quinta-feira, 24 de abril de 2008

PostHeaderIcon Pescada panada assada com alho



A pescada não é um peixe com uma personalidade muito relevante. Todavia, temperada a preceito e bem cozinhada, costuma agradar a todos. Esta receita bem ao gosto português consegue transformar umas simples postas de pescada em refeição deliciosa...

PS : já agora, desejo a todos um bom feriado e um óptimo fim de semana prolongado.

Ingredientes para 2 pessoas

- 2 postas de pescada
- 4 dentes de alho fatiados
- 200 ml de azeite
- 1 ovo batido
- pão ralado q.b.
- sumo de 1/2 limão
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Temperar as postas de pescada com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixar tomar gosto por 15 minutos.

Escorrer as postas de pescada. Passar pelo ovo batido e depois por pão ralado. Transferir para uma assadeira e levar ao forno por 5-7 minutos, a 180ºC.

Colocar os alhos fatiados e o azeite num tacho pequeno. Deixar aquecer bem. Regar as postas de pescada com o preparado e deixar assar no forno por mais 15 minutos, regando de vez em quando com o azeite da assadeira.

Retirar o peixe do forno e servir de seguida, acompanhando com um puré caseiro de legumes variados (aqui: batata, nabo e cenoura) e salada de alface.

Panada : Empanada - Sumo : Suco - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino - Aquecer : Esquentar
dddd

PostHeaderIcon Caril de batatas à tibetana



Não vou entrar em "politiquices", mas aqui fica uma modesta homenagem ao povo tibetano que tem passado um mau bocado, ultimamente... Estas batatinhas são muito boas. Experimente servi-las com frango assado... Uma delícia!

Ingredientes para 4 pessoas

- 6 batatas médias cortadas em cubos
- 4 dentes de alho esmagados
- 4 colheres (sopa) de ghee (ou de manteiga)
- 2 colheres (sopa) de molho de soja
- 80 g de raiz de gengibre descascada e ralada finamente
- 1 colher (chá) de açafrão-das-Índias (curcuma)
- 1/2 colher (chá) de pimenta Sichuan*
- 1 colher (chá) de sal marinho grosso
- 1 colher (sopa) de coentros frescos picados
- 1 colher (sopa) de cebolo picado (ou de cebolinho)
- 1 copo de água

* ou uma quantidade equivalente de grãos de pimenta de várias cores

Nota : todos os ingredientes mais exóticos - pimenta Sichuan, ghee e cebolo - desta receita encontram-se à venda no supermercado Exotic Asia Market de Sacavém

Preparação

Colocar os cubos de batata num tacho e cobrir com água fria. Levar a ferver. Deixar cozer por aproximadamente 15 minutos. Escorrer muito bem. Transferir as batatas para uma tigela e juntar o molho de soja. Envolver e reservar.

Aquecer uma frigideira anti-aderente. Adicionar a pimenta Sichuan e torrar em seco até começar a ganhar cor.

Transferir a pimenta Sichuan torrada para um almofariz. Esmagar muito bem. Juntar o gengibre ralado, os alhos esmagados, o açafrão-das-Índias e o sal. Pisar tudo até obter uma pasta.

Aquecer o ghee num tacho. Adicionar a pasta de caril e cozinhar em lume brando por 3-4 minutos sem parar de mexer.

Juntar as batatas. Refogar em lume médio por 1-2 minutos e regar com a água. Levar a ferver e baixar o lume. Cozinhar em lume brando por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando.

Adicionar o cebolo e os coentros 5 minutos antes do final de cozedura. Envolver. Servir bem quente.

Ver também : Couve-flor de caril

Caril : Curry - Aquecer : Esquentar - Molho de soja : Shoyu - Cebolo : Cebolinha verde - Cebolinho : Ciboulette - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Sabayon de Vinho Branco com Morangos

Mais uma vez - e sempre muito bem vindos- os meus amigos TS e C estiveram a jantar cá em casa.
A ementa foi muito simples. A entrada foi esta salada, que é sempre um sucesso, e o prato principal foi lombinho e presas de porco preto na pedra. Um jantar que fomenta a conversa e os longos períodos à mesa.
Desta vez só inovei mesmo na sobremesa. A inspiração veio daqui!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

