sábado, 8 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Pão de Cerveja e Queijo - Beer and Cheese Bread

Estive a compilar as minhas receitas para a máquina de pão e feita a contabilidade são já perto de 200...! Mesmo descontando aquelas que nunca me apetecerá fazer, mais as que diferem apenas num ou outro ingrediente, digamos que ficam 100. A fazer e postar uma receita por semana, tenho blog e pão fresco sempre diferente para os próximos dois anos.
Bom, hoje risquei mais uma da longa lista: Pão de Cerveja e Queijo. Parece estranho mas não só funciona como dá um pão muito fofo e macio. Quando chegou o momento da foto, já lhe tínhamos roubado 3 fatias!

Ingredientes:
- 550g de farinha tipo 65
- 1 colher de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 40g de manteiga
- 300ml de cerveja à temperatura ambiente (usei uma Super Bock normal)
- 150g de queijo ralado (usei 50g de parmesan, 50g de ilha e 50g de serpa)
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:
Aqui já está tudo inventado, é seguir o manual da máquina ou o "modus operandi" sugerido para as receitas anteriores.

Nota de Prova:
dddd
sexta-feira, 7 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Cheesecake de Iogurte com Frutos Silvestres

Gosto muito de inventar na cozinha, mas quando toca a doces e sobremesas sou daquelas pessoas que segue as recitas quase à risca.
Há uns tempos fiquei incumbida de levar umas sobremesas para um jantar. Fiz uma sobremesa, mas o M. achou pouco e pediu-me para fazer outra. Tive de inventar com o que tinha em casa, pois já não havia tempo para compras. O resultado foi este Cheesecake de Iogurte, que fez as delícias de todos os presentes, de tal forma que quase todos me pediram a receita.
Tive de escrever, à medida que me lembrava dos passos que tinha feito.
Entretanto, soube de quem já a fez, com os mesmos resultados e sucesso.
Voltei também eu a fazer e partilho-a aqui!

Ingredientes:

1 pacote de bolacha Maria
100 gr de manteiga sem sal
150 gr de frutos silvestres congelados
200 ml de natas
4 folhas de gelatina
2 iogurtes naturais
açúcar q.b.

Preparação:

Comece por preparar o molho de frutos silvestres. Leve ao lume um tacho com os frutos silvestres ainda congelados, um pouco de água (50 ml) e açúcar a gosto (75 gr).
Deixe ferver tudo em lume brando até a mistura ficar com a consistência de doce. Passe com a varinha mágica e deixe arrefecer.
Rale depois a bolacha Maria e junte a manteiga amolecida. Forre o fundo de uma tarteira com forma de mola com este preparado e reserve.
Bata 200 ml de natas com açúcar a gosto. Quando estiverem bem firmes junte 2 iogurtes naturais e 3 folhas de gelatina previamente demolhadas e derretidas.
Coloque a mistura das natas na forma sobre a bolacha Maria e, sobre isto, deite a calda de frutos silvestres já fria, à qual previamente misturou uma folha de gelatina previamente demolhada e depois desfeita num pouco de água fervente.
(Na primeira versão desta sobremesa, optei por não juntar a gelatina à mistura de frutos silvestres e, depois de a colocar sobre a mistura das natas e iogurte, misturar grosseiramente com um garfo, de modo a ficar com um efeito marmoreado. É indiferente o modo de apresentação - o sabor é o mesmo!)
Leve ao frigorífico a prender e sirva bem frio.

Bom Apetite!
dddd
quinta-feira, 6 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Folhadinhos de Queijo da Ilha com Mel de Rosmaninho

Em tempos vi este aperitivo, não sei se na net, se num livro ou revista de culinária, ou ainda, se no programa do Oliver (Lembrei-me, ou melhor lembraram-me, foi aqui no Blog da Colher de Pau). Fixei apenas que era feito com massa folhada, levava queijo e ainda a quente, era regado com uma colher de mel. Ontem, como aperitivo para o jantar, decidi experimentar. Estendi a massa já pronta, comprada no hiper e cortei em pequenos quadrados (cerca de 10x10cm). Coloquei dentro, uma colher de sopa de queijo da ilha ralado. Embrulhei-os um a um, em forma de "alcofa" e levei ao forno até alourar. Prontos e retirados do forno, levaram uma colher de sopa de mel de rosmaninho por cima e... Sábado vai haver mais, estes souberam a muito pouco!


