de correntes de ar por 35-40 minutos.

Retirar o tabuleiro do forno e untá-lo com um pouco de azeite. Reservar. Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um rectângulo grande. Transferir para o tabuleiro do forno, dobrando as laterais da massa para fazer um rebordo.

Barrar a massa com o ketchup e com o molho de tomate. Borrifar com umas gotas de molho de piri-piri. Cobrir com as fatias de mozzarella. Espalhar o pimento, os cogumelos, o bacon, as rodelas de salsicha e as meias-luas de cebola por cima do queijo.

Polvilhar com orégãos à gosto e queijo ralado. Levar a cozer no meio do forno por 20-25 minutos, a 220ºC. Servir de seguida.
dddd

PostHeaderIcon Arroz Salteado com Cogumelos, Fiambre e Queijo

Há muitos anos que se faz esta receita em minha casa. É uma optima maneira de aproveitar sobras de arroz branco que aparentemente ninguém quer comer.
As origens desta receita remontam a um restaurante que eu, a minha irmã e os meus pais costumávamos frequentar bastante, há uns anos. Era o acompanhamento do nosso prato favorito e, talvez por gostarmos tanto deram-nos a receita!

Ingredientes:

Arroz branco já cozinhado
cogumelos laminados
manteiga
queijo ralado em fio
fiambre
pimenta de moinho

Preparação:

Numa frigideira leve a manteiga ao lume e salteie os cogumelos. Assim que estiverem cozinhados, junte o arroz, e o fiambre cortado em tirinhas ou cubinhos. Salteie um pouco mais, até o arroz estar bem quente, e junte o queijo, envolvendo bem.
Assim que o queijo começar a derreter, tempere com pimenta preta, mexa um pouco mais e sirva de imediato!
Acompanha muito bem uns panadinhos ou carne grelhada, ou até um frango assado.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Bifes de atum à madeirense



Esta é uma maneira simples e deliciosa de preparar bifes de atum fresco. Um prato típico da linda ilha da Madeira...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de bifes de atum fresco
- sal & pimenta
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 dl de vinho branco
- 1 dl de azeite
- 6 dentes de alho esmagados
- 1 colher (chá) de mostarda
- orégãos secos q.b.

Acompanhamento

- 1 l de água
- 250 g de sêmola de milho
- sal
- óleo q.b.

Preparação

Temperar os bifes de atum com sal, pimenta, o vinagre e o vinho branco. Cobrir com película transparente e reservar no frigorífico por 2 horas.

Colocar a água numa panela e levar a ferver. Adicionar a sêmola de milho e mexer energicamente. Temperar com sal e cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar o preparado para um tabuleiro e deixar arrefecer. Cortar o preparado em cubos. Fritar os cubos de milho em óleo bem quente e escorrê-los sobre papel absorvente. Reservar.

Escorrer os bifes de atum, reservando a marinada. Aquecer o azeite numa frigideira e levar os bifes a dourar de ambos os lados até começarem a ganhar uma crosta em volta.

Juntar os alhos esmagados e deixar alourar. Adicionar a mostarda e o líquido da marinada. Cobrir a frigideira com uma tampa e cozinhar em lume brando por 5 minutos.

Polvilhar os bifes de atum com orégãos à gosto e colocá-los um prato de servir. Regar com o molho restante na frigideira e acompanhar com os cubos de milho frito. Servir de seguida.
dddd
segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

PostHeaderIcon Frango Foguetão

Mais uma receita simples! Talvez a receita mais simples que conheço, própria para quem não sabe ou não gosta de cozinhar.
Aqui não é o caso, mas devo dizer que gosto bastante do frango assado assim!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 frango
1 caldo Knorr de galinha
1 limão
1 colher de sopa de maionese
sal e pimenta qb

Preparação:

Depois de lavado e seco, coloque o frango numa assadeira ou num pirex, com o peito virado para cima. Corte o limão ao meio, espete-o com um garfo para libertar o sumo e coloque dentro da cavidade do frango, e faça o mesmo com o caldo Knorr esmigalhando-o com os dedos. Barre com a maionese o peito do frango e tempere ligeiramente com um pouco de sal e pimenta.
Leve a assar em forno quente.
A meio da assadura volte o frango, e se necessário volte a virar outra vez para que toda a pele fique bem tostadinha.
Sirva com umas batatinhas fritas e uma salada verde!

(Nota: o líquido que o frango vai libertando através da sua própria água e do limão, costumam ser suficientes para o assar. Eu nunca costumo juntar nenhum líquido. No entanto, se gostar de mais molho, junte um pouco de vinho branco no inicio da assadura!)

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top