sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

PostHeaderIcon Bolachinhas de Natal


Não resisto a colocar aqui esta receita de bolachinhas! Aproveitem o fim de semana grande, peguem nas crianças, no marido, na mulher, na avó, no irmão, em quem quiserem e começem a preparar a chegada do Natal!
E depois, em frente à lareira e com uma chávena de chá, aproveitem para começar a organizar a decoração da casa e as listas de compras!
Bom Feriado!

Ingredientes:

900gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
200gr de margarina em temperatura ambiente
450gr de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de extracto de baunilha ou sumo de limão

Cobertura (Opcional):

2 claras
900Gr de açúcar em pó
corante alimentar nas cores que desejarem


Preparação:

Com a batedeira electrica, misture a margarina e o açúcar até ficar uma misture fofo. Junte então os ovos um a um.
Peneire a farinha com o sal e o fermento, e, lentamente e com a batedeira em velocidade baixa, vá juntando à mistura dos ovos. Junte também o extracto de baunilha ou o sumo de limão.
Com a massa forme uma bola, embrulhe-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
Estenda a massa com o rolo e corte as bolachinas com as formas que quiser. Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico mais 15 minutos.
Tire do frigorífico e coloque em forno pré aquecido a 170ºC, durante cerca de 10 minutos, só até as pontas começarem a ficar douradas.
Retire e deixe arrefer as bolachinhas sobre uma rede.

Para a cobertura, bata as claras mas de modo a que não fiquem muito presas. Junte o açúcar em pó e mexa. Divida em taças e junte o corante até formar as cores que quiser.
Com um saco de pasteleiro ou uma colher de café ou chá, cubra as bolachinhas com a cobertura. Antes de aplicar outra cor, deixe secar ligeiramente a primeira.
Dê largas à imaginação!

(Atenção que a cobertura demora algumas horas a secar por completo. O ideal é apenas guardar as bolachinhas num recipinete fechado depois de secarem de um dia para o outro!)

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 30 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Sandes de salada de frango



Umas sandes saborosas e equilibradas... Porque mesmo que não tenhamos muito tempo para almoçar, devemos tentar comer de maneira saudável sempre que isso for possível. A receita - muito simples - vem do Canadá.

Ingredientes para 2 unidades

- 150 g de sobras desfiadas de frango assado
- 1 cenoura média
- 2 talos de aipo
- 1 colher (sopa) bem cheia de maionese*
- sal & pimenta
- 2 bolas (ou 4 fatias de pão de forma integral)

* ou queijo fresco batido em creme

Preparação

Descascar a cenoura e eliminar a rama do aipo. Picar a cenoura juntamente com o aipo.

Colocar os vegetais picados numa tigela. Juntar o frango desfiado e a maionese. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem e reservar no frigorífico.

Abrir as bolas e torrá-las ligeiramente. Barrar com o preparado de frango e fechar. Servir de seguida.
dddd

PostHeaderIcon Crepes com Creme de Limão e Coulis de Framboesa


Tive umas Tias do M. a almoçar cá em casa e esta foi a sobremesa que resolvi fazer. Fiz os crepes como habitualmente, mas desta vez inovei o recheio. O limão com a framboesa resultam numa combinação excelente!

Para os crepes:
12 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
2.5 dl de leite
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga

Para o creme de limão:
1 chávena de açúcar
3 ovos
1 clh sopa de manteiga
sumo e raspa de 1 limão

Para o Coulis de Framboesa:
5 colheres de sopa de açúcar em pó
1 chávena de framboesas congeladas~
0.5 dl de água

Preparação:
Comece por preparar o creme de limão. Num tachinho leve ao lume o açúcar com os ovos, a margarina e a raspa do limão, sem parar de mexer. Quando começar a ferver retire do lume e deixe arrefecer. Junte o sumo de limão. Reserve.
Prepare depois o Coulis de framboesas. Leve ao lume a água, o açúcar em pó e as framboesas congeladas e deixe cozinhar em lume brando até terem uma consistência xaroposa. Reserve também!
Para os crepes, junte o açúcar com a farinha e os ovos e mexa bem. Vá juntando o leite aos pouco e poucos até a mistura ficar homogénea. No fim, junte a margarina.
Leve ao lume uma frigideira própria para crepes ou uma qualquer anti aderente e coloque no fundo um pouco de margarina. Deixe derreter e coloque depois uma concha da massa dos crepes. Deixe cozer, volte o crepe e deixe cozer do outro lado. Repita até esgotar toda a massa.
Depois é só montar o prato: Recheie cada crepe com o creme de limão (sejam generosos) e dobre-o em quatro. Deite depois sobre o crepe o coulis de framboesa, enfeite com um pouco de hortelã, polvilhe com açúcar em pó e sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 29 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Novilho à moda de Burgonha



