sexta-feira, 4 de maio de 2007

PostHeaderIcon Mousse de Maçã

Às vezes acontece comprarmos fruta e esta não ser nada de especial. Foi o caso de umas maçãs que apesar de serem doces e sumarentas eram farinhentas... Que fazer com elas? Primeiro pensei em maçã assada, mas depois de magicar lembrei-me de algo mais fresco e mais apetecível com o tempo quente: uma mousse de maçã! E com a minha mania do cuidado com a linha, fiz uma mousse ideal para quem está de dieta e para diabéticos! Mas estava tão boa que até o meu marido que é esquisito com os meus "doces light" comeu e repetiu!

Ingredientes:

6 maçãs médias
limão
2 iogurts magros naturais
2 cravinhos
1 pau de canela
2 colheres de sopa de canela em pó
adoçante em pó a gosto (ou açúcar)

Preparação:

Descasque as maçãs e corte-as em quartos. Leve-as a cozer num tacho com água, casca de 1 limão, 1 pau de canela e os 2 cravinhos.
Assim que estiverem cozidas escorra-as bem e reduza a puré com a varinha mágica.
Á parte bata os 2 iogurtes com a canela, sumo e raspa de 1/2 limão e o adoçante a gosto. Junte a maçã em puré e misture bem. Se necessário junte mais adoçante.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro de modo a estar bem fria quando servir.
Mesmo antes de servir polvilhe com um pouco mais de canela!

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 3 de maio de 2007

PostHeaderIcon Sanduíche BLT



Houve uma altura da minha vida onde me deslocava a Nova Iorque pelo menos uma vez por mês por motivos profissionais. Geralmente, tomava um pequeno almoço daqueles americanos, consistente, com ovos mexidos, e depois, almoçava ligeiramente numa deli qualquer da zona onde estava a trabalhar: uma salada ou uma sande. Lembro-me perfeitamente do meu snack favorito - e o da maioria dos Americanos: o BLT. Ou seja uma sande de pão de forma torrado com "Bacon + Lettuce + Tomato". A composição pode parecer muito básica, mas de facto, os ingredientes combinam de maneira fantástica. No outro dia, andava a vaguear pelo belíssimo blog da Louise - Gato Azul | Chat Bleu, uma Canadense amorosa, quando me deparei com o tal BLT. Fui logo a correr para a cozinha matar as saudades...! Uma delícia de sande. Experimentem!

Ingredientes para 1 unidade

- 2 fatias de pão de forma
- 2 fatias finas de bacon
- 1/2 tomate maduro cortado em rodelas
- 2 folhas grandes de alface crocante
- 1/2 colher (sopa) de maionese
- 1/2 colher (sopa) de manteiga
- sal & pimenta

Preparação

Grelhar ligeiramente o bacon em seco numa frigideira anti-aderente. Cortar cada fatia de bacon em duas metades e reservar.

Torrar as fatias de pão. Barrar uma fatia com manteiga. Cobrir com as rodelas de tomate. Temperar com um pouco de sal e pimenta.

Adicionar as fatias de bacon e cobrir com as folhas de alface. Temperar com sal e pimenta.

Barrar a fatia de pão restante com a maionese. Fechar a sande com o pão, maionese para baixo. Cortar a sande em triângulos e servir de imediato.


Pimenta : Pimenta do reino dddd

PostHeaderIcon Restaurantes sem fumo

Image Hosted by ImageShack.us

«Ai, aqueles velhos tempos ! Agora estão todos mortos...»

Agradecimentos : TeoDias - Fonte : Superinteressante
dddd

PostHeaderIcon Esparguete com Espinafres, Cogumelos e Queijo de Cabra

Acho que é de opinião comum que um prato de massa é das refeições mais rápidas e versáteis de preparar. Vai bem com quase tudo, e agrada a praticamente todos!
Esta foi uma receita que surgiu de repente com alguns ingredientes que havia lá em casa, mas é seguramente um prato a repetir de tão bom que ficou.

Ingredientes:

esparguete
espinafres congelados
alho
sal e pimenta
azeite
cogumelos
1 rodela de queijo de cabra
molho bechamel (por acaso usei de pacote...)

