sábado, 24 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Frango com massa à moda da Terceira



Este é um prato simples mas todavia muito saboroso se for preparado com ingredientes de primeira qualidade. Basicamente, o frango vai a tostar no forno com algum queijo após ter servido para confeccionar um caldo rico e aromático onde se coze a massa que o acompanha. Uma receita deliciosa, típica da ilha Terceira...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 frango do campo cortado em 8 pedaços (ou 1 galinha tipo caseira)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola descascada
- 1 boa pitada de açafrão
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- sal
- 350 de massa tubular tipo macarrão riscado, cotovelos médios riscados, penne rigate...*
- 120-150 g de queijo açoriano curado, ralado em fios**

* usei "torcidos" - ou cornetti - uma massa com um formato muito bonito - tubular e riscada mas enrolada como se fosse fusilli ("parafuso"), produzida na ilha de São Miguel pela Moaçor.

** queijo São Jorge ou queijo da Ilha. Parmesão também fica bem, se não tiver queijo açoriano à mão...

Preparação

Derreter a manteiga em lume médio num tacho grande. Juntar os pedaços de frango e dourar de todos os lados.

Adicionar a cebola inteira, o açafrão e o vinagre. Cobrir com água e temperar com sal. Levar a ferver e baixar o lume. Cozinhar em lume médio-brando até o frango se apresentar tenro e cozido.

Entretanto, pré-aquecer o forno à 200ºC.

Retirar os pedaços de frango do tacho com uma escumadeira. Escorrer e secar ligeiramente com papel absorvente. Colocar os pedaços de frango no meio de um tabuleiro e reservar.

Eliminar a cebola do caldo e - se isso for necessário, acrescentar água suficiente para a cozedura da massa. Rectificar os temperos e levar a ferver. Juntar a massa e deixar ferver até ficar cozida "al dente".

Com a escumadeira, retirar a massa do tacho e coloca-la à volta dos pedaços de frango, no tabuleiro*. Polvilhar a massa com o queijo ralado e levar a gratinar no forno - a 200ºC - até dourar.

Retirar o tabuleiro do forno e servir de seguida, acompanhando com salada.

* Se preferir, pode envolver os pedaços de frango na massa

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Traditional da Ilha Terceira, de Augusto Gomes - Ed. Tabacaria Angra (Angra do Heroísmo, Portugal)

Ver também : Franguinhos com massa à italiana - Frango à Procurador


Massa : Macarrão - Frango do campo : Galinha caipira
dddd
sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Caril de legumes



Não vale a pena procurar "pó de caril" ou "pasta de caril" na lista de ingredientes, pois esta última é caseira e feita no momento. A maior dificuldade consiste em reunir todas as especiarias necessárias, mas costumamos geralmente ter a maior parte de entra elas nos armários da cozinha. Quanto às mais raras - como as sementes de mostarda, podem arranjar-se em qualquer mercearia indiana. Este é um delicioso e substancial prato vegetariano muito popular em toda a Índia - alguns ingredientes podem variar de uma região do país para outra. Se reduzirmos a quantidade de ingredientes, também pode ser servido como acompanhamento de carne ou de peixe...

Ingredientes para 6 pessoas

- 6 cenouras, cortadas em cubos pequenos
- 6 batatas médias, cortadas em cubos pequenos
- 3 batatas doces médias, cortadas em cubos pequenos
- 400 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 500 g de feijão verde cortado em tiras pequenas
- 3 cebolas cortadas em gomos
- 100 g de coco ralado
- 2 malaguetas pequenas, picadas (sem as sementes)
- 3 colheres (sopa) de sementes de coentros
- 1 colher (café) de canela moída
- 1 colher (sopa) de sementes de mostarda
- 1 colher (chá) de sementes de cominhos
- 1 colher (sopa) de açafrão-da-terra (curcuma)
- 1 folha de louro
- 10 grãos de pimenta preta
- 2 cravinhos
- 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 colher (sopa) de sumo de lima
- sal

Preparação

Levar as batatas, as batatas doces e as cenouras a cozer em água a ferver temperada de sal por 10 minutos. Juntar o feijão verde e as ervilhas. Deixar cozer por mais 5 minutos. Escorrer e reservar.

Aquecer 1 colher (sopa) de óleo numa frigideira. Adicionar o coco ralado e deixar dourar um pouco, sem parar de mexer com uma colher de pau. Reservar o coco numa tigela pequena.

