sábado, 5 de dezembro de 2009

PostHeaderIcon Arroz de cenouras e ervilhas



Este delicioso arroz tradicional cuja receita é oriunda da cidade minhota de Fafe fica muito bem a acompanhar assados de carne...

Ingredientes para 6 pessoas

- 300 g de arroz carolino
- 400 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 1,2 l de caldo de carne quente
- 120 g de cenouras cortadas em cubos muito pequenos
- 1 cebola grande picada finamente
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho picados finamente
- 150 ml de azeite
- sal

Preparação

Aquecer o azeite num tacho. Juntar a cebola picada, a folha de louro, os alhos, os cubos de cenoura e as ervilhas. Refogar até a cebola alourar ligeiramente.

Regar com uma pequena quantidade de caldo e levar a ferver. Baixar o lume e deixar borbulhar até os legumes começarem a ficar tenros.

Adicionar o caldo restante e levar a ferver. Juntar o arroz e misturar. Temperar com sal. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando até o arroz se apresentar cozido e ter absorvido o líquido.

Desligar o lume e deixar repousar por 5 minutos - com a tampa - antes de servir.

Fonte : receita adaptada do livro Tesouro da Cozinha Regional Portuguesa, de Maria Odette Cortes Valente - Ed. Temas e Debates (Portugal)

dddd
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PostHeaderIcon Omeleta de queijo e nozes



Quando tenho pouco tempo e/ou falta de inspiração, viro-me frequentemente para os ovos. Uma simples omeleta pode tornar-se numa refeição ligeira muito satisfatória se for confeccionada com ingredientes bons como estes...

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 ovos
- 12 metades de nozes (miolo), picadas grosseiramente
- 150 g de queijo gruyère ou emmental ralado em fios*
- 2 colheres (sopa) de natas para culinária
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- sal & pimenta moída no momento

* ou outro queijo curado à gosto

Preparação

Bater os ovos numa tigela grande. Juntar o queijo ralado e as natas. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem e reservar.

Aquecer a manteiga juntamente com o óleo numa frigideira anti-aderente grande. Adicionar as nozes picadas e saltear por 1 minuto, mexendo com uma colher de pau.

Verter o preparado de ovo e mexer com a colher de pau. Deixar coalhar por 2-3 minutos em lume médio-forte, descolando com frequência as bordas da omeleta da frigideira com uma espátula.

Fazer deslizar delicadamente a omeleta para um prato grande ou uma tampa e colocar a frigideira por cima. Virar com um movimento rápido e colocar novamente a frigideira ao lume. Cozinhar por mais 3 minutos.

Fazer deslizar a omeleta para um prato de servir e cortar em fatias. Servir a omeleta quente, morna ou fria, com uma salada de folhas.

Omeleta : Omelete - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PostHeaderIcon Mistura para Chocolate Quente

Fiz esta mistura para chocolate quente, não para ter aqui em casa, mas como um miminho para colocar em alguns dos meus cabazes de Natal.
A mistura resultou muito bem, apesar de não ficar um chocolate quente daqueles muito ricos e espessos. Mas ficou com um sabor bem delicioso a chocolate, bem melhor do que a maioria das misturas que se encontra por aí.
Uma sugestão para o Natal!

Ingredientes para 1 frasco grande:
(usei uma chávena com capacidade de 230ml)

1 chávena de açúcar em pó
1/2 chávena de cacau em pó
1/2 chávena de chocolate em pó
1 chávena de leite em pó (gordo ou meio gordo)
1 tablete de chocolate negro ralada

Preparação:

Misture bem todos os ingredientes e coloque-os dentro de um recipiente fechado.
Para preparar uma chávena de chocolate quente, junte 2 colheres de sopa bem cheia da mistura a 250ml de leite bem quente.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Peito de pato com arandos



Magret - ou peito de pato - é uma comida gourmet tão chic e saborosa quanto fácil e rápida de preparar. O peito de pato deve ser cozinhado tal como o bife para ficar mal passado ou rosado, pois só assim desenvolve as suas qualidades gustativas ímpares. Frutas e molhos agridoces costumam ser os seus melhores acompanhantes, como nesta versão clássica com arandos, absolutamente deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 125 g de arandos vermelhos secos (cranberries)
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 peitos (magrets) de pato grandes - ou 4 pequenos, com a pele
- 1 cálice de vinho do Porto
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 90ºC.

