sábado, 3 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Salada de figos grelhados, presunto e queijo



Por trás da minha casa, existe um pomar repleto de árvores das mais variadas espécies, entre as quais figueiras. Há praticamente um mês que as figueiras não se cansam de dar frutos maduros. Tantos que nem sei muito bem o que fazer com eles. Temos comido muitos, assim, ao natural - e os pássaros também têm ajudado. Alguns foram recambiados em compotas e outros entraram em diversos pratos agridoces como a salada aqui apresentada. Uma delícia de simplicidade e bom gosto...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 alface pequena
- 4 fatias finas de presunto
- 4 figos grandes (ou 8 mais pequenos)
- 50 g de queijo curado*

* usei um maravilhoso queijo açoriano produzido em São Miguel, mas qualquer outro queijo curado de boa qualidade fica bem (São Jorge, manchego, parmesão, queijo de Castelo Branco, pecorino, queijo da Serra curado, Minas, etc...)

Molho

- 50 ml de azeite
- 4 colheres (sopa) de vinagre de framboesa
- 1 colher (sopa) de mel
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Preparar o molho : colocar o vinagre numa tigela pequena. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o mel. Bater com uma vara de arames até ficar tudo bem misturado. Juntar o azeite em fio, batendo sempre até o molho se apresentar bem emulsionado. Reservar no frigorífico.

Separar as folhas da alface; lavar, escorrer e secar. Esfarrapar as folhas de alface com as mãos e coloca-las num prato de servir.

Esfarrapar também as fatias de presunto com as mãos. Distribuir o presunto pela salada.

Com o auxílio de um descascador de batatas, cortar lascas finíssimas de queijo. Distribuir também as lascas de queijo pela salada.

Cortar os figos em quartos ou em metades - dependendo do tamanho, sem descascar. Aquecer uma chapa ou um grelhador de cozinha. Grelhar os figos por breves minutos, com as partes cortadas viradas para baixo.

Espalhar os figos grelhados pela salada. Borrifar com umas gotas de molho e servir de seguida, acompanhando com o resto do molho à parte.

Ver também : Cake de figos e presunto - Lombinhos de porco com figos

Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Pimenta : Pimenta do reino - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Bolo de Canela e Mel

Depois das mini-férias norte as minhas colegas de trabalho estavam à espera de uns miminhos doces (pelas imagens que lhes enviei), mas como não houve oportunidade de comprar mais miniaturas, decidi pôr as mãos à obra e decidi cozinhar um bolo que encontrei aqui e achei fantástica.





Ingredientes:

6 ovos

200 gr de açúcar (usei 175 gr)

4 colheres de sopa de azeite virgem extra

250 gr de farinha

1 colher de sobremesa de fermento em pó

2 colheres de sopa de mel

1 dl de leite

1 colher de café de canela



Preparação:

Bata as gemas com o açúcar peneirado. Adicione, em fio, o azeite, o mel e o leite. Incorpore depois, aos poucos, a farinha misturada e peneirada com o fermento, alternando com as claras previamente batidas em castelo. Mexa tudo muito bem. Aromatize com a canela e volte a mexer até ficar um creme homogéneo. Deite a massa numa forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos. Desenforme depois de frio.



Estava óptimo!

dddd
sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Paté de atum



Pode parecer apenas mais uma simples receita de paté de atum como existem às dúzias espalhadas pela blogosfera culinária... mas não é. Pelo menos para mim. Para já, é a melhor pasta de atum que jamais comi. Não tem praticamente nada a ver com o conteúdo insípido daquelas caixinhas redondas que aparecem pelas mesas dos restaurantes. Provavelmente, as anchovas são mais que responsáveis pelo sabor especial desta versão. Mas, sobretudo, simboliza histórias de amizades cruzadas e encontros transatlânticos. Quando esteve de férias nos Açores, a minha querida amiga Pipoka ofereceu-me o belíssimo livro de onde foi retirada - apaixonei-me loucamente pelo livro, uma bonita homenagem à Portugal e ao seu povo feita através da nossa culinária. Vim a saber mais tarde que também a nossa amorosa Laranjinha tivera a ideia de me oferecer o mesmo livro aquando da sua viagem ao arquipélago... E a primeira vez que experimentei fazer o tal paté de atum, foi para receber umas amigas blogueiras - a Olguinha, a Isa e a Manuela - num lanche ajantarado muito divertido em minha casa que terminou a altas horas de uma noite quente em Angra do Heroísmo, ao som dos Da Weasel que estavam a actuar ao vivo no quadro do festival AngraRock... Entretanto, como este paté costuma sempre encontrar muito sucesso, tenho-o servido à cada visita amiga, como a da Teresa P., que até já participou neste Bistrot com uma receita. Deixo aqui um beijinho enorme a todas as minhas amigas citadas acima, deste lado como do outro do Atlântico, e dedico-lhes - é claro - a receita... :-)