Preparação:

Leve o esparguete a cozer numa panela com água e sal.
Entretanto prepare o molho. Leve um pouco de azeite a aquecer num tacho e junte-lhe o alho picado. Junte depois os espinafres congelados e vá mexendo deixando que os espinafres descongelem e cozinhem. Junte os cogumelos frescos laminados, tempere de sal e pimenta e deixe estufar. Assim que estiverem cozidos junte o queijo de cabra esfarelado(deixe um pouco para mais tarde) e metade do pacote de bechamel. Misture bem.
Assim que o esparguete estiver cozido escorra-o, passe por água fria para parar a cozedura e junte-o ao molho mexendo bem.
Coloque o esparguete num prato que possa ir ao forno, coloque o restante bechámel e polvilhe com o queijo de cabra anteriormente reservado.
Leve a gratinar.
Sirva bem quente!

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Arroz de chouriço e ervilhas



Este prato tradicional é muito simples, mas fica suculento preparado com as primeiras ervilhas frescas do ano e chouriço de boa qualidade. Isto sim, é comfort food...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 chouriço de carne não muito gordo
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 0,5 dl de azeite
- 350 g de arroz carolino
- 200 g de ervilhas frescas descascadas
- 7 dl de água quente
- sal & pimenta

Preparação

Eliminar a pele do chouriço e picá-lo grosseiramente.

Refogar o chouriço picado no azeite juntamente com a cebola e o alho. Adicionar o arroz e mexer muito bem até este absorver a gordura e se apresentar transparente.

Acrescentar as ervilhas e envolver. Regar com a água quente. Temperar com sal e pimenta.

Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 12-15 minutos, ou até o arroz absorver o líquido. Servir de imediato.

Chouriço : Lingüiça portuguesa
Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quarta-feira, 2 de maio de 2007

PostHeaderIcon Quiche Primavera



Achei muito interessante - e boa - a receita de massa desta quiche. Fica leve, crocante, saudável mas sobretudo deliciosa...!

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 1 chávena (chá)* de flocos de aveia
- 1 chávena (chá) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de margarina vegetal amolecida
- 1 pitada de sal fino
- 1 gema
- aproximadamente 3 colheres (sopa) de água

- margarina vegetal para untar
- farinha q.b.
- 1 macheia de feijão seco

Recheio

- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 alhos-francêses pequenos cortados em rodelas finas
- 2 cenouras cortadas em cubinhos
- 1 chávena (chá) de ervilhas frescas descascadas
- 150 g de natas
- 50 g de queijo emmental ralado
- sal & pimenta
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de salsa picada

* 1 chávena de chá (ou xícara de chá) = 1 boião de iogurte

Preparação

Numa tigela, misturar os flocos de aveia com a farinha, a margarina e o sal, amassando com a ponta dos dedos até a massa ficar com um areado grosso. Adicionar a gema e a água. Amassar muito bem até a massa descolar das mãos. Formar uma bola e embrulhar em película alimentar. Deixar repousar no frigorífico por 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma tarteira com margarina.

Estender a massa na bancada polvilhada de farinha com o auxílio de um rolo. Forrar a tarteira com a massa. Cobrir com papel de alumínio alimentar e espalhar a macheia de feijão seco por cima. Levar ao forno por aproximadamente 10-15 minutos.

Retirar a tarteira do forno. Eliminar os feijões e a folha de alumínio. Deixar arrefecer por completo.

Aquecer o azeite numa caçarola. Juntar as rodelas de alho-francês e refogar até o preparado ficar transparente. Adicionar os cubinhos de cenoura e as ervilhas. Cozinhar em lume brando por 5-7 minutos. Temperar com sal e pimenta. Retirar do lume e deixar amornar.

À parte, bater os ovos com as natas, sal e pimenta. Acrescentar o queijo ralado e a salsa picada. Envolver e reservar.

Espalhar o preparado de legumes pela massa pré-assada. Regar com a mistura de ovos e natas. Levar ao forno por 35 minutos, a 180ºC. Servir a quiche quente, morna ou fria.

