sexta-feira, 6 de abril de 2007

PostHeaderIcon Folar de Páscoa

Sendo hoje Sexta-Feira Santa, ainda vão a tempo de preparar estes folares para a quadra Pascal que estamos a viver!
Dão um bocadinho de trabalho, mas acreditem que compensa!
Fiz os meus em "doses individuais" para oferecer! Não ficaram amorosos?!

Ingredientes:

800 g de farinha
100 g de margarina
35 g de fermento de padeiro
250 g de açúcar
3 ovos
2 dl de leite morno
sal, canela e erva-doce q.b.
3 ou 4 ovos cozidos para enfeitar o folar

Preparação:

Dissolva o fermento num pouco de leite morno e junte alguma farinha.Faça uma bola bem húmida e deixe levedar 20 minutos.
Amasse a restante farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junte a bola de fermento.Bata bem.Acrescente a manteiga, o sal e as especiarias.
Bata até a massa se soltar da tigela.Deixe levedar numa tigela tapada com 1 cobertor, em local protegido e ameno, durante + ou - 3 horas.
Faça então uma bola ligeiramente abolachada, onde coloca os ovos previamente cozidos e frios.Com um pouco de massa faça uns cordões que coloca a rodear os ovos.
Pincele com gema de ovo, deixe levedar mais 1 pouco e leve a forno quente (200ºC) até ficar bem corado e cozido.
(Em vez de 1 bola, fiz 4 bolas mais pequenas, e coloquei 1 ovo em cada uma das bolas!)

Bom Apetite!

(Os ovinhos que podem ver ao lado foram feitos com massa de Salame de Chocolate, moldados em forma de ovos e depois embrulhados em papel estanho e celofane!) dddd
quinta-feira, 5 de abril de 2007

PostHeaderIcon Feliz Páscoa !



Desejo a todos os que me visitam umas festas de Páscoa muito felizes na companhia dos entes queridos. Aproveitem bem o fim de semana prolongado...!
dddd

PostHeaderIcon Coelhinhos da Páscoa


Autor : Gill

Não é nada fácil ser um coelho de chocolate em alturas de Páscoa...
dddd

PostHeaderIcon Arroz de bacalhau no forno



Esta não é uma receita elaborada daquelas que se servem na altura da Páscoa. É mais um pratinho agradável para o dia a dia. Simples e bom...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 folha de louro
- 2 postas grandes de bacalhau demolhado
- 5 dentes de alho picados finamente
- 1 ramo de salsa
- 1 dl de azeite
- 300 g de arroz carolino
- sal & pimenta

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Levar a ferver 7 dl de água juntamente com a folha de louro. Adicionar as postas de bacalhau e deixar fervilhar por 5 minutos. Retirar o tacho do lume e reservar.

Refogar os alhos juntamente com a salsa previamente picada no azeite aquecido. Acrescentar o arroz e regar com a água de cozedura do bacalhau. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar por 5-7 minutos.

Eliminar as peles e as espinhas do bacalhau. Desfiar o peixe em lascas e envolvê-lo no arroz.

Transferir o preparado para uma assadeira. Levar a cozer no forno, a 200ºC, por 10-12 minutos. Retirar do forno e decorar à gosto. Servir de imediato.


Ramo : Maço dddd

PostHeaderIcon Coelho à Caçador

Mais uma receita de coelho! Sempre dá para variar do frango e perú sem exceder o consumo de carnes vermelhas!
E além disso é uma receita tradicional da nossa cozinha!

Ingredientes:

1 coelho
sal e pimenta q.b.
1clh sopa de alecrim seco
1,5dl de vinho branco
1 dente de alho
1 raminho de salsa
1 folha de louro
Azeite q.b.
12 cebolinhas pequenas
1 cálice de vinho do Porto
1clh chá de mostarda
1kg de batatinhas pequenas
125g de bacon cortado em fatias finas
125g de cogumelos frescos
4 fatias de pão de forma
salsa picada
colorau
óleo para fritar o pão


Preparação:

Amanhe e lave muito bem o coelho, corte-o em pedaços médios pelas articulações e deite os pedaços numa tigela. Tempere com sal, pimenta, vinho branco, salsa, alecrim, alho esmagado e a folha de louro e junte ainda 1 colher de chá de colorau. Mexa tudo muito bem e deixe ficar no tempero pelo menos 1 hora.
Entretanto descasque as cebolinhas e as batatas e leve-as. Corte o bacon em pedacinhos, limpe e lave os cogumelos.
Escorra os pedaços de coelho. Numa frigideira leve ao lume o azeite a aquecer bem e aloure nela os pedaços de coelho. À medida que forem ficando lourinhos, retire-os, escorra-os e deite-os num tacho. Aloure depois o bacon, escorra e deite sobre o coelho. Aloure também as cebolas e as batatas, mas estas, depois de estarem louras, tempere –as com sal fino.
Depois de colocar tudo num tacho largo, junte o vinho do Porto, os cogumelos, a marinada do tempero e a mostarda, tape e leve a cozer em lume moderado. Deve ficar com um pouco de molho, mas, se for preciso, durante a cozedura acrescente com um pouco de caldo. Uma vez por outra sacuda com cuidado para revirar tudo.
Quando o coelho estiver tenro, retire e sirva. Complete com triângulos de pão que entretanto fritou no óleo, com as pontas molhadas no molho e polvilhados com salsa.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 4 de abril de 2007

PostHeaderIcon Tajine de keftas com grão e curgete



As keftas são umas populares almôndegas marroquinas muito aromáticas. Acompanham couscous, tajines e vários outros pratos oriundos de África do Norte. Um tajine não é senão um estufado oriental - geralmente marroquino ou libanês - cozinhado em barro. De comer e chorar por mais...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de carne de vaca picada
- 2 ovos
- 250 g de grão de bico seco
- 1 kg de curgetes
- 1 lata grande de tomate pelado (+/- 400 g)
- 3 cebolas grandes picadas
- 4 dentes de alho picados finamente
- 1 ramo de salsa (ou de coentros frescos)
- 10 cl de azeite
- 100 g de miolo de pão da véspera
- farinha q.b.
- leite q.b.
- 1 colher (chá) bem cheia de ras-el-hanout*
- 1 colher (café) de gengibre em pó
- 1 malagueta finamente picada
- sal & pimenta

* o ras-el-hanout é uma mistura de especiarias típicas de África do Norte. Como não é nada fácil encontrar os frasquinhos por cá, a minha mãe é que me costuma fornecer via Paris... Mas pode-se substituir o ras-el-hanout por uma quantidade equivalente de uma mistura constituida por canela, erva-doce, noz-moscada e cominhos em pó

Preparação

Demolhar o grão de bico em bastante água fria de um dia para o outro. No dia da preparação, escorrer o grão e cozê-lo em água a ferver temperada com sal por 1 hora.

Colocar o miolo de pão esmigalhado numa tigela. Cobrir com leite e demolhar por 10-15 minutos. Escorrer muito bem o miolo de pão.

Misturar a carne picada com o miolo de pão, 1 ovo, os alhos, 2 colheres (sopa) de salsa previamente picada, o gengibre, o ras-el-hanout, sal e pimenta. Moldar as almôndegas.

Passar as almôndegas por farinha e depois pelo ovo restante batido. Levar as almôndegas a dourar de todos os lados em lume médio no azeite aquecido por aproximadamente 15 minutos. Retirar as almôndegas da frigideira, escorrer sobre papel absorvente e reservar.

Refogar as cebolas picadas na mesma gordura até dourar um pouco. Adicionar o tomate pelado picado grosseiramente juntamente com a calda deste. Regar com 40 cl de água a ferver e cozinhar em lume brando por 20 minutos. Temperar com sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Escorrer muito bem o grão de bico. Lavar as curgetes, removendo as extremidades. Cortar as curgetes em rodelas.

Colocar o grão de bico no fundo de uma panela de barro (ou de um recipiente próprio para tajine). Adicionar as rodelas de curgete e cobrir com as almôndegas. Temperar com a malagueta picada. Regar com o molho de cebola e tomate.

Polvilhar com a restante salsa picada e cobrir com uma tampa. Levar a cozer no forno por 1h30, a 180ºC. Retirar a panela do forno e servir de seguida, na própria panela.

Carne picada : Carne moída - Curgete : Aboborinha italiana - Pão de véspera : Pão amanhecido - Pimenta : Pimenta do Reino
dddd

PostHeaderIcon Cozinhas do Mundo : como registar-se


Getty Images

Caros amigos blogueiros,

Notei que alguns de vocês encontraram pequenas dificuldades técnicas relativamente às inscrições dos vossos blogues no portal Cozinhas do Mundo. Vou tentar explicar novamente como proceder:

1 - Registe-se na zona reservada aos utilizadores (A minha conta)
2 - Registe/Cadastre o seu blog aqui, (nome do blog, categoria à qual pertence o blog, URL e um breve texto de apresentação)
3 - Confirme o seu registo/cadastro clicando no link enviado por e-mail

Se apesar de seguir todas as instruções continua a não ver os seus posts e/ou o nome do blog na zona dos links, envie um e-mail com o seu nome de utilizador, o nome do blog, o URL deste e o seu e-mail.