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 lata pequena de filetes de atum em azeite (+/- 120 g)
- 100 g de manteiga com sal à temperatura ambiente
- 2 filetes de anchovas
- sumo de 1/2 limão pequeno
- 1 pitada de malagueta seca moída
- pimenta moída no momento

Preparação

Escorrer muito bem o atum e separa-lo em lascas. Colocar as lascas de atum no fundo do copo da varinha mágica.

Passar os filetes de anchova sob água fria corrente; secar com uma folha de papel absorvente. Cortar os filetes de anchovas em pedaços e juntar ao atum.

Adicionar a manteiga previamente cortada em pedaços. Triturar com a varinha mágica até obter uma pasta homogénea e sem grumos.

Juntar o sumo de limão, pimenta e a malagueta moída. Voltar a triturar um pouco.

Transferir o paté de atum para uma tacinha ou um ramequin. Polvilhar eventualmente com mais um pouco de malagueta moída e cobrir com filme transparente. Deixar tomar gosto no frigorífico durante pelo menos 1-2 dias.

Retirar o paté do frigorífico 10-15 minutos antes de servir. Acompanhar com mini-tostas ou pão torrado.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha - Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. DK Civilização (Portugal)


Paté : Patê - Anchova : Enchova, aliche - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon #10 CISSC - Bolo de Mascorpone e Framboesas

Este bolo é simplesmente divinal! Ninguém acredita que é preparado apenas com 4 coisinhas que se podem comprar em qualquer supermercado. Portanto se não sabem mesmo cozinhar este bolo impressionará qualquer pessoa!
Podem fazê-lo como sobremesa nos menús que vos tenho apresentado, mas é uma optima sugestão para poderem levar como sobremesa para casa de algum amigo ou familiar.
Garanto-vos que só ouvirão elogios. Eu simplesmente adoro-o!

Ingredientes para 8 a 10 pessoas:

1 "base de bolo/tarte" pronta a usar ( é uma base de bolo fina já cozinhada, e costuma estar à venda ao pé dos produtos para enfeitar os bolos e dos produtos da Vahiné)
200gr de queijo mascarpone (podem usar queijo creme, mas não é a mesma coisa)
4 colheres de sopa de açúcar em pó
6 colheres de sopa de compota de framboesa ou de frutos silvestres
framboesas frescas para decorar

Preparação:

Misture o queijo mascarpone com o açúcar até obter um creme.
Retire a base do bolo da embalagem e coloque-a no prato de servir. Barre a base do bolo com a compota de framboesa, e cubra depois com o creme de mascarpone.
Decore com as framboesas frescas e leve ao frigorífico até servir!

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Bolo de Iogurte

Eu adoro fazer bolos, também os adoro comer, mas devido à minha dieta nem sempre posso comer o que me apetece. A minha teoria agora é fazer bolos e oferecê-los... Como tinha uma reunião da administração de condomínio cá em casa, aproveitei para receber as minhas duas colegas de administração e fazer um lanchinho após o jantar. Andei à procura de receitas e encontrei esta que me satisfez por ser diferente, mas ao mesmo tempo simples e sem grandes "maluquices" pois aqui o namorado não gosta de encontrar grandes coisas nos bolos.


Ingredientes:
4 ovos
1 iogurte de sabor natural
1 medida do copo de iogurte de leite
3 medidas do copo de iogurte de farinha
2 medidas do copo de iogurte de açúcar (eu coloquei só uma e meia)
1 colher de sopa de óleo
1 colher de café de fermento em pó
canela a gosto (alteração minha)

Preparação:
Batem-se os ovos inteiros com o açúcar, mistura-se o iogurte, o óleo e o leite e mexe-se tudo muito bem. Por fim envolve-se a farinha, o fermento em pó e a canela. Vai ao forno pré-aquecido, a 170º, em forma untada cerca de 35 minutos (eu uso o teste do palito e nunca falha!).

