sábado, 17 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Lombo de porco com ananás e tomate



A carne de porco é uma das que melhor aceita combinações com fruta. E o ananás fica-lhe muito bem, por exemplo...

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de lombo de porco limpo de gorduras
- 1 colher (sobremesa) de pimentão-doce
- 200 ml de vinho branco seco
- 1 fio de azeite
- 100 g de tomate cortado em rodelas
- 4 rodelas de ananás* cortadas em metades
- água q.b.
- sal & pimenta moída no momento

* fresco ou de conserva

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar a carne numa assadeira. Esfrega-la com o pimentão-doce, sal e pimenta. Regar com o vinho branco e o azeite. Levar ao forno por 10 minutos, a 200ºC.

Retirar a assadeira do forno e fazer cortes fundos na carne, mas sem separar completamente em fatias. Colocar entre cada corte uma rodela de tomate e um pedaço de ananás.

Levar novamente ao forno, a 200ºC, por mais 30-35 minutos, ou até a carne ficar no ponto. Regar de vez em quando com o molho que se vai formando na assadeira. Se isso for necessário, adicionar um pouquinho de água para a carne não secar.

Retirar a assadeira do forno e transferir o lombo para uma travessa. Regar com o molho de cozedura. Servir quente, acompanhando com feijão verde com alho e limão e batatinhas salteadas com a pele.

Fonte : receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha - Junho de 2009 (Portugal)

Ver também : Hambúrguer açoriano - Lombinhos de porco com ananás

Ananás : Abacaxi - Pimentão-doce : Páprica - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Bolo de Leite

Este bolo foi um dos que fiz para o aniversário da minha mãe e fui buscá-lo aqui. A receita é super fácil e não tem nada que enganar... deixei-o foi um pouco queimadito, mas fora isso... um mimo!


Ingredientes:
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávenas de chá de leite
4 ovos

Preparação:
Juntei tudo à excepção das claras que bati em castelo. Depois de tudo muito bem batido e misturado: forno... e como já sabem, o truque do palito (e vocês conhecerem os fornos com os quais cozinham) é melhor do que vos deixar temperaturas e tempos...
dddd
sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Sopa de batata com salmão e cogumelos



Só tenho uma coisa a dizer sobre esta sopa simples mas todavia muito requintada: é divina! Uma entrada absolutamente deliciosa para uma refeição especial...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de batatas descascadas
- 1 cebola pequena descascada
- sal & pimenta moída no momento
- 1 pitada de noz-moscada moída
- 100 ml de natas
- 2 lombos de salmão sem pele nem espinhas
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 100 g de cogumelos frescos, tipo champignon
- 2-3 folhas de estragão picadas
- 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação

Cortar as batatas em cubos; lavar e escorrer. Cortar a cebola em pedaços. Levar os cubos de batata e os pedaços de cebola a cozer por 20 minutos em 2 litros de água temperada de sal.

Entretanto, limpar muito bem a terra dos cogumelos com um pano de cozinha ou papel absorvente. Fatiar finamente os cogumelos.

Aquecer a manteiga numa frigideira anti-aderente e saltear os cogumelos até se apresentarem dourados e não restar nenhum líquido na frigideira. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Cortar os lombos de salmão em cubos médios e levar a dourar de todos os lados no azeite previamente aquecido. O salmão tem de ficar cozido mas sem se desfazer. Reservar.

Retirar a sopa do lume e tritura-la juntamente com as natas num liquidificador ou com uma varinha mágica até obter um creme liso e homogéneo.

Dividir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Distribuir os cubos de salmão e os cogumelos pela sopa. Polvilhar com pimenta à gosto e guarnecer com as ervas picadas. Servir de imediato, acompanhando com fatias torradas de pão de centeio barradas com manteiga.

Fonte : receita adaptada da revista Prima - Cuisine Gourmande nº102 (França)

Pimenta : Pimenta do reino - Natas : Creme de leite - Varinha mágica : Mixer
dddd

PostHeaderIcon Marmelada Branca

Amanhã na revista "nós", suplemento de fim de semana do Jornal "i", vão ser publicadas receitas de 12 blogues convidados para complementarem uma edição dedicada a "nós gulosos".
E é com muito orgulho que vejo os nossos blogues de culinária, feitos por não profissionais, por pessoas que gostam apenas de partilhar ideias, conhecimentos, experiência, sucessos e fracassos a terem um bocadinho de atenção nos meios de comunicação social portugueses. Porque somos muitos. Porque acho que contribuimos para divulgar a nossa gastronomia. Porque mostramos como se cozinha e o que se come diariamente em muitas casas portuguesas. Mas também porque partilhamos, divulgamos e ajudamos a criar o amor pelos tachos e panelas e a alegria de dividirmos o que cozinhamos, à volta de uma mesa, com todos os que nos são queridos. E fazemos tudo isto, enquanto vivemos as nossas vidas, as nossas famílias e as nossas profissões.
Podem apenas ser 12 os que serão publicados, mas para mim, representam todos os outros que também publicam regularmente e partilham com o mundo o seu talento.

