sábado, 3 de abril de 2010

PostHeaderIcon Salada crua de beterraba e cenoura



Julgava que não gostava assim tanto de beterraba até começar a prepara-la crua. Ralada e misturada com outros vegetais como cenouras, fica deliciosa. Com o seu tempero aromático, esta salada diferente é perfeita para os dias mais quentes, seja como entrada ou acompanhamento.

Ingredientes para 6 pessoas

- 1/4 chávena de sumo de limão
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de mel
- 3/4 colher (chá) de cominhos moídos
- 1/2 colher (chá) de sementes de coentros moídas
- 1/4 colher (chá) de canela moída
- 1/4 colher (chá) de malagueta seca moída
- sal
- 500 g de beterrabas cruas, descascadas
- 2 cenouras grandes, descascadas
- 1/3 chávena de salsa fresca picada (ou de coentros frescos)

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml

Preparação

Colocar o sumo de limão, o azeite, o mel, os cominhos, as sementes de coentros, a malagueta e um pouquinho de sal no fundo de uma saladeira. Bater muito bem com uma vara de arames até obter um molho homogéneo. Reservar.

Ralar as beterrabas em grelha média num robô de cozinha ou com o auxílio de um ralador manual. Ralar também as cenouras.

Transferir as beterrabas e as cenouras raladas para a saladeira. Juntar a salsa picada e envolver delicadamente. Servir a salada fresca.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Sumo : Suco - Semente : Grão - Robô de cozinha : Processador de alimentos
dddd
sexta-feira, 2 de abril de 2010

PostHeaderIcon Cherne grelhado com manteiga de chalota



Estava a fazer umas compras com o meu marido quando nos deparamos com umas magníficas postas de cherne pescado do dia na peixaria. Compramos a maior, que pesava 1,400 kg. Só para terem uma ideia do tamanho do "monstro", coloquei um tomate-cereja na foto abaixo... Nunca tinha visto postas de cherne tão grandes na minha vida. Nem tão frescas e rosadas. Isto de viver nos Açores, tem as suas vantagens, sem dúvida. ;)



Um peixe dessa qualidade merece um certo respeito. No entanto, resolvemos cozinha-lo muito simplesmente de modo a preservar as suas qualidades de origem. O meu marido grelhou as postas com muito cuidado para o peixe não secar. E foi servido com um delicioso molho clássico que acompanha tradicionalmente todos os tipos de peixes brancos, na culinária tradicional francesa. Deliciámos-nos!

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pedaços de cherne com 2-3 cm de espessura (+/- 800 g)
- sal & pimenta moída no momento
- manteiga derretida q.b.

Molho

- 250 g de manteiga com sal bem fria, cortada em cubos pequenos
- 200 ml de vinho branco seco
- 50 ml de vinagre de vinho branco
- 3-4 chalotas francesas, picadas finamente
- sal & pimenta moída no momento



Preparação

Temperar as postas de peixe com sal e pimenta. Reservar.

Untar um grelhador ou uma chapa com manteiga derretida. Aquecer em lume médio.

Adicionar as postas de peixe e grelhar em lume médio por aproximadamente 12-13 minutos, virando as postas uma vez à meio da cozedura (o peixe deve ficar cozido, mas não seco).

Entretanto, colocar as chalotas picadas num tacho pequeno, juntamente com o vinho branco, o vinagre, sal e pimenta. Levar a ferver e deixar reduzir em lume forte até aproximadamente 1/3.

Baixar o lume e incorporar os pedaços de manteiga, batendo energicamente com uma vara de arames até o molho se apresentar cremoso e brilhante, sem deixar ferver para o molho não talhar. Rectificar os temperos e retirar o tacho do lume.

Transferir as postas de peixe para os pratos previamente aquecidos. Regar o peixe com a manteiga de chalota e servir de imediato, acompanhando com legumes cozidos ou arroz.

Cherne : Mero, garoupa - Pimenta : Pimenta do reino - Chalota : Echalote
dddd

PostHeaderIcon Boa Páscoa!

