sexta-feira, 3 de abril de 2009

PostHeaderIcon Abrótea assada à Calhoca



A abrótea é um peixe muito comum e apreciado nos Açores, ao ponto que lhe põem por cá o nome de "galinha do mar", pois a sua carne firme e branca presta-se a quase todo o tipo de preparações culinárias. Abrótea fica bem em sopas, em caldeiradas, frita, grelhada, cozida e - claro, assada, como na saborosa receita que segue, típica da ilha Terceira...

Ingredientes para 6 pessoas

- 12 postas de abrótea
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de pimenta da Jamaica em grãos
- 1 ramo de salsa
- sal & pimenta moída no momento
- 2 tomates cortados em cubos pequenos (ou 2-3 colheradas de polpa de tomate)
- 1/2 pimento vermelho cortado em cubos pequenos
- 1/2 pimento verde cortado em cubos pequenos
- vinho branco seco
- água
- 1 colher (sopa) de manteiga
- azeite
- 1 pitada de cominhos moídos



Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar as postas de peixe num tabuleiro. Juntar a cebola picada, os alhos, a folha de louro, os grãos de pimenta da Jamaica, os tomates e os pimentos. Polvilhar com a salsa previamente picada.

Temperar com sal, pimenta e os cominhos. Regar com vinho e água em quantidades suficientes, sem chegar a cobrir o peixe (2/3 de vinho e 1/3 de água).

Distribuir a manteiga previamente cortada em pedacinhos e regar com um fio de azeite.

Levar ao forno por 20-25 minutos, a 200ºC, ou até o líquido de cozedura borbulhar e a cebola alourar. Verificar a cozedura do peixe, descolando ligeiramente a carne da espinha com a ponta de uma faca.

Retirar o tabuleiro do forno e servir de seguida. Acompanhar com batatas ou arroz.

Fonte : receita adaptada do livro Cozinha Tradicional da Ilha Terceira, de Augusto Gomes (Ed. Tabacaria Angra)

Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Pimento : Pimentão dddd

PostHeaderIcon Bolo de Profiteroles

Como não podia deixar de ser, aqui fica o Bolo de Aniversário do M.
Foi talvez o bolo mais trabalhoso que já fiz, mas o resultado acaba por compensar, e todos gostaram do aspecto e do sabor.
A ideia original não é minha. No restaurante em que o M, normalmente almoça, servem este bolo para sobremesa, e desde que o provou que me falava neste bolo, e em como era bom. Depois de eu também provar o bolo e confirmar a maravilha que é, tinha de me aventurar a fazê-lo. E nada como o preparar para o aniversário do M.

Ingredientes:

Bolo:
125g de manteiga
1 tablete de chocolate culinária (200g)
250g de açúcar
100g de farinha
1clh chá de fermento em pó
6 ovos

Profiteroles:
5dl de água
150g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
240g de farinha
6 ovos

Creme de Ovos:
8 gemas
175ml de leite
150 gr de açúcar
1 colher de sobremesa de farinha

Recheio de Natas:
200ml de Natas para bater
100gr de açúcar em pó

Molho de Chocolate:
100gr de chocolate de culinária
4 colheres de sopa de leite

Preparação:
Comece por preparar os profiteroles. Deite num tacho com fundo espesso a água com a margarina, a casca de limão e o sal.Leve ao lume e quando a água ferver adicione a farinha de uma só vez. Retire do lume e bata bem. Leve novamente ao lume para secar a massa, mexendo sempre até formar uma bola que se separe das paredes do tacho.Retire do calor e deixe arrefecer um pouco. Deite agora os ovos, um de cada vez batendo bem (de preferência usando uma batedeira, pois é uma tarefa um bocadinho difícil, principalmente de o fizermos à mão). O ovo seguinte só deverá ser adicionado depois do anterior ter sido totalmente absorvido.
Continue a bater até a massa obter brilho. Sobre um tabuleiro untado e com um saco de pasteleiro disponha a massa em montinhos. (Eu uso uma colher de chá em vez do saco de pasteleiro)Leve a cozer em forno quente 10 minutos e depois reduza o calor para médio e deixe a massa secar com a porta do forno entreaberta. A massa estará cozida quando deixando cair um bolinho este faça um som seco. Deixe arrefecer.
Entretanto prepare o bolo. Derreta o chocolate juntamente com as 125 g de margarina em banho-maria.Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misture-lhes o chocolate e a margarina derretidas, a farinha previamente misturada com o fermento e as claras batidas em castelo mexendo sempre. Ponha o preparado numa forma sem buraco untada e polvilhada com farinha (eu usei uma forma rectangular, mas podem usar redonda) e leve a cozer cerca de 25 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Enqunato o bolo coze, vá preparando o creme de ovos. Bata as gemas com o açúcar e a farinha e junte, aos poucos e poucos o leite. Leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Coloque o bolo no prato de servir e cubra-o com o doce de ovos, por cima e dos lados também, reservando um pouco para a decoração final.
Bata depois as natas com o açúcar em pó até obter um chantily firme. Com uma tesoura abra os profiteroles ao meio sem os separar. Recheie cada um dos profiteroles com um pouco de natas batidas, e vá-os colocando sobre o bolo de modo a que todo o bolo fique coberto de profiteroles.
Decore os boraquinhos deixados pelos profiteroles com o restante doce de ovos.
Derreta o chocolate com o leite até ficar uma mistura homogénea e brilhante e, com a ajuda de uma colher, deite sobre os profiteroles.
Guarde no frigorífico até servir.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 2 de abril de 2009