E, como é altura de marmelos, uma receita de marmelada, diferente da dos outros anos.

Ingredientes:

marmelos
800gr de açúcar por cada quilo de polme
1.5dl de água por cada quilo de polme

Preparação:

Lavem-se bem os marmelos, descascam-se e cortam-se em pequenos pedaços para dentro de um alguidar cheio de água fria. (Se quiser fazer geleia guarde os caroços e veja aqui a receita).
Põe-se água a ferver numa panela e, assim que começar a ferver vão-se juntando os pedaços de marmelo. Deixam-se ferver com a panela fechada cerca de 15 minutos.
Escorrem-se depois os marmelos (pode usar depois esta água para ferver os caroços para fazer a geleia!) e esmagam-se com as mãos ou um pilão de madeira.
Pesa-se a polme de marmelos e por cada quilo coloca-se ao lume 800gr de açúcar e 1.5dl de água até formar o ponto de pérola.
Junta-se então a polpa dos marmelos e deixa-se ferver até o doce atingir o ponto de estrada.
Coloca-se então a marmelada em tacinhas e deixam-se a secar cobertas de papel vegetal previamente embebido em aguardente para ajudar o doce a conservar.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Batatas doces e pêras assadas



Acho que já escrevi algumas vezes que aprecio imenso batata doce, um tubérculo muito comum nos Açores. Assada com pêra e especiarias, perfaz um acompanhamento agridoce diferente e saboroso, ideal para carne de porco...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 batatas doces médias
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de mostarda seca em pó
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 1/4 colher (chá) de malagueta seca moída
- sal
- 2 pêras médias

Preparação

Pré-aquecer o forno a 175ºC.

Descascar e lavar as batatas doces. Corta-las em palitos grossos.

Colocar os palitos de batata doce num saco de plástico - tipo saco de congelação. Juntar 2 colheres (sopa) de azeite, a mostarda, o gengibre, a malagueta e sal à gosto. Fechar o saco e sacudir até as batatas ficarem bem revestidas de tempero.

Transferir os palitos de batata doce para uma assadeira. Levar ao forno - a 175ºC - por 20-25 minutos, virando delicadamente os palitos de vez em quando para que fiquem dourados de todos os lados.

Entretanto, cortar as pêras em metades, sem descascar. Remover a parte dos caroços e cortar as pêras em quartos não muito finos.

Juntar os quartos de pêras às batatas doces. Regar com o azeite restante e envolver delicadamente. Levar ao forno por mais 10 minutos. Retirar a assadeira do forno e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food - Great Food Fast, de Martha Stewart (E.U.A)

dddd

PostHeaderIcon Bife com molho de Mostarda e Chips de Batata Doce

Este é resultado de quando levamos o marido para fazer compras connosco no supermercado. É que normalmente faço as compras sozinha. Pego na minha lista de compras, calço uns sapatos mais confortáveis, e lá vou eu.
Mas desta vez tive a companhia do M. que lá me fez o choradinho a pedir uns bifinhos de vaca para o jantar. E eles vieram. Porque ele merece todos estes miminhos e mais alguns.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de vaca com cerca de 150gr cada
2 batatas doces médias
150ml de cerveja
2 colheres de sopa de mostarda de grão à antiga
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de condimento de mostarda (Savora)
150 ml de natas
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho
2 ovos
sal e pimenta q.b.
flôr de sal

Peparação:

Leve a manteiga a derreter e deixe aquecer bem. Tempere os bifes com sal e pimenta e frite-os durante 30 segundos de cada lado. Retire e reserve.
Ao molho que entretanto se formou na frigideira junte os dentes de alho esmagados, 1 colher de mostarda de grão, o condimento de mostarda, o molho inglês e a cerveja. Deixe ferver até o alcool da cerveja ter evaporado e o molho estar com a consistência de um xarope.
Finalize o molho juntando as natas, a restante mostarda e rectificando de sal e pimenta. Assim que levantar fervura acrescente os bifes à frigideira e deixe cozinhar uns minutos.
Entretanto lave bem as batatas doces e corte-as em rodelas finas mas mantendo a casca. Seque-as bem e leve-as a fritar em óleo quente até estarem douradas. Tempere-as com flôr de sal.
Estrele os ovos.
Sirva os bifes bem regados com o molho, o ovo "a cavalo" e os chips de batata doce. Acompanhe com uma salda de folhas verdes variadas.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Lascas de Bacalhau com Crocante de Broa

