sexta-feira, 3 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Lulas á D. Emilia ...


Ingredientes:

1 Kg de Lulas
2 Colheres de Azeite
2 Cebolas
1 Kg de Tomates
2 Colheres de Caril
Molho Bechamel

Preparação:

Amanha-se as lulas, lavam-se muito bem e cortam-se em rodelas de 2 cms. Leva-se ao lume, uma caçarola com duas colheres de azeite, uma colher de banha ou outra margarina, duas cebolas picadas, deixa-se refogar um pouco e junta-se as lulas.

Depois de refogar um pouco, deita-se 1 kg de tomates sem pele nem sementes e 2 colheres de caril. Deixam-se cozer bem as lulas e quando o molho estiver bem apurado, retira-se do lume, junta-se um chávena almoçadeira de molho Bechamel bem espesso. Serve-se quente e acompanhado de arroz branco.
dddd

PostHeaderIcon Lulas á D. Emilia ...


Ingredientes:

1 Kg de Lulas
2 Colheres de Azeite
2 Cebolas
1 Kg de Tomates
2 Colheres de Caril
Molho Bechamel

Preparação:

Amanha-se as lulas, lavam-se muito bem e cortam-se em rodelas de 2 cms. Leva-se ao lume, uma caçarola com duas colheres de azeite, uma colher de banha ou outra margarina, duas cebolas picadas, deixa-se refogar um pouco e junta-se as lulas.

Depois de refogar um pouco, deita-se 1 kg de tomates sem pele nem sementes e 2 colheres de caril. Deixam-se cozer bem as lulas e quando o molho estiver bem apurado, retira-se do lume, junta-se um chávena almoçadeira de molho Bechamel bem espesso. Serve-se quente e acompanhado de arroz branco.
dddd

PostHeaderIcon Creme de abóbora-manteiga



Esta sopa tem um sabor divinal...! Usei abóbora-manteiga, porque acho que é uma das mais saborosas, mas este creme também fica muito bom com abóbora-menina ou moganga. A receita original é da autoria de Maria de Lourdes Modesto - Receitas Escolhidas (Ed. Verbo).

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 abóbora-manteiga de 750 g
- 3 tomates maduros
- 1 cebola grande
- 60 g de manteiga
- 7,5 dl de líquido (2/3 de água e 1/3 de leite)
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta
- 2 gemas
- 2 fatias finas de presunto
- 2 fatias de pão
- azeite q.b.

Preparação

Cortar a abóbora em metades no sentido longitudinal. Eliminar as pevides e descascar. Cortar a polpa em cubos. Remover a pele e as sementes dos tomates. Cortar também a polpa em cubos. Descascar a cebola e cortá-la em meias-luas finas.

Derreter metade da manteiga num tacho e juntar os legumes. Polvilhar com o açúcar. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 30 minutos, mexendo de vez em quando.

Com o auxílio de um passe-vite ou de uma varinha mágica, fazer um puré fino com os legumes cozidos. Colocar o puré no tacho e juntar líquido suficiente para mais ou menos 1 l de sopa. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver por 2 minutos.

Fritar as fatias de pão num fundo de azeite. Escorrer e cortar em cubinhos. Reservar.

Incorporar a manteiga restante e as gemas à sopa fora do lume. Envolver delicadamente e distribuir o creme por tigelas ou pratos fundos. Decorar com o presunto previamente cortado em tiras finas e os cubos de pão frito. Servir de seguida.



Abóbora-manteiga dddd

PostHeaderIcon Torta de Limão



Ando numa de fazer tortas! Não me perguntem porquê, mas já no outro dia fiz a Torta de Laranja Merengada, e desta vez deu-me para fazer a Torta de Limão, receita da minha avó!Fiz ainda o Creme de Limão que usei para rechear e cobrir a torta, mas também fica boa se optarem por não colocar o creme. Deixo ao vosso critério!

Ingredientes:

8 ovos
peso dos ovos em açúcar
2 clh sopa farinha trigo
sumo e raspa de um limão
2 clh sopa de margarina

Preparação:

Unte um tabuleiro (30x21) com margarina. Misture o açúcar com a margarina e a farinha. Junte os ovos e o sumo e a raspa de limão. Mexa muito bem. Ponha no tabuleiro e leve a cozer em forno bem quente durante mais ou menos 15 minutos, de modo a que não fique seca.
Retire-a da forma e volte-a para um pano polvilhado com açúcar. Enrole com cuidado e deixe ficar assim embrulhada no pano até arrefecer.
Sirva-a recheada e regada com o creme de limão.

