sábado, 11 de abril de 2009

PostHeaderIcon Feliz Páscoa !



Sugestão de menu tradicional :

Feliz Páscoa !


dddd

PostHeaderIcon Massa gratinada na frigideira



Este modo de "gratinar" massa na frigideira é mais um pequeno truque que propriamente uma receita. Todavia, resulta num acompanhamento muito agradável se seguirmos as instruções de preparação à risca e usarmos a variedade de massa adequada, daquela que "agarra" bem os molhos e temperos: massas riscadas como cotovelos, macarrão ou penne, ou ainda fusilli (parafuso).

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de massa (usei cotovelos riscados médios)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de pão ralado
- 2 e 1/2 colheres (sopa) de queijo ralado finamente*
- 1 pitada de noz-moscada
- sal & pimenta moída no momento
- salsa picada q.b.

* queijo da Ilha, parmesão ou emmental

Preparação

Levar a massa a cozer "al dente" numa grande quantidade de água a ferver temperada com sal. Escorrer e reservar no tacho onde cozeu.

Misturar o pão ralado com o queijo, a noz-moscada e pimenta à gosto.

Aquecer a manteiga numa frigideira até derreter, sem deixar queimar. Polvilhar com a mistura de pão ralado e queijo, mexendo constantemente com uma colher de pau por uns segundos, até ficar tudo bem misturado mas sem formar grumos.

Juntar a massa cozida e misturar muito bem com uma colher de pau. Polvilhar com um pouco de salsa picada e envolver. Servir de seguida.

Massa : Macarrão - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino - Grumo : Grudo
dddd
sexta-feira, 10 de abril de 2009

PostHeaderIcon Empadão de bacalhau abafado



A Sexta Feira Santa pede tradicionalmente bacalhau à mesa dos Portugueses... Existem mil e uma maneiras de cozinhar o nosso "fiel amigo". Aqui vai uma receita entre muitas, simples e saborosa.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 700 g de bacalhau demolhado
- 1 kg de batatas, descascadas em cortadas em metades
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 100 ml de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 100 ml de leite
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de pão ralado
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- 1 ramo de salsa
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Colocar 2 l de água e as folhas de louro num tacho. Levar a ferver e desligar o lume. Juntar o bacalhau, cobrir com uma tampa e deixar repousar por 25-30 minutos.

Retirar o bacalhau do tacho e escorrer, reservando a água onde ficou a abafar. Eliminar as peles e as espinhas do peixe. Lascar a carne e reservar.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Cozer as batatas durante 20-25 minutos na água que serviu para o bacalhau.

Entretanto, colocar a cebola, os alhos picados e o azeite numa caçarola ou numa frigideira. Levar ao lume e refogar até alourar. Temperar com sal, pimenta e o pimentão-doce.

Adicionar as lascas de bacalhau e envolver muito bem. Cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retirar a caçarola do lume e polvilhar com metade da salsa previamente picada. Reservar.

Escorrer as batatas e reduzir a puré. Incorporar a manteiga e o leite. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem.

Espalhar metade do puré de batata numa assadeira. Cobrir com o preparado de bacalhau e sobrepor o puré restante, alisando e decorando a superfície com os dentes de um garfo.

Polvilhar com o pão ralado e levar ao forno - a 200ºC - até dourar. Retirar a assadeira do forno e polvilhar com a restante salsa picada. Servir de imediato, com salada mista e azeitonas pretas.

Empadão : Torta, escondidinho - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimentão-doce : Páprica - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Bacalhau demolhado : Bacalhau dessalgado
dddd

PostHeaderIcon Páscoa Feliz!

Sempre foi tradição do M. e dos irmãos trocarem ovos de chocolate e amêndoas na Páscoa.
Ultimamente, e em vez de ir apenas ao supermercado e comprar um monte de guloseimas da Páscoa para oferecer, tenho optado por fazer ovos de salame de chocolate ou folares caseiros para oferecer, passando também a incluir, para além dos irmãos e sobrinha do M., a minha irmã.
Tal como no ano passado, também este ano optei por fazer uns folares de Páscoa, usando a mesma receita. Tirando um mais pequenino que fiz para a minha sobrinha, este anos os folares estão um pouco maiores. A receita é a mesma de sempre, pois em equipa vencedora não se mexe!
Uma Boa Páscoa para todos!