Saltear as malaguetas picadas juntamente com as sementes de coentros durante 3 minutos, na mesma frigideira. Adicionar os cravinhos, a canela e os grãos de pimenta. Saltear por mais 2 minutos.

Colocar o coco e o preparado de especiarias anterior num almofariz (ou usar uma picadora). Juntar 100 ml de água e esmagar muito bem até obter uma pasta. Reservar.

Aquecer o óleo restante num tacho. Adicionar as sementes de mostarda, os cominhos, a curcuma, e a folha de louro. Refogar durante 1 minuto, mexendo sempre. Juntar os gomos de cebola e refogar até se apresentarem dourados.

Adicionar a pasta de caril e envolver. Cozinhar por 5 minutos, sem parar de mexer. Regar com 700 ml de água. Temperar com sal.

Juntar os legumes reservados e cozinhar em lume médio-brando por 15 minutos. Regar com o sumo de lima e servir de seguida. Acompanhar com naans de queijo e/ou arroz basmati.

Fonte : receita adaptada da revista Cuisine et Vins de France nº120 (França)

Ver também : Caril de batatas à tibetana - Couve-flor de caril - Caril de abóbora

Caril : Curry -Feijão verde : Vagem - Semente : Grão - Pimenta : Pimenta do reino - Cravinho : Cravo-da-Índia - Sumo : Suco - Almofariz : Pilão
dddd

PostHeaderIcon Enrolados de Chocolate

Nem me quero lembrar em como esta receita é deliciosa e simples de preparar.
A receita original está no livro da Mafalda Pinto Leite "Cozinha para quem Quer Poupar", página 32. Da receita original apenas utilizei a receita da massa que é mesmo muito boa e é peparada no robot de cozinha ou na batedeira, o que em muito simplifica o trabalho.
Quanto ao recheio, eu optei por rechear com nutella, em vez dos frutos silvestres apresentados.
Ficou delicioso. E não digo nada quanto ao cheirinho que invadiu a casa.
A repetir, mas com recheio de doce de leite!
Aqui fica a minha sugestão para um fim de semana de chuva, como este que se avizinha!

Ingredientes para 9 enrolados:

125 ml de leite morno
1 saqueta de fermento granulado (usei Vahiné)
2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido
2 chávenas (230ml) de farinha sem fermento
60gr de manteiga
1/2 frasco de Nutella
Leite ou gema para pincelar

Preparação:

No robot de cozinha com a pá de plástico, ou na batedeira com a opção de gancho, misture a farinha com o fermento. Adicione depois a manteiga, o leite morno, o açucar e o ovo. Bata tudo na máquina durante alguns minutois até a massa formar uma bola. Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido. No meu caso tive de juntar um pouco mais de farinha até o robot de cozinha formar uma bola macia e elástica.
Transfira para uma tigela e tape com papel aderente. Coloque num local quente (eu costumo colocar dentro do microondas sem o ligar) e deixe levedar durante 40 minutos.
Aqueça depois o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Ponha a massa na banca da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um rectangulo.
Espalhe a Nutella por toda a superfície da massa e enrole-a depois como se fosse uma tarta, começando pela parte mais comprida. Corte depois em 9 fatias do mesmo tamanho.
Disponha depois as fatias lado a lado com a parte cortada virada paracima. Pincele com leite ou gema por cima dos enrolados e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.
Leve ao forno por 30 minutos ou até estarem dourados.
Sirva quentes ou, se os quiser preparar com antecedência como eu fiz, aqueça cada um dos enrolados cerca de 20 segundos no microondas antes de servir.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Cromesquis de banana e roquefort



Conheço a minha querida amiga Véronique há praticamente cinco anos, desde a criação do meu primeiro blog culinário, a Tasca da Elvira - irmão mais velho e francófono do Bistrot. Naquela altura, existiam pouco mais de duas dezenas de blogues sobre a temática, em língua francesa. Já nessa época, a Véronique destacava-se pela criatividade dos seus cozinhados e pela qualidade das fotografias que os acompanhavam. Saveurs Sucrées Salées - que infelizmente já não existe - era sem dúvida alguma o melhor blog culinário francês. Foi a Véronique que me levou consigo para a aventura de Une Souris dans le Potage, um livro publicado em 2006 que reunia algumas das blogueiras principiantes desses bons velhos tempos... Desde então, a minha amiga tornou-se uma conceituada autora de livros culinários ao mesmo tempo que se dedica de corpo e alma ao movimento Slow Food e que gere com sucesso Saveurs Sucrées Salées, uma empresa virada para a gastronomia - aulas de culinária, criação de produtos gourmet, catering, organização de eventos, etc.