Com uma faca bem afiada, fazer uns cortes fundos em forma de losangos na pele dos peitos de pato. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Colocar os arandos juntamente com o açúcar num tacho pequeno. Cobrir com água e levar a ferver. Deixar ferver em lume médio-forte até o líquido reduzir e se apresentar com o aspecto de uma calda ligeira.

Entretanto, aquecer uma frigideira anti-aderente em lume forte. Juntar os peitos de pato com a pele virada para baixo. Cozinhar por 3-4 minutos, retirando o excesso de gordura que se vai formando na frigideira com o auxílio de uma colher (reserver a gordura numa tigela para usa-la noutras receitas).

Virar os peitos de pato com uma pinça e cozinhar por mais 3 minutos. Retirar os peitos de pato da frigideira e coloca-los num prato. Cobrir com uma folha de alumínio alimentar e reservar no forno, a 90ºC.

Juntar o vinho do Porto à frigideira e raspar o fundo com uma colher de pau ou uma espátula. Adicionar os arandos e a calda destes. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e desligar o lume.

Trinchar finamente os peitos de pato e distribuir as fatias de carne pelos pratos previamente aquecidos. Regar com o molho de arandos e servir de imediato. Acompanhar com batatas no forno à irlandesa e uma salada de folhas.


Pimenta : Pimenta do reino dddd
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PostHeaderIcon Perna de Borrego com Alecrim, Mostarda e Vinho Tinto

Este borrego ficou delicioso. Não sei se foi por ter usado vinho tinto em vez do habitual vinho branco, se foi pela assadura lenta a que foi sujeito. O que é certo é que estava mesmo muito bom!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 perna pequena de borrego
1 pernada de alecrim fresco
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 colher de sopa de Mostarda em Grão à antiga
sal q.b.
100ml de vinho tinto

Preparação:

Num almofariz faça uma pasta com os dentes de alho e o sal. Misture depois a mostarda e barre a perna de borrego com esta mistura.
Com cordel de cozinha ate o alecrim à perna de borrego. Coloque numa assadeira, junte a folha de louro e regue com o vinho tinto. (O ideal será temperar o borrego de véspera)
Ligue o forno e regule-o para os 130ºC.
Cubra a assadeira com papel de alumínio e deixe o borrego assar lentamente durante pelo menos 2 horas. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe a carne ganhar cor, durante mais 30 a 60 minutos.
Sirva com umas batatinhas assadas e esparregado.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Sopa de ervilhas secas com paio de York



Até recentemente, só usava ervilhas frescas ou congeladas. Mas como aprecio muito leguminosas, comprei um saquinho delas secas no supermercado para experimentar. Fiz esta sopa de inspiração britânica - um clássico - e devo dizer que gostei imenso; o sabor fumado do paio de York combina muito bem com o das ervilhas...

Ingredientes para 6 pessoas

- 500 g de ervilhas secas
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola grande picada finamente
- 1 cenoura grande cortada em cubos muito pequenos
- 1 pau de aipo cortado em cubos muito pequenos
- 1 l de caldo de galinha
- 800 ml de água
- 225 g de paio de York cortado em cubos pequenos ou em tiras finas
- 1/4 colher (sopa) de tomilho seco
- 1/4 colher (sopa) de orégãos secos
- 1 folha de louro
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Lavar as ervilhas secas em água fria corrente. Escorrer as ervilhas e coloca-las num tacho. Cobrir generosamente com água e levar a ferver. Deixar ferver durante 3 minutos, removendo a espuma que se vai formando com uma escumadeira. Escorrer as ervilhas e reservar.

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar a cebola picada por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando.

Juntar os cubinhos de cenoura e de aipo. Refogar por mais 2 minutos e adicionar as ervilhas. Regar com o caldo e a água. Misturar muito bem e levar a ferver.