Ingredientes para 1 folar grande ou 2 médios:

800 g de farinha
100 g de margarina
35 g de fermento de padeiro
250 g de açúcar
3 ovos
2 dl de leite morno
sal, canela e erva-doce q.b.
3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar

Preparação:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha.Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento.Bata bem. Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias.Bata até a massa se soltar da tigela.Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno, durante + ou - 3 horas.
Faça então uma bola ligeiramente abolachada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios.Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.
Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais 1 pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 9 de abril de 2009

PostHeaderIcon Massa com Atum do Jamie Oliver

Mais uma receita de atum, desta vez usando atum de conserva.
A receita é simples e muita soborosa. Para mim isso deve-se ao uso da canela na receita. Não admira que seja a receita de massa favorita da mulher do Jamie Oliver.
A receita original está no livro :" Cook with Jamie".

Ingredientes para 2 pessoas:

250 gr de macarrão
2 latas de atum
1 lata de tomate pelado
mangericão fresco (eu usei seco)
1 cebola
1 colher de chá de chili flakes
1 colher de chá de canela
sal e pimenta q.b.
azeite
sumo e raspa de 1 limão pequeno
1 mão cheia de queijo parmesão ralado

Preparação:

Numa frigideira anti aderente refogue juntamente com o azeite a cebola previamente picada, os chili flakes, a canela e o mangericão. Deixe cozinhar até a cebola estar macia. Junte depois os tomates partidos em pedaços, o atum e tempere de sal e pimenta.
Deixe cozinharem lume brando 20 minutos.
Entretanto coza a massa em água abundante e sal até ficar al dente. Escorra a massa reservando alguma da água da cozedura.
Junte a massa com o molho de tomate e atum e agite. Adicione um pouco mais de mangericão, um gole de azeite, o sumo e raspa do limão e o queijo parmesão e misture tudo muito bem.
Se necessário junte um pouco da água da cozedura para a massa e o molho não ficarem tão presos.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 8 de abril de 2009

PostHeaderIcon Comunidade e culinária portuguesas em destaque no New York Times


Franck Alexandre preparando o borrego pascoal em Newark - Fóto : NYT

David Leite é um conceituado escritor gastronómico nova-iorquino. Também publica livros de sucesso sobre a matéria - o mais recente, The New Portuguese Table, tem saída oficial marcada nas livrarias para o próximo mês de Agosto - e dirige um dos sites de culinária mais visitados do planeta, o famoso Leite's Culinaria. É uma pessoa que admiro profundamente, tanto do ponto de vista profissional como do ponto de vista humano. De origem portuguesa - os avós são naturais da ilha de São Miguel - Açores, David Leite tem trabalhado imenso para a divulgação da cultura e do património gastronómico lusos pelas terras do Tio Sam e mais além. Hoje, o prestigiado diário New York Times publicou um interessantíssimo artigo da sua autoria sobre as nossas tradições culinárias pascoais, mantidas bem vivas na América pela comunidade portuguesa de Newark - New Jersey (E.U.A). Aconselho que leiam, pois tanto a matéria como a escrita valem a pena...

Newark’s Portuguese Community Keeps Fires of Tradition Burning

dddd

PostHeaderIcon Hambúrgueres gratinados à brasileira



Uma maneira diferente e saborosa de cozinhar hambúrgueres caseiros, bem ao estilo da culinária ítalo-brasileira...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de carne de novilho magra, picada no talho
- 4 fatias finas de queijo flamengo
- 1/2 cebola picada muito finamente
- 1 dente de alho grande, picado muito finamente
- 2 ovos grandes
- 50 g de farinha de trigo
- 50 g de pão ralado
- sal & pimenta moída no momento
- óleo vegetal q.b.

Molho

- 150 g de ervilhas frescas ou descongeladas, cozidas
- 1 lata pequena de tomate em pedaços (400 g)
- 1 colher (café) de açúcar
- 1/2 cebola pequena, picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Preparar o molho: colocar a cebola, o alho e o azeite num tacho pequeno. Levar ao lume e refogar até a cebola ficar macia. Juntar os tomates e a calda destes. Temperar com sal, pimenta e o açúcar. Cozinhar em lume brando por 15-20 minutos, mexendo de vez em quando.