Andava ansiosa para descobrir o mais recente "bebé" da Véronique, um livro totalmente dedicado aos queijos fabricados com leite cru, franceses mas também europeus. E de forma modesta, até tive a honra de participar um pouquinho nesse lindo projecto, enviando para Paris alguns queijos portugueses - entre os quais São Jorge - que não só foram degustados num convívio da Slow Food France como também incluídos em duas receitas do livro. Todavia, não foram essas receitas que testei primeiro, mas esta, de cromesquis - ou croquetes, deliciosos e característicos das combinações ousadas e originais que a Véronique imagina na sua cozinha dos arredores de Paris. O queijo roquefort - forte e salgado - é um dos que melhor combina com frutas. Costuma ficar a matar com pêra, maçã e tâmara; fiquei agora a saber que também liga lindamente com banana. Uns aperitivos diferentes para quem gosta de sair da rotina e de surpreender...

Ingredientes para +/- 24 unidades

- 200 g de queijo roquefort*
- 160 g de bananas maduras, descascadas
- 2 colheres (sopa) de vinho branco seco
- pão ralado q.b.
- farinha de trigo q.b.
- 1 ovo grande
- óleo vegetal para fritar

* ou outro queijo azul à gosto (stilton, gorgonzola...)

Nota : o livro indica apenas uma quantidade de 20 g de queijo roquefort. Trata-se de uma mera gralha tipográfica, pois a quantidade requerida é de 200 g, facto que me foi pessoalmente confirmado pela autora.

Preparação

Esmagar muito bem as bananas com o queijo. Juntar o vinho branco e adicionar 55 g de pão ralado. Misturar e cobrir com filme transparente. Reservar no frigorífico durante 1 hora.

Retirar pequenas porções do preparado com o auxílio de uma colher de chá. Moldar bolinhas compactas e firmes com cada porção.

Passar as bolinhas uma por uma na farinha e depois pelo ovo previamente batido. Por último, passar as bolinhas pelo pão ralado. Repetir o processo (farinha, ovo, pão ralado) mais uma vez para que os cromesquis fiquem com uma crosta espessa e consistente. Reservar as bolinhas no frigorífico durante mais 1 hora.

Aquecer o óleo a 170ºC numa fritadeira. Mergulhar as bolinhas no óleo quente, virando-as de vez em quando até ficarem bem douradas de todos os lados. Escorrer muito bem sobre papel absorvente.

Servir os cromesquis bem quentes. Acompanhar com vinho branco seco fresco ou champanhe bruto gelado.

Fonte : receita adaptada do livro Variations inventives autour des fromages au lait cru, de Véronique Chapacou - Ed. Tana (França)

Ver também : Tâmaras recheadas com queijo azul - Canapés de roquefort com maçã

Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira, refrigerador - Papel absorvente : Papel toalha
dddd

PostHeaderIcon Lombo de Porco em Salmoura

Lembram-se desta receita? Feita com uma deliciosa oferta da Agricabaz? (Entretanto já recebi outra oferta que eu muito agradeço. E para quem quer os produtos biológicos entregues em casa façam o favor de ver aqui!)
Pois bem, voltei a utilizar o sal que tão gentilmente me enviaram para preparar este lombo cuja ideia retirei do blogue da Elvira.
Tirando o facto de necessitar de ficar na salmoura cerca de 1 semana, é uma receita muito simples de preparar e com um sabor delicioso e inconfundível. Apesar de eu ter preparado o meu lombo assado (e não ficou nada seco, mas sim bem suculento), podem também cozê-lo num caldo aromático.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 lombo de porco com cerca de 1 quilo
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de sal para grelhados (com alho, oregãos e alecrim)
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de sal picante para grelhados (também com piri-piri)
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de açúcar
2 folhas de louro
1 colher (chá) de grãos de pimenta preta
2 cravinhos
2 colheres de sopa de azeite
100ml de vinho branco

Preparação:

Numa taça de louça vidrada e com tampa coloque o sal, o açúcar, o louro, as pimentas e o cravinho. Coloque depois o lombo de porco e cubra com água fria. Tape e guarde no frigorífico entre 5 a 7 dias antes de cozinhar o lombo.
Quando for cozinhar o lombo coloque-o numa assadeira, regue com o azeite e o vinho branco e tape-o com papel de alumínio.
Leve a assar em forno quente (180ºC) durante 1h30. (Atenção que este lombo não fica com o aspecto douradinho que a carne assada costuma ter, mas é muito saboroso!)
Sirva com batatinhas assadas e legumes cozidos ou salada.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Vitela Marengo