A Burgonha é uma região do leste de França internacionalmente conhecida pela qualidade dos seus vinhos e a excelência da sua gastronomia. O "boeuf bourguignon" impõe-se como um dos pratos tradicionais franceses mais populares e cozinhados naquele país. O modo de cozedura lento em vinho tinto, no forno, confere à carne uma textura muito macia e um aroma delicioso. Uma especialidade para saborear com a família, nos Domingos de Inverno...

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 2 kg de novilho para estufar cortado em cubos
- 50 g de manteiga
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 colheres (sopa) de farinha
- 1 garrafa de vinho tinto de Bourgogne (1)
- 1 ramo de cheiros (2)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- sal & pimenta moída na altura

(1) Ou vinho tinto do Dão, Bairrada...
(2) 1 haste de tomilho, 1 folha de louro, 2 hastes de salsa e 1 pedaço de rama verde de alho-francês atados com fio de cozinha

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Aquecer o óleo juntamente com a manteiga numa panela de barro. Adicionar os pedaços de novilho e alourá-los de todos os lados. Polvilhar com a farinha e envolver muito bem. Regar com o vinho. Temperar com sal e pimenta. Acrescentar o ramo de cheiros.

Preparar um caramelo não muito escuro com o açúcar e um pouquinho de água. Juntar o caramelo ao preparado de carne (o caramelo reduz a acidez do vinho). Cobrir a panela com uma tampa e colocá-la no forno. Deixar estufar por 2h40-3h00 a 160ºC.

Passado o tempo, retirar a panela do forno e remover o ramo de cheiros. Servir de seguida, na própria panela. Acompanhar com puré de batata caseiro.

Fonte : receita adaptada do livro Saveurs d'Autrefois, de Marie Leteuré & Jérôme Bilic - Ed. Solar (França)



dddd

PostHeaderIcon "Macaroni and Cheese"

Todos certamente conhecem a famosa receita americana do macarrão com queijo.
Como qualquer receita de massa esta é também bastante rápida e fácil de fazer. A escolha de queijos pode ficar ao vosso critério. Eu fiz com parmesão e mozzarela, mas podem usar emmental, ou até queijo flamengo.. Dependerá do gosto de cada um.

Ingredientes (para 2 pessoas):

250 gr Macarrão riscado
1 chávena de leite
1 colher de sopa bem cheia de farinha
1 colher de sopa de margarina
1oogr de Mozarela ralado
50 gr de parmesão ralado
azeite
sal
nós moscada
pimenta
sumo de limão

Preparação:

Começer por colocar uma panela com água temperada com sal e um fio de azeite ao lume. Quando a água estiver a ferver em cacho, coloque a massa e deixe cozinhar até estar "al dente".
Entretanto prepare o molho. Leve ao lume num tachinho a margarina e deixe derreter. Junte a farinha e deixe cozer um pouco mexendo sempre. Aos poucos e poucos vá juntando o leite de modo a ficar com uma mistura homegénea. (Se engrumar, não há nada que a varinha mágica não resolva!) Tempere com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. Junte os queijos e mexa bem.
Assim que a massa estiver cozida, escorra e passe por água fria para parar a cozedura. Envolva com o molho de queijo, coloque num prato que possa ir ao forno, espalhe um pouco de queijo parmesão ralado por cima e leve ao forno a gratinar.
Sirva quente com uma salada!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Piza ibérica



Dei este nome à piza porque foi confeccionada com produtos espanhois e portugueses... É muito boa!

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 boa pitada de sal fino
- orégãos secos picados q.b.
- 11 g de fermento de padeiro
- água tépida q.b.

