sábado, 7 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Filetes de peixe-porco



Descobri o peixe-porco - que alguns pescadores chamam "pampo "apesar de não se tratar da mesma espécie de peixe - há uns meses atrás, em casa de uns amigos queridos da ilha Terceira. Nunca tinha provado tal bicho antes e fiquei simplesmente rendida pois é excelente. Dá uns filetes grandes, espessos, brancos e firmes que acho superiores aos do bacalhau fresco, tanto à nível de textura como de sabor.

Recentemente, tenho encontrado filetes de peixe-porco à venda em algumas peixarias da ilha por menos de 4.00 €/kg - mais baratos no entanto que filetes de panga ou sei lá o que é, aquele peixe rasca criado em viveiros à base de rações em águas de rio sujas, algures no Vietname, e cuja venda deveria ser proibida na Europa...[veja aqui em que condições são criados os peixes e tenho a certeza que nunca mais comprará filetes de panga].

O peixe-porco deve o seu nome aos grunhidos que emite quando é retirado do mar. Os pescadores têm de ter algum cuidado com ele, pois possui dentes grandes e afiados que sabe usar quando se sente atacado.

Daquilo que sei e li em publicações culinárias daquele país, é comercializado no Brasil - onde também é chamado porquinho, mas não em Portugal continental onde é apenas consumido por pescadores - profissionais ou amadores. Julgo que será por necessitar de algum arranjo; a sua pele é tão áspera e espessa que os pescadores açorianos usavam-na como lixa para os barcos, segundo os meus amigos terceirenses Paulo, Fernando e José Adelino. Além do mais, só se aproveitam mesmo os filetes.

O peixe-porco consta na lista da pesca sustentável. No entanto, se conhecer algum pescador que lhe-o possa fornecer, não hesite em provar: é realmente muito bom. Na Terceira, a peixeira vende-me os filetes limpos de espinhas e sem a pele, mas se não conseguir encontrar peixe já arranjado, a pele é tão espessa que se arranca com bastante facilidade, puxando-a de a cauda para cima após remoção da cabeça (ver imagens aqui).

Pode ser cozinhado como o bacalhau fresco ou a pescada - frito, assado, cozido, etc. Se resolver grelhar os filetes, convém guardar-lhes a pele para não se desfazerem. A primeira vez que cozinhei peixe-porco em casa, optei por uma receita clássica e que resulta sempre bem. Coloquei os filetes numa marinada tradicional açoriana parecida com esta durante umas horas. Depois, escorri os filetes antes de os passar por farinha de milho amarela. Levei a fritar em óleo vegetal aquecido até ficarem dourados e reguei com um fio de limão. Um pitéu...!

Saber mais sobre o peixe-porco aqui


dddd
quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Bolo Mármore de Iogurte com Chocolate e Cardamomo

Acho que já aqui tinha dito que há receitas que são como um "vestido preto". Ou seja adaptam-se facilmente a todas as ocasiões mudando ou acrescentando alguns ingredientes.
Para mim isso acontece muito com a receita do Bolo de Iogurte. Porque é uma receita simples, onde é só misturar tudo, pôr no forno, e temos um bolo num instante!
Desta vez a receita original foi dividida, depois acrescentada e saiu este bolo que desapareceu num instante enquanto a chuva caía la fora e nós no sofá nos dedicavamos a uma tarde de cinema!

Ingredientes:

4 ovos
1 iogurte natural - 125gr (ou de qualquer aroma à escolha)
3x a medida do iogurte de açúcar
3x a medida do iogurte de farinha
1x a medida do iogurte de óleo
1clh chá de fermento
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de cardamomo moído

Preparação:

Misturam-se muito bem todos os ingredientes deixando de lado o chocolate e o cardamomo.
Divide-se depois a massa em dois e numa metade acrescentamos o chocolate e na outra o cardamomo.
Numa forma untada e polvilhada vai-se colocando, alternadamente, as duas massas. Leva-se depois a cozer em forno médio durante cerca de 45 minutos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Bifes à portuguesa



De vez em quando, apetece-me mesmo comer um bife à boa maneira tradicional portuguesa, como aqueles que são servidos em caçarolas de barro nas cervejarias lisboetas, regados com um molho delicioso e acompanhados por uma porção generosa de batatas fritas caseiras. Com a carne de novilho maravilhosa que temos nos Açores, estes bifes ficaram simplesmente de comer e chorar por mais...