Pré-aquecer o grelhador do forno no máximo.

Colocar a carne picada numa tigela. Adicionar a cebola picada, o alho, 1 ovo, a farinha e metade do pão ralado. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem com o auxílio de um garfo.

Separar o preparado em 4 porções idênticas. Enrolar cada porção de carne entra as palmas das mãos, formando bolas. Achatar as bolas com a palma da mão, moldando hambúrgueres altos.

Passar os hambúrgueres pelo ovo restante batido e pelo pão ralado restante. Dourar os hambúrgueres de ambos os lados num pouco de óleo previamente aquecido. Escorrer sobre papel absorvente.

Transferir os hambúrgueres para uma assadeira e cobrir cada um com uma fatia de queijo. Levar ao forno até o queijo amolecer e ficar ligeiramente gratinado.

Entretanto, triturar o molho de tomate e voltar a colocar ao lume, no tacho. Juntar as ervilhas cozidas e envolver.

Retirar os hambúrgueres do forno e transferir para uma travessa. Regar com o molho de tomate e ervilhas. Servir de imediato, com batatas fritas ou country potatoes.

Fonte : receita adaptada da revista TeleCulinária nº 1458

Novilho : Boi - Carne picada : Carne moída - Talho : Açougue - Queijo flamengo : Queijo prato - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha
dddd

PostHeaderIcon Bife de Atum Grelhado com Vegetais Assados e Batatinhas

Mais uma daquelas receitas simples, que não têm sabedoria nenhuma, mas que nos surpreendem pela delícia que são. Soube-me tão bem, que acho que foi um dos melhores jantares dos ultimos tempos!
(Eu sei que me inspirei numa receita que vi algures num blog, mas infelizmente, não sou capaz de me lembrar em qual. O autor, que se acuse.)

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de atum frescos
1 courgete pequena
1 pimento vermelho
1 cebola
6-8 batatinhas pequenas para assar
1 cabeça de alho
sal e pimenta q.b.
azeite
ervas da provença

Preparação:

Lave os legumes e corte a cougete em rodelas não muito fina, o imento em tiras grossas, a cebola em quartos e a cabeça de alho ao meio. Espalhe os legumes num tabuleiro e tempere-os com um pouco de azeite, sal e ervas da provença. Leve a assar em forno moderado.
Lave bem as batatinhas e escove a casca. Seque-as com uma toalha de cozinha e disponha-as no tabuleiro juntamente com uma quantidade bem generosa de sal. Leve as batatinhas a assar também no forno.
Tempere o atum com sal, pimenta e um fio de azeite e grelhe-o num grelhado ou frigideira anti aderente bem quente, mas pouco tempo de cada lado para não o deixar secar.
Assim que os legumes estiverem cozidos, retire-os para o parto de servir. Quanto ao alho, esprema-os para um almofariz e amasse bem misturando um pouco de azeite e sal. Com esta pasta de alho assado barre os bifes de atum.
Quanto às batatas, assim que estiverem assadas, limpe o excesso de sal e dê-lhes um murro.
Sirva o atum com o alho assado, com as batatinhas e os legumes assados regados de um pouco mais de azeite.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 7 de abril de 2009

PostHeaderIcon Bolachas de aveia areadas



Tenho uma paixão confessa por bolachas de aveia e ainda mais desde que descobri que são tão simples e rápidas de confeccionar. Ficam perfeitas a qualquer momento do dia - do pequeno almoço ao lanche - para acompanhar uma chávena de chá ou de café, um copo de leite...

Ingredientes para +/- 24 unidades

- 60 g de açúcar amarelo
- 2 colheres (sopa) de mel de cana (ou outro mel à gosto)
- 200 g de manteiga + um pouco para untar
- 250 g de farinha de trigo
- 200 g de flocos de aveia
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar um tabuleiro grande com manteiga. Forrar com uma folha de papel vegetal também untada e reservar.

