sábado, 9 de maio de 2009

PostHeaderIcon Tajine de frango com cenouras



Um "tajine" é simplesmente un guisado à moda marroquina cozinhado num bonito recipiente de barro que lhe deu o nome. Não existe uma receita mas mil, usando os mais variados ingredientes ligados entre eles por uma mistura perfumada de especiarias típicas da culinária magrebina. Este, de frango, não tem nada de complicado e fica delicioso...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 frango cortado em 8 pedaços
- 2 dentes de alho picados finamente
- 2 cebolas picadas finamente
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas
- 2 tomates maduros, picados (sem pele nem sementes)
- sumo de 1/2 limão
- 1 ramo de salsa
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (café) de açafrão
- 1 colher (café) de gengibre em pó
- 1 colher (café) de cominhos moídos
- 1 boa pitada de malagueta seca moída
- 1 colher (café) de sementes de coentros moídas
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Aquecer o azeite num recipiente próprio para tajine ou numa panela de barro. Dourar os pedaços de frango de todos os lados por 10 minutos - juntamente com as rodelas de cenoura, os alhos e as cebolas, em lume médio.

Polvilhar com o açafrão, o gengibre, os cominhos, os coentros moídos e a malagueta. Temperar com sal e pimenta. Envolver muito bem.

Adicionar os tomates picados. Juntar água até chegar aos 2/3 do frango. Cobrir com a tampa e cozinhar em lume brando por 40 minutos.

Regar com o sumo de limão e misturar. Deixar fervilhar por mais 5 minutos e rectificar os temperos. Polvilhar com a salsa previamente picada e servir de imediato. Acompanhar com massa, arroz ou batatas cozidas.

Fonte : receita adaptada do livro Secrets de Tajines, de Julia Manzat - Ed. SAEP (França)

Sumo : Suco - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino - Massa : Macarrão
dddd
sexta-feira, 8 de maio de 2009

PostHeaderIcon Triffle de Morangos e Aveia Crocante

Lembram-se do jantar com os amigos TS e C? Ora bem, depois de muitas voltas dar a cabeça, à procura de uma sobremesa simples e elegante para poder estrear as minhas tacinhas novas lá me veio à ideia a junção destes ingredientes.
Houve quem gostasse muito e repetisse. Houve quem achasse muito doce. Eu gostei.

Ingredientes para 4 tacinhas:

1 ovo
2 colheres de sopa cheias de maisena
6 colheres de sopa rasas de açúcar
300ml de leite
raspa de limão
100gr de aveia
50 gr de açúcar
12 morangos maduros

Preparação:

Comece por fazer o creme de maisena. Bata o ovo com o açúcar e a farinha e misture o leite. Leve ao lume mexendo sempre com uma vara de arames ou uma colher de pau até o creme engrossar. Aromatize com a raspa de limão. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare a aveia crocante. Numa frigideira anti aderente leve ao lume o açúcar. Assim que este começar a derreter, junte a aveia e vá mexendo de modo a caramelizar a aveia, e até esta apresentar uma côr dourada. Retire para uma taça e deixe arrefecer.
Lave e corte os morangos em fatias, deixando 4 para a decoração.
Faça camadas alternadas de creme de maisena, com morangos e a aveia crocante, finalizando com o creme e polvilhando com uns flocos de aveia e o morango inteiro.
Leve ao frigorífico até servir.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Omeleta de camarão e cebola de rama



Restaram-me uns camarões grelhados de um petisco e, claro, não os podia deitar fora. Reciclei-os nesta omeleta delicada, simples mas muito boa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de camarões cozidos
- 8 ovos
- 2 cebolas de rama (cebolos, spring onions...)
- sal & pimenta moída no momento
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal

Preparação

Descascar os camarões e cortar o miolo em pedaços. Arranjar e lavar os cebolos. Corta-los em rodelas finas, juntamente com a rama. Reservar.

Bater os ovos. Temperar com sal e pimenta. Juntar os pedaços de camarão e as rodelas de cebolo. Envolver muito bem.

Aquecer o óleo numa frigideira anti-aderente grande. Despejar o preparado anterior na frigideira e cozinhar em lume médio até os ovos se apresentarem coalhados, sem deixar queimar.

Fazer deslizar a omeleta para um prato grande. Colocar a frigideira por cima e virar o conjunto rapidamente. Cozinhar até a omeleta dourar do lado inferior.