Nota de Prova:
dddd

PostHeaderIcon Bolo de azeite com figos frescos



Neste momento, as duas figueiras do meu quintal encontram-se carregadíssimas de figos maduros. Aproveitei alguns para fazer este bolo fofo e delicioso...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1 kg de figos frescos
- 200 g de farinha para bolos com fermento*
- 2 colheres (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de aguardente**
- 150 g de açúcar
- 3 ovos
- 100 g de manteiga amolecida
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 pitada de sal
- manteiga para untar
- farinha para polvilhar

* ou 200 g de farinha de trigo + 1/2 saqueta de fermento em pó
** ou cachaça, brandy, conhaque...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda sem buraco com manteiga. Forrar com papel vegetal também untado com manteiga. Polvilhar com um pouco de farinha e reservar.

Bater muito bem a manteiga com 120 g de açúcar até ficar um creme. Juntar os ovos um por um, batendo entre cada adição.

Adicionar a farinha, o sal e o azeite. Envolver muito bem, batendo um pouco. Transferir a massa para a forma e levar ao forno por 30-35 minutos, a 180ºC.

Lavar, secar e arranjar os figos, removendo os pés duros. Cortar os figos em quartos e colocá-los numa tigela. Juntar o açúcar restante, o mel e a aguardente. Envolver delicadamente e deixar repousar por 20 minutos.

Retirar o bolo do forno e picar várias vezes a superfície com um palito. Espalhar os figos e a calda destes sobre o bolo. Levar novamente ao forno por 7-10 minutos.

Deixar o bolo amornar fora do forno. Desenformar e eliminar delicadamente o papel vegetal. Servir levemente morno ou frio.

Ver também : Bolo barranquenho / Bolo de figos secos


Papel vegetal : Papel manteiga
dddd

PostHeaderIcon Caldeirada de Atum

Ando numa de fazer coisas muito simples.
Desta vez uma caldeirada de atum... Não tem nada que saber, mas estava boa, e soube-me muito bem!

Ingredientes para 2 pessoas:
2 bifes de atum frescos
1 tomate grande maduro
1 cebola
1 pimento verde
2 batatas
2 dentes de alho
sal
pimenta
colorau
piri-piri
150 ml de vinho branco ou cerveja
azeite
salsa
coentros

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas. Corte também em rodelas a cebola e o pimento. Pele o tomate e corte-o em pedaços. Pique os dentes de alho.
Corte os bifes de atum em pedaços mais pequenos.
Numa panela coloque uma camada de cebola, batata, tomate, pimento, e atum. Tempere de sal, pimenta, colorau, salsa, coentros e alho. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Regue com o vinho Branco, um fio de azeite e tempere de piri-piri.
Coloque a tampa no tacho e leve a lume forte até levantar fervura. Reduza depois para o mínimo edeixe cozinhar cerca de 30 minutos, agitando o tacho de vez em quando.
Sirva de imediato!

Bom Apetite!
dddd
quarta-feira, 5 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Tomate-Sanduíche



Eis um petisco de Verão encantador que encontrei na bonita revista Sal & Pimenta - Julho-Agosto de 2007, a edição portuguesa da italianíssima Sale & Pepe...! Um snack diferente, rápido e delicioso, perfeito para estes dias realmente caniculares onde não apetece nada passar horas na cozinha...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 dente de alho descascado
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 4-5 folhas de mangericão picadas
- sal & pimenta
- 4 tomates grandes e firmes
- 2 bolas de queijo mozzarella

Preparação

Ligar o forno em posição gril.

Esmagar o dente de alho. Juntar o azeite, o mangericão picado, sal e pimenta. Misturar muito bem e deixar repousar por pelo menos 10 minutos.

Cortar os tomates ao meio no sentido horizontal. Temperar com sal e pimenta. Pincelar os tomates com o molho de alho e levá-los ao forno por aproximadamente 2-3 minutos de cada lado.

Cortar os queijos en quatro fatias grossas. Retirar os tomates do forno. Recheá-los com cada uma das fatias de mozzarella. Levar novamente ao forno até o queijo começar a derreter.

Temperar com mais um pouco de molho de alho e servir de imediato.