Creme de Limão:

1 chávena de açúcar
3 ovos
1 clh sopa de manteiga
sumo e raspa de 1 limão

Num tachinho leve ao lume o açúcar com os ovos, a margarina e a raspa do limão, sem parar de mexer. Quando começar a ferver retire do lume e deixe arrefecer. Junte o sumo de limão.
Sirva com a torta ou recheie-a.


Bom apetite! dddd
quinta-feira, 2 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Massada de cherne com camarão



Gosto muito deste prato típico que descobri durante uma fim de semana na Costa Alentejana...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates grandes e maduros
- sal & pimenta
- molho de piri-piri q.b.
- 1 raminho de coentros
- 1 raminho de salsa
- 1 haste grande de hortelã
- 2 postas de cherne cortadas em pedaços grandes
- 8 camarões médios
- 250 g de cotovelinhos

Preparação

Escaldar os tomates em água a ferver por 1 minuto. Remover as peles e as sementes. Cortar os tomates em pedacinhos. Picar finamente os coentros juntamente com a salsa. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar a cebola e os alhos. Juntar os pedacinhos de tomate. Deixar apurar um pouco, mexendo de vez em quando.

Adicionar água quente em quantidade suficiente para a cozedura da massa. Temperar com sal, pimenta e molho de piri-piri à gosto. Levar a ferver.

Adicionar a massa e os pedaços de peixe. Polvilhar com as ervas picadas e cozinhar por 5-7 minutos. Juntar os camarões e a haste de hortelã. Cozinhar por mais 5 minutos. Rectificar os temperos e servir de seguida.
dddd

PostHeaderIcon Batatas em papelote



Se eu lhe desse ouvidos, o meu marido quase que só quereria batatas para acompanhar todo o tipo de carne ou de peixe...! Há muitas maneiras de cozinhar batatas, além de as fritar ou de as cozer em água com sal. Por exemplo, assim, em papelotes, ficam muito perfumadas, saborosas e leves...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1,2 kg de batatas médias
- sal & pimenta moída na altura
- 3 dentes de alho laminados
- 4 hastes pequenas de tomilho
- 2 dl de azeite

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Descascar as batatas. Lavar e cortar em gomos. Escorrer muito bem e secar com um pano de cozinha limpo.

Dividir os gomos de batata por 4 folhas de papel de alumínio alimentar (com a face brilhante para cima). Temperar com sal e pimenta.

Distribuir as fatias de alho pelas batatas. Polvilhar com o tomilho desfeito e regar com o azeite.

Fechar os papelotes e levar a cozer no forno por 40-45 minutos, a 200ºC. Servir de seguida, abrindo os papelotes à mesa, no momento de servir.
dddd

PostHeaderIcon Lentilhas com salsichas



Gosto muito de lentilhas, sobretudo preparadas segundo esta receita da culinária tradicional francesa à qual acrescentei um toque bem português... A receita original é da Karine, autora do blogue francês Mon petit coin de Cuisine.

Ingredientes para 2 pessoas

- 120 g de lentilhas secas
- 2 batatas cortadas em cubos
- 2 cenouras cortadas em pedaços
- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 folha de louro
- 1 haste pequena de tomilho
- 1 tomate maduro picado finamente
- +/- 50 cl de caldo de legumes
- 4 salsichas pequenas (tipo Nobre)
- 1/2 chouriço de carne cortado em rodelas
- azeite q.b.
- sal & pimenta

Preparação

Lavar muito bem as lentilhas em água fria, eliminando eventuais pedrinhas. Escorrer e reservar.

Aquecer um pouquinho de azeite numa panela e refogar a cebola e o alho juntamente com as rodelas de chouriço. Deixar alourar um pouco, mexendo de vez em quando. Juntar o tomate picado, a folha de louro e a haste de tomilho. Deixar reduzir um pouco.