Fazer deslizar delicadamente a omeleta para um prato e cortar em fatias. Servir a omeleta quente, morna ou fria, com salada mista.

Omeleta : Omelete - Cebola de rama, cebolo : Cebolinha verde - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quinta-feira, 7 de maio de 2009

PostHeaderIcon Lulas Estufadas com Molho de Natas

As minhas receitas têm primado, ultimamente, pela simplicidade. E isso não as torna menos dignas deste blogue. Muito pelo contrário, como é o caso destas argolas de lulas que ficaram divinais.

Ingredientes para 4 pessoas:

700gr de argolas de lula (ou potas)
200ml de natas magras
1 lata pequena de tomate pelado
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

Leve ao lume um tacho com um fundo de azeite. Refogue a cebola e o dente de alho previamente picados e uma folha de louro.
Assim que a cebola estiver translucida, acrescente as lulas, sal e pimenta q.b. e 1/2 copo de vinho branco. Deixe o vinho evaporar um pouco e acrescente a todo o tomate pelado previamente passado pela picadora e o molho em que este vem conservado.
Deixe cozinhar em lume brando até as lulas estarem macias.
Quase no fim da cozedura acrescente as natas e deixe cozinhar só até estas levantarem fervura e engrossarem o molho.
Sirva com arroz branco ou puré e uma salada.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Tarte de banana com coco



Como já referi anteriormente, vivo na zona da ilha Terceira onde se cultivam bananas. Portanto, é fruta que nunca falta em casa. E como o meu marido gosta muito de doces e bolos com banana, fiz esta tarte brasileira para aproveitar algumas que já se apresentavam muito maduras para serem comidas ao natural. A tarte ficou simplesmente deliciosa...!

Ingredientes para 6-8 pessoas

Massa quebrada

- 1/2 chávena* de manteiga amolecida
- 1 e 1/2 chávenas de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de água fria
- farinha para polvilhar

Recheio

- 2 ovos grandes (gemas e claras separadas)
- 1 e 1/2 chávenas de leite condensado (375 g)
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão
- 6-7 bananas pequenas, maduras
- 4 colheres (sopa) de coco ralado

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte [1 cup = +/- 250 ml]

Preparação

Preparar a massa: misturar muito bem a manteiga com a farinha e a água, amassando com as mãos. Formar uma bola e embrulhar em filme transparente. Reservar no frigorífico por 30 minutos.

Estender a massa com o auxílio de um rolo na bancada polvilhada de farinha, formando um disco. Forrar uma tarteira com papel vegetal (ou untar com manteiga) e depois com o disco de massa. Reservar no frigorífico.

Pré-aquecer o forno à 200ºC. Fazer furos no fundo da massa com os dentes de um garfo e cobrir com alumínio alimentar. Levar a massa ao forno por 8-10 minutos, a 200ºC. Retirar a tarteira do forno e remover a folha de alumínio. Reservar.

Descascar as bananas e reduzir em puré. Transferir o puré de banana para uma tigela grande. Juntar o leite condensado, o sumo de limão e as gemas previamente batidas. Misturar muito bem.

Bater as claras em castelo e incorporar delicadamente ao preparado anterior - de baixo para cima - com uma vara de arames, sem bater.

Espalhar o recheio pela massa e levar ao forno por 20 minutos, a 200ºC. Retirar a tarte do forno e polvilhar com o coco ralado. Deixar arrefecer antes de desenformar. Servir a tarte fria.

Fonte : receita adaptada da publicação Arquivo : Cozinhando com Malu - Ano 1, nº1 (Brasil)

Tarte : Torta - Sumo : Suco - Frigorífico : Geladeira - Papel vegetal : Papel manteiga - Claras em castelo : Claras em neve - Arrefecer : Esfriar
dddd
quarta-feira, 6 de maio de 2009

PostHeaderIcon Pulled Pork



O "pulled pork" é uma especialidade típica do sul dos Estados Unidos feita com carne de porco assada no churrasco ou na panela, desfiada e servida em pães de hambúrgueres. Descobri a receita no blog da nossa querida Mariana - que agradeço. Desde então, fiquei com imensa vontade de testa-la. O que fiz há umas semanas atrás. O resultado ficou simplesmente fantástico, com a carne a derreter na boca, envolta num molho espesso e aromático, ao mesmo tempo doce e picante... Divinal! A preparação do pulled pork não tem nada de complicado, mas requer um pouco de tempo pela frente se, como eu, não usar panela de pressão. Mas o resultado gustativo vale a pena e, como a receita rende bastante, será possível congelar as sobras para outra refeição.