6 gemas de ovo
100 gr de açúcar
15 cl de vinho branco (o melhor que conseguir arranjar)
500gr de morangos
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de água

Preparação:

Misturar, com a batedeira, as gemas e o açúcar até ficar tipo espuma. Juntar o vinho branco e colocar em banho-maria, sem parar de bater. O creme deverá crescer o dobro do seu volume. Retirar o recipiente do banho-maria e colocá-lo sobre um recipiente com água gelada, batendo sempre, até que o creme arrefeça.
Entretanto preparar o creme de morangos. Misturar metade dos morangos cortados em cubos com a água e as 4 colheres de açúcar. Levar ao lume e deixar cozinhar emlume brando 10 minutos. Ao fim desse tempo, passar com a varinha mágica e passa por um coador de rede. Deixar arrefecer.
Em tacinhas individuais colocar uma camada de sabayon, enfeite com morangos em pedaços e verta um pouco de creme de morangos. Coloque depois mais uma camada de sabayon, creme de morangos e enfeite com os morangos.
Leve ao frigorífico a refrigerar.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Panna Cotta de baunilha com coulis de morangos



A panna cotta - que se traduz por "nata cozida" - é provavelmente a mais popular sobremesa italiana, juntamente com o tiramisú. Não existe coisa mais simples. Todavia, para um resultado perfeito, é preciso usar ingredientes de boa qualidade. Para um aroma delicado e inesquecível, a vagem de baunilha não deve ser substituída por extracto nem baunilha em pó. Quanto às natas, é imprescindível que sejam líquidas mas não light. E obviamente, recomenda-se o uso de fruta fresca para o coulis...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 ml de natas líquidas
- 50 g de açúcar
- 3 folhas de gelatina incolor sem sabor
- 1 vagem de baunilha

Coulis de morangos

- 350 g de morangos maduros lavados e arranjados
- 200 g de açúcar em pó
- sumo de 1/2 limão

- 4 morangos cortados em metades
- folhas de hortelã

Preparação

Demolhar as folhas de gelatina por 10 minutes numa tigela com água fria.

Colocar as natas num tacho pequeno e juntar o açúcar. Abrir a vagem de baunilha no sentido longitudinal com a ponta de uma faca. Raspar as grainhas pretas e adicioná-las às natas, assim como a vagem.

Aquecer em lume brando sem parar de mexer. Logo que começar a ferver, retirar o tacho do lume e deixar repousar por 10-15 minutos. Retirar a vagem de baunilha.

Escorrer muito bem as folhas de gelatina, espremendo com as mãos para eliminar todo o líquido.

Incorporar a gelatina às natas ainda quentes, sem parar de mexer até ficar dissolvida por completo.

Distribuir o preparado por chávenas de chá baixas, pequenos ramequins ou formas. Deixar amornar e reservar no frigorífico por pelo menos 6 horas.

Preparar o coulis: colocar os morangos cortados em metades, o açúcar em pó e o sumo de limão no copo do liquidificador. Triturar em velocidade média por 2 minutos. Transferir o coulis para uma tigela e cobrir com película aderente. Reservar no frigorífico por pelo menos 3 horas.

No momento de servir, mexer muito bem o coulis com um garfo. Espalhar um pouco de coulis em pratos de sobremesa.

Mergulhar o fundo das chávenas de panna cotta em água morna por uns escassos segundos. Desenformar delicadamente com o auxílio de uma faca sobre o coulis. Decorar com folhas de hortelã e metades de morangos. Servir de seguida.

Ver também : Tiramisú de morangos

Natas : Creme de leite - Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro - Sumo : Suco - Aquecer : Esquentar - Frigorífico : Geladeira - Chávena : Xícara - Ramequins : Ramekins
dddd
quarta-feira, 23 de abril de 2008

PostHeaderIcon Dia Mundial do Livro ...

Photobucket


O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.


Via Momentos & Documentos
dddd

PostHeaderIcon Dia Mundial do Livro ...

Photobucket


O "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor" é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.