Alho-francês : Alho-porró - Natas : Creme de leite
Frigorífico : Geladeira - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Lombos de pescada com molho de coentros

(receita light)


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Ingredientes

Lombos de pescada
1 cebola
1 cenoura
1 iogurte natural magro
1 molho de coentros
Azeite
Cravinhos da Índia
Alho, Pimenta e Sal q.b.

Preparação
Temperam-se os lombos de pescada com sal e alho.
Num tacho lava-se ao lume água temperada com sal, a cebola cortada, a cenoura, os cravinhos da Índia e um pouco de azeite. Depois de ferver cerca de 5 minutos mais ou menos, junta-se o peixe e deixa-se cozer. Entretanto prepara-se o molho com 1 iogurte natural magro, um pouco mais de azeite e um molho de coentros, batendo tudo na picadora. Serve-se a pescada acompanhada dos legumes e de batatas cozidas com casca e salteadas num pouco de azeite e oregãos.
dddd

PostHeaderIcon Lombos de pescada com molho de coentros

(receita light)


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Ingredientes

Lombos de pescada
1 cebola
1 cenoura
1 iogurte natural magro
1 molho de coentros
Azeite
Cravinhos da Índia
Alho, Pimenta e Sal q.b.

Preparação
Temperam-se os lombos de pescada com sal e alho.
Num tacho lava-se ao lume água temperada com sal, a cebola cortada, a cenoura, os cravinhos da Índia e um pouco de azeite. Depois de ferver cerca de 5 minutos mais ou menos, junta-se o peixe e deixa-se cozer. Entretanto prepara-se o molho com 1 iogurte natural magro, um pouco mais de azeite e um molho de coentros, batendo tudo na picadora. Serve-se a pescada acompanhada dos legumes e de batatas cozidas com casca e salteadas num pouco de azeite e oregãos.
dddd

PostHeaderIcon Beberes dos Deuses


Clicar na imagem para ampliar

Infelizmente, não tenho jeito nenhum para falar de vinhos... Mas sou apreciadora. Estas seis maravilhas foram degustadas em família, na festa de anos do meu cunhado Paulo, para acompanhar presunto pata negra português e espanhol, aperitivos diversos, uma chanfana de borrego feita por mim, queijos (Azeitão, Serra da Estrela...) e mais algumas iguarias...

Só sei dizer que todos estes vinhos portugueses escolhidos pelo meu marido - Douro, Dão e Alentejo - são de beber de joelhos. Que foram todos classificados pelo famoso guia americano Parker entre os melhores do mundo. E que não sobrou nem uma gota...!



E para acompanhar as sobremesas, também havia um vinho do Porto branco da Kopke, colheita 1977, simplesmente excepcional...
dddd

PostHeaderIcon Hamburguers

É possível comer bons e saborosos hamburguers, sem serem aqueles de fast food cheios de gordura e de açúcar.
De vez em quando, para uma refeição mais ligeira, sabem muito bem!

Ingredientes:

carne picada (eu usei de porco, mas podem usar a da vossa preferência)
alho
cebola
salsa
1 ovo
sal e pimenta
tomate
alface
queijo fatiado
pepinos de conserva (pickles)
molho da vossa preferência (maionese, mostarda ou ketchup)
pãezinhos próprios para hamburguer

Preparação:

Pique a cebola, o alho e a salsa e junte à carne picada. Tempere de sal e pimenta, junte o ovo e misture tudo muito bem até a mistura ficar homogénea.
Com a mistura de carne faça pequenas bolas e molde-as depois em forma de hamburguers.
Corte o tomate em fatias e lave as folhas de alface.
Grelhe a carne.
Barre cada um dos pãezinhos com o molho, diponha a alface e o tomate e, por cima deste o hamburguer grelhado a fatia de queijo e os pickles.
Se quiser coloque mais um pouco de molho.
Acompanhe com umas batatas fritas!