Aqui em casa mantem-se a tradição de oferecer uns miminhos saídos da cozinha aos irmãos. Este anos houve também outros beneficiários, e para além dos tradicionais folares, fiz uns cestinhos de Páscoa recheados de bolachinhas, outros de ovos de salame e outros ainda de ovos de chocolate. Coisinhas doces e cheias de mimo como se quer.

Ingredientes para 6 ovos de chocolate:

500gr de chocolate de leite
6 ovos grandes

Preparação:

Com a ajuda de uma agulha grossa ou com a ponta de uma faca, faça dois furos, um em cada extremidade de cada ovo. Sopre depois com força num dos orifícios, colocando uma taça por debaixo do outro buraquinho e esvazie os ovos. (Pode aproveitar estes ovos para usar noutra preparação culinária). Depois de esvaziar todos os ovos deixe-os a escorrer e secar.
Entretanto coloque o chocolate partido em pequenos pedaços dentro de um saco de congelação ou de sandes limpo. Aqueça água e assim que a água estiver a ferver desligue e deixe arrefecer um pouco.
Coloque depois o saco com chocolate, bem fechado, dentro da água e deixe o chocolate derreter completamente.
Limpe depois o saco com um pano e corte uma das pontas do saco - mas uma pontinha pequenina - de modo a ficar com uma espécie de saco de pasteleiro com o qual vai rechear os ovos que esvaziou.
Com um pouco de papel de alumínio tape um das extremidades dos ovos, e na outra extremidade introduza o bico do saco com o chocolate e recheie a casca do ovo até esta ficar cheia.
Repita a operação com todos os ovos, e coloque-os no frigorífico até solidificarem.
Depois é só descascar os ovos e têm ovos de chocolates para todos os gulosos!

Bom Apetite! E Boa Páscoa! dddd
quinta-feira, 1 de abril de 2010

PostHeaderIcon Bolachinhas de Lavanda e Limão

Foram alguns os pedidos de sugestões de miminhos para a Páscoa. Os folares, feitos nos últimos anos, são sempre a minha primeira sugestão mas, para um miminho mais simples nada melhor do que umas bolachinhas que, dentro de umas embalagens giras e bem decoradas fazem sempre um presentinho simpático.
Como andava à imenso tempo para preparar umas bolachinhas que levassem lavanda (ou alfazema ou flôr de rosmaninho, como lhe quiserem chamar) achei que esta era a altura indicada. Primeiro, porque lembram a primavera, e depois porque esta flôr é usada nos ramos pascais (e do Domingo de Ramos) por este país fora. Portanto, acho que estas bolachinhas são optimas para oferecer por estes dias, e sempre são uma alternativa aos ovos, amêndoas, galinhas e coelhos de chocolate!

Ingredientes para cerca de 35 bolachinhas:
(usei uma chávena com cerca de 230ml de capacidade)

2 chávenas de farinha sem fermento
1 chávena mal cheia de açúcar
raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de lavanda seca (à venda nas lojas Celeiro)
1/2 colher de chá de fermento em pó
150gr de manteiga
1 ovo pequeno
1 colher de chá de extrato de baunilha
sumo de 1/2 limão

Preparação:

No robot de cozinha misture o açúcar com a raspa de limão e a lavanda e triture até tudo ficar bem misturado. Junte depois a farinha, o fermento e a manteiga cortada em cubos e ligue novamente o robot de cozinha até começar a ficar com uma espécie de granulado grosso. Bata depois o ovo com o sumo de limão e o extrato de baunilha e, com o robot ligado, junte à mistura anterior. Deverá ficar com uma massa que se separa das paredes do robot de cozinha.
Tire a massa do robot e com as mãos amasse tudo novamente até formar uma bola. Se a massa se pegar aos dedos junte um pouco mais de farinha.
Forme com a massa um rolo com cerca de 3 cm de diametro e envolva em película aderente. Leve ao frigorífico até a massa ficar firme, 1 a 2 horas.
Retire depois o rolo da massa do frigorífico e com uma faca corte rodelas com 0,5cm de largura.
Coloque as bolachinhas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve a forno quente (170ºC) durante 10 minutos, até começarem a ficar douradas nas bordas.
Retire e deixe arrefecer antes de guardar.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 31 de março de 2010

PostHeaderIcon Tagliatelle com salmão fumado e rúcula



O aroma delicadamente apimentado da rúcula combina da melhor forma com o sabor do salmão fumado. Um prato simples, leve e requintado...