Este é um grande clássico da cozinha tradicional francesa. Foi criado dia 14 de Junho de 1800 enquanto Napoleão e as suas tropas travavam uma célebre batalha contra os Austríacos em Marengo, Itália. Dunand - o cozinheiro pessoal do imperador, dispunha de poucos mantimentos naquele dia e, desesperado, acabou por improvisar "qualquer coisa" com os escassos alimentos que conseguira : lagostins de água doce, alguns tomates, ovos e uma galinha. Napoleão gostou tanto que, de regresso ao seu palácio dos arredores de Paris, pediu ao cozinheiro para repetir o prato. Inspirado pela culinária italiana da época, Dunand fez evoluir a receita de tal modo - eliminando os ovos e os lagostins, substituindo a galinha por vitela, acrescentando cogumelos, etc, que passou a não ter praticamente nada a ver com a original cozinhada no campo de batalha. Assim nasceu o veau Marengo, um guisado de vitela apurado e muito saboroso...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1,2 kg de carne de vitela cortada em cubos
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 50 g de manteiga
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 chalotas francesas picadas finamente
- 200 g de cogumelos frescos - tipo champignon, laminados
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
- 1 copo de vinho branco seco
- 1 ramo de cheiros*
- 1/2 ramo de salsa
- sal & pimenta moída no momento

* 1 folha de louro, 1 haste de alecrim, 1 haste de tomilho, rama verde de alho-francês, tudo atado com fio de cozinha

Preparação

Aquecer o óleo juntamente com a manteiga num tacho grande. Refogar os cubos de carne com uma das cebolas picadas até alourar ligeiramente.

Adicionar a salsa previamente picada, as chalotas e a cebola restante. Polvilhar com a farinha e mexer com uma colher de pau até a farinha ficar ligeiramente dourada.

Regar com o vinho branco. Temperar com sal e pimenta. Juntar o ramo de cheiros e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando durante 1h30, mexendo pelo menos duas vezes durante a cozedura. Se isso for necessário, juntar pequenas quantidades de água para o molho não secar.

Diluir o concentrado de tomate em 3 colheres (sopa) de água e adicionar ao preparado. Juntar os cogumelos laminados. Cobrir com a tampa e cozinhar em lume brando por mais 30 minutos.

Eliminar o ramo de cheiros e retirar o tacho do lume. Transferir o preparado para uma travessa previamente aquecida e servir de seguida, acompanhando com puré de batata caseiro.

Fonte : receita adaptada do livro La Cuisine pour mes Amis, de Blanche Vergne - Ed. Solar (França)

Ver também : Novilho à moda de Burgonha (Boeuf Bourguignon) - Blanquette de vitela

Chalota : Echalote - Concentrado de tomate : Extrato de tomate - Ramo de cheiros : Buquê garni - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Alho-francês : Alho porró - Fio de Cozinha : Barbante
dddd

PostHeaderIcon Pataniscas de Courgette e Mozarella

Ainda para aproveitar as muitas courgettes que andam aqui por casa, foi a vez de fazer umas pataniscas. Ficaram saborosas e forem um acompanhamento diferente para um prato de carne.
Até o M. que já está farto de courgette comeu e repetiu sem refilar.

Ingredients para cerca de 15 pataniscas:

200gr de courgette ralada
1 ovo
8 colheres de sopa de farinha
150 ml de água
100gr de queijo mozarella ralado
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Bata o ovo com a farinha, o azeite e a água . Junte depois a courgette e o queijo e tempere de sal e pimenta.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Vá colocando colheradas de massa, e assim que estiverem cozidas de um lado, vire-as e deixe cozinhar do outro.
Sirva as pataniscas acompanhadas com molho de tomate, simples, ou como acompanhamento de carnes e assados.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 20 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Pargo no Forno

Hoje quando fui ao supermercado tinha na ideia comprar dourada para fazer no forno, mas a Sra. que trabalha na peixaria perguntou "E porque não experimenta Pargo? É muito bom no forno!". E assim fiz... eu gosto de peixe, mas não vario muito além da dourada, carapau, salmão e pescada, mas decidi experimentar.

Ingredientes:
2 Pargos
2 cebolas
2 cenouras
1/2 cubo de caldo de peixe
azeite q.b.