Este prato de bacalhau é mais uma daquelas coisas bastante simples de fazer, e que é ideal para um dia em que se tenha muito gente para alimentar, pois rende imenso.
Poderá não ser o problema de todas as pessoas, mas aqui em casa, de cada vez que há um jantar de aniversário, e se convidarmos só pais, avós, irmãos e cunhados, temos à mesa 16 pessoas. E depois há os que não comem carne de vaca, e os que não comem pato, os que não comem cabrito ou peru ou borrego e os que passam mal com natas, e os que detestam queijo, e os que não gostam de arroz de qualquer coisa ... E é difícil agradar a todos!
O bacalhau é normalmente consensual. Aqui a cozinheira gosta é de evitar as receitas de bacalhau que obrigam a fritar batatas para 16 pessoas. Há uns tempos lembrei-me de simplificar um outro prato de bacalhau com broa que costumo fazer, e foi isto que saiu.
Ainda não foi submetido a apreciação familiar, mas eu e o M. achamos que passará com distinção!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 broa de milho pequena
4 colheres de sopa de salsa picada
500gr de migas de bacalhau demolhadas (ou lascas de bacalhau cozinhado)
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de alho em pó
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Parta a broa em pequenos pedaços e pique-a no robot de cozinha de modo a ficar com umas migalhas grossas. Misture com a salsa picada, o alho em pó, pimenta e, se necessário umas pedrinhas de sal. Regue generosamente com azeite e misture bem com a colher de pau. Reserve.
Entretanto dê uma fervura prévia nas migas de bacalhau, retire e deixe escorrer.
Leve uma frigideira ao lume com azeite (seja generoso mais uma vez!) e junte os dentes de alho picados, bem como a cebola em meias luas fininhas. Acrescente a folha de louro e deixe alourar. Acrescente o bacalhau previamente aferventado, rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Num prato que vá ao forno e à mesa, coloque metade da broa. Por cima coloque a cebolada de bacalhau e cubra com a restante broa.
Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno quente até a broa estar crocante.
Sirva de imediato com uma salada verde ou grelos cozidos se for altura deles.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 13 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Fricassé de peru com vegetais



Em França, fricassé é um prato de carne cortada em pedaços e salteada em gordura, simplesmente. Não inclui obrigatoriamente um molho cremoso de natas, gemas de ovo e limão - isso seria mais uma característica da blanquette. Este tipo de fricassé é tão comum em França que até se vendem saquinhos da mistura de carne e vegetais - congelada e pronta a usar - em qualquer supermercado. Mas obviamente, fica muito mais saboroso se usarmos legumes frescos, como na receita aqui apresentada, leve e colorida...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- sal & pimenta moída no momento
- 600 g de peito de peru (ou de frango) sem pele nem ossos, cortado em cubos ou em tiras
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 8 cebolinhas inteiras, descascadas
- 2 dentes de alho esmagados
- 225 ml de caldo de galinha
- 2 paus de aipo cortados em cubos pequenos
- 2 cenouras cortadas em cubos pequenos
- 225 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 1 pimento vermelho cortado em cubos pequenos
- 115 g de cogumelos frescos - tipo champignon, laminados
- 125 g de iogurte natural batido
- 3 colheres (sopa) de salsa picada

Preparação

Colocar a farinha, sal e pimenta num saco de plástico - tipo saco de congelação. Juntar os pedaços de peru e fechar o saco. Sacudir até os pedaços de carne ficarem bem revestidos de farinha temperada.

Aquecer o óleo numa frigideira de saltear grande. Refogar as cebolinhas e os alhos em lume brando por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar os cubos de carne e saltear por 10 minutos, ou até a carne se apresentar bem dourada de todos os lados.

Adicionar o caldo aos poucos, mexendo. Juntar os cubos de cenoura, o aipo e as ervilhas. Deixar levantar fervura e reduzir o lume. Cobrir a frigideira com uma tampa e cozinhar por 5 minutos.