Cobertura

- 1 colher (sopa) de azeite
- molho de tomate q.b.
- 6 fatias de queijo flamengo
- 1 chouriço de carne pequeno
- 1 pimento morrone de conserva
- 120 g de queijo emmental ralado
- 12-16 azeitonas pretas
- orégãos picados q.b.

Preparação

Preparar a massa : colocar a farinha em monte na bancada e abrir uma cavidade. Juntar o azeite, o sal e orégãos à gosto. Adicionar o fermento previamente dissolvido num pouquinho de água tépida. Amassar muito bem, juntando pequenas quantidades de água aos poucos até a massa se aprensentar homogénea e elástica. Formar uma bola e deixar repousar por 30 minutos num local morno, ao abrigo de correntes de ar.

Retirar o tabuleiro do forno e untar com azeite. Reservar. Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Escorrer o pimento morrone e cortá-lo em tiras. Cortar o chouriço em rodelas. Reservar.

Polvilhar a bancada e o rolo da massa com farinha. Estender a massa formando um rectângulo. Transferir para o tabuleiro reservado.

Pincelar a massa com o azeite e depois com bastante molho de tomate. Cobrir com as fatias de queijo. Espalhar as tiras de pimento e as rodelas de chouriço pela piza.

Temperar com orégãos à gosto e polvilhar com o queijo ralado. Decorar com as azeitonas e levar a cozer no forno por aproximadamente 20 minutos, a 230ºC. Servir de seguida, com azeite picante.
dddd

PostHeaderIcon Noite de Fados na Lameirinha


Fadista, Marcio Melo

No ano passado, numa aldeia não muito longe daquela onde vivo, o café-restaurante Policarpo organizou uma noite de fados. Foi óptimo podermos ter gozado de um espectáculo de tão boa qualidade neste cantinho campestre! Os artistas estavam no seu melhor, assim como o delicioso jantar confeccionado pela D. Laurinda. Saímos daquela casinha onde se respira sempre um bom ambiente já quase de madrugada e com os ouvidos ainda cheios de música linda. O sucesso foi tal que o Sr. Policarpo e a D. Laurinda resolveram presentear-nos novamente com uma noite de fados. Se morarem por aqui perto ou se estiverem de passagem, não percam. É melhor reservar já através do telefone, porque este evento costuma ser bastante concorrido...

Grande Noite de Fados
Com: Ana Marina & José António (fadistas)
José Manuel Bacalhau (guitarra portuguesa)
Duarte Santos (viola)
Dia 8 de Dezembro de 2006
No Restaurante Policarpo & Dias
Estrada Principal, Lameirinha-Seiça - OURÉM
15 € com jantar incluído
Reservas : 249 574 203
dddd
terça-feira, 28 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Sopa de agriões



Mais uma sopinha muito agradável para esquecer o frio que está lá fora...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 alhos-franceses
- 1 l de caldo de galinha
- 1,5 dl de leite
- 450 g de batatas
- 2 molhos pequenos de agriões
- 1 cebola grande
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1,5 dl de natas
- sal & pimenta

Preparação

Descascar, lavar e arranjar os legumes. Cortar a cebola e as batatas em cubos. Cortar os alhos-franceses em rodelas.

Aquecer o azeite num tacho grande e refogar os alhos-franceses, as batatas e a cebola por 10 minutos, sem deixar tomar cor. Juntar o caldo de galinha quente e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 15 minutos.

Lavar muito bem os agriões. Separar as folhinhas e eliminar os talos mais grossos. Picar grosseiramente os agriões. Reservar.

Triturar a sopa fora do lume. Levar a ferver. Adicionar os agriões e o leite. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar por mais 5 minutos em lume brando.

Acrescentar as natas fora do lume, mexendo delicadamente com uma vara de arames. Servir de seguida.

Ver também a receita do caldo de agriões com açafrão
dddd

PostHeaderIcon Coelho com Molho Vilão

Isto é um petisco delicioso. Prepare-o de véspera e sirva com pão alentejano ligeiramente torrado, como se de um patê se tratasse!
Também pode ser servido como prato principal, servido com umas batatinhas novas cozidas.