Obrigada pela sua colaboração neste belo projecto onde se cozinha e se bebe em portugês nos quatro cantos do mundo. Já contamos quase 70 membros...!

Se desejar, pode colocar um pequeno banner no seu blog para divulgar as nossas cozinhas e/ou adegas. Fica aqui a imagem:

Quem desejar o código HTML do banner, pode solicitá-lo via e-mail.


Até já nas Cozinhas do Mundo !
dddd

PostHeaderIcon Sandes agridoces de sardinha



Sou apreciadora de sardinhas em conserva de óleo e, cá em Portugal, temos a sorte de produzir as melhores do mundo (quem disse, foi a edição francesa da revista Elle...). Tenho sempre algumas latinhas na despensa porque são muito práticas para improvisar um snack na hora do almoço ou do lanche. Como estas sandes deliciosas e equilibradas ao estilo inglês...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 latas de sardinhas em óleo (+/- 250 g)
- 4 colheres (sopa) de iogurte natural
- 2 colheres (chá) de mostarda doce (Savora, etc.)
- 1 cenoura ralada
- 1 colher (sopa) de passas de uva
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- sal & pimenta
- 8 fatias de pão de forma integral
- 1/2 maçã verde fatiada finamente

Preparação

Escorrer as sardinhas e esmagá-las grosseiramente com o auxílio de um garfo. Transferir as sardinhas para uma tigela.

Juntar o iogurte, a mostarda, a cenoura ralada, as passas e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem até o preparado ficar homogéneo. Reservar no frigorífico.

Cortar as fatias de pão em triângulos. Distribuir as fatias de maçã por metade dos triângulos. Barrar com o preparado de sardinha e fechar as sandes com o pão restante. Servir fresco.

Sande : Sanduíche - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do Reino
dddd

PostHeaderIcon Salada Russa com Maionese de Mangericão e Alho Assado

Isto não é uma receita! Todos sabem fazer salada russa! É mais uma partilha da minha maneira de fazer salada russa, que poderá ser diferente das vossas!
E uma maneira super fácil de fazer maionese em casa!

Ingredientes:

Batata
cenoura
ervilhas
1 lata de milho doce
1 tomate
ovo
feijão verde

Para a maionese:

1 limão
mangericão fresco
1 cabeça de alho
1 ovo
óleo vegetal
sal e pimenta
mostarda

Preparação:

Descasque as batatas e a cenoura e corte-as em pequenos cubos. Corte também o feijão verde em pequenos pedaços.
Leve ao lume uma panela com água e sal e coza aí as batatas, cenoura, feijão verde e as ervilhas juntamente com os ovos.
Corte o tomate em pequenos cubos e escorra o milho.
Assim que os legumes estejam cozidos escorra-os e deixe arrefecer um pouco. Junte depois o milho e o tomate e o ovos cozidos cortados em rodelas ou pequenos pedaços. Misture bem!
Entretanto prepare a maionese. Leve ao forno bem quente a cabeça de alho cortada ao meio, até os alhos estarem cozinhados.
Num copo misturador coloque 1 ovo , tempere com sal e pimenta, 1 colher de café de mostarda, sumo de limão a gosto, um pouco de óleo, as folhas de mangericão, e o alho assado espremido da casca.
Com a varinha mágica faça movimentos lentos para cima e para baixo à medida que vai acrescentando mais óleo em fio. Assim que tiver a consistencia desejada está pronta!
(para um ovo deve levar aproximadamente 2 dl de óleo até ter a consistência de maionese grossa!).
Misture a maionese à Salada Russa e sirva de imediato ou guarde no frigorífico até servir!