Adicionar os cubos de pimento e os cogumelos. Cobrir com a tampa e cozinhar por mais 10 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Misturar o iogurte com a salsa. Juntar a mistura à frigideira e envolver. Cozinhar por mais 2 minutos. Retirar a frigideira do lume e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Francesa - Ed. Parragon Books (Portugal)

Ver também : Blanquette de frango - Fricassé de peru com cogumelos

Pimenta : Pimenta do reino - Aipo : Salsão - Pimento : Pimentão - Natas : Creme de leite
dddd

PostHeaderIcon Arroz de Frango com Leite de Coco

Como tornar um simples arroz de frango numa refeição muito mais apetecível? Ora, e se o cozinharmos com leite de coco? E com uns legumes?
Foi isso mesmo que fiz, tornando uma básica refeição de todos os dias em algo muito mais aromático!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitinhos de frango
1 chávena de cogumelos laminados
1/2 chávena de ervilhas
1/2 chávena de pimento verde em tiras
sal e pimenta q.b.
1 chávena de arroz thai jasmine (ou basmati)
1 chávena de leite de coco
1 colher de chá de acafrão das indias (curcuma)
azeite q.b.

Preparação:

Corte os peitos de frango em cubinhos e tempere-os com sal, pimenta e metade do açafrão.
Leve-os depois a saltear num pouco de azeite. Acrescente os legumes e rectifique de sal. Deixe cozinhar um pouco em lume brando, até os legumes terem libertado a sua água. Junte o leite de coco e deixe levantar fervura.
Acrescente então o arroz e o restante açafrão e rectifique os temperos. Reduza o lume para o mínimo e tape o tacho, deixando o arroz cozinhar até toda a água ter evaporado. Desligue e deixe repousar 5 minutos antes de servir.
Sirva com uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Bolo de Café e Nozes



Ingredientes:
200 gr de manteiga (pus apenas cerca de 150gr)
2 chávenas de chá de açúcar
4 ovos
1 chávena de chá de café bem forte
3 chávena de chá de farinha
1 chávena de chá de nozes moídas
1 colher (sopa) de fermento (pus 1 colher de café)

Preparação:
Misturei todos os ingredientes à excepção das claras que bati em castelo. Depois de tudo bem batido, adicionei as claras e envolvi-as no preparado. Foi ao forno.

Esta receita tem inspiração daqui.
dddd

PostHeaderIcon Esparguete Nero de Seppia com Camarão

Devo confessar que foi a primeira vez que comprei e cozinhei esparguete nero di seppia. Como sabem a cor (e consequente sabor) desta massa deve-se ao facto de ser tingido com tinta de choco, sendo por isso preparado com molhos de peixe e frutos do mar.
Resolvi manter tudo muito simples e acompanhei com um molho simples de camarão.
Gostamos muito. Um prato rico em cor e em sabor.

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de esparguete nero de seppia
300gr de camarão calibre 30/40
coentros fresco
sal e pimenta q.b.
100ml de natas
1 malaguete seca

Preparação:

Leve ao lume uma panela de água temperada de sal e malagueta. Assim que levantar fervura introduza o camarão e deixe cozinhar uns minutos. Retire e deixe arrefecer.
Na mesma água onde cozeu o camarão introduza a massa e deixe cozinhar até ficar al dente. Entretanto descasque o camarão e reserve.
Numa panela aqueça as natas, introduza o camarão e tempere de sal e pimenta. Junte a massa previamente escorrida e passada por água fria para parar a cozedura e envolva bem. (Se achar que o molho está muito espesso, junte um pouco de água de cozedura da massa à mistura.)
Salpique com coentros frescos picados e sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd
domingo, 11 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Os mil e um usos do palito...

Tenho a certeza que vão querer experimentar em casa... ;-D



Agradecimentos : Carlitos

dddd

PostHeaderIcon Ovos à parmesana



Esta é uma óptima sugestão para o pequeno almoço tardio - ou brunch - do Domingo. Ou - com uma salada a acompanhar - uma refeição ligeira e descontraída de fim de semana...

Ingredientes para 2 pessoas

- 4 ovos
- 50 g de fiambre cortado em cubos pequenos
- 2 colheres (sopa) de pasta de azeitonas pretas
- 2-3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
- manteiga para untar
- sal & pimenta moída no momento
- 2-3 folhas picadas de mangericão fresco

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira de louça pequena com manteiga - ou duas assadeiras individuais.

Espalhar a pasta de azeitonas no fundo da assadeira. Partir delicadamente os ovos para dentro do recipiente. Temperar com sal e pimenta.

Distribuir os cubos de fiambre e polvilhar com o queijo ralado. Salpicar com o mangericão picado.

Levar ao forno por 10 minutos, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e servir de imediato, com pão torrado a acompanhar.

Fonte : receita adaptada da publicação Blue Cooking * Food & Pleasure - 2009 (Portugal)

Fiambre : Presunto cozido - Pimenta : Pimenta do reino - Pequeno almoço : Café da manhã
dddd

Blog Archive

back to top