sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Creme de grão de bico com coentros



Por cá, a época das festas viveu-se intensamente. Foi difícil voltar à rotina e ainda nem sequer tive tempo para arrumar as decorações de Natal. Também não tenho cozinhado grande coisa. Mas uma sopa quente e saborosa é sempre bem vinda para limpar o organismo dos habituais excessos do final do ano...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 lata grande de grão de bico cozido
- 1,2 l de água
- 1 cebola picada
- 1 folha de louro
- 4 dentes de alho picados
- 100 ml de azeite
- 1 batata grande cortada em pedaços
- 2 cenouras cortadas em pedaços
- 1 ramo pequeno de coentros frescos
- sal

Preparação

Lavar e escorrer muito bem o grão de bico. Reservar.

Aquecer metade do azeite num tacho grande. Refogar a cebola e os alhos picados juntamente com a folha de louro até a cebola amolecer.

Juntar os pedaços de batata e de cenoura. Refogar por mais 2 minutos, mexendo. Adicionar metade do grão de bico e metade dos coentros previamente picados. Envolver.

Regar com a água e adicionar o azeite restante. Temperar com sal e levar a ferver. Baixar o lume e cozinhar por 25-30 minutos, em lume médio-brando.

Remover a folha de louro da sopa. Desligar o lume e triturar a sopa com o auxílio de uma varinha mágica ou de um liquidificador até ficar em creme.

Voltar a colocar a sopa ao lume. Se parecer muito espessa, adicionar um pouquinho de água e envolver. Rectificar os temperos e aquecer em lume brando.

Juntar o grão de bico reservado e polvilhar com os coentros picados restantes. Servir de seguida.


Ramo : Maço dddd
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Bochechas de Porco no Forno com Molho de Vinagreta

Desde que tinha visto esta receita no livro do Vitor Sobral "Entre Tachos e Tabuleiros" que andava com vontade de experimentar. Mas nunca mais me lembrava de comprar as bochechas de porco (ou burras). O tempo foi passando, e quase 1 ano depois de me terem oferecido o livro, e algumas receitas experimentadas depois, lá comprei finalmente as bochechas e segui a referida preparação.
Antes de mais, deixem que diga que estavam muito boas, afinal a receita é do Vitor Sobral, mas houve uma coisa que me incomodou. O nome original da receita é "Burras de porco no forno, curgete alourada e vinagreta de coentrada". Até aqui, nada a assinalar. Mas, há medida que se vai fazendo a receita percebe-se que falta alguma coisa. é que, na receita, de curgete alourada, nada! Ou seja, fazemos as bochechas no forno, fazemos o molho de vinagreta e as curgetes não entram em nenhum lado! Ora se não entram, porque é que fazem parte do nome da receita? E também não são o acompanhamento sugerido!
Até se podem ter esquecido dessa parte, eu compreendo, mas será que (ainda) ninguém notou? Só eu é que andei às voltas com a receita, à procura da curgete perdida?

Ingredientes para 2 pessoas:
(ligeiramente adaptado de "Entre Tachos e Tabuleiros" - Vitor Sobral, pág.132

6 bochechas de porco limpaS
1 cebola
2 dentes de alho
50ml de vinho branco
azeite q.b.
1 pitada de colorau
1 pitada de cominhos
sal
pimenta q.b.

Para a Vinagreta:
100 ml do líquido do assado
1 fio de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de vinho
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de coentros frescos picados

Preparação:

Coloque a carne no tabuleiro onde irá assar e tempere-a com a cebola e os alhos picados, o colorau, os cominhos, o sal e a pimenta. Regue depois com o vinho e o azeite. Deixe a carne ficar na marinada cerca de 24 horas.
Leve depois a cozer, tapado, em forno muito brando (150ºC) durante cerca de 3 horas. Ao fim de duas horas deixe cozinhar já destapado.
Para servir prepare a vinagreta emulsionando o molho do assado com o azeite e vinagre.
Cubra a carne com esta vinagreta e polvilhe com a cebola e os coentros picados.
Sirva com puré de batata e legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Tapas de Cogumelos e Rucula

Ainda antes do Natal e restantes festas, passaram lá por casa estas tapas bem simples e saborosas que fizeram parte dos nossos já conhecidos jantares de Domingo.
Mais uma vez, foi o conteúdo do frigorífico a ditar o que comer: havia cogumelos e rucula já meio murchinhos. No cesto do pão 1/2 baguete a ficar dura. E cá em casa nada se deita fora... Tudo se aproveita. E apesar de os melhores ingredientes fazerem as melhores refeições, o aproveitamento de ingredientes também dá saborosos repastos!