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de massa tipo tagliatelle ou fettuccine
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente de alho picado finamente
- 150 g de fatias finas de salmão fumado, cortadas em tiras pequenas
- 55 g de rúcula
- sal & pimenta moída no momento
- 1 limão cortado em quartos

Preparação

Levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada com sal.

Aquecer o azeite numa caçarola de saltear. Juntar o alho picado e alourar em lume brando por 1 minuto, mexendo sempre para o alho não queimar.

Adicionar as tiras de salmão fumado e as folhas de rúcula. Saltear por 1 minuto, mexendo sempre. Temperar com sal e pimenta. Retirar a caçarola do lume.

Escorrer a massa e transferi-la para a caçarola. Envolver delicadamente com o auxílio de dois garfos.

Distribuir o preparado pelos pratos previamente aquecidos e guarnecer com os quartos de limão. Servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Peixe e Marisco - Parragon Books (Portugal)

Massa : Macarrão - Tagliatelle : Talharim - Pimenta : Pimenta do reino dddd

PostHeaderIcon Salada de favas com linguiça e queijo fresco



Temos tido uns dias radiantes desde o início da semana, com muito sol e temperaturas em alta. Já me apetece cozinhar coisas mais leves e frescas. Ontem, esta saborosa salada primaveril ao estilo alentejano foi o nosso almoço, por exemplo. Gostei imenso, apesar de levar favas, leguminosas pelas quais não morria de amores até viver nos Açores onde começaram a entrar com mais frequência na minha alimentação.

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de favas pequenas, frescas ou congeladas
- 2 queijinhos frescos* de vaca ou de cabra, escorridos e cortados em cubos
- 4 linguiças** (+/- 150 g), cortadas em rodelas finas
- 1 malagueta vermelha fresca ou de conserva, cortada em tiras finas (sem as sementes)
- 4-5 folhas de hortelã fresca, picadas
- 1 colher (sopa) de coentros frescos, picados finamente
- vinagre q.b.
- azeite q.b.
- sal & pimenta moída no momento

* ou, na falta destes, 2 bolas de mozzarella

** tipo linguiça alentejana, algarvia ou açoriana. Ou uma quantidade equivalente de chouriço cortado em meias-luas finas

Preparação

Levar as favas a cozer em água a ferver temperada de sal até se apresentarem cozidas mas ainda ligeiramente firmes. Escorrer as favas e passa-las por água fria corrente. Deixar escorrer e arrefecer.

Aquecer uma frigideira anti-aderente. Juntar as rodelas de linguiça e saltear até ficarem douradas e estaladiças. Escorrer sobre papel absorvente.

Colocar as favas numa tigela grande. Adicionar as rodelas de linguiça, os cubos de queijo fresco, as tiras de malagueta, a hortelã e os coentros.

Temperar à gosto com sal, pimenta, azeite e vinagre. Envolver delicadamente e cobrir com filme transparente. Deixar refrescar um pouco no frigorífico antes de servir.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº45 (Portugal)

Linguiça : Linguiça portuguesa pequena e fina, defumada, com um sabor parecido ao do chouriço - Mozzarella : Mussarela - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Papel absorvente : Papel toalha - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Cheesecake de Chocolate

Este chesecake de chocolate foi a única sobremesa nova na mesa de doces do aniversário do M. Para mim foi uma agradável surpresa. Uma receita optima, muito simples de fazer e que agradou à maioria dos convidados. Para o meu amigo LM, foi uma das favoritas, já a minha mãe achou a receita muito doce e disse-me para cortar no açúcar. O curioso é que o açúcar não é um dos ingredientes da receita.
Uma sugestão para a mesa da Páscoa!