Via Momentos & Documentos
dddd

PostHeaderIcon Frango Tikka Masala

Sou daquelas pessoas que gosta muito de frango e de cozinhar frango.
Gosto da versatilidade desta carne e das inúmeras aplicações a que pode ser sujeita. Sendo assim, ando sempre à procura de novas receitas para cozinhar frango.
Descobri esta no site do Jamie Oliver.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 malagueta seca
1 dente de alho
15 gr de gengibre fresco
1 colher de sopa de óleo vegetal
1 pitada de colorau doce(paprika)
1/2 colher de sopa de Garam Masala
1 colher de chá de concentrado de tomate
3 colheres de sopa de coentros frescos
4 peitos de frango grandes cortados em cubos
1 cebola pequena
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 pitada de canela
1 pitada de coentros em pó
1 pitada de curcuma (açafrão das indias)
1 lata pequena de tomate pelado
100ml de iogurte natural
100ml de natas frescas

Preparação:

Prepare a marinada para o frango. Misture a malagueta com o alho, o gengibre e o óleo no robot de cozinha. Adicione o colorau, a garam masala, o puré de tomate e os coentros. Misture bem até formar uma pasta.
Coloque os pedaços de frango numa taça e barre-os com a marinada, de modo a todos os bocados ficarem cobertos. Deixe ficar no frigorífico, tapado, de um dia para o outro.
No dia seguinte, aqueça um pouco de óleo vegetal numa frigideira larga ou panela e frite a cebola em rodelas, o pimento verde e vermelho em tiras e as restantes especiarias. Deixe cozinhar em lume brando 10 minutos e adicione depois o tomate pelado passado pelo robot de cozinha e o iogurte batido. Junte os pedaços de frango e a marinada e deixe cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos ou até o frango estar cozinhado.
Antes de servir adicione as natas e mais coentros frescos.
Sirva com arroz basmati cozido e uma salada verde.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Strogonoff de novilho



Oriundo da Rússia, o Strogonoff - ou Estrogonofe - tornou-se um prato tão popular no mundo inteiro que existem inúmeras versões cujos únicos pontos comuns são a carne bovina, os cogumelos, as natas e o arroz. A receita original pede uma marinada de 24 horas e também algum tempo de preparação. Um dia ainda a testarei, mas por enquanto, apresento-vos uma versão intermediária muito boa. O meu marido gostou imenso, pelo menos...

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de carne de novilho cortada em cubos pequenos
- 200 g de cogumelos frescos tipo champignon cortados em metades
- 2 cebolas cortadas em meias-luas finas
- 4 tomates de conserva picados
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 200 ml de natas
- 100 ml de vinho branco
- 2 colheres (chá) de mostarda à antiga com grãos
- 1 folha de louro
- sal & pimenta moída na altura
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- arroz frito ou cozido

Preparação

Derreter 1 colher (sopa) de manteiga. Juntar os cubos de novilho e deixar dourar de todos os lados, mexendo com frequência. Retirar a carne do tacho e reservar.

Adicionar 1 colher (sopa) de manteiga no tacho. Juntar as meias-luas de cebola e o louro. Refogar até a cebola ficar macia. Incorporar a mostarda e envolver.

Juntar os tomates picados e regar com o vinho branco. Levar a ferver e colocar os cubos de carne reservados no tacho. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 1h30, ou até a carne se apresentar macia, mexendo de vez em quando.

Entretanto, aquecer a manteiga restante numa frigideira anti-aderente. Adicionar as metades de cogumelos e saltear até ficarem dourados. Juntar os cogumelos ao tacho 15-20 minutos antes do final da cozedura. Juntar também as natas e misturar muito bem. Deixar cozinhar até o molho reduzir um pouco e ficar cremoso.

Rectificar os temperos e polvilhar com a salsa picada. Transferir para uma travessa e servir de seguida, acompanhando com arroz.

Ver também : Strogonoff rápido / Frango Strogonoff

Natas : Creme de leite
Pimenta : Pimenta do reino
Aquecer : Esquentar
dddd
terça-feira, 22 de abril de 2008

PostHeaderIcon Triste época, a nossa...


Autor : Chaunu

«Oooohhh...! Macarrão...!
- Combustível...! Que loucura... Arrasaste, querida...!»