Ingredientes para cerca de 12 tapas:

1/2 baguete
8 cogumelos brancos frescos
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
tomilho q.b.
1 mão cheia de rucula selvagem
1 dente de alho
azeite q.b.
sal e pimenta

Preparação:

Lave e corte os cogumelos em fatias. Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite, o dente de alho picada e salteie os cogumelos até ficarem cozinhados. Junte depois o vinagre balsâmico, deixando ferver um pouco e tempere de sal, pimenta e tomilho. Reserve.
Entretanto corte a baguete em fatias da grossura de um dedo e coloque-as num tabuleiro de ir ao forno. Regue com um pouco de azeite e coloque-as no forno já quente apenas para alourarem.
Divida a mistura de cogumelos pelas fatias de pão e cubra com um pouco de rucula previamente lavada e bem seca. Regue com um pouco de azeite e sirva ainda quentes.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Bolo Raínha

E chegamos ao Dia de Reis, o último dia deste período de festividades!
Para comemorar, decidi fazer não um Bolo Rei, mas sim um Bolo Raínha. A receita estava guardada desde o ano passado e veio daqui. Em vez de amassar à mão decidi usar a Máquina do Pão, e o resultado não desiludiu. Um bolo muito bom e fofo, digno de uma qualquer Raínha.
Feliz Dia de Reis para todos!

Ingredientes para 1 bolo grande:

100 grs nozes
100 grs amêndoas inteiras
600 grs farinha
125 ml de leite
1 pacote de levedura seco (usei 1 pacotinho de Vahiné)
1 colher chá sal
1 colher chá extracto baunilha
165 grs de açucar amarelo
100 grs de manteiga derretida
3 ovos

Cobertura
metades de nozes e amêndoas inteiras
2 colheres sopa açucar amarelo
2 colheres sopa água
leite para pincelar
açúcar em pó para decorar

Preparação:

Aqueça o leite e desfaça nele o fermento. Coloque esta mistura na cuba da máquina de pão, junte a manteiga derretida, o extracto de baunilha e os ovos batidos (que devem estar à temperatura ambiente). Acrescente depois a farinha, o açúcar, o sal e as nozes e amêndoas previamente passadas pela máquina de picar.
Ligue a máquina e utilize o programa de amassar e levedar. Se não tiver máquina de pão misture os ingredientes à mão, deixando levedar num local abrigado. Depois de levedada, a massa deve ter duplicado de volume.
Forme uma bola e coloque-a no tabuleiro de ir ao forno previamente untado e polvilhado com farinha. Com as mãos abra um buraco no meio e forme uma coroa (Coloque um copo ou taça enfarinhado no meio para evitar que o buraco feche). Cubra com um pano e deixe levadar mais 45 minutos.
Pincele o bolo com o leite, decore com os frutos secos e leve ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Retire do forno e deixe arrefecer. Faça uma calda com a água e o açúcar amarelo e pincele o bolo com ela.
Para finalizar polvilhe abundantemente com açúcar em pó.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Frango do Campo Cerejado com Arroz de Forno

São ainda algumas as receitas do ano anterior que esperam a hora de ser publicadas. É o caso deste frango cerejado, receita tradicional que fez muito sucesso aqui por casa ainda antes do natal.
A preparação é bastante simples, o verdadeiro segredo está na qualidade do frango que deverá ser caseiro ou, quanto muito frango do campo.

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 frango caseiro ou do campo
1 medida de arroz carolino
6 dentes de alho
sal q.b.
azeite q.b.
1 cebola
1 cenoura
1 raminho de salsa

Preparação:

Coza o frango em água temperada de sal, juntamente com a cenoura e a cebola. Assim que o frango estiver cozido retire-o reservando o caldo da cozedura.
Num tacho leve um pouco de azeite a aquecer e frite o arroz. Adicione 2 medidas do caldo da cozedura do frango e a salsa, e rectifique de sal. Assim que levantar fervura desligue o lume, coloque tudo numa assadeira de barro e coloque no forno já quente deixando o arroz secar e cozinhar, ficando lourinho.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com o azeite, os dentes de alho esmagados com a casca e os pedaços de frango bem escorridos. Deixe alourar em lume brando, tendo o cuidado de ir virando de vez em quando até a pele do frango se apresentar com uma crosta dourada.
Sirva o frango sobre o arroz de forno.

Bom Apetite! dddd
domingo, 3 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Creme de Espargos

O novo ano começou e ainda andamos todos em modo "festas""! Mas as festas acabaram e é altura de voltar às rotinas. É também altura de voltar a ter cuidado com a alimentação e esquecer os excessos cometidos durante o ultimo mês.
Para ajudar a entrar novamente na rotina alimentar, nada como uma sopinha saudável, quente e nutritiva.

Ingredientes para cerca de 6 pessoas:

500gr de espargos verdes
2 batatas médias
1 cebola pequena
azeite
sal q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e arranje os espargos retirando-lhes as partes fibrosas. Corte os legumes em pequenos pedaços, reservando as pontinhas de espargos para mais tarde.
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e salteie os legumes. Cubra-os com água a ferver e tempere de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem bem macios.
Bata depois a sopa com a varinha mágica até esta estar bem cremosa. Se necessário acrescente um pouco mais de água. Rectifique os temperos e junte as pontinhas dos espargos. Leve novamente a sopa ao lume apenas para cozer os espargos.
Sirva bem quente.

Bom Apetite! dddd

Blog Archive

back to top