Ver também : Tomate recheado com salada de atum



Pimenta : Pimenta do reino - Mozzarella : Mussarela
dddd

PostHeaderIcon Caril de frango com coco e limão



Caril, não há só um... Há mil ! Cada região da Índia tem o seu modo de preparo próprio. Sem falar nas inúmeras versões mais ou menos picantes oriundas de China, Tailândia, Sri Lanka, Pakistão, Antilhas, Moçambique, etc... Julgo que esta receita vem de Goa, mas não o posso confirmar a 100%. Independentemente da sua origem, é deliciosa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 frango cortado em pedaços pequenos
- 4 dl de leite de coco
- 2 dl de leite
- 50 g de coco ralado
- 1 cebola grande picada
- sumo de 1 limão
- 2 colheres (sopa) de caril em pó
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 3 malaguetas secas picadas
- 3 folhas de louro
- 1 cubo de caldo de galinha
- sal

Preparação

Aquecer o azeite juntamente com a manteiga. Juntar a cebola picada, as folhas de louro, as malaguetas e um pouco de sal. Refogar até alourar, mexendo com frequência.

Misturar a farinha com o caril. Juntar a mistura ao refogado e cozinhar sem parar de mexer por 2 minutos.

Adicionar os pedaços de frango. Envolver e saltear por uns minutos, até a carne se apresentar corada.

À parte, misturar o leite de coco com o leite e o coco ralado. Juntar a mistura ao frango. Adicionar o cubo de caldo de galinha previamente esfarelado. Temperar com um pouco de sal se isso for necessário. Cozinhar em lume brando por aproximadamente 20-25 minutos, mexendo de vez em quando.

Rectificar os temperos e juntar o sumo de limão. Cozinhar em lume médio por mais 10 minutos, mexendo sempre. Servir de seguida, acompanhando com arroz basmati.

Ver também : Caril de frango com curgetes / Chacuti de frango


Caril : Curry - Sumo : Suco
dddd

PostHeaderIcon Lacinhos com Pesto de Abacate e Nozes

Mais uma contribuição para o Colher de Tacho. Desta vez, o rei escolhido foi o abacate.Curioso é que só recentemente comecei a utilizar abacate na minha cozinha, mas já me tornei uma fã incondicional desta fruta/legume, altamente versátil.
O que saiu desta vez da minha cozinha, deixou-me bastante satisfeita...achei que a massa estava deliciosa. O mesmo não se pode dizer do M., que detestou!

Ingredientes para 2 pessoas:

200gr de massa de lacinhos tricolores
1 abacate pequeno maduro
1 cebola pequena
tabasco q.b.
sumo de lima
sal q.b.
100gr de nozes

Preparação:

Leve uma panela ao lume com água e sal. Logo que começe a ferver coza aí a massa, até ficar al dente.
Entretanto descasque o abacate e coloque-o no robot de cozinha juntamente com a cebola cortada em pedaços, o sal, o tabasco, o sumo de lima, e 2/3 das nozes. Deixe triturar bem, até obter uma pasta homogénea. Misture as restantes nozes partidas grosseiramente e reserve.
Escorra depois a massa e passe-a por água fria, para parar a cozedura.
Junte o "pesto"de abacate à massa mexendo bem.

Bom Apetite!
dddd
terça-feira, 4 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Salada de orelha



Esta é uma das tais coisas que, ou se adora ou se detesta...! Gosto de trincar orelha de porco desde gaiata, por mais estranho que pareça. Costumava sempre pedir um pedacinho quando a minha mãe fazia cozido à portuguesa. Mas o meu marido, esse, não aprecia nada, por exemplo. No entanto, a salada de orelha, um daqueles petiscos de Verão bem populares nas tascas portuguesas juntamente com a salada de polvo, conta entre as coisas mais saudáveis e leves que se podem comer. Recentement, na televisão, vi uma reportagem sobre Okinawa, uma ilha japonesa onde existe um número recorde de pessoas centenárias (será que a querida Clarice nos pode confirmar essa informação...? Ela tem andado por lá, ultimamente). O segredo está na dieta. Os habitantes de Okinawa comem muito peixe fresco, claro, mas também apreciam imenso as partes gelatinosas e cartilaginosas do porco, como os couratos, a tromba, as orelhas, etc. muito ricas em proteínas mas com teor de gordura nulo. Além das suas virtudes dietéticas, bem preparada, a salada de orelha tem um sabor realmente agradável...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 orelhas de porco
- 1 cebola descascada
- 4 dentes de alho picados finamente
- 2,5 dl de azeite
- 0,5 dl de vinagre
- 1 limão cortado ao meio
- 1 folha de louro
- 1 ramo de coentros (ou de salsa)
- sal & pimenta

Preparação

Chamuscar, lavar e arranjar muito bem as orelhas de porco. Colocá-las numa panela juntamente com a cebola, as metades de limão, a folha de louro e um pouco de sal.