Ingredientes:

1 coelho
sal
azeite
vinagre de vinho
alho
coentros
pimenta

Preparação:

Tempere o coelho com sal e grelhe-o na brasa, ou num grelhador electrico.
Depois de bem grelhado, com atenção para a carne não ficar demasiado seca, desfie o coelho limpando-o de todos os ossos. Coloque o coelho desfiado numa taça e prepare o molho vilão.
Tempere o coelho com azeite do bom em abundância, vinagre, coentros frescos picados e alho também picado. Rectifique o sal e acrescente um pouco de pimenta.
Mexa bem e deixe repousar de um dia par o outro, ou pelo menos algumas horas.
Sirva como refeição principal ou preferencialmente como um petisco, juntamente com um bom vinho!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Peito de peru com tomate e caril



Uma receita simples e perfumada à maneira da culinária francesa moderna do dia a dia...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 pedaço de peito de peru inteiro com 800 g
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) bem cheia de caril em pó
- 400 g de tomates maduros picados
- 1 folha de louro
- 2 hastes de salsa
- 1 haste de tomilho
- 1/4 copo de água
- 1 copo de vinho branco
- sal & pimenta

Preparação

Praticar vários cortes no peito de peru com uma lámina. Introduzir as fatias de alho nos cortes. Atar o pedaço de peito de peru em toda à volta com fio de cozinha para formar um cilindro. Reservar.

Numa panela grande, alourar ligeiramente a cebola picada no azeite misturado com a manteiga. Juntar o peito de peru e alourar de todos os lados.

Temperar com o caril, sal e pimenta. Adicionar os tomates picados, a folha de louro, o tomilho e a salsa. Regar com o vinho branco e a água.

Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por aproximadamente 1 hora, virando a carne de vez em quando. Se for necessário, juntar mais um pouquinho de água durante a cozedura para a carne não secar. Rectificar os temperos.

Retirar o peito de peru da panela. Remover o fio de cozinha e fatiar a carne. Reservar num prato de servir.

Triturar o molho de cozedura, eliminando previamente a folha de louro, o tomilho e a salsa. Se for necessário, juntar um pouquinho de vinho branco e levar a ferver. Rectificar os temperos. Servir o molho com a carne, à parte. Acompanhar com arroz branco ou esparguete.
dddd

PostHeaderIcon Salada russa pouco fresca...


Autor : Burki

Se um dia for convidado para jantar no Kremlin, recuse...!!

Ler artigo
dddd
segunda-feira, 27 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Tarte de cebola com queijo fresco



Gosto muito de tartes salgadas e de quiches. Acompanhadas com salada, constituem óptimas refeições ligeiras. Foi mais uma vez do bonito livro de Maria de Lourdes Modesto - Cozinhar com Vegetais - que me veio a inspiração...

Ingredientes para 4-6 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 1 dl de azeite
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 ovo médio
- 1 colher (sopa) de água
- 1/2 colher (chá) de sal fino

Recheio

- 4 cebolas médias
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de açúcar
- 100 g de bacon cortado em cubinhos
- 200 g de queijo fresco
- 2 dl de natas
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- sal & pimenta

Preparação

Numa tigela, misturar muito bem o azeite, o açúcar, o ovo e a água com uma vara de arames. Juntar a farinha previamente peneirada com o sal de uma vez. Misturar rapidamente com as mãos (se for necessário, juntar mais um pouquinho de água). Achatar a massa com a palma da mão e moldar uma bola. Embrulhar a massa em película aderente e deixar repousar no frigorífico por umas horas (ou 30 minutos no congelador).

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha. Forrar uma tarteira com a massa e reservar no frigorífico.

Descascar as cebolas e cortá-las em rodelas muito finas. Aquecer o azeite e adicionar as rodelas de cebola. Cobrir com uma tampa e deixar estufar em lume brando. Logo que as cebolas deitarem líquido, retirar a tampa e cozinhar até alourar ligeiramente. Polvilhar com o açúcar e levar a caramelizar um pouco. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Grelhar os cubinhos de bacon em seco numa frigideira anti-aderente. Escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Bater o queijo fresco em creme com o ovo. Acrescentar as natas, a mostarda, as cebolas e os cubinhos de bacon. Temperar com sal e pimenta. Envolver.

Espalhar o preparado pela massa e levar a cozer de imediato no forno, a 200ºC, por aproximadamente 35 minutos ou até a tarte se apresentar dourada. Deixar amornar um pouco fora do forno. Servir a tarte quente ou morna, com salada mista.
dddd

PostHeaderIcon Arroz de Frango com Ervilhas e Cenouras

Ando numa de comidinhas mais simples, mas nem por isso menos apetitosas! Nem sempre há necessidade de sermos demasiado elaborados na cozinha.