Preparação:
Fiz uma cama com a cebola e as cenouras e dispus os pargos na travessa própria para ir ao forno. Desfiz o cubo de caldo de peixe e coloquei-o sobre os mesmos, regando-os abundantemente com azeite. Foi ao forno e após 1h estava pronto.
Uma delícia! dddd

PostHeaderIcon Pargo no Forno

Hoje quando fui ao supermercado tinha na ideia comprar dourada para fazer no forno, mas a Sra. que trabalha na peixaria perguntou "E porque não experimenta Pargo? É muito bom no forno!". E assim fiz... eu gosto de peixe, mas não vario muito além da dourada, carapau, salmão e pescada, mas decidi experimentar.

Ingredientes:
2 Pargos
2 cebolas
2 cenouras
1/2 cubo de caldo de peixe
azeite q.b.

Preparação:
Fiz uma cama com a cebola e as cenouras e dispus os pargos na travessa própria para ir ao forno. Desfiz o cubo de caldo de peixe e coloquei-o sobre os mesmos, regando-os abundantemente com azeite. Foi ao forno e após 1h estava pronto.
Uma delícia! dddd

PostHeaderIcon Bolo de Banana, Aveia e Canela

Os meus avós fizeram 60 anos de casados há pouco tempo. Convidei-os então para cá virem tomar um cafezinho e, para acompanhar tinha este bolinho. Parabéns Avó C. e Avô T.!
E agora que finalmente parece que o Outono está a chegar, nada melhor que uma fatia de bolo com um cházinho quente.

Ingredientes:

4 ovos
1 iogurte natural
3 vezes a medida do iogurte de açúcar
3 vezes a medida do iogurte de farinha
1 vez a medida do iogurte de flocos de aveia
1 vez a medida do iogurte de óleo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
4 bananas pequeninas

Preparação:

Comece por esmagar as bananas. Junte o iogurte, os ovos, o açúcar e o óleo e mexa bem.
Adicione depois a farinha, a canela e o fermento. Por fim acrescente os flocos de aveia.
Mexa bem e coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada com farinha. Por cima polvihe com um pouco de canela e uns flocos de aveia.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos e desenforme depois de frio.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Sopa de grão com espinafres à alentejana + Tarte de pêras sem crosta [4 por 6]

A minha sugestão da quinzena no quadro do projecto 4 por 6 - uma refeição completa, minimamente equilibrada e com um toque de criatividade para 4 pessoas por 6 euros ou menos... É a primeira vez que apresento um menu sem carne, pois o grão de bico da sopa assim como os ovos e o leite da sobremesa contêm proteínas em quantidades suficientes para não precisarmos de incluir carne ou peixe. Esta refeição simples e reconfortante compôs um dos nossos jantares da semana passada. Começamos com uma sopa que adoro - aromática, saborosa e substancial. E terminamos com uma deliciosa tarte de pêras sem crosta, irmã americana do clafoutis francês.

Sopa de grão com espinafres à alentejana


Ingredientes para 4 pessoas

- 150 g de grão de bico seco
- 1 molho de espinafres frescos
- 1 cebola grande, picada finamente
- 4 dentes de alho picados finamente
- 1 ramo pequeno de coentros frescos
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 4 colheres (sopa) de cotovelos riscados médios (ou outra massa tubular curta)
- sal

Preparação

Demolhar o grão de bico em bastante água fria de um dia para o outro.

No dia da preparação, escorrer o grão de bico e leva-lo a cozer em água temperada de sal até ficar macio, mas não desfeito.

Entretanto, arranjar os espinafres, guardando apenas as folhas e as pontas mais tenras. Lavar muito bem e deixar escorrer.

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar a cebola, o alho e os coentros previamente picados até a cebola se apresentar mole. Juntar os espinafres e deixar refogar mais um pouco.

Adicionar o grão de bico com a água de cozedura deste. Temperar com sal e levar a ferver. Juntar a massa e cozinhar até ficar cozida "al dente". Retirar a sopa do lume e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinhar com Vegetais, de Maria de Lourdes Modesto - Ed. Verbo (Portugal)

---

Tarte de pêras sem crosta


Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1/4 chávena* de manteiga derretida e arrefecida + mais um pouco para a forma
- 3 pêras maduras mas firmes, descascadas, descaroçadas e cortadas em lâminas
- 1/3 chávena de açúcar granulado
- 1/3 chávena de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de extracto de baunilha
- 3 ovos grandes
- 3/4 chávena de leite
- 1/4 colher (chá) de sal fino
- açúcar em pó para polvilhar

* 1 chávena americana (xícara) = +/- 230-250 ml

Preparação

Pré-aquecer o forno a 175ºC.