O bolo ficou um pouco maçudo, para a próxima vou bater as claras em castelo para ver se fica mais fofinho, mas sabem que mais? Não sobrou nada...
dddd

PostHeaderIcon Quesadillas



A quesadilla é uma especialidade mexicana muito popular na América do Norte. Basicamente, trata-se de uma simples tortilha mexicana com queijo derretido à qual se juntam ingredientes frescos que se têm à mão. Neste caso: tiras de peru fumado, azeitonas e tomates-cereja. Mas ficam igualmente bem cogumelos laminados, sobras de frango assado, rodelas de cebola de rama - ou meias-luas de cebola roxa, lascas de atum de conserva, folhas de espinafres frescos, fiambre, rodelas de chouriço, etc. O importante é não sobrecarregar a tortilha em demasia. A quesadilla é bastante nutritiva; no entanto, conta-se apenas uma por pessoa. Uma refeição simples e deliciosa, pronta num ápice para aqueles dias onde o tempo não dá para tudo...

Ingredientes

- tortilhas de trigo mexicanas
- queijo ralado em fios*
- tomates-cereja cortados em quartos
- azeitonas pretas descaroçadas, cortadas em rodelas
- peito de peru fumado cortado em tiras finas
- orégãos secos q.b.
- sal & pimenta moída no momento
- óleo vegetal para untar

* usei uma mistura de queijo de São Jorge + emmental, mas quelquer tipo de queijo gordo que derrete bem serve (como cheddar, queijo flamengo, etc...)



Preparação

Embeber uma folha de papel absorvente com óleo e untar o fundo de uma frigideira anti-aderente. Aquecer a frigideira em lume médio-alto.

Colocar uma tortilha na frigideira e deixar aquecer até que se comecem a formar bolhas de ar na tortilha, sacudindo a frigideira com frequência.

Polvilhar a superfície da tortilha com uma mão cheia de queijo ralado. Juntar alguns quartos de tomate-cereja, rodelas de azeitona e tiras de peito de peru, tendo o cuidado de não sobrecarregar a tortilha.

Temperar com sal, pimenta e orégãos à gosto. Cobrir a frigideira com uma tampa e cozinhar até o queijo se apresentar bem derretido, verificando com frequência para a tortilha não queimar.

Dobrar a tortilha com o auxílio de uma espátula, como se fosse uma omeleta. Retirar a quesadilla da frigideira e corta-la em triângulos. Servir de imediato, acompanhando com salada de alface.

Fonte : receita adaptada do blog Simply Recipes (E.U.A.)

Fumado : Defumado - Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Queijoflamengo : Queijo prato - Cebola de rama : Cebolinha verde - Papel absorvente : Papel toalha - Fiambre : Presunto cozido - Chouriço : Lingüiça portuguesa
dddd

PostHeaderIcon #9 CISSC - Copos de Fruta

Quase, quase na recta final desta rubrica, trago não uma receita, mas sim uma forma diferente de servir fruta.
Em vez da salada de frutas, em vez dos pratos de fruta, que tal experimentarem uns copinhos de fruta individuais, coloridos e nutritivos?
As variações são imensas: utilizem frutas de cores variadas, fazendo o número de camadas que tiverem. Eu utilizei o que tinha em casa: laranjas, uvas e melancia, tudo caseiro e biológico!

Ingredientes para 6 pessoas:

3 laranjas
1/2 melancia
1 cacho de uvas

Preparação:

Descasque as laranjas e corte-as em rodelas. Lave as uvas, escolha os bagos e corte-os ao meio.
Corte a polpa da melancia em cubos.
Em tacinhas de vidro transparente ou copos, coloque a fruta em camadas. Primeiro a melancia, depois as rodelas de laranja, e finalmente os bagos de uva.
Leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PostHeaderIcon Sopa de legumes aromática



O tempo continua quente e solarengo na Terceira, mas isso não me impede de apreciar uma boa sopa. Esta é deliciosa, com a sua grande variedade de legumes frescos. E fica sublimada pelos aromas do mangericão e dos cominhos, que lhe dão um toque realmente especial...

Ingredientes para 6 pessoas

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos pequenos
- 2 cebolas médias, picadas
- 1,2 l de caldo de carne
- 220 g de feijão verde cortado em pedaços
- 3 cenouras, descascadas e cortadas em cubos pequenos
- 220 g de folhas de espinafres
- 1 pimento verde cortado em cubos pequenos
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de mangericão fresco picado
- 1 colher (café) rasa de cominhos moídos
- 1 dente de alho picado finamente
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite num tacho grande de fundo espesso, em lume médio-alto. Juntar os cubos de batata e as cebolas picadas. Refogar por 5 minutos, mexendo com frequência.

