sábado, 12 de junho de 2010

PostHeaderIcon Salada de fruta das Ilhas Portuguesas



A salada de fruta é provavelmente uma das sobremesas mais comuns e apreciadas em Portugal, sobretudo no Verão, quando o calor aperta. É uma sobremesa simples e sem segredos mas que resulta sempre muito bem se for confeccionada com fruta fresca de qualidade, como foi o caso desta. A maioria dos ingredientes provem do meu jardim - nêsperas, lima, hortelã, morangos silvestres. Os restantes foram todos cultivados na região dos Açores, como o Ananás de São Miguel ou ainda os kiwis e bananas da Terceira. O meu modo de fazer...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1/2 ananás dos Açores pequeno
- 8 nêsperas
- 4 bananas pequenas, açorianas ou madeirenses
- 2-3 kiwis
- 1 mão cheia de morangos silvestres
- sumo de 1 lima
- 4-5 folhas de hortelã fresca cortadas em tiras

Calda

- 1/2 litro de água
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pau de canela
- 3-4 grãos de pimenta da Jamaica, inteiros
- 1 pedaço de anis estrelado
- 1 fio de vinho branco

Preparação

Colocar a água, o açúcar, o pau de canela, os grãos de pimenta e o anis estrelado num tacho pequeno. Cobrir com a água e levar ao lume.

Aquecer em lume médio-forte, mexendo sempre até obter um xarope leve. Retirar do lume e juntar o vinho branco. Reservar.

Cortar o ananás em rodelas. Descascar e eliminar os olhos. Cortar a polpa de ananás em cubos pequenos e colocar estes numa tigela grande.

Descascar os kiwis e corta-los em rodelas. Lavar as nêsperas; corta-las em quartos no sentido longitudinal, eliminando os caroços. Juntar as rodelas de kiwi e os quartos de nêspera à tigela.

Descascar as bananas e corta-las em rodelas. Juntar também as bananas à tigela e rega-las com o sumo de lima. Adicionar os morangos silvestres e as tiras de hortelã.

Regar a fruta com a calda e deixar arrefecer por completo. Cobrir a tigela com filme transparente e reservar no frigorífico até ao momento de servir.

Ananás : Abacaxi - Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira
dddd
sexta-feira, 11 de junho de 2010

PostHeaderIcon Tarte de cogumelos com roquefort



Neste momento, tanto a minha cozinha como o blog funcionam à meio gás, pois ando bastante ocupada - e entusiasmada também - com os ensaios para a marcha onde vou sair pela ocasião das Sanjoaninas de Angra do Heroísmo. As refeições têm sido rápidas e práticas, ultimamente. E vão provavelmente continuar assim até dia 23 de Junho. Quando chego à casa depois das 23h00, gosto por exemplo de encontrar uma boa fatia de tarte salgada ou de quiche à minha espera, pois acontece muitas vezes eu nem sequer ter tempo para jantar...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 rolo de massa quebrada de compra ou caseira
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 100 g de alho-francês cortado em meias-luas finas
- 200 g de cogumelos frescos tipo champignon, fatiados
- 5 ovos
- 200 ml de natas light
- 100 g de queijo ralado em fios (São Jorge, ilha, emmental...)
- 100 g de queijo roquefort* cortado em cubos pequenos
- 1 colher (sopa) de cebolinho picado
- sal & pimenta moída no momento

* ou outro queijo azul à gosto como stilton, gorgonzola, swedish blue...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal e depois com a massa quebrada. Reservar no frigorífico.

Refogar as cebolas picadas e as meias-luas de alho-francês na manteiga derretida até os vegetais se apresentarem macios.

Juntar os cogumelos fatiados e saltear até ficarem dourados e o líquido evaporar quase por completo. Temperar com sal e pimenta. Retirar do lume.

Polvilhar a massa com o pão ralado. Espalhar o preparado anterior por cima. Reservar.

Bater os ovos com as natas, sal, pimenta e o cebolinho picado. Verter a mistura sobre o preparado de cogumelos.