Cobrir com água e levar ao lume. Deixar cozer por aproximadamente 1h15, ou até as orelhas se apresentarem tenras e macias. Retirar a panela do lume e deixar arrefecer por completo.

Retirar as orelhas de porco da panela e escorrê-las. Cortá-las em pedacinhos e colocar dentro de uma tigela.

Juntar os alhos e os coentros previamente picados. Regar com o azeite e o vinagre. Temperar com sal e pimenta à gosto. Envolver muito bem e reservar no frigorífico. Servir a salada fresca, acompanhada com pão.

Ramo : Maço - Tasca : Boteco
Pimenta : Pimenta do reino
Frigorífico : Geladeira

dddd

PostHeaderIcon Arroz tostado com Peru, Espinafres, Pinhões e Passas

Mais uma receita que veio do site da Vaqueiro, com algumas ligeiras alterações. Gostei muito da mistura das passas e dos pinhões com os espinafres. Uma refeição fácil e atractiva!

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de espinafres congelados com queijo (usei os normais e juntei depois 3 fatias de queijo em pedaços)
15 g de pinhões
150g de bifes de peru
Azeite
sal
pimenta de moinho
25 g de passass
1 chávena de chá de arroz vaporizado
2 chávenas de chá de água


Preparação:

Coloque os espinafres com queijo numa frigideira e leve a descongelar sobre lume brando.
Deite os pinhões noutra frigideira e deixe alourar sobre lume moderado agitando a frigideira de vez em quando. Entretanto aproveite para cortar os bifes de peru em tiras.
Leve um pouco de azeite a aquecer num tacho, e aloure aí a carne. Tempere-a com sal e pimenta acabada de moer. Deixe cozinhar e junte depois a carne aos pinhões e às passas.
Adicione mais um pouco de azeite à gordura que ficou no tacho e, quando estiver quente, introduza o arroz. Deixe fritar um pouco até o arroz ficar translucido e regue com a água a ferver. Tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante cerca de 12 minutos.
Ligue o forno e regule-o para os 200 °C. Espalhe os espinafres com queijo sobre o fundo de um tabuleiro por cima espalhe a mistura de carne e pinhões e passas.
Cubra com o arroz e leve ao forno durante 10 a 15 minutos para tostar um pouco.


Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Piza grega



A culinária grega tem algumas inspirações italianas e vice-versa. A versão grega da piza, pouco conhecida entre nós, é rica em vegetais diversos e leva geralmente anchovas. Uma delícia saudável e equilibrada, bem ao estilo mediterrânico, porque piza nem sempre rima com junk food...

Ingredientes para 4 pessoas

Massa

- 300 g de farinha de trigo
- 6 g de fermento padeiro granulado (1/2 saqueta Fermipan)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- água morna q.b.
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar

Recheio

- 3/4 chávena (chá)* de tomates secos
- 1 dente de alho amassado
- 1 colher (sopa) de pinhões
- 1/4 chávena (chá) de azeite
- 200 g de espinafres frescos
- 1 cebola vermelha picada
- 2 tomates maduros cortados em cubinhos
- 8 anchovas em salmora
- 150 g de queijo feta esmagado
- 8 azeitonas pretas cortadas em rodelas
- orégãos picados q.b.
- mangericão picado q.b.

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Colocar a farinha misturada com o sal em monte sobre a bancada. Abrir uma cavidade no meio e juntar o fermento previamente dissolvido num pouco de água morna, assim como o azeite. Amassar por 10 minutos, juntando pequenas quantidades de água morna até a massa ficar homogénea e maleável.

Formar uma bola com a massa e deixar repousar dentro de uma tigela polvilhada de farinha por 1 hora, num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Cobrir os tomates secos previamente escorridos com água a ferver e deixar repousar por 5 minutos. Escorrer muito bem os tomates e triturá-los juntamente com o alho, juntando o azeite aos poucos até obter uma pasta. Temperar com um pouco de orégãos picados e reservar.

Lavar e arranjar os espinafres, guardando apenas as folhas. Aferventar as folhas de espinafres por 2-3 minutos em água temperada de sal. Escorrer muito bem e secar. Reservar.

Estender a massa sobre a bancada polvilhada de farinha, formando um disco fino. Transferir a massa para uma forma de pizas ou uma tarteira.

Pincelar a massa com a pasta de tomate seco. Espalhar as folhas de espinafres por cima e polvilhar com a cebola picada.

Distribuir os cubinhos de tomate, os pinhões e as rodelas de azeitona pela piza. Juntar as anchovas previamente lavadas em água fria e escorridas. Polvilhar com o queijo feta e um pouco de mangericão picado.

