sábado, 31 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Arroz de grão de bico



Cozinhei este arroz para despachar umas sobras de grão cozido e um resto de couve já cortada. E ficou muito bom...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 copos de arroz carolino
- 1 mão bem cheia de couve portuguesa ou galega, cortada em tiras finíssimas (caldo verde)
- 250 g de grão de bico cozido
- 4 copos de caldo de galinha ou de legumes, quente
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite em lume médio num tacho. Refogar a cebola e os alhos picados até a cebola ficar macia.

Juntar as tiras de couve e refogar por mais 1-2 minutos, mexendo sempre. Adicionar o arroz e envolver. Cozinhar por mais 1 minuto e acrescentar o grão de bico. Misturar muito bem.

Regar com o caldo quente. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e deixar cozinhar em lume brando até o arroz absorver todo o líquido (17-20 minutos).

Desligar o lume e deixar repousar com a tampa por 5-7 minutos. Transferir o arroz para um prato fundo e envolver. Servir de seguida.


Pimenta : Pimenta do reino
dddd
sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Croissants Doces

Enganam-se os que pensam que estes são daqueles croissants super leves e fofinhos que se desfazem na boca a cada dentada.
Apesar de também serem muito saborosos, esta "espécie" de croissants é mais robusta e grosseira. Isto deve-se ao tipo de massa utilizada, que leva pouca manteiga e nenhum ovo. Mas são muito práticos de preparar e são optimos ainda mornos para um lanche de fim de semana.

Ingredientes para 4 croissants:

150 ml de leite morno + 2 colheres de sopa para o glacê
1 saqueta de fermento granulado (usei Vahiné)
8 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres para o glacê
2 chávenas (230ml) de farinha sem fermento
60gr de manteiga
1 limão

Preparação:

No robot de cozinha com a pá de plástico, ou na batedeira com a opção de gancho, misture a farinha com o fermento. Adicione depois a manteiga, o leite morno, o açucar e a raspar da casca do limão. Bata tudo na máquina durante alguns minutois até a massa formar uma bola. (Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido.)
Coloque depois a mistura numa tigela e tape com papel aderente e coloque num local quente e deixe levedar cerca de 1 hora.
Aqueça depois o forno a 180ºC e forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Ponha a massa na banca da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um circulo e corte-o depois em 4 triangulos.
Enrole cada triangulo começando na parte mais larga e terminando na mais fina de modo a formar um croisants e coloque-os no tabuleiro. Pincele com o glacê feito com 2 colheres de sopa de leite, 2 de açúcar e o sumo do limão e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.
Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até estarem dourados. Retire do forno e pincele com o restante glacê.
Sirva mornos com compotas, queijo e fiambre ou simples.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Bolo de Bolacha

Um dos bolos que o Valter mais gosta é o bolo de bolacha e, até agora, ainda só o fiz duas vezes. Da primeira vez a experiência não correu muito bem, apesar de ele achar o bolo saboroso, o creme ficou demasiado líquido o que não me permitiu construir um bolo, mas sim fui obrigada a colocar dentro de um pirex... desta vez procurei outra receita, uma vez que tinha perdido a primeira, e agora que estou a publicar este texto constato que também perdi esta... parece que estou condenada a pesquisar na internet sempre que o Valter quiser comer bolo de bolacha...
dddd

PostHeaderIcon Enrolados de frango à italiana



Estes rolinhos - ou involtini - são típicos da culinária italiana. Gosto muito deste tipo de comida, pois além de saborosa, costuma ficar com um aspecto visual bonito. E como os olhos também comem...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 bifes de frango, grandes e finos
- 4 fatias finas de presunto*
- 2 chávenas** de folhas de espinafres frescos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 chávena de queijo parmesão ralado em fios***
- 1 e 3/4 chávenas de caldo de galinha
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão
- sal & pimenta moída no momento

* ou bacon, fiambre...
** 1 chávena (xícara) = um volume de +/- 230 ml
*** ou outro queijo ralado como São Jorge, emmental...



Preparação

Colocar os bifes de frango na bancada e espalma-los delicadamente com um martelo de cozinha até ficarem finos (ou colocar os bifes entre folhas de filme transparente e bater com o rolo da massa). Temperar ligeiramente com sal e pimenta.

Colocar 1 fatia de presunto sobre cada bife e espalhar as folhas de espinafres por cima. Regar com um fio de azeite e polvilhar com o queijo ralado.

Enrolar os bifes de frango, apertando bem para o recheio não derramar durante a cozedura. Fechar as extremidades com palitos de madeira.

Aquecer o azeite restante numa frigideira, em lume médio-forte. Dourar os enrolados de frango de todos os lados por 4-5 minutos.