Adicionar os cubos de batata e os pedaços de cenoura. Refogar por uns minutos sem parar de mexer. Juntar as lentilhas, envolver e regar com 2 conchas de caldo de legumes. Cozinhar em lume brando por 35-40 minutos, regando com pequenas quantidades de caldo de legumes de vez em quando para não secar.

15 minutos antes do final da cozedura, adicionar as salsichas cortadas em pedaços grandes. Rectificar os temperos. Servir bem quente.
dddd

PostHeaderIcon Dia do Bolinho 2006


Maria, a mais nova entre as minhas vizinhas...


Uma bela desconhecida...


O grupo da Catarina...

Algumas das crianças que pararam ontem à minha porta para pedir o tradicional bolinho dos Santos...
dddd

PostHeaderIcon Bola de Carnes





Esta bola é sempre um sucesso!
É feita com fermento de padeiro o que torna a massa mais leve. Tem apenas o incoveniente de ter de levedar e com isso demorar mais um pouco a preparar. Mas eu, pessoalmente, acho que a espera vale a pena.

Ingredientes:

250g de farinha
3 ovos
60g de margarina
sal q.b.
50g de fermento de padeiro
1,5dl de leite morno
350g de carnes variadas (fiambre, chourição, bacon, mortadela...)

Preparação:

Desfaz-se o fermento com o leite morno. Numa taça deita-se a farinha, os ovos, a margarina, o sal e o fermento já desfeito com o leite. Mistura-se tudo muito bem, batendo um pouco para obter uma massa mole. Deixe levedar um pouco.
Entretanto unte um tabuleiro (30x16cm) com margarina e polvilhe com pão ralado. Deitar uma camada de massa fina ( já leveda) a cobrir o fundo do tabuleiro. Sobre a massa colocar uma camada de aparas. Volte a espalhar outra camada de massa, e por cima mais aparas. Cubra com a restante massa. Alise, polvilhe com pão ralado e deixe levedar até crescer o dobro ou mais, o que demora cerca de 45m.
Vai a cozer em forno moderado.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 1 de novembro de 2006

PostHeaderIcon Bifes Parmegianos Assados no forno


Esta receita foi retirada de um dos blogues que visito diariamente: Elvira´s Bistrot.
A receita original é feita com carne de vaca, de que eu não sou propriamente fã. Mudei apenas a carne de vaca por umas bifanas de porco e devo dizer que ficou realmente muito bom.

Ingredientes:

bifanas
sal e pimenta
Alho picado
pão ralado
Ovo batido
Farinha
fatias de fiambre
Fatias de queijo
Molho de tomate
Oregãos

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Temperar as bifanas com o sal, a pimenta e o alho. Passar as bifanas por um pouco de farinha, ovo batido e o pão ralado e colocar numa assadeira forrada com papel de alumínio pincelado de azeite. Deixar assar por cerca de 10 minutos, virar e deixar estar mais 10 minutos.
Retirar a assadeira do forno e cobrir cada panado com uma fatia de fiambre, uma fatia de queijo e molho de tomate. Polvilhar com orégãos a gosto e levar a gratinar no forno por uns 5 minutos.
Servir ainda quente com arroz branco ou massa e uma salada.

Nota: Para o molho de tomate caseiro - não há nada como fazer em casa- nada mais simples: refogem, num pouco de azeite, cebola e alho. Juntem tomate maduro, ou tomate pelado de lata, cortado aos bocadinhos, temperem de sal e oregãos e deixem estufar. Se quiserem podem juntar um pouco de polpa de tomate para ficar mais vermelhinho. Se virem que está a ficar muito seco juntem um pouco de água ou vinho branco.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 31 de outubro de 2006

PostHeaderIcon Bolinhos dos Santos



Na região Centro de Portugal (Ribatejo Norte, Beira Litoral...) existe uma tradição muito antiga. Cá, nos não vamos visitar os mortos, já que acreditamos que as suas almas é que nos vêm visitar à casa. Para que estas sejam bem acolhidas, abrimos a porta à vizinhança durante todo o dia 1 de Novembro. As mesas estão repletas de água-pé, bolos e castanhas assadas para oferecer, e podem ver-se muitos grupos de pessoas a passear pelas estradas e a parar de casa em casa. Mas sobretudo, este é o dia das crianças, que andam a bater às portas com um saquinho de pano branco (que muitas vezes já tinha pertencido aos pais ou aos avós) para pedir o "bolinho", dizendo: "Ó Ti Maria, um bolinho pelas alminhas!". Aliás, na minha terra, o dia 1 de Novembro é tradicionalmente chamado o Dia do Bolinho. E aqui vai a receita tradicional dos bolinhos dos Santos tal como ainda hoje são confeccionados na minha aldeia (existem algumas variantes de uma terra para outro) para este dia tão especial de amizade e de convívio...