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 3 de abril de 2007

PostHeaderIcon Sopa de abóbora com couve e chouriço



Todos os que costumam frequentar este meu cantinho sabem que gosto de sopa. A sopa alimenta, tem geralmente um sabor delicioso e é a melhor aliada da nossa saúde (e da nossa dieta). Além do mais, sabe muito bem quando a Primavera fica caprichosa, como é o caso este ano... Mais uma receitinha bem rústica e saborosa, à moda da Beira Interior...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 600 g de abóbora
- 1 cenoura grande
- 400 g de batatas
- 200 g de couve cortada em tiras
- 1 cebola
- 1 chouriço de carne
- 4 colheres (sopa) de azeite
- salsa picada q.b.
- sal

Preparação

Descascar a abóbora, a cenoura, as batatas e a cebola. Cortar tudo em pedaços, lavar e escorrer.

Levar ao lume 1,5 l de água e deixar ferver. Acrescentar o azeite. Juntar os pedaços de batata, de cenoura e de cebola. Cozinhar por 10 minutos e adicionar os pedaços de abóbora. Temperar com sal e cozinhar por mais 10-15 minutos.

Remover a pele do chouriço e cortá-lo em rodelas. Reservar.

Triturar a sopa fora do lume com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador. Colocar novamente a sopa no lume.

Juntar as tiras de couve e as rodelas de chouriço. Cozinhar por mais 10 minutos. Rectificar os temperos e polvilhar com salsa picada à gosto. Servir de imediato.


Chouriço
: Lingüiça portuguesa
dddd

PostHeaderIcon Mousse de chocolate branco com mel



Para variar da tradicional mousse de chocolate de forma requintada e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 5 cl de mel
- 2 dl de natas
- 1 pitada de baunilha em pó
- 6 ovos (gemas e claras separadas)
- raspa de 1 limão pequeno
- 100 g de chocolate branco para culinária (barra)
- chocolate preto granulado

Preparação

Caramelizar ligeiramente o mel numa frigideira anti-aderente. Adicionar as natas e a baunilha, mexendo bem para dissolver.

Bater as gemas e adicioná-las ao preparado fora do lume, assim como a raspa de limão. Envolver.

Cortar o chocolate em pedaços. Levar a derreter em banho-maria até ficar em creme. Juntar o chocolate ao preparado anterior.

Bater as claras em castelo firme e incorporá-las delicadamente ao preparado.

Distribuir a mousse por tacinhas e deixar repousar no frigorífico por pelo menos 5 horas. Polvilhar com chocolate granulano antes de servir.

Natas : Creme de leite
Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Açorda de Gambas

Gosto muito de açorda (migas, lá para os lados do Alentejo!), e há já muito tempo que não as comia. O pretexto para a fazer foi ter encontrado uns restos de pão duro lá em casa... Não era pão alentejano, mas mesmo assim não ficou má!

Ingredientes:

alho
coentros
camarão
azeite
sal
malagueta
ovo
restos de pão (preferencialmente Alentejano)

Preparação:

Começe por cozer os camarões em água temperada de sal e com a malagueta. Depois de cozidos descasque-os e aproveite o caldo da cozedura para mais tarde.
Entretanto parta o pão em pedaços e reserve.
Num almofariz esmague os alhos com os coentros e um pouco de sal.
Leve um tacho com azeite ao lume e misture aí os coentros e os alhos. Deixe fritar um pouco e junte o pão. Mexa e, lentamente vá juntando a água de cozedura dos camarões até o pão ficar desfeito e com a consistência de uma papa mole. Junte um ovo batido e mexa até o ovo estar integrado na mistura e cozinhado. Junte os camarões previamente descascados e polvilhe com um pouco mais de coentros se desejar!
Sirva ainda quente e, se desejar com uns ovos estrelados ou escalfados!

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 2 de abril de 2007

PostHeaderIcon Pudins de couve-flor



Estes pequenos pudins - ou flãs - de couve-flor ficam um acompanhamento diferente e bonito para pratos de carne e de peixe. Também podem constituír uma óptima entrada ou até uma refeição vegetariana. São simples, fáceis de confeccionar e muito bons...

Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de couve-flor separada em raminhos
- sal & pimenta
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho descascados
- 4 ovos
- azeite q.b.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Lavar os raminhos de couve-flor. Levá-los a cozer em água a ferver temperada de sal (ou ao vapor). Escorrer muito bem.

Triturar os raminhos de couve-flor juntamente com o alho e o azeite até o preparado se apresentar cremoso.

Incorporar os ovos um a um, mexendo entre cada adição. Rectificar os temperos.

Untar forminhas com azeite. Distribuir o preparado pelas forminhas e levar a cozer no forno, a 180ºC, por aproximadamente 20-25 minutos.

Deixar amornar um pouco e desenformar. Servir os pudins quentes, mornos ou frios.