PostHeaderIcon Salada de maçã e cebola caramelizadas



Uma salada muito boa, no mais puro estilo americano "country". Cebola e maçã completam-se lindamente, mais uma vez...

Ingredientes para 2 pessoas

- 1/4 chávena* de manteiga com sal
- 1 maçã grande tipo Granny Smith ou Golden
- 1 cebola grande
- 6-8 folhas grandes de alface
- 1/4 chávena de frutos secos** torrados (opcional)

Molho vinagrete

- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 colher (café) de mostarda de Dijon
- sal & pimenta
- 2 colheres (sopa) de azeite

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte (1 cup = 250 ml)
** usei amêndoas laminadas, mas nozes picadas, pecãs, etc., ficam igualmente bem

Preparação

Lavar, secar e descascar a maçã. Remover as sementes e cortar em cubos. Descascar a cebola e cortar em meias-luas finas. Reservar.

Derreter a manteiga em lume médio-alto numa frigideira anti-aderente, sem deixar queimar. Juntar os cubos de maçã e as meias-luas de cebola. Cozinhar em lume médio-alto por 4 minutos, mexendo de vez em quando.

Reduzir o lume para médio e cozinhar com a frigideira descoberta por aproximadamente 20-25 minutos - ou até a maçã e a cebola se apresentarem bem douradas, mexendo de vez em quando. Retirar a frigideira do lume e deixar amornar um pouco.

Preparar o molho, batendo o vinagre com a mostarda, sal e pimenta. Incorporar o azeite aos poucos, batendo sempre até o molho ficar bem emulsionado. Reservar.

Lavar, escorrer e secar as folhas de alface. Esfarrapar em tiras com as mãos e colocar numa saladeira ou num prato de servir fundo.

Dispor o preparado morno de maçã e cebola por cima da alface e polvilhar eventualmente com os frutos secos torrados. Borrifar com um pouquinho de molho vinagrete (servir o resto à parte) e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Favorite Brand Name - Classic Recipe Collection, Ed. Barnes & Noble


Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Morangos com Vinagre Balsâmico e Gelado

Passamos agora às sobremesas dos anos do M. A maior parte delas já aqui foram colocadas e são clássicos sempre bem recebidos pelos nossos familiares e amigos.
Das inovações que fiz, apenas fui a tempo de tirar uma foto a estes deliciosos Morangos Balsâmicos servidos com gelados, que foram a revelação da noite.
Uma deliciosa Tarte de Doce de Leite com Banana e Chocolate, e um Suspiro com Framboesas e Creme de Mascarpone, ficarão para o dia em que os repetir. Estavam também deliciosos, mas no meio da confusão, acabei por me esquecer da foto, e dos restos que ficaram não houve fotografia digna.

Ingredientes:

500gr de morangos
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
6 colheres de sopa de açúcar em pó
Gelado de baunilha ou nata para acompanhar

Preparação:

Lave os morangos e corte-lhes o pé. Corte cada morango ao meio ou em quartos dependendo do tamanho.
Numa taça coloque os morangos, o vinagre e o açúcar e deixe macerar de um dia para o outro ou durante algumas horas.
Quinze minutos antes de servir retire o gelado do congelador.
Sirva uma bola de gelado já mole com os morangos marinados envolvendo bem.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 1 de abril de 2009

PostHeaderIcon Sumsig Turbo : até na cozinha dá jeito...!



Eu quero um telemóvel - celular - assim...!! :-D

Nota : mas como hoje é dia 1 de Abril - ou seja, dia das mentiras, se calhar essa invenção maravilhosa ainda não existe...