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de batatas cortadas em rodelas
- óleo vegetal para fritar
- 4 fatias finas de presunto
- 100 ml de azeite
- 4 bifes de novilho não muito finos
- 4 dentes de alho levemente esmagados
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 4 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Colocar as rodelas de batata num recipiente próprio para micro-ondas. Levar ao micro-ondas em potência máxima por 1 minuto. Transferir as batatas para uma fritadeira com óleo aquecido a 175ºC. Deixar fritar até ficarem douradas e estaladiças. Escorrer sobre papel absorvente e temperar com sal. Reservar.

Entretanto, aquecer o azeite numa frigideira e juntar as fatias de presunto. Deixar dourar por 1-2 minutos e retirar as fatias de presunto da frigideira. Reservar num local aquecido.

Temperar os bifes com sal e pimenta. Fritar os bifes de ambos os lados no azeite que serviu para o presunto, até obter o ponto de cozedura desejado. Distribuir os bifes por pratos ou caçarolas de barro individuais e reservar num local aquecido.

Juntar os alhos esmagados e o louro à gordura que serviu para os bifes. Envolver e regar com o vinho branco. Deixar ferver até evaporar. Adicionar a mostarda e misturar com uma colher de pau. Deixar fervilhar por 1 minuto.

Retirar a frigideira do lume e incorporar os cubos de manteiga, mexendo sempre até o molho se apresentar cremoso e brilhante.

Dividir as batatas fritas pelos pratos - ou as caçarolas - e adicionar as fatias de presunto. Regar os bifes com o molho e servir de imediato. Acompanhar com salada de folhas.

Fonte : receita adaptada da revista Cozinhar Sem Stress nº6

Novilho : Boi - Presunto : Presunto defumado, prosciutto - Pimenta : Pimenta do reino dddd
quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Pernil Assado com Mel e Alecrim

Há uns tempos comprei um pernil de porco mas, sem saber muito bem o que lhe fazer foi ficando no congelador à espera de uma receita.
No outro dia enquanto folheava um dos meus livros de culinária descobri a receita ideal para preparar o tal pernil.
Apesar de ter adaptado a receita, gostei muito do resultado final.
É uma boa receita de fim de semana, quando temos mais tempo e paciência para a cozinha, pois é um pouco demorada.

Ingredientes para 2 pessoas:
(Inspirado em "Entre tachos e tabuleiros", pág.148 - Vítor Sobral)

1 pernil de porco pequeno
1 cebola
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de mel
3 raminhos de alecrim
azeite
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere o penil com sal e pimenta e barre-o depois com o mel.
No fundo de um tabuleiro coloque a cebola cortada em meias luas, o alho laminado e regue com azeite. Coloque depois o pernil temperado sobre esta cama e junte o alecrim. Tape com papel de alumínio e deixe cozinhar durante duas horas em forno brando (180ºc).
Ao fim deste tempo retire o papel, barre o pernil com um pouco mais de mel e cozinhar pelo menos durante mais uma hora. O aspecto final deve ser caramelizado e a carne deve-se desprender facilmente do osso.
Retire a carne da assadeira e triture o molho do tabuleiro servindo-o sobre a carne.
Acompanhe com puré de abóbora com especiarias (asse a abóbora no forno temperada a gosto e desfaça-a depois em puré), puré de cenoura e batata, e couves salteadas com alho, azeite e croutons.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Sopa chinesa de cogumelos e gengibre



Se eu desse ouvidos ao meu marido, comíamos sopas chinesas todos os dias...! Esta é uma das mais simples e das mais populares. Todo o segredo deste caldo perfumado reside no refogado de alho e de gengibre que realça divinamente os cogumelos chineses, muito aromáticos. Uma festa para o paladar...