Untar uma tarteira não muito grande com manteiga (ou forrar com uma folha de papel vegetal). Distribuir as lâminas de pêra de forma harmoniosa no fundo da tarteira, formando uma rosácea.

Colocar a manteiga derretida, o açúcar granulado, a farinha, a baunilha, os ovos, o leite e o sal no copo de um liquidificador ou de uma batedeira. Bater até obter um preparado homogéneo e espumoso.

Verter o preparado anterior sobre as lâminas de pêra. Levar ao forno por 40-45 minutos, a 175ºC.

Retirar a tarte do forno e deixar amornar antes de polvilhar com um pouco de açúcar em pó. Servir a tarte morna ou à temperatura ambiente.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

***
A conta, S.F.F...!

Nota : o custo total da refeição foi calculado na base da tabela de preços dos hipermercados Continente. Só no foram integrados na conta ingredientes usados em quantidades reduzidas como sal, alho e açúcar de confeiteiro.

Sopa

  • Grão de bico seco : 1.68 €/kg | Usado : 150 g => 0.25 €
  • Espinafre fresco : 1.39 €/kg | Usado : 700 g => 0.97 €
  • Cebola : 0.59 €/kg | Usado : 120 g => 0.07 €
  • Coentros frescos : 0.99 €/40 g | Usado : 30 g => 0.74 €
  • Cotovelos riscados : 1.08 €/kg | Usado : 120 g => 0.13 €
  • Azeite : 2.79 €/l | Usado : 60 ml => 0.16 €
Sub-total => 2.32 €

Sobremesa

  • Manteiga : 4.76 €/kg | Usado : 125 g => 0.59 €
  • Pêra rocha : 0.35 €/kg | Usado : 350 g => 0.12 €
  • Açúcar granulado : 1.58 €/910 g | Usado : 100 g => 0.17 €
  • Farinha de trigo : 0.36 €/kg | Usado : 100 g => 0.03 €
  • Extracto de baunilha : 1.39 €/ 0.028 g | Usado => +/- 0.30 €
  • Leite meio-gordo : 0.48 €/l | Usado : 200 ml => 0.10 €
  • Ovo grande : 0.95 €/6 unidades | Usado : 3 unidades => 0.47 €
Sub-total => 1.78 €

Total => 4.10 €

Dica de poupança : antes de uma ida ao supermercado, escreva uma lista do que realmente precisa. E não vá às compras sem ter primeiro tomado uma refeição ou um lanche. Vai ver que - no local - as tentações serão bem menores...

Massa : Macarrão - Ramo, molho : Maço - Tarte : Torta - Arrefecido : Esfriado - Papel vegetal : Papel manteiga - Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro
dddd

PostHeaderIcon Pernas de Frango Assadas com Alho e Alecrim

Para começar a semana, e uma vez que ainda estamos em modo fim de semana, deixo uma receita tão fácil de preparar como saborosa de degustar.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 pernas inteiras de frango (perna + coxa)
12 batatinhas pequenas para assar
1 cabeça de alho
2 pernadas de alecrim fresco
1 colher de chá de pimenton de La Vera (ou colorau doce)
sal e pimenta q.b.
azeite

Preparação:

Lave muito bem as batatinhas e corte-as ao meio. Disponha-as num tabuleiro ou pirex.
Junte as pernas de frango inteiras e com a pele. Tempere tudo com sal, pimenta, pimenton de la vera, um pouco de azeite e o alecrim em pedaços. Misture bem e organize tudo no tabuleiro formando uma só camada.
Parta a cabeça de alho ao meio e diponha-a no tabuleiro.
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC e deixe assar até estar cozido e dourado.
Ao servir, esprema o alho assado sobre o frango e as batatas, e faça uma salada como acompanhamento.

Bom Apetite! dddd
domingo, 18 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Beber sem moderação...

...resulta nisto :



Uma hilariante imitação de Amy Whinehouse [com tudo o que a menina bebe, deveria chamar-se "Amy Liquorstore"...] pela humorista francesa Florence Foresti. :-D

Para todos, um excelente Domingo. Aconselho a leitura da revista Nós - suplemento nº 24 do diário "i" de Sábado, totalmente dedicada à gula e aos gulosos. Entre crónicas deliciosas e reportagens sobre o tema de Portugal guloso, poderá encontrar dez receitas de doces sugeridas por blogueiros entre os quais tenho o prazer e a honra de figurar.

dddd

Blog Archive

back to top