Polvilhar com o queijo ralado e distribuir os cubos de roquefort pela tarte. Levar ao forno - a 180ºC - por aproximadamente 25-30 minutos, ou até a massa e o recheio se apresentarem firmes e dourados.

Retirar a tarte do forno e deixar repousar por 7 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a tarte quente, morna ou fria, com salada a acompanhar.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha nº13 (Portugal)

Tarte : Torta - Pão ralado : Farinha de rosca - Alho-francês : Alho-poró - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd
quinta-feira, 10 de junho de 2010

PostHeaderIcon Pica-Pau de Porco

Agora, com as festas dos santos populares, o mundial de futebol e, esperemos, o calor, apetecem petiscos simples e saborosos que reúnam todos à volta da mesa. Este pica-pau é um perfeito exemplo!
Bom fim de semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifanas ou bifes de cachaço pequenos
azeite
2 dentes de alho
1 folhinha de louro
1/2 malagueta fresca
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de molho inglês
100ml de cerveja

Preparação:

Corte a carne em pequenas tiras e pique os dentes de alho. Leve ao lume o azeite com o alho e o louro e assim que começar a queres fritar junte a carne e deixe saltear. Tempere de sal e pimenta, acrescente a malagueta cortada fininha, o molho inglês e a cerveja e deixe a carne cozinhar e o molho apurar.
Sirva com fatias de pão fresco ou torrado para embeber no molho.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 9 de junho de 2010

PostHeaderIcon Hamburguer em Pão de Azeitonas com Maionese de Caril

Hoje não trago propriamente uma receita, mas sim uma sugestão para um jantar ligeiro, ideal para um dia feriado, como o de hoje. Espero que gostem!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 hamburguers (eu uso caseiros)
4 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de caril
1 cebola roxa
2 folhas de alface
1 toamte chucha
2 pães de azeitonas

Preparação:

Comece por cozinhar os hamburguers: grelhe-os ou frite-os conforme o seu gosto pessoal.
Entretanto corte o tomate e a cebola em rodelas e lave bem as folhas de alface. Misture a maionese com o pó de caril e barre generosamente os pãezinhos de azeitonas. Cubra depois com a alface e sobre esta coloque o hamburguer, depois as rodelas de tomate e finalize com a cebola.
Sirva com uma salada verde ou para os mais gulosos umas batatinhas fritas.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 8 de junho de 2010

PostHeaderIcon Sorvete de Limão

A máquina de gelados cá de casa não tem tido descanso. Entre algumas repetições e recriações, surgiu desta vez um refrescante sorvete de limão! Um dos meus favoritos desta temporada!

Ingredientes:

500ml de água
1 limão
200gr de açúcar

Preparação:

Leve a água ao lume com o açúcar e com uma casquinha de limão e deixe ferver cerca de 5 minutos em lume brando. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto rale o restos da casca de limão e depois esprema-o aproveitando o sumo.
Junte o sumo e a raspa de limão à calda de açúcar e coloque depois a mistura na máquina de gelados. Cerca de 30 minutos depois terá o sorvete pronto a colocar numa caixa hermética. Guarde no congelador até servir.
Se não tiver uma máquina de gelados coloque a mistura no congelador e passado uma hora, com a ajuda de um garfo, esmague e bata os cristais de gelo que entretanto se formaram. Repita esta operação até a mistura ter a textura de um gelado. Guarde depois numa caixa hermética até servir.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 7 de junho de 2010

PostHeaderIcon Croquetes de Batata da Avó Cila

Quando a Mafalda Pinto Leite me convidou para participar na rubrica do "Blogger do Mês", do seu blogue "Dias com Mafalda", não foi muito díficil decidir qual a receita a escolher. Teria que ser uma receita de família, daquelas que cresceram comigo, e que me fizeram aquilo que sou. Sim, porque se gosto de cozinhar, se tenho algum jeito para a cozinha, as únicas responsáveis são a minha mãe e a minha avó, com quem aprendi tudo o que sei.
Não foi difícil, portanto, decidir que receita partilhar. E ainda bem que a Mafalda também gostou desta ideia. E já agora, obrigada pelo convite. É com muito orgulho que participo no blogue de alguém que tanto admiro.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 batatas médias
1 ovo
Sal e pimenta q.b
1 colher de sobremesa de manteiga
1 pitada de Noz moscada
Farinha
Óleo para fritar