Ingredientes:

Frango partido aos pedaços e sem pele
arroz
ervilhas
cenouras baby (ou cenouras cortadas em cubos)
cebola
alho
salsa
louro
azeite
vinho branco
cravinho
sal e pimenta

Preparação:

Faça um refogado com cebola, alho, salsa, louro e azeite. Junte aí o frango e deixe suar. Tempere com vinho branco, sal, pimenta e cravinho. Deixe ferver um pouco e junte água. Deixe cozer sobre lume brando até o frango estar macio. Meça então a água e veja a quantidade mais que necessita para fazer um arroz seco ou mais líquido. Adicione então a água, rectifique os temperos, e assim que levantar fervura junte a cenoura, as ervilhas e o arroz. Deixe ferver em lume brando até o arroz estar cozidos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Brandade de bacalhau com batata



A brandade de bacalhau é um especialidade típica do Sul-Oeste de França. Existem algumas variantes de uma região para outra. Esta receita, com batatas e sem pimentos - ao invês da brandade basca - é deliciosa e relembra bastante o prato português de bacalhau dito "à Conde da Guarda"... A receita original é do André, autor do blogue francês Recettes.

Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de bacalhau demolhado
- 2 folhas de louro
- 600 g de batatas
- 1 raminho de salsa
- 2 dentes de alho
- sumo de 1/2 limão
- 10 cl de natas
- 1/2 copo de azeite
- sal & pimenta
- manteiga q.b.



Preparação

Colocar as postas de bacalhau num tacho com as folhas de louro. Cobrir com água fria (sem sal). Cozer em água a fervilhar por 10 minutos. Deixar o bacalhau arrefecer na água de cozedura.

Descascar e lavar as batatas. Cozer em água a ferver por 20 minutos.

Escorrer o bacalhau, reservando metade da água de cozedura. Remover cuidadosamente as peles e as espinhas. Desfiar o peixe e reservar.

Escorrer as batatas e desfazê-las em puré com o auxílo de um garfo. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Picar finamente a salsa com os dentes de alho. Colocar o bacalhau desfiado numa frigideira anti-aderente. Juntar a salsa e o alho. Regar com o sumo de limão.

Aquecer em lume brando, adicionando o azeite em fio e mexendo com uma colher de pau. Cozinhar por 4-5 minutos, sem parar de mexer.

Adicionar o puré de batata e as natas. Misturar muito bem para ligar os ingredientes. Se for necessário, acrescentar um bocadinho da água de cozedura do bacalhau. Rectificar os temperos.

Transferir o preparado para uma assadeira ligeiramente untada com azeite. Alisar a superfície com o auxílio de um garfo e espalhar pedacinhos de manteiga. Levar a gratinar no forno por 10 minutos, ou até a brandade se apresentar levemente dourada. Servir de seguida, com salada mista.

dddd

PostHeaderIcon Bolachas de limão



Estas bolachas "à antiga" são muito boas para acompanhar chá ou café. Conservam-se por bastante tempo numa caixa de metal.

Ingredientes para +/- 40 unidades

- 200 g de açúcar
- 100 g de manteiga amolecida
- 3 ovos
- 1 dl de leite
- 500 g de farinha para bolos com fermento
- a raspa da casca de 2 limões
- manteiga para untar

Preparação

Retirar o tabuleiro do forno. Untar com manteiga e cobrir com uma folha de papel vegetal também untada. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Bater muito bem o açúcar com a manteiga e a raspa de limão. Juntar os ovos e bater novamente. Adicionar o leite, alternando com a farinha. Envolver delicadamente com uma colher de pau.

Transferir a massa para um saco de pasteleiro com boquilha frisada. Moldar espirais de massa sobre o tabuleiro do forno. Deixar algum espaço entre cada porção de massa para as bolachas não ficarem coladas umas as outras.

Levar a cozer no meio do forno por aproximadamente 15 minutos ou até as bolachas se apresentarem douradas e estaladiças. Retirar delicadamente as bolachas do tabuleiro e deixar arrefecer por completo.
dddd

Blog Archive

back to top