Ingredientes para 4 pessoas

- 15 g de cogumelos chineses secos - tipo shiitake
- 1 l de caldo de legumes quente
- 125 g de massa aletria chinesa de ovo (noodles)
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 3 dentes de alho espremidos
- 1 pedaço de raiz de gengibre fresco com 2.5 cm, descascado e ralado finamente
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- 125 g de rebentos de soja frescos (ou de conserva, bem lavados e escorridos)
- coentros frescos picados q.b.

Preparação

Colocar os cogumelos secos numa tigela e cobrir com um pouco de caldo de legumes quente. Demolhar por 30 minutos.

Escorrer os cogumelos, reservando o caldo. Remover os pés duros e fatiar os cogumelos. Reservar.

Levar a massa a cozer em água a ferver por 2-3 minutos. Escorrer a massa e reservar.

Aquecer o óleo num tacho ou num wok. Juntar os alhos espremidos e o gengibre ralado. Mexer e adicionar os cogumelos. Refogar em lume forte por 2 minutos, mexendo sempre para o alho não queimar.

Juntar o caldo todo - incluindo o que serviu para demolhar os cogumelos; levar a ferver. Adicionar o molho de soja e os rebentos de soja. Misturar e cozinhar por 1-2 minutos.

Juntar a massa e retirar o tacho do lume. Polvilhar com coentros picados à gosto e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl, Ed. Parragon Books - Love Food (E.U.A.)

Molho de soja : Shoyu - Rebento de soja : Broto de feijão - Massa : Macarrão
dddd
terça-feira, 3 de novembro de 2009

PostHeaderIcon "Pie" de Frango, Cogumelos e Alho Francês

Cá em casa, quando sobra frango assado, o normal é este ser desfiado para mais tarde ser usado em outras preparações.
Não foi excepção desta vez. O frango foi desfiado e guardado numa caixinha. E este fim de semana saiu da caixa e acabou em "pie": uma tarte ao contrário!

Ingredientes para 4 pessoas:
(Adaptado de "The Australian Women´s Weekly - Cheap Eats", pág.16)

azeite
1 alho francês em rodelas
75gr de bacon em cubinhos
150gr de cogumelos frescos laminados
1 colher de sopa de farinha
250ml de caldo de galinha
100ml de natas
1 colher de chá de mostarda
1 chávena de frango cozinhado e desfiado
1 rolo de massa folhada
gema para pincelar

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 180ºC.
Num tacho aqueça o azeite e cozinhe o bacon, cogumelos e o alho francês, mexendo de vez em quando. Quando estiverem cozinhados, adicione a farinha e envolva bem. Adicione depois o caldo de galinha aos poucos e poucos e mexendo sempre até obter um molho.Adicione depois as natas, o frango e a mostarda. Se necessário rectifique os temperos.
Coloque a mistura num prato redondo que vá ao forno e à mesa e por cima coloque a massa folhada, pressionando para fechar.
Pincele a massa folhada com a gema batida e leve ao forno cerca de 20 a 30 minutos, até a massa folhar e ficar dourada.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Costeletas com Maçã, Batata e Molho de Mostarda

Esta é mais uma daquelas receitas que se preparam em minutos, e que depois nos deixam o tempo liberto para qualquer outra actividade, doméstica ou não, que tenhamos de fazer. É portanto ideal para jantares praticos durante a semana.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas de porco (preferencia do cachaço)
2 batatas médias
2 maçãs
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de mostarda com sementes à antiga
1 colher de sopa de condimento de mostarda (Savora por exemplo)
azeite