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 700 g de carne de porco para assar, limpa de gorduras (perna, lombo ou cachaço)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 250 ml de ketchup
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavado ou amarelo
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 1/2 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 1 colher (chá) de malagueta seca moída
- 1 colher (chá) de sal
- 250 ml de água
- 6-8 pães para hambúrgueres

Preparação

Aquecer o azeite numa panela e dourar o pedaço de carne inteiro, de todos os lados. Juntar a cebola, os alhos e a folha de louro. Refogar até a cebola ficar macia.

À parte, misturar o ketchup com o molho inglês, o vinagre, a mostarda, a malagueta, o sal e metade da água. Juntar a mistura à carne.

Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 2h00-2h15, adicionando pequenas quantidades de água de vez em quando para o molho não secar [no final, o molho deve apresentar-se espesso, cremoso e brilhante].

Remover a folha de louro da panela. Retirar o pedaço de carne e desfiar grosseiramente. Voltar a colocar a carne desfiada no molho e envolver.

Abrir os pães e torra-los muito ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Distribuir a carne pela parte inferior dos pães e fechar. Servir de imediato, com batatas assadas com ervas à americana, pickles doces de pepino e tomates-cereja.

Ver também : Sloppy Joes Gourmet / Frango louco

Fonte : receita adaptada do blog Caos na Cozinha

dddd

PostHeaderIcon Carne de Porco à Portuguesa

Quase todas as pessoas sabem fazer e já fizeram carne de porco à Alentejana. Cá em casa é bastante apreciado. Mas há dias em que não há ameijoas e mesmo assim fazemos uma espécie de carne de porco à Alentejana. Mais simples e económica, chamada simplesmente de Carne de Porco à Portuguesa!

Ingredientes para 2 pessoas:

300gr de carne de porco em cubos (podem usar lombo, pá, perna...)
6 batatas médias
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
2 dentes de alho
azeite q.b.
12 azeitonas pretas descaroçadas
4 colheres de sopa de Pickles grosseiramente picados
1/2 molho de coentros frescos

Preparação:

Depois da carne cortada em cubos tempere-a com a massa de pimentão, os alhos picados, o vinho branco, o louro, a pimenta e um pouco de sal. Deixe repousar.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos, do tamanho aproximado da carne de porco. Escorra-as e seque-as, fritando depois em óleo bem quente até ficarem douradas.
Leve depois um tacho ao lume com um fundo d azeite e adicione a cane bem escorrida da marinada, deixando fritar até a carne estar cozinhada. Acrescente depois o líquido da marinada e metade dos coentros e deixe fervilhar mais uns minutos.
Junte depois as batatas fritas, os pickles e as azeitonas envolvendo bem.
Coloque no prato de servir e polvilhe com os restantes coentros.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 5 de maio de 2009

PostHeaderIcon Não há 2 sem 3 ...!

Photobucket

Photobucket

Ficam aqui 2 propostas para Bolos de Aniversário ...!

Que tal ...!?
dddd

PostHeaderIcon Não há 2 sem 3 ...!

Photobucket

Photobucket

Ficam aqui 2 propostas para Bolos de Aniversário ...!

Que tal ...!?
dddd

PostHeaderIcon Caril de abóbora



A suavidade doce da abóbora combina muito bem com as especiarias neste típico prato vegetariano indiano que vem geralmente servido com arroz basmati. Também é um acompanhamento delicioso para grelhados de peixe ou carne...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de abóbora descascada, cortada em cubos
- 1 colher (chá) de curcuma (açafrão-da-terra)
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- 1 boa pitada de caril em pó
- 600 ml de água
- 150 g de coco ralado (fresco, de preferência)
- 1 colher (chá) de sementes de cominhos
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 colher (chá) de sementes de mostarda
- 8-10 folhas de caril
- 2 malaguetas frescas, cortadas ao meio no sentido do comprimento
- sal

Preparação

Colocar os cubos de abóbora num tacho juntamente com a curcuma, o pimentão-doce, o caril em pó e a água. Levar a ferver e baixar o lume. Deixar cozer por 10 minutos, ou até a abóbora se apresentar cozida.

Esmagar o coco ralado com as sementes de cominhos num almofariz. Juntar ao tacho da abóbora e cozinhar por mais 3 minutos. Retirar o tacho do lume.