Adicionar os pedaços de paio, assim como o tomilho, os orégãos e a folha de louro. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Deixar fervilhar em lume brando por 1h00-1h30, até as ervilhas ficarem bem tenras.

Remover a folha de louro. Temperar com sal e pimenta. Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl, Ed. Love Food - Parragon Books (E.U.A.)

Aipo : Salsão - Orégão : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Fumado : Defumado
dddd
terça-feira, 1 de dezembro de 2009

PostHeaderIcon Truta Salmonada Recheada com Atum

Há uns tempos tinha comprado uma truta salmonada com o intuito de a fazer recheada. O que é certo é que fui fazendo outras coisas e deixando a truta para um dia que tivesse mais tempo para a preparar, pois achava que seria uma coisa mais demorada.
Mas chegou o dia em que tirei a truta e pensei cá para com os meus botões que havia de encontrar uma solução para a preparar sem perder muito tempo. Resolvi usar o microondas, um pouco a medo, e temendo ficar sem almoço.
O resultado foi bastante satisfatório e fica então a sugestão!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 truta salmonada escalada sem cabeça e com a espinha central e laterais retiradas (peça à peixeira para a preparar assim - vai ficar com o peixe aberto "em livro" e sem espinhas)
1 lata de atum
3 pepininhos de conserva (pickles)
2 colheres de sopa de maionese
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
salsa picada

Preparação:

Lave o peixe e seque-o bem com papel de cozinha. Tempere-o de sal, pimenta e sumo de limão e leve ao microondas, na potência máxima durante 5 minutos. (Depende um pouco dos microondas. O melhor é colocar menos tempo e ir experimentando até o peixe lhe parecer completamente cozinhado)
Entretanto escorra o atum e desfaça-o com um garfo. Junte a maionese e os pepinos de conserva cortados em pedacinhos. Misture bem.
Quando o peixe estiver cozinhado, vai conseguir retirar a pele com facilidade, puxando-a cuidadosamente.
Coloque agora o peixe no prato de servir e recheie com a mistura de maionese e atum. Cubra com a outra metade de peixe. Regue com um pouco mais de sumo de limão e decore com a salsa piocada.
Sirva de imediato com batatinhas e legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Galinha cerejada com arroz de forno



Este prato tipicamente algarvio deve o seu nome ao facto da pele da galinha adquirir uma cor semelhante à da cereja durante a sua confecção. É um prato tradicional muito simples, mas que me enche as medidas. A galinha fica confitada, com a pele bem tostada e crocante... uma delícia! Serve-se tradicionalmente com arroz de forno feito com o caldo de cozedura do galináceo. A receita é da autoria de José Vila, artista e alma do célebre restaurante algarvio Adega Vila Lisa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 galinha tipo caseira (ou um frango do campo), cortada em pedaços grandes
- 100 g de toucinho fumado cortado em pedaços grandes
- 4 colheres (sopa) de banha
- 6 dentes de alho esmagados com a pele
- sal grosso

Acompanhamento

- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena picada finamente
- 2 folhas de louro secas
- 250 g de arroz carolino
- 2 dentes de alho picados finamente

Preparação

Colocar os pedaços de galinha e de toucinho num tacho grande. Cobrir com água e temperar com sal. Levar a ferver e baixar o lume. Deixar fervilhar por 1h00-1h15, ou até a galinha se apresentar tenra e cozida.

Retirar os pedaços de galinha do tacho com o auxílio de uma escumadeira. Escorrer e secar com papel absorvente. Reservar. Filtrar o caldo de cozedura e manter este quente, em lume brando.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Aquecer o azeite num tacho. Refogar a cebola picada juntamente com as folhas de louro até alourar ligeiramente. Adicionar o arroz e os alhos picados. Envolver muito bem e regar com 1 l do caldo que serviu para cozer a galinha. Rectificar o tempero.

Transferir o preparado de arroz para uma assadeira e levar ao forno por 40-45 minutos - a 180ºC, até não restar líquido nenhum na assadeira.

