sábado, 21 de março de 2009

PostHeaderIcon Pasta de alho grega



Esta versátil e deliciosa pasta de alho encontra-se sempre sobre as mesas gregas, seja como aperitivo - é um dip excelente para palitos de legumes crus (aipo, cenoura...) e pão pita torrado, ou para sublinhar uma posta de peixe grelhado, lulas fritas, etc...

Ingredientes para 6 pessoas

- 100 g de miolo de amêndoas moído
- 3 colheres (sopa) de pão ralado
- 2-3 dentes de alho grandes, espremidos
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão
- 150 ml de azeite de muito boa qualidade
- sal & pimenta moída no momento
- 4 colheres (sopa) de água quente

Preparação

Colocar as amêndoas moídas numa picadora. Juntar o pão ralado, o alho espremido e o sumo de limão. Temperar com sal e pimenta. Bater para misturar.

Com a picadora a funcionar, adicionar o azeite em fio até obter uma pasta homogénea e consistente. Juntar a água e bater mais um pouco.

Transferir o preparado para uma tigela pequena. Deixar repousar no frigorífico durante pelo menos 2 horas antes de servir.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Grega - Ed. Parragon Books

Pão pita : Pão sírio - Aipo : Salsão - Pão ralado : Farinha de rosca - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Picadora : Processador de alimentos - Frigorífico : Geladeira
dddd
sexta-feira, 20 de março de 2009

PostHeaderIcon Garoupa de molho amarelo



Por cá, as peixarias são uma tentação autêntica, pois oferecem uma profusão incrível de peixes locais de uma frescura ímpar - sempre pescados no próprio dia. A garoupa é uma das espécies mais apreciadas nos Açores e existem inúmeras receitas para a cozinhar, como esta, típica da ilha Terceira, simples e muito boa.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 2 garoupas médias, limpas e arranjadas, cortadas em postas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola média picada finamente
- sal & pimenta moída no momento
- 2-3 chávenas* de água
- 2 gemas de ovo
- sumo de 1 limão
- 1 ramo de salsa

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)

Preparação

Aquecer o azeite e refogar a cebola picada até alourar. Juntar a água temperada com sal e pimenta. Levar a ferver.

Adicionar as postas de garoupa e deixar fervilhar até o peixe se apresentar cozido mas ainda firme (verificar a cozedura introduzindo a ponta de uma faca entre a espinha e a carne).

Retirar as postas de peixe do caldo e escorrer. Colocar numa travessa e reservar num local aquecido. Deixar o caldo arrefecer um pouco.

Bater muito bem as gemas de ovo com o sumo de limão. Juntar ao caldo onde o peixe cozeu. Incorporar muito bem com uma vara de arames e levar a ferver, mexendo sempre até o molho engrossar.

Regar as postas de peixe com o molho e polvilhar com a salsa previamente picada. Servir bem quente, com arroz de ervilhas ou batatas cozidas.

Fonte : receita adaptada do livro O Peixe na Cozinha Açoriana, de Augusto Gomes

Pimenta : Pimenta do reino - Sumo : Suco - Ramo : Maço - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Mousse Light de Iogurte com Ananás

Nada como sobremesas fresquinhas neste calor que se tem feito sentir. No domingo, e depois de descobrir um saquinho de polpa de abacaxi no congelador resolvi fazer esta simples mousse, que foi comida na varanda onde o sol e o calor se faziam sentir, como se de verão se trata-se.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 pacotinho de polpa de abacaxi
200gr de iogurte natural
adoçante ou acúcar a gosto
1 clara
folhas de hortelã para decorar

Preparação:

Depois de descongelada, misture, com uma vara de arames, a polpa de abacaxi com o iogurte e o adoçante.
Bata a clara em castelo e incorpore-a suavemente ao preparado anterior.
Coloque a mistura em tacinhas e sirva bem fresca decorada com umas folhinhas de hortelã.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 19 de março de 2009

PostHeaderIcon Lombo de novilho no tacho



Um prato que relembra as comidinhas da avó... Simples, saboroso e reconfortante.

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de lombo de novilho
- 200 ml de vinho branco
- 200 ml de água
- sal & pimenta moída no momento
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 alho-francês cortado em rodelas
- 3 cenouras cortadas em cubos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- salsa picada q.b.