Ingredientes para 20 unidades

- 600 g de farinha de trigo
- 100 g de açúcar
- 1 colher (chá) de erva-doce em pó
- 1 colher (café) de canela em pó
- 100 g de manteiga amolecida
- 2 ovos + 1 ovo batido
- 30 g de fermento de padeiro
- 1,5 dl de leite morno
- 1,2 dl de azeite
- 50 g de amêndoas laminadas
- 100 g de passas de uva
- 50 g de nozes picadas
- manteiga para untar, açúcar q.b.

Preparação

Colocar a farinha, o açúcar, a erva-doce, a canela, a manteiga e 2 ovos numa tigela grande. Misturar muito bem. Dissolver o fermento no leite morno e juntar ao preparado. Misturar muito bem até a massa ficar homogénea.

Adicionar o azeite aos poucos, amassando entre cada adição. Amassar até a massa absorver o azeite e juntar os frutos secos de forma homogénea.

Retirar o tabuleiro do forno e untar com manteiga. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Colocar bolinhas de massa sobre o tabuleiro do forno e deixar levedar num lugar morno, longe de correntes de ar, por mais ou menos 30-40 minutos.

Pincelar as bolas com ovo batido e polvilhar com um pouquinho de açúcar. Levar a cozer no meio do forno por 20-25 minutos, a 200ºC. Servir os bolinhos mornos ou frios.
dddd

PostHeaderIcon Halloween na cozinha


Autor : Stivers

«Será que o molho tem alho...?» dddd

PostHeaderIcon Bolachinhas de Sésamo


Mais uma receita de bolachinhas, esta também optimas para o chá!
Chá e bolachas! Uma combinação perfeita e deliciosa!

Ingredientes:

1,5 chávena de farinha de trigo
1/2 chávena de margarina
1/2 chávena de açúcar branco
1/2 colher de café sal fino
1 ovo
1 gema + 1 clh sopa de água
sementes de sésamo

Preparação:

Junte a farinha com a margarina derretida, o açúcar, o sal e o ovo ligeiramente batido. Misture tudo e forme uma bola.
Estenda a massa com uma altura de cerca 3 mm e com um copo ou corta bolachas corte as rodelas de massa.
Coloque-as depois num tabuleiro pincelado com óleo e polvilhado com farinha.
Pincele cada rodela com a gema de ovo desfeita na água e polvilhe com as sementes de sésamo.
Leve a forno quente e deixe cozinhar até estarem douradas sem as deixar queimar!

Nota: Tenham em atenção a espessura de 3mm, ou até um pouco mais, das bolachas. As minhas ficaram demasiado fininhas!

Bom apetite! dddd
segunda-feira, 30 de outubro de 2006

PostHeaderIcon Frango salteado com mangericão



Esta receita tipicamente tailandesa é uma maravilha de sabor e de simplicidade. A sugestão original é da Pascale, autora do famado blogue francês C'est moi qui l'ai fait.

Ingredientes para 2 pessoas

- 2 peitos de frango cortados em cubos
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de alho picado finamente
- 3 colheres (sopa) de chalotas* picadas finamente
- 2 malaguetas frescas (verdes ou vermelhas)
- 2 colheres (sopa) de molho preto de soja
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 macheia de folhas de mangericão picadas

* ou cebolinhas roxas

Preparação

Remover as hastes das malaguetas. Cortá-las em metades no sentido longitudinal, removendo as sementes. Cortar as malaguetas em pedacinhos e reservar.

Aquecer 1 colher (sopa) de óleo num wok ou numa frigideira funda. Juntar os cubos de frango e dourar de todos os lados em lume forte por 5-6 minutos. Retirar a carne do wok e reservar.