Ingredientes:
(adaptado da Olive, Março de 2010, página 41)

300gr de queijo creme
200gr de mascarpone
100gr de chocolate de negro
300gr de chocolate de leite
175gr de bolacha Maria
50gr de manteiga

Preparação:

Rale a bolacha maria e junte-lhe a manteiga derretida. Numa forma redonda de mola, coloque a mistura de bolacha e precione bem para formar a base do chesecake.
Entretanto misture o queijo-creme com o mascarpone e junte depois o chocolate de leite derretido. Adicione depois o chocolate negro derretido e envolva apenas para ficar com um efeito marmoreado.
Coloque a mistura de queijo e chocolate sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico pelo menos durante duas horas, ou de um dia para o outro.
Sirva cortado em fatias.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 30 de março de 2010

PostHeaderIcon Canja de almôndegas



Esta sopa é um compromisso leve e delicioso entre a tradicional canja de galinha e as sopas de almôndegas orientais. Foi muito apreciada cá em casa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 200 g de peito de frango sem pele nem ossos
- 4-5 folhas de hortelã fresca, picadas
- sal & pimenta moída no momento
- farinha q.b.
- 2 cenouras cortadas em meias-luas finas
- 40 g de margarina vegetal
- 200 g de alho-francês cortado em rodelas finas
- 1 l de caldo de galinha quente
- 100 g de massinhas tipo cuscus (piselli)*

* ou outras massinhas à gosto como pevides (orzo), letrinhas, estrelinhas, etc.

Preparação

Cortar o peito de frango em pedaços. Colocar os pedaços de frango no copo da picadora e triturar.

Transferir o frango picado para uma tigela. Juntar metade da hortelã. Temperar com sal e pimenta. Juntar um pouquinho de farinha, apenas para ligar os ingredientes. Misturar.

Moldar bolinhas do tamanho de nozes, enrolando pequenas porções do preparado entre as palmas das mãos. Reservar as almôndegas sobre um prato raso ligeiramente húmido.

Derreter a margarina numa tacho grande e deixar aquecer. Adicionar as almôndegas e doura-las de todos os lados, sacudindo o tacho de vez em quando.

Juntar as rodelas de alho-francês e as meias-luas de cenoura. Cobrir com uma tampa e deixar estufar até os vegetais amolecerem um pouco.

Regar com o caldo quente e levar a ferver. Rectificar os temperos. Adicionar as massinhas e envolver. Deixar fervilhar até as massinhas se apresentarem cozidas "al dente".

Retirar a sopa do lume e guarnecer com a restante hortelã picada. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada da revista Saberes & Sabores nº191

Pimenta : Pimenta do reino - Alho-francês : Alho-porró - Picadora : Processador de alimentos - Carne picada : Carne moída
dddd

PostHeaderIcon Vindalho

Ainda dos anos do M. - um dos pratos principais: vindalho. Um prato de inspiração portuguesa criado em terras de Goa. Sim, porque o nome vindalho vem do tradicional tempero português "vinho e alhos". Em terras indianas, juntaram-se as especiarias e uma nova receita se criou.
Aqui fica.

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
(de Tasty Goan Morsels - Maria de Lourdes Bravo da Costa Rodrigues)

1kg de carne de porco cortada em cubos
1 cabeça de alhos
1 colher de sopa de cominhos
1 colher de sopa de curcuma (açafrão das índias)
1/2 colher de sopa de pimenta
2 colheres de sopa de piri-piri moído (eu coloquei bastante menos...)
5 cebolas
4 colheres de sopa de vinagre
sal q.b.
óleo vegetal

Preparação:

Tempere a carne com todos os temperos e deixe ficar durante pelo menos 6 horas no frigorífico, mas de preferência de um dia para o outro.
Corte depois as cebolas em rodelas finas e frite-as no óleo. Junte a carne e deixe fritar bem,
Adicione depois 3 chávenas de água e deixe cozinhar lentamente até a carne estar macia e cozinhada. Se necessário junte mais sal e vinagre.
Sirva com arroz basmati ou thai jasmim bem soltinho.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 29 de março de 2010

PostHeaderIcon Salteado de tortellini, ervilhas e bacon



A 2ª Feira costuma ser o dia da semana onde tenho mais trabalho. No entanto, o almoço desse dia é geralmente prático e sem grandes complicações. Uma embalagem de massa fresca recheada pronta a usar é uma boa opção para improvisar uma refeição rápida mas todavia saborosa e satisfatória...