Preparação:

Descasque as batatas, corte-as em pedaços e leve-as a cozer em água temperada de sal. Assim que estiverem cozidas escorra-as e passe-as pelo passe-vite até ficarem em puré. Junte a gema de ovo e a manteiga e misture bem. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta e noz moscada.
Deixe arrefecer um pouco e tenda bolinhas com o puré. Passe-as depois por farinha e pela clara de ovo ligeiramente batida com um garfo e leve a fritar em óleo abundante.
Estes croquetes são deliciosos a acompanhar carnes assadas ou comidas simples, como um aperitivo.

Bom Apetite! dddd
domingo, 6 de junho de 2010

PostHeaderIcon Açorda Alentejana de Alho e Coentros com Ovo Escalfado

Para começar bem a semana, uma açorda alentejana (ou sopa, como alguns lhe chamam). Incrível como se conseguiram criar coisas tão boas e saborosas com uma escassez tão grande de recursos. Alimentar-me a pão e água? Parece-me bem, desde que seja no Alentejo!

Ingredientes para 2 pessoas:

azeite
3 dentes de alho
1 raminho de coentros
2 fatias de pão alentejano (de preferência com alguns dias e cortado fino)
sal q.b.
2 ovos
água

Preparação:

Num almofariz esmague os dentes de alho com sal e com metade dos coentros.
Leve uma panela ao lume com azeite e junte a mistura de sal, coentros e alho e deixe fritar um pouco sem deixar queimar. Acrescente depois cerca de 600ml de água e deixe levantar fervura. Rectifique de sal e cuidadosamente abra os ovos para dentro deste caldo. Junte os restantes coentros picados grosseiramente e deixe ferver em lume brando até os ovos estarem cozinhados.
Divida as fatias de pão pelos pratos de sopa e cubra com o caldo fervente e com o ovo.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Vitela à jardineira



Os legumes frescos nunca sabem tão bem como na Primavera, época do ano em que são abundantes e mais saborosos. Uma clássica carne guisada à jardineira é sempre uma boa maneira de desfrutar da variedade e da frescura que nos oferece a estação...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de carne de vitela cortada em cubos
- sal & pimenta moída no momento
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 150 g de polpa de tomate
- 150 ml de vinho branco seco
- 1 folha de louro
- 200 g de batatas cortadas em cubos
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas
- 400 g de feijão-verde cortado em pedaços
- salsa fresca picada q.b.

Preparação

Aquecer o azeite numa panela. Refogar a cebola picada com os alhos até a cebola se apresentar macia e transparente. Juntar a polpa de tomate e o vinho branco. Refogar mais um pouco.

Adicionar os cubos de carne e a folha de louro. Envolver e cozinhar em lume médio-forte por 7 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Deixar cozer em lume brando até a carne ficar bem tenra - aproximadamente 1h45-2h00. Se isso for necessário, acrescentar um pouquinho de água durante a cozedura para o molho não secar. Rectificar os temperos.

Juntar os cubos de batata, as rodelas de cenoura e os pedaços de feijão-verde à carne. Misturar. Se isso for necessário, adicionar um pouco de água quente para a cozedura dos legumes e levar a ferver. Rectificar os temperos.

Baixar o lume e cobrir com a tampa. Cozinhar até os legumes ficarem cozidos mas ainda ligeiramente firmes e o molho estar apurado. Retirar a panela do lume e polvilhar com salsa picada. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista Saúde à Mesa nº26 (Portugal)

Pimenta : Pimenta do reino
Feijão-verde : Vagem
dddd

Blog Archive

back to top