Regar com o caldo de galinha e o sumo de limão. Levar a ferver e raspar delicadamente os sucos no fundo da frigideira com uma espátula ou uma colher de pau. Baixar o lume para médio-brando e cozinhar por 8-10 minutos, virando os enrolados de vez em quando.

Retirar os enrolados da frigideira e eliminar os palitos. Fatiar e transferir para os pratos. Entretanto, levar o molho de cozedura a reduzir por 5 minutos em lume forte. Rectificar os temperos e regar a carne com o molho. Servir de imediato, com arroz de alho e uma salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da publicação Grandes Chefes * Mafalda Pinto Leite - Ed. Visão (Portugal)

Ver também : Involtini de porco com legumes e presunto

Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Sumo : Suco - Pimenta : Pimenta do reino - Fiambre : Presunto cozido
dddd

PostHeaderIcon Sopa Cremosa de Beterraba

Já viram bem a cor desta sopa?
Reconheço que foge um bocadinho ao habitual, mas tinha que dar uso a uma beterraba enorme que a Agricabaz me enviou, juntamente com muitos outros legumes biológicos.
As saladas agora já apetecem pouco, e assim surgiu a ideia de uma sopa bem espessa para comer nestes jantares de um outono incrivelmente quente.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

500gr de beterraba
1 cenoura grande
2 maçãs
1 cebola pequena
600ml de caldo de galinha
2 colheres de sopa de açúcar (para quebrar um pouco o sabor forte da beterraba)
2 colheres de sopa de sumo de limão
coentros para polvilhar

Preparação:

Descasque os legumes e corte-os em pedaços pequenos. Coloque-os numa panela juntamente com o caldo de galinha e deixe cozinhar até todos os legumes estarem macios.
Com a varinha mágica bata a sopa de modo a ficar com um creme espesso, acrescentando um pouco de água se necessário.
Rectifique os temperos e acrescente o açúcar e o sumo de limão.
Sirva polvilhada com coentros.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Azeitonas temperadas



Nos Açores, só se produzem azeitonas na freguesia do Porto Martins - ilha Terceira. Umas raridades obtidas à custo de muito trabalho, amor e dedicação, e no entanto preciosas como jóias. São pretas, conservadas em água do mar e deliciosas degustadas ao natural. É praticamente impossível encontrar essas azeitonas maravilhosas - consideradas entre as melhores de Portugal - à venda fora da ilha. Na falta de frutos excepcionais, podemos fazer milagres com um frasco de azeitonas correntes comprado no supermercado, temperando-as simplesmente com alho e alecrim...

Ingredientes

- 200 g de azeitonas*
- 50 ml de azeite
- 4 dentes de alho esmagados
- 1 haste de alecrim

* pretas, verdes ou roxas. Ou uma mistura de todas, descaroçadas ou não

Preparação

Escorrer as azeitonas e lava-las sob água fria corrente. Escorrer novamente e secar.

Aquecer o azeite juntamente com os dentes de alho esmagados em lume brando. Adicionar as azeitonas e cozinhar em lume brando por 10 minutos, mexendo de vez em quando (o alho não deve queimar). Juntar o alecrim e envolver.

Transferir as azeitonas, os alhos e o alecrim para uma tigela com o auxílio de uma escumadeira. Deixar arrefecer por completo.

Cobrir com filme transparente e deixar tomar gosto no frigorífico durante umas horas - ou de um dia para o outro. Retirar as azeitonas do frigorífico 10-15 minutos antes de servir. Acompanhar com pão rústico.

Arrefecer : Esfriar - Frasco : Vidro - Frigorífico : Geladeira, refrigerador dddd

PostHeaderIcon Risotto no forno com Salsichas Frescas e Tomate Cherry

Foi a minha primeira experiência de risotto no forno, e tornou-se um favorito. Porque é muito simples de preparar, deixa tempo para fazermos outras coisas, e é uma refeição bastante económica.
Não deixem de experimentar!

Ingredientes para 2 pessoas:
(Adaptado de "The Australian Women´s Weekly - Cheap Eats", Pág.42)

4 salsichas frescas
3 chávenas (220ml) de caldo de galinha
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 chávena (220ml) de arroz para risotto
100 gr de tomates cherry
coentros frescos para polvilhar

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC com a ventoinha (se tiver).
Corte as salsichas em pedaços não muito pequenos e cozinhe-as num tacho juntamente com o azeite. Assim que estiverem cozinhadas retire-as para um prato, e na gordura que ficou no tacho refogue a cebola e o alho picados. Adicione o arroz e envolva no refogado.
Adicione depois as salsichas e o caldo de galinha bem quente e deixe levantar fervura.
Coloque depois toda a mistura num prato que vá ao forno e á mesa e cubra com papel de alumínio.
Leve ao forno 15 minutos mexendo a meio do tempo. Passados os 15 minutos retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 15 minutos. Adicione depois os tomates cherry bem lavados e deixe cozinhar mais 15 minutos, ou até os tomatinhos estarem moles e o arroz cozinhado.
Sirva polvilhado com coentros frescos picados.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 27 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Lombinhos com molho de mostarda e ervas