Ingredientes para 2-3 pessoas

- 250 g de massa fresca recheada, tipo tortellini de presunto ou ravioli de carne
- 125 g de fatias finas de bacon cortadas em tiras pequenas
- 1 chávena* de ervilhas frescas ou descongeladas
- raspa da casca de 1/2 limão
- 1 chalota francesa picada finamente
- 1-2 colheres (sopa) de azeite
- 50 g de queijo ralado tipo parmesão ou queijo da ilha
- sal & pimenta moída no momento

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml

Preparação

Levar a massa a cozer "al dente" juntamente com as ervilhas num grande volume de água a ferver temperada de sal.

Escorrer muito bem a massa e as ervilhas. Voltar a coloca-las to tacho onde cozeram. Reservar.

Aquecer o azeite numa caçarola de saltear anti-aderente e refogar a chalota picada com as tiras de bacon até alourar.

Juntar a massa e as ervilhas. Envolver e saltear em lume médio até a massa começar a dourar ligeiramente, mexendo delicadamente de vez em quando.

Adicionar metade do queijo ralado. Temperar com sal e pimenta. Misturar delicadamente e retirar a caçarola do lume.

Polvilhar com o queijo ralado restante e a raspa da casca de limão. Servir de imediato.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Blue Cooking nº45 (Portugal)

Massa : Macarrão - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Chalota : Echalote - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Salada de Frango e Manga

No sábado, foi dia de mais um workshop na Quinta S. Luiz com o Chef Hélio Santos, que voltou a correr lindamente. Literalmente, todos puseram as mãos na massa e foi muito divertido, com mais um grupo fantástico. E para saberem o que perdem, deixo algumas fotos das massas.
Quanto à receita de hoje, segue mais uma entrada dos anos do M. de que eu pessoalmente gostei muito. Uma salada com frango e manga que creio ser ideal para dias quentes, ou para almoços ligeiros em tempo de praia.

Ingredientes para 4 pessoas:

300gr de frango cozinhado e desfiado
1 manga
100gr de mistura de alfaces para saladas
1/2 malagueta fresca
1/2 lima
1 colher de sobremesa de óleo de sésamo
sal q.b.
cebolinho

Preparação:

Corte a manga em cubos pequenos e misture-a com o frango. Tempere com o cebolinho picado, a malagueta e o sumo de lima.
Num prato disponha a mistura de alface e por cima coloque a mistura de frango e manga.
Tempere com umas pedrinhas de sal e o óleo de sésamo e misture bem, envolvendo todos os ingredientes. Sirva de imediato.

Bom Apetite!



dddd
domingo, 28 de março de 2010

PostHeaderIcon Costeletas de porco à Maria Bernarda



As costeletas de porco podem tornar-se enfadonhas se as preparamos sempre da mesma maneira, e no entanto, existem tantas formas diferentes de cozinha-las. Esta, por exemplo, é simples mas muito saborosa...

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 8 costeletas de porco (lombo)
- 2 colheres (sopa) de banha
- 1 cebola média picada finamente
- 250 ml de vinho tinto
- 400 ml de caldo de carne ou de galinha a ferver
- 4 dentes de alho picados finamente
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Espalmar as costeletas com um martelo de cozinha. Temperar com sal, pimenta e metade dos alhos picados.

Aquecer a banha em lume médio numa caçarola de saltear ampla. Juntar as costeletas e dourar de ambos os lados.

Adicionar a cebola picada, os alhos restantes e a salsa previamente picada. Regar com o vinho tinto e o caldo.

Cobrir com uma tampa e deixar fervilhar em lume brando até as costeletas se apresentarem bem tenras. Rectificar os temperos e servir de seguida, acompanhando com batatas fritas.

Fonte : receita adaptada de O Livro de Pantagruel - Ed. Temas e Debates

Costeleta : Bisteca - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

Blog Archive

back to top