Adicionar o óleo restante no wok e aquecer. Juntar os alhos e as chalotas picados. Cozinhar por 2-3 minutos sem parar de mexer.

Juntar os cubos de frango reservados, os pedacinos de malagueta, o açúcar e o molho de soja. Cozinhar em lume forte por 3 minutos ou até o molho ficar com a aparência de caramelo.

Polvilhar com o mangericão picado e envolver. Servir de seguida, acompanhando com arroz branco, massa chinesa ou salada.

dddd

PostHeaderIcon Ovos verdes



Esta receita é muito prática naqueles dias em que não temos tempo nem paciência para pratos complicados. Todavia, é saborosa e nutritiva. A receita foi-me inspirada pela Paula, do blogue Rap'ó Tacho.

Ingredientes para 4 pessoas

- 8 ovos
- vinagre
- 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
- 2 colheres (sopa) de ervas* picadas finamente
- sal & pimenta
- 1 prato de farinha
- 1 ovo batido
- óleo q.b.

* salsa, cebolinho, cerefólio, estragão...

Preparação

Colocar os ovos num tacho. Cobrir com água fria e juntar um fio de vinagre. Levar a ferver. Cozer por 10 minutos após a água ferver. Escorrer os ovos e deixar arrefecer por completo em água fria.

Descascar os ovos. Cortá-los em metades no sentido longitudinal. Retirar as gemas com o auxílio de uma colher de chá, tendo o cuidado de não partir as claras. Reservar.

Colocar as gemas numa tigela e esmagar muito bem com o auxílio de um garfo, incorporando a manteiga e as ervas ao mesmo tempo. Temperar com sal e pimenta. Envolver.

Rechear cuidadosamente as claras com o preparado, pressionando para o recheio não se desfazer durante a cozedura.

Passar os ovos pela farinha e mergulhá-los no ovo batido. Levar a dourar de todos os lados no óleo aquecido e escorrer sobre papel absorvente. Servir de seguida, com arroz de tomate e salada de alface.
dddd

PostHeaderIcon Perninhas de Frango à Oriental


Esta é uma das minhas receitas favoritas. Bem fácil e rápida de fazer, não demora mais de 30 minutos no forno, e é ideal para um jantar informal de amigos.
As especiarias dão o toque oriental, mas sem ser em demasia.
Acho que devem mesmo experimentar!

Ingredientes:

800g de cebola
8 dentes de alho
2 cravinhos
3g de coentros em grão
1 pau de canela
pimenta preta em grão
sal
16 perninhas de frango
5g de caril
2dl de azeite
1 raminho de coentros

Preparação:

Descasque, corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tabuleiro juntamente com o alho esmagado, os cravinhos, os coentros em grão, a canela, a pimenta em grão e sal a gosto.
Tempere as perninhas de frango com sal e caril e disponha-as por cima da cebola. Regue com o azeite e leve a assar em forno moderado (220ºC) durante 35 minutos.
De 10 em 10 minutos, misture todos os ingredientes e regue as perninhas com a calda.
Rectifique o tempero e polvilhe com coentros antes de servir.
Acompanhe com uma salada verde e arroz!

Nota: Eu normalmente tiro a pele às perninhas de frango, mas fica bom das duas maneiras!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Pêra-abacate com camarão



Uma entrada rápida, simples e deliciosa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 abacates maduros mas firmes
- 12 camarões médios cozidos
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 1 colher (sopa) de ketchup
- 1 colher (café) de tabasco (ou piri-piri)
- sal & pimenta
- cebolinho picado q.b.

Preparação

Preparar o molho cocktail: numa tigela misturar muito bem a maionese com o ketchup, o tabasco, sal e pimenta. Reservar.

Descascar os camarões e reservar.

Cortar os abacates em metades no sentido longitudinal. Remover os caroços. Retirar delicadamente a polpa com o auxílio de uma colher e cortá-la em cubos. Reservar as meias cascas.

Juntar os cubos de polpa de abacate ao molho cocktail e envolver. Rechear as cascas dos abacates com o preparado. Polvilhar com cebolinho à gosto. Decorar com os camarões e servir bem fresco, com salada verde.
dddd

Blog Archive

back to top