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Camarão dourado



Este prato de camarão é um óptimo petisco para acompanhar cerveja Tsin Tao fresquinha...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 12 camarões jumbo (ou 24 camarões médios)
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de vinho de arroz *
- 1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
- óleo vegetal q.b.
- 2 ovos levemente batidos
- 8-10 colheres (sopa) de pão ralado
- sal & pimenta
- sumo de limão (ou de lima) q.b.
- rodelas de limão (ou de lima)

* ou xeres seco, vinho do Porto seco...

Preparação

Descascar os camarãos, deixando apenas as caudas. Praticar um corte fino no comprimento do lombo e remover a tripa.

Misturar o molho de soja com o vinho de arroz, o amido de milho, sal e pimenta. Envolver os camarões na mistura e deixar marinar por 10-15 minutos.

Aquecer um pouco de óleo num wok ou numa frigideira.

Pegar em cada camarão pela cauda. Mergulhar no ovo batido e passar depois pelo pão ralado.

Fritar os camarões no óleo até se apresentarem dourados e estaladiços. Retirá-los do óleo com o auxílio de uma escumadeira e escorrê-los muito bem sobre papel absorvente.

Colocar os camarões num prato de servir e borrifar com umas gotas de sumo de limão. Acompanhar com rodelas de limão.

Molho de soja : Shoyu - Vinho de arroz : Saquê - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
terça-feira, 1 de maio de 2007

PostHeaderIcon Frango à Moda da Avó Celeste

A minha avó Celeste fazia um franginho delicioso... Tentei reproduzir. Ficou bom, mas nada que chegasse aos calcanhares do dela. Claro que tenho de dizer que o dela era feito com frangos caseiros que ela e o meu avó criavam, e que era cozinhado num forno de lenha! Só isto faz com que a receita seja quase impossível de recriar em minha casa.. Mas ao fazer este frango, foi na minha avó que pensei...

Ingredientes:

Frango do campo
alho
azeite
louro
vinho branco
Colorau
pimenta
sal
piri-piri

Preparação:

Cortar o frango em pedaços (se quiser pode retirar a pele). Numa assadeira de barro vidrado colocar o frango e temperar com sal, pimenta, piri-piri, alho picado, louro, e bastante colorau.
Regar abundantemente com vinho branco e um bom gole de azeite .
Levar a forno quente (se for a lenha é o ideal) até o frango estar cozinhado e douradinho!
Servir com umas batatinhas fritas ou assadas e um esparregado.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 30 de abril de 2007

PostHeaderIcon Coquinhos



Para adoçar a boca, uns coquinhos deliciosos e muito fáceis de confeccionar...

Ingredientes para +/- 30 unidades

- 250 g de coco ralado
- 250 g de açúcar
- 25 g de farinha de trigo
- 1 pitada de baunilha em pó
- 4 ovos

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Misturar o coco ralado com o açúcar, a farinha e a baunilha em pó. Juntar os ovos e amassar muito bem.

Encher forminhas de papel frisado (tipo brigadeiro) com o preparado. Colocar as forminhas no tabuleiro do forno e levar a cozer até os coquinhos se apresentarem firmes e alourados.

Retirar os coquinhos do forno. Deixar arrefecer por completo antes de servir.
dddd

PostHeaderIcon Exotic Asia Market



Isto representa apenas uma pequena parte das minhas compras de sábado no supermercado Exotic Asia Market de Sacavém, a maior loja de produtos alimentares asiáticos da Península Ibérica, mesmo às portas de Lisboa. Bem, para quem como eu gosta de comida asiática, aquela loja é um paraíso autêntico...! Encontrá-se lá de tudo mesmo, da China passando pelo Japão, o Vietname, a Tailândia, a Indonésia ou a Índia: especiarias, enlatados, vinho de arroz, arrozes de todo o tipo, massas, legumes frescos, congelados, molhos, sementes, algas, ervas, etc. Não falta nada! À sério, o Exotic Asia Market não fica nada atrás dos supermercados Tang Frères de Paris XIII, bem pelo contrário. Merece até um destaque especial pela profusão de produtos japoneses e indianos de primeira qualidade. Também se podem lá comprar autênticas frigideiras wok chinesas, louça, chaleiras, cestas de bambu, almofarizes tailandeses de pedra, alguns móveis chineses lindíssimos... E não posso passar sem sublinhar a simpatia da Senhora D. Yen, gerente da loja, que me desvendou duas das suas receitas favoritas e me ofereceu um livro e alguns produtos para eu testar. Também existe uma tasquinha chinesa à entrada da loja e facultam-se aulas de culinária asiática à grupos de mais de seis pessoas. O Exotic Asia Market merece mesmo uma visita prolongada...!