Preparação:

Descasque as batatas e as maçãs e corte-as em meias luas não muito finas. Tempere com um pouco de sal e pimenta e coloque-as no fundo de um prato que vá ao forno e à mesa.
Tempere também as costeletas com um pouco de sal e pimenta.
Misture as duas mostardas com 1 colher de sopa de azeite e barre as costeletas de ambos os lados com esta mistura. Coloque também um pouco da mistura de mostarda sobre as batatas e maçãs e cubra-as depois com as costeletas.
Regue com um fio de azeite, cubra com papel de alumínio e leve a assar em forno quente (180ºC) durante 25 minutos. Ao fim desse tempo, retire o papel de alumínio e deixe assar mais 15 minutos ou até tudo estar cozinhado e douradinho.
Sirva com salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Costeletas de porco com maçãs e chalotas [4 por 6]

Aqui vai a minha sugestão da quinzena no quadro do projecto 4 por 6 - uma refeição completa, minimamente equilibrada e criativa para 4 pessoas por 6 euros ou menos. Quem anda às voltas com o orçamento bem sabe que costeletas de porco costumam ser uma das melhores maneiras de incluir carne nas refeições sem gastar muito, todavia nem sempre apetece pois acaba por tornar-se um prato um pouco monótono se o prepararmos sempre da mesma maneira... E no entanto, como é uma carne magra e de sabor pouco acentuado, permite inúmeras variações no seu preparo. A receita apresentada - simples e saborosa - é um clássico da cozinha norte-americana do dia à dia. Para a sobremesa, umas queijadinhas de iogurte leves e delicadas acompanharão lindamente uma chávena de café...

PS : a revista mensal portuguesa Gingko destaca o 4 por 6..! Saiba mais sobre a forma como nasceu este projecto e as motivações das suas autoras - Mariana, Laranjinha, Suzana, Pipoka, Marizé e eu própria - na edição deste mês que se encontra nas bancas desde a passada 6ª Feira.



Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 250 g de chalotas francesas, descascadas e cortadas em gomos
- 2 maçãs tipo Granny Smith, descascadas, arranjadas e cortadas em gomos
- 125 ml de vinho branco seco
- 4 costeletas de porco (lombo)
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Derreter a manteiga numa frigideira anti-aderente. Juntar as chalotas e cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando até ficarem douradas. Cobrir com uma tampa e reduzir o lume. Cozinhar por mais 5 minutos em lume médio.

Adicionar os gomos de maçã e regar com o vinho branco. Cobrir com a tampa e cozinhar por mais 5 minutos. Retirar a tampa e mexer delicadamente por 2-4 minutos ou até não restar quase nenhum líquido na frigideira. Retirar do lume e cobrir com a tampa. Reservar.

Untar uma frigideira ou uma chapa com um pouquinho de manteiga ou de óleo. Aquecer e grelhar as costeletas - generosamente temperadas com sal e pimenta - por 3-5 minutos de cada lado, ou até ficarem cozidas no ponto.

Distribuir as costeletas pelos pratos. Dividir o preparado de chalotas e maçãs por cima das costeletas. Servir de imediato, com uma salada de alface.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

---
Sobremesa : Queijadas de iogurte

Ver a receita aqui

***
A conta, S.F.F...!

Nota : a refeição ainda pode ficar mais económica substituindo as chalotas francesas por cebolas pequenas. O custo foi calculado na base da tabela de preços dos hipermercados Continente. Só não foram incluídos ingredientes usados em quantidades muito pequenas com sal, pimenta, azeite, vinagre e óleo.