Aquecer o óleo numa frigideira pequena anti-aderente. Adicionar as sementes de mostarda, as folhas de caril e as malaguetas. Cozinhar em lume forte por 2 minutos, sem parar de mexer.

Juntar o preparado da frigideira ao tacho da abóbora e temperar com sal. Transferir para um prato fundo e servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Sabores do Mundo - Índia, de Sunil Vijayakar - Ed. Círculo de Leitores

Ver também : Caril de batatas à tibetana / Couve-flor de caril

Caril : Curry - Pimentão-doce : Páprica - Semente : Grão
dddd

PostHeaderIcon Tacinhas de Brie Gratinado

À volta da mesa, ainda com o TS e a C, e depois do pão de alho e oregãos ainda houve tempo para um entradinha de queijo gratinado.
Normalmente é feito com Camembert que vai a gratinar inteiro, dentro da própria caixa depois de temperado. Mas eu gosto pouco de ver 4 pessoas a servirem-se quase ao mesmo tempo do mesmo sítio, portanto resolvi cortar o queijo em pedaços e gratinar individualmente em tacinhas.
Foi uma ideia acertada!

Ingredientes para 4 tacinhas:

1 queijo Brie (podem usar Camembert ou outro)
azeite q.b.
alho em pó q.b.
oregãos q.b.

Preparação:

Cortar o queijo em pequenas fatias e distribuir igualmente pelas 4 tacinhas. Temperar cada tacinha com um pouco de alho e oregãos e regar com um fio de azeite.
Levar a derreter no forno ou no microondas, e servir de imediato com tostinhas, bolacas de sementes ou pãezinhos quentes caseiros.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 4 de maio de 2009

PostHeaderIcon Salada de couscous, atum e vegetais [4 por 6]

Parece que o sol e o calor vieram para ficar, no entanto - para a minha 4ª participação na iniciativa 4 por 6 [uma refeição completa para 4 pessoas por 6 euros ou menos], sugiro uma salada de couscous fresca e nutritiva bem ao estilo da África do Norte e do Médio Oriente. Já lá vai o tempo em que os peixes enlatados eram considerados como alimentos menores e pouco prestigiados. De hoje em dia, alguns deles são vendidos como produtos gourmet, e até aquelas marcas com preços mais acessíveis propõem doravante enlatados de boa qualidade. Além do mais, os peixes em conserva possuem um alto teor em ómega 3 como também contêm numerosos nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. E já agora - com uma salada tão equilibrada como esta servida em prato principal, podemos-nos dar ao luxo de saborear uma tigelada - uma sobremesa tradicional da Beira Baixa, tão boa quanto económica...



Ingredientes para 4 pessoas

- 2 latas de atum em óleo
- 2 chávenas* de couscous médio (sêmola de trigo)
- 2 chávenas de folhas de espinafres frescos
- 100 g de tomates-cereja
- 50 g de azeitonas pretas
- 1/2 ramo de coentros frescos
- raspa da casca de 1 limão
- azeite
- sal

Molho

- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- sal & pimenta

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte [1 cup = +/- 250 ml]

Preparação

Colocar o couscous numa tigela grande e regar com um fio de azeite. Misturar muito bem com os dentes de um garfo e regar com 2 chávenas de água a ferver temperada de sal. Cobrir com um pano e deixar repousar por 7-8 minutos.

Regar com mais um fio de azeite e mexer com um garfo até os grãozinhos de couscous ficarem soltos. Deixar arrefecer à temperatura ambiente.

Cortar os tomates-cereja em metades e descaroçar as azeitonas. Picar os coentros. Escorrer muito bem o atum e lascar grosseiramente.

Numa saladeira, misturar delicadamente o couscous com as lascas de atum, as folhas de espinafres, os tomates-cereja e as azeitonas. Polvilhar com os coentros picados e as raspa de limão.