Colocar o açúcar, o mel e a manteiga previamente cortada em pedaços numa taça de vidro. Levar ao micro-ondas - na potência máxima - por 50 segundos.

Misturar com uma colher de pau. Juntar a farinha, os flocos de aveia e o fermento. Envolver muito bem.

Espalhar o preparado sobre o tabuleiro, alisando a superfície. Levar ao forno por 20-25 minutos, a 180ºC.

Retirar o tabuleiro do forno e dividir a massa em quadrados com a ponta de uma faca bem afiada. Deixar arrefecer por completo no tabuleiro. Partir delicadamente em quadrados e conservar as bolachas numa caixa hermética.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes e Sabores - nº 169

Ver também : Bolachas de aveia, amêndoa e canela

Açúcar amarelo : Açucar mascavado - Papel vegetal : Papel manteiga - Arrefecer : Esfriar - Pequeno almoço : Café da manhã
dddd

PostHeaderIcon Favas Guisadas com Entrecosto

Eu gosto muito de favas, mas, infelizmente, cá em casa sou a única, o que faz de favas um prato raro por estas bandas.
No outro dia tive que matar as saudades das favas. Souberam-me muito bem, e lá andei eu a comer favas durante alguns dias!

Ingredientes para 4 pessoas:

1,200kg de favas descascadas
750gr de entrecosto partido em pedaços
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 folha de louro
1dl de vinho branco
3clh sopa polpa de tomate
1 raminho coentros
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Depois das favas descascadas faça um refogado com o azeite, o alho, a cebola e a folha de louro. Logo que comece a alourar junte a carne e deixe suar mexendo de vez em quando. Junte o vinho branco e a polpa de tomate e deixe suar. Junte as favas, adicione sal e os coentros picados, cubra com áua e deixe cozer em lume brando até a carne e as favas estarem macias e apuradas.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 6 de abril de 2009

PostHeaderIcon Sopa de moganga [4 por 6]

Julgo que já não preciso mais de apresentar a genial iniciativa 4 por 6 - desenvolvida pela nossa Mariana, que consiste em preparar uma refeição criativa, completa e a mais equilibrada possível para 4 pessoas com um - pequeno - orçamento de 6 euros. Para a minha 2ª participação, a inspiração levou-me até ao belíssimo arquipélago da Madeira (um grande abraço para ti, Nuno) onde existe um prato tradicional delicioso: a sopa de moganga. A moganga - ou moranga - é simplesmente uma abóbora; mas esta sopa leva ainda muitos mais ingredientes nutritivos e saudáveis, como um nada de carne, legumes variados e massa, constituindo assim um verdadeiro prato principal. E como se não bastasse para ficarmos rendidos, a sopa de moganga é um prato muito acessível, ao ponto que - permanecendo no espírito das ilhas portuguesas, podemos terminar com uma sobremesa leve de ananás em calda de especiarias sem ultrapassar o orçamento, na condição de substituir o ananás nacional - excelente mas caríssimo, infelizmente - por abacaxi. Vamos à receita...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de carne de porco limpa de gorduras, cortada em cubos pequenos (perna)
- 1/2 lata pequena de tomates pelados, picados
- 500 g de abóbora cortada em cubos pequenos
- 1 cebola picada finamente
- 400 g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 2-3 folhas de hortelã (opcional)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1,5 l de água
- 150 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 2 novelos de aletria (ou uma quantidade equivalente de spaghettini, vermicelli...)
- sal



Preparação

Aquecer a manteiga numa panela e refogar a cebola picada até ficar tenra e transparente. Juntar os cubos de carne e dourar de todos os lados, mexendo com frequência.

Adicionar os tomates picados, um pouquinho da calda destes e os cubos de abóbora. Refogar por mais uns minutos e regar com a água. Temperar com sal e levar a ferver.

Juntar os cubos de batata, as folhas de hortelã e as ervilhas. Deixar fervilhar em lume médio-baixo até a carne e os legumes se apresentarem bem cozidos.

Acrescentar a aletria e cozinhar até a massa ficar cozida "al dente". Distribuir por pratos fundos ou tigelas e servir de seguida.