Entretanto, aquecer a banha numa frigideira grande e juntar os alhos esmagados com a pele. Adicionar os pedaços de galinha e deixar alourar em lume brando. Virar os pedaços de galinha de vez em quando. Cozinhar até a pele se apresentar envolvida numa crosta cor de cereja.

Transferir os pedaços de galinha para uma travessa previamente aquecida e servir de imediato, acompanhando com o arroz de forno e salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da publicação Grandes Chefes * José Vila - Ed. Visão (Portugal)

Frango do campo : Frango caipira - Fumado : Defumado - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Camarão Salteado com Chouriço

Estes camarões foram mais um daqueles petiscos de ultima hora nos nossos jantares de domingo e frente à televisão.
Podem ser feitos e depois colocados em espetinhos de cocktail para uma apresentação mais bonita em dia de festa!

Ingredientes para 2 pessoas:

250gr de camarão calibre 40/60
1/2 chouriço de carne de boa qualidade
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
salsa picada

Preparação:

Depois de descongelados, descasque os camarões deixando apenas a ponta do rabo. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Retire a pele ao chouriço e corte-o em rodelas.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite, deixe aquecer bem e salteie o chouriço até este começar a libertar um pouco de gordura. Junte o camarão e deixe cozinhar em lume alto até este estar cor de rosa, e o chouriço a começar a tostar.
Sirva polvilhado com salsa picada e, se desejar, um pouco de pão estaladiço.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Carbonara de salsicha fresca [4 por 6]

Esta é a minha sugestão quinzenal de menu para o 4 por 6 - uma refeição completa, criativa e minimamente equilibrada para 4 pessoas por 6 euros ou menos. Como o Inverno pede comidas um pouco mais calóricas, optei por um prato de pasta alla carbonara onde o tradicional bacon é substituído por salsicha fresca, seguido por uma sobremesa tão simples quanto deliciosa: ramequins de chocolate.



Ingredientes para 4 pessoas

- 4 salsichas frescas
- 100 ml de natas para culinária
- azeite q.b.
- 400 g de esparguete
- sal grosso q.b.
- 4 gemas de ovo grandes
- raspa fina da casca de 1 limão
- 1 mão cheia de salsa picada
- 100 g de queijo parmesão ralado finamente

Preparação

Colocar as salsichas durante uns minutos no congelador para que estas fiquem firmes e assim mais fáceis de cortar. Cortar as salsichas em troços pequenos com uma faca bem afiada.

Aquecer um pouquinho de azeite numa frigideira anti-aderente e juntar os pedaços de salsicha. Dourar de todos os lados em lume médio-alto, mexendo delicadamente com uma colher de pau. Retirar a frigideira do lume.

Entretanto, levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada com sal e um fio de azeite.

Numa tigela grande, bater muito bem as gemas com as natas, a raspa de limão, a salsa e metade do queijo ralado. Reservar.

Escorrer a massa, reservando um copo da água de cozedura. Adicionar a massa à tigela com o preparado de ovo. Juntar os pedaços de salsicha. Envolver muito bem e voltar a colocar no tacho onde a massa cozeu.

Aquecer em lume muito brando por escassos instantes, juntando pequenas quantidades da água de cozedura reservada para a massa não secar (as gemas não devem ficar com a consistência de ovo mexido).

Transferir para um prato de servir previamente aquecido e polvilhar com o queijo ralado restante. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº18 (Portugal)

---
Sobremesa
Ramequins de chocolate (ver a receita aqui)


***
A conta, S.F.F...!

Nota : o custo da refeição foi calculado na base da tabela de preços dos hipermercados Continente. Não foram contabilizados ingredientes básicos usados em quantidades ínfimas nas receitas como farinha, sal e azeite.

O prato principal ainda pode ficar mais económico se o queijo parmesão for substituído por queijo da Ilha, por exemplo.