Preparação

Temperar a carne com sal, pimenta e o vinho branco. Deixar tomar gosto por 30 minutos. Escorrer a carne, reservando o vinho da marinada.

Aquecer o azeite num tacho. Juntar a carne e dourar de todos os lados. Adicionar a cebola e os alhos picados. Refogar até alourar ligeiramente.

Regar com a marinada reservada e a água. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e deixar fervilhar em lume brando por 1h15. Se isso for necessário, acrescentar pequenas quantidades de água para o molho não secar.

Juntar as rodelas de alho-francês e os cubos de cenoura. Cobrir e deixar estufar por mais 1h00-1h15, ou até a carne ficar bem tenra. Rectificar os temperos.

Retirar a carne do tacho e fatiar finamente. Colocar as fatias de carne no tacho e deixar aquecer no molho de legumes por 1-2 minutos. Polvilhar com salsa picada e servir de seguida, acompanhando com massa ou puré de batata caseiro.

Fonte : receita adaptada da revista Saúde à Mesa - nº24

Ver também : Lombo de novilho estufado com cebolas

Novilho : Boi - Pimenta : Pimenta do reino - Alho-francês : Alho-porró - Massa : Macarrão
dddd

PostHeaderIcon Pastéis de Massa Tenra

Se há coisa que já nem me lembrava de fazer era pastéis de massa tenra. Mas lá resolvi voltar a testar as minhas capacidades nestes delicados pastéis, e parece que não me saí muito mal.
A massa derretia na boca, e, ao fritar inchou e ficou com aquelas bolhas, tal como uma boa massa de pastéis de massa tenra deve ficar.

Ingredientes para cerca de 20 pasteis:

Massa:
250g de farinha
100g de margarina
água morna
sal q.b.
Recheio:
1 cenoura grande
250gr de pá de porco em cubos pequenos
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
125 ml de leite
sal e pimenta q.b.
azeite
noz moscada
sumo de limão

Preparação:

Coloque a farinha sobre a mesa, abra-lhe ao meio uma cavidade e nela deite a margarina e o sal. Comece a amassar a margarina com a farinha e vá-lhes juntando água (apenas a necessária para obter uma massa homogénea) e amassando sempre.
Depois de amassada, bata-a em cima da mesa, esticando-a com a mão algumas vezes e dobrando-a. Por fim, faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano e deixe repousar 2 horas.
Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e aloure os cubos de carne. Junte depois a cenoura em cubinhos, tempere de sal e pimenta e adicione o vinho branco. Deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia.
Passe depois a carne pelo robot de cozinha para picar, e devolva-a novamente ao tacho. Adicione a farinha e o leite e leve novamente ao lume até a mistura engrossar e ficar homogénea.
Rectifique os temperos e coloque um pouco de noz moscada e sumo de limão. Retire e deixe arrefecer.
No momento de utilizar a massa, com o rolo estenda bem fina uma parte e coloque montinhos de recheio sobre ela a intervalos regulares. Estenda outra parte e coloque-a por cima da massa com o recheio. Com a mão dê-lhes um jeito para fazer aderir e para moldar os pastéis e corte-os em forma de rectangulo com uma carretilha.Coloque-os num prato polvilhado com farinha.
Pode congelar os pastéis e fritar sem descongelar quando precisar, ou frite-os logo em óleo abundante e quente. Como opção, pode cozinhá-los no forno.
Sirva com salada ou um arroz de legumes.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 18 de março de 2009

PostHeaderIcon Sopa Azeda



Esta é uma sopa tradicional dos Açores e mais especificamente da ilha Terceira apesar de haver quem diga que a receita original nasceu no Faial. Tem um nome pouco atractivo, mas garanto que é uma das melhores sopas que jamais comi. O equilíbrio entre os sabores doces, salgados e azedos fica perfeito. E as especiarias conferem-lhe um paladar requintado e muito especial...

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de feijão seco (vermelho ou manteiga)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 250 g de abóbora cortada em cubos pequenos
- 1 batata doce cortada em cubos pequenos
- 1 batata cortada em cubos pequenos
- 1/2 colher (chá) de canela moída
- 1/2 colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 pitada de cominhos moídos
- sal

Preparação

Demolhar o feijão de um dia para o outro em bastante água fria. Escorrer.