***
A conta, SFF...!


Os vegetais frescos usados nesta receita - assim como na sobremesa - foram comprados no mercado municipal da Praia da Vitória - frescura e bons preços garantidos - sem falar no atendimento, sempre excelente. Os restantes ingredientes vieram do supermercado regional Guarita (carne) e do supermercado Modelo. Costumo fazer as compras em ambos com uma regra de base: privilegiar os produtos regionais, mais baratos e de uma qualidade muito superior aos que já fizeram uma longa viagem em contentores. Como foi estabelecido desde o início do 4 por 6, os valores apresentados têm por base a tabela de preços dos hipermercados Continente. Vamos então às contas...

  • perna de porco sem osso : 3.84 €/kg | usado : 300 g => 1.15 €
  • tomate pelado em conserva : 0.78 € /lata de 780 g | usado : 1/2 lata => 0.39 €
  • abóbora : 1.70 €/kg | usado : 500 g => 0.85 €
  • cebola : 0.63 €/kg | usado : 150 g => 0.10 €
  • batatas : 0.39 €/kg | usado : 400 g => 0.16 €
  • hortelã : 0.75 €/ramo de 50 g | usado : 1/3 ramo => 0.25 €
  • ervilhas congeladas : 0.99 €/kg | usado : 150 g => 0.15 €
  • aletria : 0.99 € /embalagem de 500 g | usado : 1/2 embalagem => 0.50 €
  • abacaxi : 1.18 €/kg | usado : 800 g => 0.95 €
Total : 4.50 €

Não entraram em conta os temperos do prato principal nem da sobremesa, pois são produtos comuns - e usados em pequenas quantidades, que temos sempre no frigorífico e nos armários da cozinha (manteiga, pimenta da Jamaica, cravinhos, açúcar, e sal). Além do mais, como
sobraram 1.50 €, creio que os ingredientes citados cabem à larga no orçamento.

Dica de poupança : se, como eu, for apreciador de ervas aromáticas, aconselho - em lugar de as comprar no supermercado, que plante um pequeno canteiro com as suas favoritas no jardim - a varanda ou a borda de uma janela também servem. As sementes e/ou os pés com raízes encontram-se geralmente à venda nos supermercados, floristas ou viveiros. A maioria das ervas aromáticas frescas aguenta muito bem a congelação - em caixinhas devidamente identificadas - ou a secagem. Assim conservadas, poderá usá-las em qualquer altura do ano.

Fonte : receita adaptada da revista Segredos de Cozinha - nº 961

dddd

PostHeaderIcon Costeletas à Milanesa com Arroz de Frutos Secos e Maçã

Existem refeições muito simples que são capazes de nos surpreender. Foi o que aconteceu com este jantar. Apesar de as costeletas não serem nada de especial estavam muito suculentas, mas o que realmente me surpreendeu foi o arroz. Tinha um resto de arroz basmati cozido no frigorífico e, em vez de voltar a fazer arroz para comer com as costeletas, resolvi dar-lhe nova vida. e Ficou bom. Muito bom. Tão bom que se comia assim mesmo, sem mais nada.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas do cachaço
sal e pimenta q.b.
1 ovo
pão ralado
1 tacinha de arroz basmati cozido
1 maçã verde
2 colheres de sopa de nozes partidas em pedacinhos
2 colheres de sopa de amêndoa laminada
1 colher de chá de pó de caril
1 colher de sopa de azeite

Preparação:

Com um maço de cozinha bata as costeletas até estarem bem finas. Tempere-as com sal e pimenta. Passe-as depois pelo ovo batido e depois pelo pão ralado fazendo-o aderir bem. Guarde 20 minutos no frigorífico antes de servir.
Entretanto prepare o arroz. Numa frigideira larga junte o azeite e quando este tiver quente, adicione as amêndoas e as nozes. Quando estas começarem a ficar louras, junte a maçã em cubinhos e o pó de caril e deixe cozinhar uns minutos sem deixar a maçã ficar demasiado cozida.
Junte depois o arroz envolvendo bem na mistura anterior e deixe cozinhar mais alguns minutos.
Frite depois as costeletas de ambos os lados num pouco de óleo quente, e até estarem bem douradas. Escorra-as sobre papel absorvente.
Sirva as costeletas om o arroz e uma salada verde.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top