Em França, a carne de porco é muitas vezes cozinhada com mostarda, um condimento com que liga bem. Esta receita usa mostarda à antiga, mais suave que a Dijon e com uma textura agradável por conter grãos de mostarda inteiros (encontra-se mostarda à antiga à venda em qualquer supermercado português, inclusivamente nos Açores). Um prato aromático, ideal para uma refeição simples mas com um toque de requinte...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 2 lombinhos de porco limpos de gorduras
- 2 colheres (sopa) de mostarda de grão à antiga
- 4 dentes de alho espremidos
- 2 folhas de louro picadas
- 1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
- 1 colher (sopa) de salva picada
- sal grosso & pimenta moída no momento
- azeite q.b.
- vinho branco seco q.b.

Preparação

Temperar os lombinhos com a mostarda, os alhos espremidos, pimenta e sal. Esfregar muito bem e polvilhar com as ervas picadas. Regar com um pouco de azeite e de vinho branco. Cobrir com filme transparente e deixar marinar no frigorífico de um dia para o outro.

No dia da preparação, pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar os lombinhos numa assadeira e levar ao forno por 10-12 minutos, a 200ºC. Regar com um fio de vinho branco e um pouco de água. Raspar o fundo da assadeira com uma colher de pau ou uma espátula.

Baixar a temperatura do forno para 180ºC. Cozinhar os lombinhos por mais 20-25 minutos, regando-os de 10 em 10 minutos com o próprio molho.

Retirar a assadeira do forno e fatiar finamente os lombinhos. Regar com o molho de cozedura. Servir de seguida, com puré de batata caseiro, massa ou arroz e uma salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº37 (Portugal)

Ver também : Lombinhos de porco com limão e mostarda


Salva : Sálvia - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Biscoitos de Chocolate e Cacau

Como é de esperar quando o outono e o inverno se começam a fazer sentir, apetece ficar enroscado no sofá a ver um filme, a ouvir a chuva a cair, e a beber uma chávena de chá com umas bolachinhas.
Fizeram-se então cá em casa umas bolachinhas de chocolate e cacau (retiradas do blogue da Luisa Alexandra onde foram adaptadas para o dispara-biscoitos, uma vez que a receita original é da Nigella Lawson do seu livro "Na cozinha com Nigella") para as nossas tardes de ócio no sofá.
E mais uma vez dei uso ao meu dispara-biscoitos, que para quem quiser se pode comprar aqui.

Ingredientes para 60 bolachinhas:

125gr de chocolate de culinária
125gr de manteiga sem sal
90gr de açúcar mascavado
30gr de cacau
1 ovo
15ogr de farinha sem fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal

Preparação:

Derreta o chocolate com a manteiga.
Numa outra taça junte a farinha com o cacau, o açúcar bem desfeito e o bicarbonato. Mexa bem e adicione o ovo batido e a mistura de chocolate.
Misture bem todos os ingredientes e coloque-os depois no dispara-biscoitos.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal forme os biscoitinhos e leve-os a cozer em forno quente (200ºC) durante cerca de 10 minutos.
Retire e deixe arrefecer (quando saem do forno estão ainda um pouco moles, mas à medida que vão arrefecendo vão ficando mais durinhos).
Guarde numa caixa hermética.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Pudim de maracujá



Maracujá - que atinge o seu melhor nesta época do ano - é um fruto muito comum em todo o arquipélago dos Açores (e na Madeira também), apesar da maior produção provir da ilha de São Miguel onde é explorado de várias formas em licores, sumos, compotas, bolos e pudins. Esta é apenas uma variação entre muitas das receitas existentes - com mais ou menos ovos, leite, etc. Um pudim realmente delicioso, com um sabor tropical muito agradável...

Ingredientes para 8-10 pessoas

Caramelo

- 200 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de licor de maracujá (ou aguardente velha, brandy...)

Pudim

- 750 ml de leite
- 1 lata de leite condensado (+/- 400 ml)
- 7 ovos ligeiramente batidos
- 100 g de açúcar
- 15 g de açúcar baunilhado
- polpa de 8 maracujás (com as sementes) => +/- 150 g

Preparação

Preparar o caramelo: colocar o açúcar num tacho de fundo espesso. Aquecer em lume médio e juntar algumas colheres (sopa) de água. Mexer até o açúcar começar a derreter. Aumentar o lume e parar de mexer para que o caramelo não cristalize. Deixar ferver até escurecer. Adicionar o licor e retirar o tacho do lume. Barrar uma forma grande* com o caramelo e reservar.