Agradecimentos : Alexandre A.
dddd

PostHeaderIcon Fusilli integral com fiambre e mostarda



Quando eu era criança - em França, pelava-me para comer "coquillettes-jambon" - um prato básico que fazia a delícia de todos os miúdos à minha volta. Não tinha nada de gastronómico, pois levava simplemente cotovelinhos, cubos de fiambre e queijo gruyère ralado, mas sabia mesmo bem. Entretanto, cresci - não assim tanto como teria gostado, mas guardei o gosto pela massa com fiambre. Aqui vai uma versão com fusilli (parafuso) integral, natas e mostarda de grão, mais adaptada ao meu paladar adulto...

PS : recebi alguns e-mails relativamente ao tremor de terra - magnitude de 4.3 - que se fez sentir esta manhã na Terceira e que também atingiu as ilhas do Faial e de São Jorge. Fiquei muito tocada com a vossa preocupação e agradeço as mensagens. Felizmente, está tudo bem; para ser sincera, na parte da ilha onde moro, nem o cheguei a sentir. Creio que foi mais notado na área de Angra de Heroísmo e especificamente em São Mateus, mas falei com pessoas de lá e parece que ninguém sofreu danos físicos ou materiais. Ainda bem! Tremores de terra benígnos são frequentes - e naturais - em zonas com forte actividade vulcânica submarinha, como o é o caso na nossa região. Mais uma vez, obrigada pelas vossas mensagens. :-)

Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de massa fusilli integral
- 1 ovo
- 250 ml de natas
- 1 colher (sopa) de mostarda de grão*
- 200 g de fatias de fiambre cortadas em tiras largas
- sal & pimenta moída no momento

* a mostarda de grão - também chamada de mostarda à antiga - é uma especialidade francesa de Meaux, uma pequena cidade dos arredores de Paris. Mais suave que a mostarda de Dijon, é preparada com grãos inteiros de mostarda que lhe trazem uma textura muito agradável. Encontra-se geralmente à venda nas prateleiras dos condimentos, nos supermercados. Pode ser substituída por mostarda doce - tipo Savora, misturada com grãos de mostarda (à venda nas ervanárias ou nas lojas alimentares asiáticas).

Preparação

Levar a massa a cozer até ficar "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa e voltar a colocar na panela onde cozeu. Reservar.

Numa tigela, bater o ovo com as natas e a mostarda. Temperar com sal e pimenta.

Juntar o molho de natas e mostarda à massa, assim como as tiras de fiambre. Misturar delicadamente em lume brando por 3 minutos, ou até o molho engrossar um pouco.

Servir bem quente, com uma salada de folhas para acompanhar.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking - nº 16

Fiambre : Presunto cozido - Massa : Macarrão - Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Mini-Hamburguers com Molho Agridoce

Passamos então à ultima entradinha dos anos do M. Desta vez uns mini-hamburgers que foram finalizados com um molho agridoce.
Foram uns dos favoritos da festa!

Ingredientes para 40 mini-hamburgers:

500gr de carne picada
pão ralado q.b.
sal
pimenta
1 ovo
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
Molho agridoce de compra

Preparação:

Comece por temperar a carne com sal, pimenta, alho e os cominhos. Junte o ovo batido e misture bem. Vá acrescentando pão ralado até a msitura se separar das paredes da tijela.
Molde então pequenas bolinhas de carne, como se fosse fazer almondegas e achate-as ligeiramente com a palma da mão.
Coloque a carne num tabuleiro e leve a assar em forno quente cerca de 15 minutos, ou até a carne estar cozinhada.
Retire a carne do forno e coloque no prato de servir. Coloque então um pedacinho de molho agridoce no meio de cada mini-hamburger.
Sirva à temperatura ambiente.


Bom Apetite! dddd
terça-feira, 31 de março de 2009

PostHeaderIcon Folhadinhos de Salsicha com Molho de Mostarda

Estes folhadinhos não são novidade para ninguém, toda a gente sabe fazer, e é uma das coisas que tem mais sucesso com as crianças.
Para os anos do M. resolvi fazer estes folhadinhos mas, em vez de enrolar a massa folhada com a salsicha, resolvi cozer a massa à parte e juntar depois com as salsichas. Visualmente ficou muito mais bonito e igualmente saboroso.