Regar com o caldo de carne quente. Adicionar os pedaços de feijão verde e os cubos de cenoura. Levar a ferver e baixar o lume. Deixar fervilhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.

Juntar as folhas de espinafres, os cubos de pimento, a salsa, o mangericão, os cominhos e o alho picado. Cozinhar em lume brando por mais 10-15 minutos, ou até as batatas se apresentarem tenras. Temperar com sal e pimenta. Retirar a sopa do lume e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Favorite Brand Name - Classic Recipe Collection, Ed. Barnes & Noble (E.U.A.)

Feijão verde : Vagem - Pimento : Pimentão - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon #8 CISSC - Wraps de Frango com Tomate e Caril

Mais uma receita muito simples, com sabores do oriente e que facilmente agradará.
Utilizando frango de churrasco ou assado de compra poderão fazer as mais diversas preparações e inovar. Ideal para falta de tempo e de habilidade para a cozinha!

Ingredientes para 6 wraps:

6 tortilhas (ou wraps) de milho ou trigo (vendem-se ao pé dos produtos mexicanos ou do pão)
1/2 frango assado de compra
6 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sobremesa de pó de caril
3 tomates maduros mas firmes

Preparação:

Comece por desfiar o frango limpando-o de peles e ossos.
Numa taça misture a maionese e o pó de caril. Adicione depois o frango desfiado e envolva bem. Corte o tomate em fatias.
Sobre cada wrap aberto coloque 1/6 da mistura de frango e caril e cubra com fatias de 1/2 tomate. Enrole cuidadosamente e repita até esgotar todos os ingredientes.
Com uma faca afiada corte cada wrap ao meio e disponha-os sobre o parto de servir.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 29 de setembro de 2009

PostHeaderIcon Almôndegas Mouriscas



Parece que estas aromáticas almôndegas com molho fricassé são uma especialidade do Algarve - a região mais árabe de Portugal, como todos sabem. Ficaram muito boas, com um aroma delicado de limão e especiarias...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 dentes de alho picados finamente
- 600 g de carne de novilho magra, picada no talho
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- 1 pitada de cravinho moído
- 2 ovos + 2 gemas
- 2 cebolas picadas finamente
- 50 ml de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- sumo de 1 limão
- 1 pitada de cominhos moídos
- farinha de trigo q.b.

Preparação

Numa tigela grande, misturar metade dos alhos com a carne picada, 2 colheres (sopa) de salsa, o cravinho, sal, pimenta e os 2 ovos.

Moldar pequenas bolas, enrolando porções da mistura entre as palmas das mãos. Reservar as almôndegas no frigorífico - sobre um prato raso húmido - durante 30 minutos.

Refogar os alhos picados restantes e as cebolas no azeite. Antes de começar a alourar, juntar o vinagre.

Passar as almôndegas por farinha e adiciona-las ao preparado anterior. Dourar as almôndegas de todos os lados. Temperar com os cominhos e baixar o lume. Deixar cozinhar em lume brando por 5-7 minutos, ou até as almôndegas ficarem cozidas no interior.

Bater as gemas com o sumo de limão. Verter sobre as almôndegas e envolver delicadamente em lume brando até obter um molho cremoso. Polvilhar com a salsa picada restante e servir de imediato. Acompanhar com batatas lionesas e feijão verde cozido.

Fonte : receita adaptada da revista Cozinhar Sem Stress nº6 (Portugal)

Ver também : Almôndegas com molho cremoso

Carne picada : Carne moída - Novilho : Boi - Talho : Açougue - Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira - Feijão verde : Vagem
dddd

PostHeaderIcon #7 CISSC - Canapés de Salmão Fumado e Queijo Creme

O salmão fumado é bastante versátil e saboroso. Deixo aqui hoje a receita de um simples patê de salmão fumado. Consoante a elegância e o tipo de refeição, poderão servir o patê numa tacinha juntamente com tostinhas e fatias de baguette para que cada convidado se sirva, ou, levarem os canapés para a mesa já prontos e disposto num prato bonito. Mais uma receita para impressionar!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

1 baguette
200gr de queijo creme (Queijo Philadelphia)
125gr de salmão fumado
pimenta preta
azeitonas verdes descaroçadas (opcional)
folhinhas de alface ou chicória para decorar (opcional)