Aquecer o azeite. Refogar a cebola e os alhos picados até alourarem ligeiramente. Juntar o feijão e água suficiente para a cozedura deste. Deixar cozer até o feijão ficar tenro.

Retirar o tacho do lume e triturar a sopa até ficar em creme. Se o creme se apresentar muito espesso, acrescentar um pouco de água.

Colocar novamente o tacho ao lume. Temperar com a canela, o açúcar, o vinagre, sal e os cominhos. Envolver e levar a ferver.

Adicionar os cubos de batata, batata doce e abóbora. Deixar fervilhar até os vegetais se apresentarem cozidos. Rectificar os temperos e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Açoriana, de Zita Lima (Ed. Everest)

dddd

PostHeaderIcon Borrego Assado com Alecrim

Como já aqui disse muitas vezes, gosto de fazer umas comidas mais demoradas e melhores ao fim de semana. Este domingo, foi dia de borrego assado. Eu sei que há muita gente que diz que não gosta de borrego, mas é porque certamente nunca o comeram bem preparado, e depois de tirado o "bedum" (?) que dá à carne o sabor que tantos dizem não gostar.
Ora este borreguinho caseiro, e devidamente preparado quem sabe, foi assado este domingo cá em casa depois de perfumado com alecrim. Estava delicioso. Para quem gosta aqui fica esta sugestão para a Páscoa que se aproxima!

Ingredientes para 6 pessoas:

1,200kg de borrego
4 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 clh sopa de colorau
4 pernadas de alecrim fresco
2 folhas de louro
6 clh sopa de azeite
1dl de vinho branco
1,200kg de batatas

Preparação:

Depois de limpo tempere o borrego com sal, pimenta e colorau e esfregue-o com metade do azeite e deixe ficar de um dia para o outro.
Descasque e corte as batatas em cubos e tempere-as com sal e o restante azeite.
Coloque o borrego numa assadeira e as batatas em volta. Regue com o vinho branco, espalhe por cima a o alecrim previamente esmagado com as mãos para libertar os aroma, o louro e o alho picado. Sobre a carne espalhe um fio de azeite e leve a assar em forno quente.
Sirva com grelos cozidos.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 17 de março de 2009

PostHeaderIcon Flan de Espinafres com Atum

Cá em casa nunca se come carne nas sextas feiras da Quaresma. Esta sexta não foi excepção, e saiu este prato entre um flan salgado e um souflê.
Estava fofinho e delicioso e a combinação espinafres e atum resulta muito bem.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 ovos
1 lata de atum
400gr de espinafres picados congelados
3 colheres de sopa de farinha
150ml de leite
sal e pimenta q.b.
noz moscada
azeite

Preparação:

Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte os espinafres congelados. Deixe cozinhar até os espinafres estarem descongelados e a água ter evaporado. Adicione o atum previamente e escorrido e a farinha. Sem parar de mexer vá juntando o leite aos poucos e poucos até ter uma mistura homogénea.
Tempere de sal, pimenta e noz moscada e adicione as gemas.
Bata depois as claras em castelo e junte-as cuidadosamente ao preparado anterior.
Coloque a mistura numa forma de pirex untada e leve ao forno quente (180ºC) durante 30 a 40 minutos.
Sirva apenas com uma salada verde ou com um arroz de legumes.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Salada de espinafres à camponesa



Temperaturas suaves - quentes, até, em algumas regiões de Portugal continental, sol, dias mais compridos... A Primavera está de regresso e, com ela, os desejos de comidas mais leves, como esta salada saborosa e completa que nos serviu de prato principal...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 fatias de pão rústico cortadas em cubos
- 800 g de folhas de espinafres jovens e tenras
- 4 ovos
- 1 fio de vinagre
- sal
- 150 g de bacon cortado em palitos
- 2 colheres (sopa) de azeite

Molho vinagrete

- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Lavar e escorrer as folhas de espinafres. Reservar.

Colocar os ovos num tacho e cobrir com água fria. Juntar o vinagre e uma pitada de sal. Levar a ferver. Deixar cozer por 8 minutos após a água levantar fervura. Escorrer os ovos e colocar num recipiente com água fria. Reservar.

Preparar o molho: diluir a mostarda no vinagre balsâmico. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o azeite em fio, sem parar de bater até o molho ficar bem emulsionado. Reservar no frigorífico.