Exotic Asia Market
Rua Maria Umbelina, 5 A/C
2685-148 Sacavém
PORTUGAL
Parque de estacionamento privativo
Aberto todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 10h00 às 19h00

Mais informações no site www.exoticasiamarket.com

Os visitantes do Elvira's Bistrot beneficiam de descontos especiais. Basta informar os empregados das caixas que conheceram a loja através deste blog, antes do registo dos artigos.
dddd

PostHeaderIcon Strogonoff Fingido

Quem não gosta de um bom stogonoff, com aquele delicioso molhinho feito à base de natas... Pois é, mas as natas têm muita gordura, e há que ter cuidado com o colesterol, os triglicéridos, e essas coisas todas... e depois também há o cuidado com a linha...
Por causa destas coisas todas às vezes, em vez de fazer o verdadeiro strogonoff, faço estes mais "saudável", daí o nome de strogonoff fingido...além disso também o fiz com carne de porco em vez de vaca, como a receita original! Tudo nele é falso!

Ingredientes:

febras de porco ou bife de vaca ou frango ou peru
Cogumelos frescos ou de latas (champignons)
Sal
pimenta
molho inglês
vinho branco
alho
1 chávena de chá de leite
1 colher de sobremesa de maisena
salsa

Preparação:

Começar por cortar os bifinhos em tiras finas, e tempere com sal, pimenta, alho picadinho, um pouco de molho inglês e vinho branco.
Leve uma frigideira ao lume e coloque a carne e a marinada (sim, sem adicionar gordura, mas se quiserem podem fritar a carne com manteiga ou azeite e depois adicionar a marinada!) e deixe esfufar a carne até quase todo o líquido estar evaporado. Juntar os cogumelos laminados e misturar.
Desfazer a farinha maisena no leite e juntar à mistura de carne e cogumelos. Rectificar os temperos e deixar ferver até a mistura engrossar um pouco.
Servir o strogonoff polvilhado com a salsa picasda e com arroz branco e uma salada.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Febras recheadas



Andava à procura de receitas diferentes com febras de porco na Internet e encontrei esta. Gostei muito: o prato é bom e além do mais, tem um visual bonito...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 febras de porco grandes e finas
- 8 fatias finas de queijo flamengo
- 8 fatias finas de bacon
- 2 cenouras raladas
- 12 azeitonas pretas descaroçadas e picadas
- 1 copo de vinho branco seco
- manteiga q.b.
- sal & pimenta
- alho seco em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com manteiga e reservar.

Remover a gordura das febras. Espalmá-las finamente com o auxílio de um martelinho de cozinha (ou colocá-las entre película alimentar e bater com um rolo da massa). Temperar com sal, pimenta e um pouco de alho em pó.

Cobrir cada febra com 2 fatias de queijo. Colocar as fatias de bacon sobre o queijo. Espalhar as cenouras raladas e as azeitonas picadas por cima do bacon.

Enrolar cuidadosamente as febras e fechar muito bem as bordas com palitos de madeira. Dispor as febras na assadeira. Regar com um pouco de vinho branco e espalhar pedacinhos de manteiga.

Levar ao forno por 30 minutos, a 200ºC. Regar de vez em quando com o vinho branco restante.

Retirar a assadeira do forno. Remover os palitos e fatiar as febras. Servir de imediato, com batatas salteadas ou fritas.

Nota : a receita também fica muito boa com bifes de peru ou de frango no lugar das febras de porco.

Febra : Bife, filé - Pimenta : Pimenta do reino
Queijo flamengo : Queijo prato
dddd

Blog Archive

back to top