Agradecimentos : Isabel L.

dddd

PostHeaderIcon Peitos de frango com laranja e hortelã



A frescura da laranja e da hortelã combina deliciosamente com a suavidade da carne de frango. Um prato oriundo de Espanha, cheio de cores, aromas e sabores...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 peitos de frango sem pele nem ossos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 150 ml de sumo de laranja
- 2 colheres (sopa) de hortelã picada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal & pimenta moída na altura
- rodelas de laranja
- folhas de hortelã

Preparação

Temperar os peitos de frango com sal e pimenta. Aquecer o azeite numa frigideira anti-aderente. Juntar os peitos de frango e cozinhar em lume médio por 4-5 minutos de cada lado, virando a carne uma vez.

Regar com o sumo de laranja e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e baixar o lume. Cozinhar em lume muito brando por 8-10 minutos.

Polvilhar com a hortelã picada e adicionar a manteiga. Aumentar o lume e mexer muito bem por 2 minutos.

Transferir os peitos de frango para uma travessa e regar com o molho restante na frigideira. Guarnecer com rodelas de laranja e folhas de hortelã. Servir de imediato, acompanhando com batatas salteadas e salada verde.

Sumo : Suco
Pimenta : Pimenta do reino
Aquecer : Esquentar
dddd

PostHeaderIcon Bacalhau de Festa

Esta é uma receita de bacalhau que a minha mãe costuma fazer bastante vezes, principalmente em dias de festa. Por ser simples, por poder ser preparadade véspera, por ser prática de confeccionar para muita gente.
A ser feita com bom azeite!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau previemente demolhado
1 ovo batido
farinha
1,5 dl azeite
4 dentes de alho

Preparação:

Seque as postas de bacalhau em papel de cozinha. Depois, usando as postas inteira ou partidas em pedaços mais pequenos e passe-as por farinha e depois por ovo batido.
Frite o bacalhau em óleo bem quente até ficar dourado escorra sobre papel absorvente e reserve.
Pique os dentes de alho e coloque-os num prato que possa ir ao forno e à mesa. Adicione o azeite e as postas de bacalhau e leve a forno médio (180ºC) durante cerca de 30 minutos, regando o bacalhau com o azeite.
Acompanhe com uma salada verde e puré de batata.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 21 de abril de 2008

PostHeaderIcon Farófias

O que fazer quando se têm mais de 50 claras congeladas numa mão cheia de taças no congelador? Desde o Natal que as ando a guardar, mas neste momento as tacinhas fazem-me falta, bem como o espaço.
Farta de tal colecção, e sem vontade de as deitar fora, resolvi fazer umas farófias... E assim despachei a primeira tacinha!

Ingredientes:

6 claras + 1 ovo
750 ml de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
200 gr de açúcar
2 colheres de sobremesa de farinha maisena (amido de milho)
Corante alimentar amerelo (opcional)
canela em pó

Preparação:

Bata as claras em castelo bem firme e junte-lhes 50 gr de açúcar.
Entretanto leve o leite ao lume com o pau de canela, a casca de limão e o restante açúcar. Quando ferver, reduza o lume para manter a temperatura constante e ponha colheradas de claras no leite e vire-as para cozerem uniformemente. Retire-as com uma escumadeira e deixe-as a escorrer aproveitando o leite.
Coloque as farófias num prato de servir e reserve.
Prepare o creme misturando o ovo batido com a farinha maisena. Adicione depois o leite morno em fio sem parar de mexer e leve ao lume para engrossar. (Para o creme não ficar tão branco, juntei um pouco de corante amarelo, mas é totalmente opcional)
Coloque o creme por cima das farófias e polvilhe com canela em pó.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Piza de fiambre, queijo e cogumelos



O nosso jantar do Domingo costuma ser frequentemente uma piza. Mas nada de take away...! Como quase tudo o que sai da minha cozinha, a piza é caseira e confeccionada com produtos frescos, da massa até ao recheio. E não existe dúvida que sabe muito melhor que qualquer uma comprada feita. Só pelo cheirinho que invade a casa já vale a pena. Uma receita clássica mas que resulta sempre...

Ingredientes para 3-4 pessoas

Massa

- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de orégãos secos
- 6 g de fermento padeiro em pó (1/2 saqueta Fermipan)
- água morna q.b.