Prato principal
  • Salsicha fresca : 4.00 €/kg | Usado : 300 g => 1.20 €
  • Esparguete : 0.70 €/kg | Usado : 400 g => 0.28 €
  • Nata : 1.75 €/l | Usada : 100 ml => 0.17 €
  • Ovo : 0.99 €/ 12 unidades | Usado : 4 unidades => 0.33 €
  • Limão : 1.28 €/kg | Usado : 120 g => 0.15 €
  • Salsa : 0.79 €/ 50 g | Usado : 25 g => 0.40 €
  • Queijo parmesão : 18.00 €/kg | Usado : 100 g => 1.80 €
=> 4.33 €

Sobremesa
  • Chocolate preto para culinária : 4.45 €/kg | Usado : 120 g => 0.53 €
  • Manteiga : 3.16 €/kg | Usado : 35 g => 0.11 €
  • Ovo : 0.99 €/12 unidades | Usado : 3 unidades => 0.24 €
  • Açúcar : 0.69 €/kg | Usado : 85 g => 0.05 €
=> 0.93 €

Custo total da refeição => 5.26 €


Dica de poupança : sempre que isso for possível, procure substituir produtos "gourmet" importados por outros nacionais semelhantes muito mais acessíveis. Por exemplo, o queijo da Ilha combina muito bem com massas, tal como o parmesão. E a pasta de azeitonas nacional é tão boa quanto a tapenade italiana ou francesa, etc...

Salsicha fresca : Lingüiça calabresa - Esparguete : Espaguete - Massa : Macarrão - Natas : Creme de leite
dddd
domingo, 29 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Salada Niçoise

Para muitos, este será um fim de semana prolongado... Para outros foi um fim-de-semana igual aos outros!
Seja qual for o caso, deixo aqui uma receitinha simples, para nos deixar mais tempo para o descanso ou para a preparação do Natal!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes pequenos de atum
2 ovos
2 mãos cheias de rucula selvagem
100gr de feijão verde
100gr de tomates cherry (eu usei uns que tinha assado no forno com azeite)
50gr de azeitonas pretas descaroçadas
2 batatas pequenas
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de sumo de limão
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por levar uma panela ao lume com água e sal. Junte os ovos e as batatas cortadas em cubos. Assim que levantar fervura, junte o feijão verde arranjado e deixe cozinhar.
Entretanto corte o bife de atum em cubos e salteie numa frigideira juntamente com um pouco de azeite e temperado de sal e pimenta.
Numa travessa, coloque as folhas de rucula. Depois de cozido, junte as batatas escorridas, o feijão verde e os ovos cortados em quartos. Adicione também o atum aos cubos, as zaeitonas descaroçadas e os tomatinhos partidos ao meio.
Numa tacinha junte o azeite e o sumo de limão, mistura bem e verta sobre a salada. Se necessário tempere com um pouco de sal e pimenta e sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Sopa de cenoura à portuguesa



Como explica Tessa Kiros no seu belíssimo livro sobre a culinária portuguesa, "esta sopa vai parecer tão luminosa e saudável como as cenouras que utilizar". Um delicioso e reconfortante clássico da nossa cozinha tradicional...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 alhos-franceses (partes brancas) cortados em meias-luas finas
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados finamente
- 800 g de cenouras cortadas em pedaços pequenos
- 1,25 l de caldo de legumes
- 500 g de batatas cortadas em pedaços pequenos
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar as meias-luas de alho-francês até começarem a alourar, sem deixar queimar. Juntar os alhos picados e refogar por mais 2 minutos.

Adicionar os cubos de cenoura e envolver. Regar com o caldo quente. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver.

Juntar os pedaços de batata e levar novamente a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Deixar fervilhar por 35-40 minutos em lume brando.

Apagar o lume e retirar duas conchas de batatas e cenouras. Triturar com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador até obter um puré liso. Voltar a colocar o puré no tacho da sopa e misturar. Rectificar os temperos e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. DK Civilização (Portugal)

Alho-francês : Alho-porró - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer
dddd

PostHeaderIcon Néctar dos Deuses...?

Alguém sabe onde se pode comprar desta cerveja...? :))



Bom Domingo !

Agradecimentos : Lucia P.

dddd

Blog Archive

back to top