Bater o vinagre com sal e pimenta. Adicionar o azeite em fio, batendo sempre até o molho se apresentar emulsionado. Temperar a salada com o molho e misturar delicadamente. Servir a salada fresca.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº 36



Ver a receita da tigelada aqui

***
A conta, SFF...!

Os ingredientes que entraram na composição das duas receitas foram comprados no supermercado Modelo da Praia da Vitória, à excepção dos espinafres que crescem espontaneamente no meu jardim. Existem maneiras de reduzir ainda mais o custo da refeição usando tomates cortados em cubos no lugar dos tomates-cereja, mais caros. Quanto à tigelada, é possível preparar somente metade da receita pois os ingredientes estão contabilizados para 6-8 pessoas. Cálculos baseados na tabela de preços dos hipermercados Continente [não entram em conta ingredientes básicos como sal, pimenta, canela em pó, azeite e vinagre]:

Salada

  • Couscous : 1.99 €/kg | Usado : 300 g => 0.60 €
  • Atum : 0.55 €/1 lata | Usado : 2 latas => 1.10 €
  • Espinafre fresco : 1.79 €/kg | Usado : 300 g => 0.62 €
  • Tomate-cereja : 1.39 €/250 g | Usado : 100 g => 0.55 €
  • Azeitona preta : 3.69 €/kg | Usado : 50 g => 0.19 €
  • Coentros frescos : 0.78 €/ ramo de 50 g | Usado : 1/2 ramo => 0.39 €
  • Limão : 0.88 €/kg | Usado : 250 g => 0.22 €

Sub-total => 3.67 €

Sobremesa

  • Açúcar granulado : 1.58 €/910 g | Usado : 300 g => 0.52 €
  • Ovos : 1.36 €/ 12 unidades | Usado : 9 unidades => 1.02 €
  • Leite : 0.49 €/l | Usado : 750 ml => 0.36 €
  • Limão : 0.88 € | Usado : 250 g => 0.22 €

Sub-total => 2.12 €

Custo total da refeição => 5.79 €

Dica de poupança : se tem por hábito fazer o essencial das suas compras em supermercados e hipermercados, vale a pena pedir os cartões de fidelidade propostos em quase todos; são gratuitos e dão direito à descontos muitas vezes interessantes, cupões, vales e outras regalias.

Ramo : Maço
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Pão de Alho e Oregãos

Mais uma vez, os meus queridos amigos TS e C estiveram por estas bandas e vieram jantar cá a casa.
Como não comia, nem fazia lasanha há imenso tempo, esse foi o prato escolhido. E para começar tivemos direito a este delicioso pão de alho caseiro.

Ingredientes:

250gr de massa de pão (eu usei a desta maravilhosa receita)
4 dentes de alho
4 pernadas de oregãos frescos
4 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
Flôr de sal

Preparação:

Num almofariz esmague os dentes de alho com os oregãos frescos e o sal. Quando tudo estiver bem moído, junte o azeite de modo a formar uma pasta que se consiga barrar. Se necessário junte um poucio mais de azeite.
Estenda a massa de pão como se fosse para fazer uma pizza, numa forma redonda ou rectangular, e barre toda a massa com a mistura anterior com a juda de um pincel de cozinha. Por fim tempere com um pouco de pimenta moída na hora e flôr de sal.
Leve a forno moderado (180ºC) até o pão estar cozido e com uma cor dourada.
Sirva morno.

Bom Apetite! dddd
domingo, 3 de maio de 2009

PostHeaderIcon Tostas de frango grelhado



Estas tostas surgiram após um churrasco do qual me sobrou bastante frango. Não só permitiram-me reciclar algumas das sobras como nos proporcionaram um agradável jantar ligeiro, pois ficaram deliciosas...

Ingredientes para 4 unidades

- 8 fatias de pão de forma
- 350 g de sobras de frango grelhado ou assado
- 2 tomates pequenos cortados em cubinhos
- 4 fatias finas de queijo flamengo
- 20 g de manteiga
- 1 ovo cozido
- 1 colher (sopa) bem cheia de mostarda doce (tipo Savora)
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Remover os ossos e as peles do frango; desfiar a carne grosseiramente. Picar o frango desfiado juntamente com o ovo cozido, não muito finamente

Transferir o preparado para uma tigela. Juntar os cubinhos de tomate e misturar. Temperar com sal e pimenta.

Pré-aquecer a tostadeira ou a sanduicheira. Barrar as fatias de pão com a manteiga de ambos os lados.

Colocar as fatias de queijo sobre 4 fatias de pão. Espalhar o preparado de frango por cima. Fechar com as fatias de pão restantes e levar a tostar.

Retirar as tostas da tostadeira e cortar cada uma em 2 triângulos. Servir de imediato, com uma salada de folhas e pickles de pepino (cornichons).

Tosta : Tostex - Queijo flamengo : Queijo prato - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

Blog Archive

back to top