Molho de tomate

- 1 dl de azeite
- 1 cebola pequena picada finamente
- 4 tomates maduros picados (sem pele nem sementes)
- 1 pitada de açúcar
- 1 pitada de orégãos
- 1 dl de caldo de carne
- sal & pimenta
- farinha para polvilhar

Recheio

- azeite q.b.
- 6 fatias finas de queijo mozzarella (ou flamengo)
- 6 fatias finas de fiambre
- 3 fatias finas de bacon cortadas em tiras largas
- 100 g de cogumelos frescos tipo champignon fatiados
- 100 g de queijo curado cortado em fatias*

* tipo queijo da Serra curado, Alavão, provolone...

Preparação

Preparar a massa: misturar a farinha com o sal, os orégãos e o azeite. Adicionar o fermento previamente dissolvido em água morna e amassar por pelo menos 10 minutos, juntando pequenas quantidades de água morna aos poucos até a massa se apresentar macia e maleável. Formar uma bola e colocar numa tigela polvilhada de farinha. Cobrir com um pano e deixar repousar por 45-60 minutos num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Preparar o molho de tomate: refogar a cebola no azeite. Juntar os tomates picados. Polvilhar com o açúcar e os orégãos. Regar com o caldo quente e deixar apurar em lume brando, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta. Triturar com a varinha mágica ou o liquidificador. Reservar.

Retirar o tabuleiro do forno e forrar com uma folha de papel vegetal. Reservar. Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Colocar a bola de massa sobre a bancada polvilhada de farinha. Amassar por 5-7 minutos e estender a massa com o auxílio de um rolo, formando um rectângulo. Transferir a massa para o tabuleiro do forno.

Pincelar a massa com um pouco de azeite e depois com molho de tomate. Cobrir com as fatias de queijo mozzarella. Distribuir as fatias de fiambre ligeiramente enrolados e as tiras de bacon.

Espalhar os cogumelos fatiados e as fatias de queijo pela piza. Levar ao forno, a 220ºC, por 30-35 minutos, ou até a piza ficar dourada e firme. Retirar do forno e servir de seguida, acompanhando com azeite picante.

Fiambre : Presunto cozido - Orégãos : Orégano - Pimenta : Pimenta do reino - Queijo flamengo : Queijo prato - Papel vegetal : Papel manteiga - Varinha mágica : Mixer
dddd
domingo, 20 de abril de 2008

PostHeaderIcon Lombo de porco em molho de leite



Este é um clássico francês da "cozinha da avó" que quase caiu no esquecimento... E no entanto, a receita é muito saborosa. A cozedura no leite torna a carne macia e o molho fica delicado e suave. Simplesmente delicioso...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 pedaço de lombo de porco de 600 g*
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 30 g de manteiga
- 2 hastes de salva (ou de segurelha)
- 2 hastes de alecrim
- 4 dentes de alho descascados
- 3 cenouras médias cortadas em rodelas
- 150 ml de vinho branco
- 800 ml de leite
- sal & pimenta moída na altura

* ou lombo de vitela

Preparação

Levar o leite a ferver e reservar. Atar as ervas em ramo com fio de cozinha.

Aquecer 3 colheres (sopa) de azeite e a manteiga numa panela. Juntar o raminho de ervas, os dentes de alho inteiros e o lombo de porco. Dourar a carne de todos os lados.

Adicionar as rodelas de cenoura e refogar por 2 minutos. Juntar o vinho branco e levar a ferver. Deixar reduzir um pouco em lume médio.

Regar com o leite quente previamente filtrado. Deixar fervilhar por 45-50 minutos, virando a carne de vez em quando. Temperar com sal e pimenta.

Retirar a carne da panela e reservar num local aquecido. Remover o raminho de ervas. Colocar o molho juntamente com as cenouras e os alhos no copo do liquidificador ou da varinha mágica. Triturar até obter um molho cremoso e homogéneo.

Levar o molho a ferver e deixar engrossar um pouco, sem parar de mexer (para um molho mais espesso, juntar 1 colher - chá - de amido de milho dissolvido em água fria).

Fatiar finamente o lombo de porco e regar com o molho. Servir de imediato, acompanhando com arroz de alho ou batatas à padeira e salada verde.

Salva : Sálvia - Pimenta : Pimenta do reino - Aquecer : Esquentar - Fio de cozinha : Barbante - Ramo : Maço - Varinha mágica : Mixer
dddd

Blog Archive

back to top