Preparação:

Corte a baguette em fatias com a espessura de um dedo e torre-as ligeiramente na torradeira, apenas para ficarem crocantes.
Coloque depois o qeuijo creme e o salmão fumado numa picadora, robot de cozinha ou liquidificador e misture até obter uma pasta homogénea e cor de rosa clarinho. Junte 1 colherzinha de café de pimenta preta e misture bem. (Pode preparar o patê com antecedência e guardá-lo no frigorífico até a altura de servir, ou de montar os canapés.)
Um pouco antes de servir barre generosamente as fatias de baguette com a pasta de salmão fumado e decore com uma azeitona verde e um pouquinho de alface.
Disponha geometricamente sobre o prato e sirva.
Em alternativa sirva o patê em tacinhas juntamente com pão às fatias e tostinhas e deixe que cada um se sirva.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PostHeaderIcon Pizzas inventadas

Tinha pão duro e já não sabia o que devia fazer com ele para além das torradas... Liguei o forno e coloquei na posição grelhar. Dispus as fatias de pão, barreias com molho de tomate, queijo mozzarella. Na fatia da direita pus pedaços de bacon, mais uma camada de mozzarella e orégãos. Na fatia da esquerda pus chourição e mais uma camada de mozzarella. De seguida vai ao forno para gratinar. Não é a mesma coisa, mas é diferente, faz-se em pouco tempo e dá para aproveitar pão duro.
dddd

PostHeaderIcon #6 CISSC - Salada de Camarão e Maçã Verde

Ainda estou de férias esta semana, mas as receitas CISSC continuam.
Uma nova semana com novas ideias e um novo menú para poderem continuar a impressionar mesmo sem saber cozinhar!
E começamos com uma salada!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 embalagem de salada pronta de alface ou mistura de alfaces
0.5kg de miolo de camarão cozido (à venda em todos os supermercados na secção de peixaria)
2 maçãs verdes (Granny Smith)
1/2 frasco de Molho Cocktail

Preparação:

Começe por descascar o camarão. Reserve 8 para decoração e corte os restantes em pedaços.
Corte a maçã em quartos e retire-lhe o caroço, deixando ficar a casca. Corte depois a maçã em cubinhos.
Numa saladeira coloque a alface, o miolo de camarão partido em pedaços, os cubinhos de maçã e o molho cocktail. Mexa tudo muito bem, deixando que tudo fique coberto de molho. Guarde no frigorífico até servir.
Pode servir directamente na saladeira, decorada com os camarões inteiros que reservou, ou coloque em pratos individuais, decorando cada prato com 2 camarões.

Bom Apetite! dddd
domingo, 27 de setembro de 2009

PostHeaderIcon Sandes de carne assada



Isto nem sequer se pode chamar uma receita, de tão óbvio que é... Mas as sandes de carne assada relembram-me o tempo em que trabalhava em Lisboa. Por baixo do escritório, havia a tasca do Senhor João, um corredor onde nem existia espaço suficiente para colocar umas mesas. À hora do almoço, o balcão encontrava-se sempre apinhado de gente que se deliciava com a comida caseira que lá se servia. Era um daqueles snack-bares simples e honestos como existem tantos em Lisboa, onde a sopa de legumes cheira bem e o pão das sandes é sempre fresco e estaladiço. Quando o trabalho era muito e que me esquecia até da hora de almoço, descia a correr buscar uma sandes de carne assada à tasca do Senhor João. Ele já sabia que eu gostava dela em pão de mistura e com bastante mostarda. Desde essa época, sempre que me sobram umas fatias de lombo assado, não deixo de preparar umas sandes com o pensamento a flutuar pelos bairros antigos de Lisboa...

Ingredientes para 1 unidade

- 1 bola
- 1 folha grande de alface
- 2 fatias finas de lombo de porco assado
- 1 colher (sobremesa) de mostarda de grão à antiga*
- 1 colher (chá) de pickles picados

* ou outro tipo de mostarda à gosto

Preparação

Abrir o pão em metades e torra-lo muito ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Retirar o pão do forno.

Barrar as metades de pão com a mostarda. Colocar a folha de alface sobre a parte inferior do pão e sobrepor as fatias de carne assada.

Polvilhar com os pickles picados e fechar com a parte superior do pão. Servir de imediato.

Ver também : Bifanas no pão


Sandes : Sanduíche - Bola : Pãozinho rústico
dddd

Blog Archive

back to top