Grelhar os palitos de bacon em seco numa frigideira anti-aderente até se apresentarem dourados. Escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Aquecer o azeite na frigideira que serviu para o bacon. Juntar os cubos de pão e saltear até ficarem bem dourados, sacudindo a frigideira com frequência. Escorrer sobre papel absorvente.

Descascar os ovos e cortar em rodelas.

Colocar as folhas de espinafres numa saladeira. Adicionar as rodelas de ovo, o bacon e os cubos de pão. Regar com o molho vinagrete e misturar delicadamente. Servir de seguida.

Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
segunda-feira, 16 de março de 2009

PostHeaderIcon Bolo de Cenoura

Como tinha muitas cenouras cá por casa e como gosto de experiências na cozinha, pus mãos à obra e pesquisei na internet um bolo que eu achasse ser simples de confeccionar, e fui ter a este site.

Ingredientes:
2 chávenas de chá de farinha de trigo
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó (como a farinha já tinha fermento coloquei apenas 1 colher de chá)
2 cenouras grandes
1 colher de sopa de baunilha

Preparação: Bata no liquidificador os ovos, óleo, cenoura e a baunilha. Numa tigela misture o restante dos ingredientes secos. Unte a forma e leve ao forno pré-aquecido.

Comentários: O bolo é bom, mas para mim é um pouco doce, talvez para a próxima coloque um pouco menos de açúcar e um pouco menos de baunilha.


Publicado em simultâneo aqui.
dddd

PostHeaderIcon Estufado de Pérolas do Mar, Camarão e Ervilhas

Não são a minha comida preferida estas pequenas rodelas de pota, mas para emergências resultam lindamente pois são muito rápidas de preparar.
Estas foram simplesmente estufadas com alguns camarões e uns legumes e fidaram de "comer e chorar por mais"!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 cebola
azeite q.b.
1 embalagem de perolas do mar
1/2 pimento laranja
1/2 pimento verde
1 chávena de ervilhas congeladas
1 chávena de miolo de camarão
sal e pimenta q.b.
alho em pó
salsa picada

Preparação:

Comece por fazer um pequeno refogado com o azeite e a cebola. Assim que esta estiver translúcida, junte o pimento e as ervilhas, as perolas do mar e o camarão.
Tempere de sal, pimenta e alho em pó. Junte também um bocadino de picante, se gostar e a salsa picada.
Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando.
Quando estiver quase tudo cozinhado, retire a tampa e aumente um pouco o lume de modo a evaporar e apurar o molho.
Sirva com puré ou arroz branco.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Lombo de porco com maçãs



Esta é uma receita tradicional da região francesa de Normandia, modernizada com um toque de pimenta de Sichuan. Como o lombo é cozido antes de assar, não fica nada seco. E as maçãs combinam muito bem com a carne de porco, como sempre. Um prato verdadeiramente delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 pedaço de lombo de porco (900 g)
- 4 maçãs amarelas
- 2 cubos de caldo de legumes
- 25 g de manteiga com sal + um pouco para untar
- 150 ml de natas
- 2 hastes de tomilho fresco
- 2 hastes de alecrim fresco
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de pimenta de Sichuan em grãos
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Colocar a carne numa panela e cobrir com água. Levar a ferver. Juntar os cubos de caldo esfarelados. Adicionar o louro, assim como metade do alecrim e do tomilho. Deixar fervilhar em lume brando por 1 hora.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com manteiga e reservar.

Escorrer o lombo, reservando o líquido de cozedura. Temperar a carne com sal e pimenta. Colocar na assadeira.

Remover as pevides e as partes duras das maçãs. Cortar as maçãs em gomos grossos - sem descascar - e dispor à volta da carne, na assadeira.

Polvilhar a carne com as ervas restantes previamente esmigalhadas. Distribuir a manteiga cortada em pedacinhos sobre as maçãs. Levar ao forno por 30 minutos, à 180ºC.

Entretanto, filtrar o líquido de cozedura reservado e voltar a colocar no tacho. Juntar as natas e levar a ferver até o molho reduzir um pouco e apurar. Temperar com sal e pimenta.

Torrar a pimenta de Sichuan en seco por 30 segundos numa frigideira anti-aderente. Reservar.