Nota : estes pudinzinhos também ficam muito bons com brócolos no lugar da couve-flor.

Pimenta : Pimenta do Reino
Brócolos : Brócolis
dddd

PostHeaderIcon Mousse cozida

Porque a Páscoa é a época do ano que mais sabe a chocolate...



Ingredientes
300gr. de chocolate culinária
5 ovos
150gr. de manteiga
100gr. de açúcar

Preparação
Derreter o chocolate e a manteiga juntos em banho maria e enquanto arrefece, bater as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado. Misturar o chocolate derretido e bater bem. Por fim envolvem-se as claras batidas em castelo. Numa forma baixa deitam-se cerca de 2 terços do preparado e guarda-se o restante no frigorifico. A forma vai ao forno cerca de 20 minutos - assim que a massa começar a "abrir" por cima desliga-se o forno. Deseforma-se o bolo ainda quente e barra-se com o creme que se deixou de lado.

dddd

PostHeaderIcon Mousse cozida

Porque a Páscoa é a época do ano que mais sabe a chocolate...



Ingredientes
300gr. de chocolate culinária
5 ovos
150gr. de manteiga
100gr. de açúcar

Preparação
Derreter o chocolate e a manteiga juntos em banho maria e enquanto arrefece, bater as gemas com o açucar até obter um creme esbranquiçado. Misturar o chocolate derretido e bater bem. Por fim envolvem-se as claras batidas em castelo. Numa forma baixa deitam-se cerca de 2 terços do preparado e guarda-se o restante no frigorifico. A forma vai ao forno cerca de 20 minutos - assim que a massa começar a "abrir" por cima desliga-se o forno. Deseforma-se o bolo ainda quente e barra-se com o creme que se deixou de lado.

dddd

PostHeaderIcon Restaurante serrano...

Image Hosted by ImageShack.us
Autor não identificado

Só para gente com muita garra...! ;-D dddd

PostHeaderIcon Frango panado com parmesão



Já vi algumas versões desta receita em vários blogues. A razão dum tal sucesso é simples: assando o frango no forno, consegue-se um resultado fofo e estaladiço sem o inconveniente da fritura geralmente associado aos panados. Uma delícia leve...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 coxas de frango
- sal & pimenta
- sumo de 1 limão
- 40 g de pão ralado
- 40 g de queijo parmesão ralado finamente
- 1 haste de tomilho finamente picada
- 60 g de manteiga
- óleo para untar
- rodelas de limão q.b.

Preparação

Temperar as coxas de frango com sal, pimenta e o sumo de limão. Cobrir e deixar repousar no frigorífico por 2 horas.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Misturar muito bem o pão ralado com o queijo parmesão e o tomilho. Passar as coxas de frango pela mistura, pressionando um pouco.

Untar uma assadeira com um pouquinho de óleo. Colocar as coxas de frango na assadeira. Espalhar a manteiga cortada em pedacinhos por cima.

Cobrir a assadeira com uma folha de alumínio alimentar. Levar a assar a 200ºC por 20 minutos. Remover a folha de alumínio e assar por mais 25-30 minutos.

Retirar a assadeira do forno. Servir de imediato, acompanhando com salada de alface e rodelas de limão.

Pimenta : Pimenta do Reino - Sumo : Suco
Frigorífico : Geladeira - Pão ralado : Farinha de rosca
dddd

PostHeaderIcon Bacalhau à Conde da Guarda

Há receitas com as quais sabemos que podemos sempre contar, que sabemos que saem sempre bem, que sabemos que todos vão gostar.
É o caso deste bacalhau, receita da Maria de Lourdes Modesto!

Ingredientes:

600g de bacalhau
3 cebolas doces
3 dentes de alho
900g de batatas farinhentas
4dl de natas
40g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Demolhe e escalfe o bacalhau sem o deixar ferver. Desfaça-o em lascas. Pique a cebola e, sobre lume brando, coza-as sem deixar ganhar cor. Junte os dentes de alho picados, deixe apenas aquecer, adicione o bacalhau e deixe cozer um pouco.
Entretanto, coza as batatas, pele-as e reduza-as a puré. Junte ao bacalhau e bata a mistura sobre o lume, até obter um preparado muito fofo e homogéneo. Retire do calor, adicione as natas e tempere.
Deite num recipiente que possa ir ao forno e à mesa, polvilhe com o queijo e leve ao forno, previamente aquecido a 220ºC, a gratinar.
Sirva bem quente.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top