Levar ao forno, a 200ºC, por aproximadamente 25 minutos ou até a piza se apresentar cozida e dourada. Servir de imediato.

Ver também : Pissaladière

Fermento padeiro : Fermento biológico
Pinhões : Pinoles, Pinoli
Orégãos : Orégano
dddd
segunda-feira, 3 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Sanduíche colorido



Devo confessar que não fiquei muito entusiasmada com a escolha do abacate como rei da quinzena do portal Colher de Tacho... Cozinho abacate com frequência, mas sem grande convicção, pois acho que é bastante enjoativo e insípido. E no entanto, tenho sempre abacate no frigórifico para o meu marido, grande amador dessa fruta que tanto se presta à receitas salgadas com à receitas doces. A inspiração não surgiu de imediato, até que finalmente me veio esta ideia de sanduíche colorido ao estilo americano, completo e vitaminado, perfeito para um almoço leve e equilibrado de Verão... E desta vez, até não desgostei.



Ingredientes para 2 unidades

- 1 abacate maduro
- 2 porções de queijo fundido (tipo Vaca que Ri)
- 1 pitada de malagueta em pó
- sal & pimenta
- 1 cenoura ralada grosseiramente
- 1 fio de azeite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 4 cebolinhas em vinagre picadas finamente (pickles)
- 4 fatias finas de queijo flamengo
- 4 fatias finas de fiambre
- manteiga q.b.
- 8 fatias de pão de forma integral

Preparação

Cortar o abacate em metades no sentido longitudinal. Eliminar o caroço. Retirar a polpa da casca com o auxílio de uma colher de chá. Colocar a polpa numa tigela e juntar as porções de queijo fundido. Temperar com sal, pimenta e malagueta moída. Esmagar com um garfo até obter uma pasta homogénea. Reservar.

Misturar muito bem a cenoura ralada com o azeite, as cebolinhas picadas, a salsa, sal e pimenta. Reservar.

Torrar ligeiramente as fatias de pão. Barrar duas das fatias de pão com a pasta de abacate. Cobrir com fatias de pão e barrar estas com manteiga.

Sobrepor as fatias de queijo flamengo e as fatias de fiambre. Cobrir com mais fatias de pão. Espalhar a mistura de cenoura por cima e fechar com as fatias de pão restantes. Cortar os sanduíches em triângulos antes de servir.

Mais receitas com abacate : Pasta de abacate / Salada de frango e abacate com pinhões / Salada de camarão, abacate e funcho / Sandes de atum com abacate / Abacate recheado com camarão


Pimenta : Pimenta do reino - Fiambre : Presunto cozido
Frigorífico : Geladeira - Queijo flamengo : Queijo prato
dddd

PostHeaderIcon Cancoillotte



A cancoillotte, uma especialidade francesa que encontramos principalmente na gastronomia da região de Franche-Comté (onde nasceu o meu marido), mas também na região de Lorraine e no Luxemburgo fronteiriço, é um queijo magro com menos de 10% de gordura obtido à partir das réstias do leite de vaca gordo usado para a confecção do famoso queijo comté. Os pequenos grumos de leite desnatado - chamados de mettons, são derretidos em água e/ou leite e manteiga para o fabrico da cancoillotte. Também existe cancoillotte aromatizada com alho (a minha favorita) ou com vinho branco. Apresenta-se como um queijo fundido de cor amarela clara, de consistência densa, sabor suave e aroma delicado. Fria, a cancoillotte é muito boa para barrar pão. Aquecida, fica deliciosa sobre batatas cozidas para acompanhar salsichas frescas, fumados ou qualquer outro tipo de charcutarias. Também se presta muito bem a usos culinários em gratinados, quiches, tartes salgadas ou massas, por exemplo.

O meu marido e eu somos fãs desta especialidade saborosa e saudável. De cada vez que as pessoas amigas de França nos perguntam o que queremos que nos tragam de lá, respondemos sempre em coro: "Cancoillotte!" E não é que encontramos cancoillotte - natural e com alho - à venda no hipermercado Carrefour de Torres Novas...?! Maravilha! Também lá vimos queijo comté. Se ficaram curiosos e desejarem testar, já sabem: é só dirigirem-se até à loja Carrefour mais próxima.

dddd

PostHeaderIcon Filetes com Legumes no Forno

Gosto muito de peixe, mas, tirando o bacalhau não gosto de o comer cozido. Então se fôr pescada cozida... Até fico enjoada com o cheiro do peixe a cozer.
Mas gosto de filetes de pescada, e acho que se tornam muito versáteis e com eles podem fazer-se muitas refeições saborosas e nutritivas.
Porque o peixe não tem de ser sempre cozido, ou grelhado. Aqui fica mais uma sugestão para utilizarem uns filetes de pescada ou de qualquer outro peixe.