Preparar um banho-maria e coloca-lo no forno. Pré-aquecer o forno a 160ºC.

Aquecer o leite até começar a ferver. Retirar do lume e envolver o leite condensado. Reservar.

Bater delicadamente os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado sem deixar que o preparado se torne espumoso. Deitar uma colher (sopa) de leite no preparado de ovos e misturar. Deitar mais uma colherada de leite e envolver. Juntar o restante leite e a polpa de maracujá. Envolver muito bem.

Transferir o preparado para a forma e colocar esta dentro do banho-maria, no forno. Cozinhar a 160ºC durante 1 hora ou até o pudim se apresentar firme e cozido.

Deixar arrefecer por completo e cobrir com filme transparente. Reservar no frigorífico de um dia para o outro.

Para desenformar, colocar um prato grande sobre a forma e virar com um movimento rápido. Retirar delicadamente a forma. Servir bem fresco.

* usei uma bonita forma de silicone que me foi gentilmente oferecida pela firma francesa Moldéo, mas na receita original, o pudim é feito numa forma redonda com buraco, muito mais prática.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. DK Civilização


Aguardente : Pinga - Arrefecer : Esfriar - Sumo : Suco
dddd

PostHeaderIcon Porridge com Canela e Maçã

Para começar bem a semana, e agora que parece que o tempo frio começou a chegar, deixo uma sugestão de um pequeno almoço nutritivo e saboroso onde, a cada colherada nos chegam os cereais, os lacticínios e a fruta. Uma refeição completa numa taça.
Porridge não é mais do que o nome inglês das papas de aveia. E não pensem que papas de aveia são uma mistela sem sabor. São sim uma mistura cremosa que foi aqui enriquecida com os sabores da canela e da maçã.
Não demora mais do que 10 minutos a preparar e poderá ter várias combinações: com banana e mel são também deliciosas.
Bom início de semana a todos!

Ingredientes para 2 pessoas:
(Adaptado de Jamie´s Ministry of Food - Página 300)

100gr de flocos de aveia
375 ml de leite, água ou leite de soja (eu usei uma mistura de leite e água)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar (os menos gulosos podem omitir)
1 maçã
1 colher de sopa de canela

Preparação:

Leve os flocos, o leite (ou água) e uma pitada de sal ao lume. Quando começar a ferver reduza para o mínimo e vá mexendo durante cerca de 5 minutos. Quanto mais mexer mais cremosas vão ficar as papas de aveia. Se necessário junte um pouco mais de leite ou água de modo a ter umas papas mais líquidas ou mais secas.
Quando a aveia estiver cozida, junte o açúcar, a canela e a maçã previamente descascada e ralada. Deixe cozinhar mais 1 minuto mexendo bem.
Sirva de imediato polvilhado com um pouco mais de canela se desejar.

Bom Apetite! dddd
domingo, 25 de outubro de 2009

PostHeaderIcon Sopa de legumes à portuguesa



Quando eu era ainda uma jovem dona de casa inexperiente, julgava que, para fazer uma sopa de legumes, bastava colocar qualquer coisa em água a ferver e deixar cozinhar durante um tempo aproximativo. Obviamente, depressa me apercebi que não era bem assim... Até pode parecer a coisa mais simples e básica do mundo, mas uma boa sopa requer um certo equilíbrio de sabores e texturas. Uma receita entre muitas, tão saudável quanto saborosa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 cenouras grandes cortadas em cubos pequenos
- 1,25 l de caldo de carne
- 225 g de curgetes cortadas em cubos pequenos
- 700 g de batatas cortadas em cubos pequenos
- 3 mãos cheias de folhas de espinafres cortadas em tiras
- sal

Preparação

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar as cebolas picadas juntamente com os cubos de curgete e de cenoura até os legumes ficarem macios.

Adicionar o caldo de carne e temperar com sal. Juntar os cubos de batata e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e baixar o lume. Deixar cozer por 15 minutos em lume brando.

Adicionar as folhas de espinafres e cobrir novamente. Deixar levantar fervura e cozinhar por mais 10 minutos.

Retirar aproximadamente 2 conchas de legumes (principalmente batatas e cenouras) e triturar estes no liquidificador ou com a varinha mágica. Voltar a coloca-los na sopa e envolver.

Cobrir com a tampa e deixar repousar por 5-7 minutos antes de servir.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. DK Civilização (Portugal)


Curgete : Abobrinha - Varinha mágica : Mixer
dddd

Blog Archive

back to top