Retirar a carne do forno e fatiar finamente. Colocar numa travessa, com as maçãs à volta. Polvilhar com a pimenta de Sichuan e acompanhar com o molho. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada da revista francesa Prima - Cuisine Gourmande, nº 102

Cubo de caldo : Tablete de caldo - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
domingo, 15 de março de 2009

PostHeaderIcon Bolo do Martim ...

Photobucket

Bolo de Cenoura Divinal
Número de pessoas: Poucas, o bolo é tão bom que desaparece num instante

Ingredientes

3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 colher de fermento

Preparação

Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora (maquina dos batidos). Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha.

Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha. Não deve cozer demasiado, para não ficar seco. Depois de frio barra-se com creme de chocolate.


Versão Bimby


Preparação

Colocar a farinha e o fermento no copo e programar 30 seg, vel 3, para serem peneirados. Retirar e reservar. Colocar o açúcar e pulverizar durante 30 seg, vel 9. Juntar as cenouras e triturar durante 15 segundos, velocidade 6 (verificar se estão bem trituradas se não dar mais uns instantes).

Colocar a borboleta, juntar os ovos e programar 6 min, vel 4. Retirar a borboleta, adicionar o óleo e misturar 10 seg, vel 4. Adicionar a farinha com o fermento, reservados e envolver 3 seg, vel 4. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com bastante farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, entre 45 a 50 min.



dddd

PostHeaderIcon Bolo do Martim ...

Photobucket

Bolo de Cenoura Divinal
Número de pessoas: Poucas, o bolo é tão bom que desaparece num instante

Ingredientes

3 cenouras grandes cruas partidas aos bocados
2 chávenas de açúcar
1 chávena de óleo
4 ovos
2 chávenas de farinha
1 colher de fermento

Preparação

Deitam-se todos os ingredientes à excepção da farinha e do fermento, na liquidificadora (maquina dos batidos). Quando a cenoura estiver toda triturada, tudo em creme, deita-se a mistura numa tigela e junta-se a farinha.

Mistura-se bem e vai a cozer em forma sem buraco, barrada de margarina e polvilhada de farinha. Não deve cozer demasiado, para não ficar seco. Depois de frio barra-se com creme de chocolate.


Versão Bimby


Preparação

Colocar a farinha e o fermento no copo e programar 30 seg, vel 3, para serem peneirados. Retirar e reservar. Colocar o açúcar e pulverizar durante 30 seg, vel 9. Juntar as cenouras e triturar durante 15 segundos, velocidade 6 (verificar se estão bem trituradas se não dar mais uns instantes).

Colocar a borboleta, juntar os ovos e programar 6 min, vel 4. Retirar a borboleta, adicionar o óleo e misturar 10 seg, vel 4. Adicionar a farinha com o fermento, reservados e envolver 3 seg, vel 4. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com bastante farinha. Levar ao forno pré-aquecido a 180º, entre 45 a 50 min.



dddd

PostHeaderIcon Frango à Brás



Esta é a versão com frango do bem conhecido bacalhau à Brás. Uma receita óptima para aproveitar sobras...

Ingredientes para 3-4 pessoas

- 1/2 frango cozinhado
- 150 g de batatas fritas palha de compra
- 1 cebola grande cortada em meias-luas finas
- 1 dente de alho picado finamente
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 3 ovos grandes
- 1 colher (sopa) de sumo de limão
- 1 folha de louro
- 1 raminho de salsa
- 12 azeitonas pretas
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Eliminar a pele e os ossos do frango. Desfiar a carne e reservar.

Colocar as meias-luas de cebola e o alho picado num tacho, juntamente com o louro e o azeite. Levar ao lume e refogar até a cebola se apresentar macia e transparente.

Adicionar o frango desfiado e envolver. Juntar as batatas fritas palha e misturar muito bem.

Numa tigela, bater os ovos com o sumo de limão, sal e pimenta. Adicionar a salsa previamente picada e misturar.

Regar o preparado de frango com os ovos. Misturar em lume muito brando até os ovos ficarem cozidos mas ainda cremosos.

Transferir o preparado para uma travessa aquecida e guarnecer com as azeitonas. Servir de imediato, com salada mista para acompanhar.


Sumo
: Suco
- Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço
dddd

Blog Archive

back to top