Ingredientes para 2 pessoas:

2 filetes de pescada de bom tamanho
1 alho françês pequeno
1 cenoura
1 tomate bem maduro
sal e pimenta
sumo de limão
Oregãos
100ml de natas (usei as novas natas ligeiras, apenas com 10% gordura, mas podem usar natas normais ou light)

Preparação:

Tempere os filetes ainda congelados com o sal, a pimenta e o sumo de limão e deixe descongelar.
Corte depois o alho francês em rodelas e lave bem. Rale a cenoura, limpeo tomae de peles e sementes e corte-o em cubos. Junte todos os legumes e tempere-os levemente de sal.
Num prato de ir ao forno faça uma cama com 2/3 dos vegetais, coloque por cima os filetes inteiros ou partidos ao meio, e regue com o líquido da marinada. Polvilhe com oregãos, e coloque os restantes vegetais.
Regue agora com as natas e leve ao forno (200ºC) durante 20 minutos.
Sirva com arroz ou puré de batata!

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Lombo de porco recheado



Um prato muito saboroso, com um visual bonito...

Ingredientes para 6 pessoas

- 1,5 kg de lombo de porco limpo
- 2 dentes de alho esmagados
- sumo de 1 limão
- sal & pimenta
- 8 fatias finas de bacon
- 200 g de fatias finas de fiambre
- 200 g de fatias finas de queijo flamengo
- 50 g de rodelas finas de azeitonas pretas
- 1 copo de vinho branco
- 1 colher (sopa) de margarina vegetal
- azeite q.b.

Preparação

Com o auxílio de uma faca grande e bem afiada, abrir o lombo de porco de maneira a ficar um bife grande. Espalmar a carne com um martelo de cozinha (ou embrulhá-la em película aderente e bater com um rolo da massa). Temperar com sal, pimenta, os alhos esmagados e o sumo de limão. Deixar repousar por 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar o lombo aberto sobre a bancada. Espalhar as fatias de fiambre por cima. Cobrir com as fatias de queijo e depois com as fatias de bacon. Distribuir as rodelas de azeitona por cima. Enrolar a carne e atar muito bem com fio de cozinha.

Colocar a carne numa assadeira. Regar com o vinho branco e um fio de azeite. Espalhar a margarina cortada em pedaços por cima. Levar ao forno por aproximadamente 1 hora, a 200ºC, regando a carne de 15 em 15 minutos com o próprio molho. Se for necessário, juntar um pouco de água ou de vinho branco para a carne não secar.

Retirar a carne do forno e eliminar o fio de cozinha. Fatiar finamente e transferir para uma travessa. Acompanhar à parte com o molho de cozedura previamente coado. Servir com legumes cozidos ao vapor ou salada.

Ver também : Lombo de porco com cenoura e aipo


Sumo : Suco - Fiambre : Presunto cozido - Pimenta : Pimenta do reino - Queijo flamengo : Queijo prato - Fio de cozinha : Barbante - Bife : Filé
dddd
domingo, 2 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Ghoraiybah Cookies

Num dos meus passeios pela internet, dei com esta receita e fiquei curioso. A primeira razão, por ser uma receite muito simples e a segunda por utilizar uma especiaria onde já tinha tropeçado várias vezes mas que nunca tinha utilizado. Assim, esta tarde meti mãos à obra e eis o resultado: um bolinho tradicional Árabe, com um delicado sabor a cardamomo (que por sinal me deu muito trabalho a encontrar, só o descobri no Clube Gourmet do Corte Inglês) e que por isso nos deixa na dúvida se este é doce ou salgado.


Ingredientes:

- 1 copo de manteiga amolecida
- 1 copo de açúcar de pasteleiro
- 2 copos de farinha
- 1 colher de chá de cardamomo
- amêndoas inteiras ou laminadas para a decoração

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 150º C. Num recipiente médio junte a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Adicione a farinha e o cardamomo e misture tudo muito bem. Coloque a massa em pequenas porções, num tabuleiro forrado com papel vegetal. Decore os bolinhos com as amêndoas e leve ao forno por 20 minutos.

Nota de Prova:

dddd

Blog Archive

back to top