Prato principal
  • Manteiga : 4.76 €/kg | Usado : 50 g => 0.26 €
  • Chalota francesa : 3.96 €/kg | Usado : 250 g => 0.99 €
  • Maçã Granny Smith : 1.52 €/kg | Usado : 330 g => 0.50 €
  • Vinho branco corrente : 1.05 €/l | Usado : 125 ml => 0.13 €
  • Costeleta de porco (lombo) : 4.00 €/kg | Usado : 500 g => 2.00 €
  • Alface frisada : 1.48 €/kg | Usado : 400 g => 0.59 €
=> 4.44 €

Sobremesa
  • Açúcar granulado : 1.58 €/910 g | Usado : 200 g => 0.34 €
  • Farinha de trigo : 0.32 €/kg | Usado : 100 g => 0.03 €
  • Manteiga : 4.76 €/kg | Usado : 50 g => 0.26 €
  • Iogurte natural : 0.55 €/4 unidades | Usado : 4 unidades => 0.55 €
  • Ovo : 0.85 €/6 unidades | Usado : 2 unidades => 0.28 €
=> 1.46 €

Custo total da refeição => 5.90 €

Dica de poupança : leia com atenção os prospectos publicitários dos supermercados e aproveite as promoções. Mas se comprar alimentos frescos em grandes quantidades nessas ocasiões, respeite algumas regras de conservação para evitar qualquer tipo de desperdício. Batatas, cebolas e maçãs conservam-se muito tempo numa despensa arejada, escura e desprovida de humidade; não se esqueça de retirar os vegetais das suas embalagens e de deixar algum espaço entre estes para que o ar circule e que não se contaminem uns aos outros quando uma peça apodrece. Relativamente à carne vendida em grandes embalagens familiares, convém que seja congelada em porções pequenas. Pense em separar cada costeleta ou bife com folhas de papel vegetal; isso permitirá que use somente o que vai precisar para a confecção das refeições sem ter de descongelar embalagens inteiras.

Costeleta : Bisteca - Chalota : Echalote - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
domingo, 1 de novembro de 2009

PostHeaderIcon Beringela à Parmegiana

O inicio da semana vem hoje com uma receita vegetariana. E porque ainda tinha umas beringelas de origem biológica, trazidas pela Agricabaz, que precisavam de ser consumidas.
E dado a qualidade dos ingredientes, nada melhor do que lhes dar honra de prato principal!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 beringelas pequenas
1 lata pequena de tomate pelado
2 dentes de alho
2 bolas de mozarella fresca
100gr de queijo parmesão ralado
azeite q.b.
sal e pimenta q.b
1 ovo
50gr de pão ralado + 3 colheres de sopa de farinha

Preparação:

Comece por cortar a beringela em rodelas não muito grossas. Coloque-as depois num passador de rede e tempere-as com sal. Deixe-as assim pelo menos duas horas.
Prepare também o molho de tomate. No robot de cozinha coloque o conteúdo da lata de tomate pelado, os dentes de alho descascados e 2 colheres de sopa de azeite. Tempere de sal e pimenta e reduza a puré. Reserve.
Ao fim das duas horas seque com papel de cozinha as rodelas de beringela. Numa taça coloque o ovo batido, e noutra a mistura de pão ralado e farinha. Frite as rodelas de beringela em azeite, passando-as primeiro pelo pão ralado e depois pelo ovo, e escorrendo-as em papel absorvente.
Num prato de vá ao forno e à mesa, coloque 1/3 do molho de tomate. Coloque depois uma camada de beringela frita, e uma camada de mozarella fresca fatiada e polvilhe com o parmesão.
Cubra com mais 1/3 do molho de tomate, beringela, mozarella , parmesão e cubra tudo com o restante molho de tomate e polvilhando novamente com o parmesão.
Leve a forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos.
Sirva quente, como prato principal, acompanhado de uma salada, ou como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Parabéns Matilde ...

Photobucket

A Musa do Blog ...
A Minha Princesa ...
A Minha Matilde faz 4 anos ...!
dddd

PostHeaderIcon Parabéns Matilde ...

Photobucket

A Musa do Blog ...
A Minha Princesa ...
A Minha Matilde faz 4 anos ...!
dddd

Blog Archive

back to top