Ingredientes para 50 folhadinhos:

2 frascos de salsichas cocktail (cerca de 50)
1 rolo de massa folhada fresca
1 gema de ovo para pincelar
1 colher de sobremesa de mostarda com grão à entiga
4 colheres de sopa de maionese

Preparação:

Desenrole a massa folhada e com um cortador de bolachas não muito grande, (eu usei em forma de estrela) corte a massa , em tantos bocadinhos quantas salsichas tiver.
Coloque a massa cortada num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com a gema de ovo batido com um pouco de água. Leve a forno quente até a massa folhar e ficar douradinha.
Entretanto coza ou frite as salsichas cocktail e deixe arrefecer.
Assim que os folhados estiverem prontos, retire-os do forno e dexe também arrefecer.
Pegue num palito e coloque uma salsicha, e por cima a estrela de massa folhada, colocando-as depois no prato de servir. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Para servir, misture a mostarda antiga e a maionese e sirva juntamente com os folhadinhos numa tacinha à parte.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Frango com cogumelos, bacon e sésamo



Um prato de frango saboroso, resultado de uma agradável fusão entre a culinária tradicional francesa e a cozinha asiática...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 sobrecoxas de frango do campo
- 250 g de cogumelos frescos tipo champignon
- 50 g de bacon cortado em palitos
- 2 colheres (sopa) de sementes de sésamo (brancas ou pretas)
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de óleo de sésamo
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Limpar muito bem a terra dos cogumelos com um pano ou uma folha de papel absorvente. Cortar os cogumelos em metades ou em quartos, dependendo do tamanho. Reservar.

Aquecer os óleos em lume médio numa frigideira anti-aderente. Juntar as sobrecoxas de frango, com a pele virada para baixo. Deixar dourar e virar as sobrecoxas. Dourar mais um pouco e baixar o lume.

Adicionar os cogumelos e os palitos de bacon. Cozinhar por 15-20 minutos - ou até o frango se apresentar cozido, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta. Polvilhar com metade das sementes de sésamo.

Retirar as sobrecoxas de frango, os cogumelos e o bacon da frigideira; reservar numa travessa, num local aquecido.

Regar a gordura da frigideira com o vinho branco. Levar a ferver, raspando os sucos deixados pela carne com uma espátula ou uma colher de pau. Deixar reduzir para metade.

Regar o frango, o bacon e os cogumelos com o molho da frigideira. Polvilhar com as sementes de sésamo restantes e servir de seguida, com arroz branco.

Fonte : receita adaptada do livro Automne Gourmand - Champion

Sésamo : Gergelim - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
segunda-feira, 30 de março de 2009

PostHeaderIcon Carne guisada à jardineira



Creio que cada família portuguesa tem a sua receita própria de jardineira. É um prato simples e clássico, mas que me enche as medidas se for cozinhado na Primavera, com verduras frescas da estação...

Ingredientes para 5-6 pessoas

- 800 g de carne de novilho para guisar, cortada em cubos
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 200 ml de vinho branco seco
- 1 folha de louro
- sal & pimenta moída no momento
- 600 g de batatinhas novas descascadas
- 250 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- 3 cenouras descascadas e cortadas em rodelas grossas
- 2 nabos descascados e cortados em cubos
- salsa picada q.b.

Preparação

Colocar a cebola picada, os alhos e o azeite numa panela. Juntar os cubos de carne e o louro. Temperar com sal e pimenta. Regar com o vinho branco e envolver.

Cobrir a panela com uma tampa e levar ao lume. Deixar cozinhar em lume médio-alto até a carne ficar bem dourada de todos os lados, mexendo de vez em quando.

Continuar a cozedura com a panela tapada - em lume médio, por 1h30-1h45, ou até a carne ficar bem tenra, juntando pequenas quantidades de água aos poucos. O molho nunca deve secar por completo; no final, deve restar só um pouco de líquido, espesso e apurado.

Regar com água suficiente para a cozedura dos vegetais (aproximadamente 600 ml) e levar a ferver. Adicionar as batatas, os cubos de nabo e as rodelas de cenoura. Cozinhar por 15 minutos.

Juntar as ervilhas e cozinhar por mais 10-12 minutos. Rectificar os temperos e polvilhar com salsa picada à gosto. Servir de seguida.

Novilho : Boi
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Quiche de Tomate, Pesto e Mozarella

Antes de continuar com as receitas dos anos do M., vou revelar a ementa completa, já que várias pessoas referiram essa falha. Adianto também que eramos 35 pessoas.

Entradas:
Pizzas de Mozarella, Presunto e Rucula
Salada Tropical de Camarão
Feijão Frade Ensalsado
Bolinhos de Bacalhau
Salada de Rucula à Italiana
Folhadinhos de Salmão
Mini- Hamburgers com Molho Agridoce
Pãozão Recheado
Wraps de Fiambre e Maçã com Maionese de Caril
Quadrados de Courgette
Patê de Atum com Tostinhas
Folhadinhos de Salsicha com Molho de Mostarda
Pastelinhos de Camembert com Pêra e Mel
Mini-Fritatas de Cogumelos
Quiche de Tomate, Pesto e Mozarella

Pratos Quentes:
Creme de Courgette com Coentros
Empadão de Batatas e Espinafres com Bacalhau
Arroz de Pato

Sobremesas:
Bolo de Aniversário (Bolo de Profiteroles)
Morangos Balsâmicos com Gelado
Pudim de Coco
Tiramisú
Bolo de Limão com Sementes de Papoila
Torta de Laranja
Mousse de Chocolate
Natas de Céu
Tarte Rústica de Maçã
Suspiro de Framboesas
Tarte de Doce de Leite com Banana e Chocolate
Tarte de Natas com Coulis de Frutos Silvestres
Leite-Creme
Prato de Frutas

Voltando novamente atrás, continuamos com as entradas dos anos do M. Desta Vez, a Quiche de Tomate, Pesto e Mozarella, uma das minhas favoritas.

Ingredientes:

1 rolo de massa quebrada pronta
1 bolo de Mozarella fresca
2 tomates
3 colheres de sopa de Molho pesto de compra
200ml de natas magras
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Estenda a massa numa tarteira de fundo amovível e pique-a com um garfo. Coloque 2 colheres de sopa de molho pesto no fundo da tarteira e espalhe uniformemente.
Corte o tomate e a mozarella em fatias e disponha-as sobre o fundo da tarteira alternadamente. Com o restante molho pesto, coloque pequenos montinhos sobre as fatias e mozarella e tomate.
Tempere as natas com um pouco de sal e pimenta, e deite sobre a tarte.
Leve a forno médio, 180ºC, até a tarte estar dourada e cozida, cerca de 45 minutos a 1 hora.

Bom Apetite! dddd
domingo, 29 de março de 2009

PostHeaderIcon Piza Pepperoni



Apesar do seu nome com consonâncias tipicamente italianas, esta piza é uma especialidade da América do Norte - aliás, a piza favorita dos Americanos (e do meu marido também...). No caso, o "pepperoni" não é uma malagueta mas sim um tipo de salame picante ítalo-americano cujo sabor se parece bastante com o do nosso chouriço. Na Terceira, arranja-se pepperoni de boa qualidade - e produzido localmente - em qualquer supermercado ou charcutaria. Um salame que fica a matar com pimentos, como na receita que segue, um clássico dos nossos fins de semana...

Ingredientes para 2-3 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de orégãos secos
- 6 g de fermento padeiro em pó (1/2 saqueta tipo Fermipan)
- água morna q.b.

- farinha e azeite q.b.

Cobertura

- 2-3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro (ou de compra)
- orégãos secos q.b.
- 100 g de queijo mozzarella ralado grosseiramente
- 100 g de fatias finas de salame picante (pepperoni)*
- 1/4 pimento vermelho cortado em tiras finas
- 1/4 pimento verde cortado em tiras finas
- 1 colher (sopa) bem cheia de queijo ralado em fios (tipo parmesão, cheddar branco, São Jorge...)
- 1 mão cheia de azeitonas pretas

* ou chouriço picante, chourição, paio português, linguiça regional, etc...

Preparação

Preparar a massa: misturar a farinha com o sal, os orégãos e o azeite. Adicionar o fermento previamente dissolvido em água morna e amassar por pelo menos 10 minutos, juntando pequenas quantidades de água morna aos poucos até a massa se apresentar macia e maleável. Formar uma bola e colocar numa tigela polvilhada de farinha. Cobrir com um pano e deixar repousar por 45-60 minutos num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Untar uma forma para piza com um pouco de azeite e reservar.

Colocar a bola de massa sobre a bancada polvilhada de farinha. Amassar por 5-7 minutos e estender a massa com o auxílio de um rolo, formando um disco. Transferir a massa para a forma e pincelar com um pouco de azeite.

Pincelar a massa com o molho de tomate e polvilhar com orégãos à gosto. Cobrir com o queijo mozzarella e sobrepor as fatias de salame.

Distribuir as tiras de pimentos pela piza de forma harmoniosa. Polvilhar com o queijo parmesão ralado e guarnecer com as azeitonas.

Levar ao forno - a 220ºC - por aproximadamente 15-20 minutos, ou até a massa se apresentar estaladiça e o queijo derreter. Retirar a piza do forno e servir de imediato.

Orégãos : Orégano - Fermento padeiro em pó : Fermento biológico seco - Mozzarella : Mussarela - Pimento : Pimentão - Chouriço : Lingüiça portuguesa
dddd

Blog Archive

back to top