sábado, 23 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Salsichas com bacon, mel e mostarda



Tinha reparado nesta receita já há algum tempo num dossier especial "brunch" da revista Blue Cooking, mas foi a nossa querida Marizé que me a fez relembrar ao publica-la recentemente no seu blog - o Tachos de Ensaio. Tanto a receita original como a da Marizé levam salsichas frescas, mas não sendo grande adepta das mesmas, resolvi usar salsichas de Frankfurt que também combinaram muito bem. Uma ideia óptima para um pequeno-almoço demorado de fim de semana ou até para uma refeição ligeira, com acompanhamento...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 12 salsichas médias, tipo Frankfurt
- 12 fatias finíssimas de bacon (toucinho fumado), sem o courato
- 2 colheres (chá) de mel líquido
- 2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
- sal & pimenta moída no momento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar uma assadeira com papel vegetal e reservar.

Embrulhar cada salsicha numa fatia de bacon, em espiral. Se isso for necessário, prender as pontas com palitos de madeira.

Colocar as salsichas na assadeira e levar ao forno por 10-15 minutos, a 200ºC, virando-as delicadamente a meio do tempo.

Misturar muito bem a mostarda com o mel, sal e pimenta. Pincelar as salsichas com o preparado e deixar dourar por mais 5-7 minutos.

Retirar a assadeira do forno e servir de imediato, acompanhando eventualmente com salada de folhas e batatas grelhadas com alecrim ou puré de batata gratinado.

Fonte : receita adaptada da revista Blue Cooking nº27

Ver também : Batatas com salsichas à alsaciana - Salsichas com queijo

Salsicha fresca : Lingüiça calabresa - Pequeno-almoço : Café da manhã - Pimenta : Pimenta do reino - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Workshop de Culinária

Aproveito para divulgar um workshop de culinária que terá lugar na Quinta de S. Luiz em Pereira, Coimbra, no dia 6 de Fevereiro, pelas 11h.
Um workshop de Canapés: Pequenos Regalos para Surpreender em Grande, com o Chef Hélio Santos, chefe executivo do restaurante da Quinta de S. Luiz e com a minha humilde presença.
Para mais informações e reservas:
http://www.quintasluiz.com dddd

PostHeaderIcon Macaroni and Cheese with Ham



Toda a gente já ouviu falar no badalado "mac 'n' cheese", um prato muito popular nos Estados Unidos. Trata-se basicamente de um simples gratinado de massa curta envolta num molho branco enriquecido com queijo cheddar. Cá na Terceira - por causa da forte presença americana, até encontramos o preparado já pronto a usar, vendido em caixinhas de cartão no supermercado, bastando que se lhe junte alguma água quente. Nunca provei os tais preparados, mas acho que não perco grande coisa... E a comida caseira sabe sempre muito melhor, sobretudo se for tão fácil de preparar como esta. Uma versão com fiambre, óptima para aquecer uma noite fresca de Inverno...

Ingredientes para 2-3 pessoas

- 2 e 1/2 chávenas* de massa tipo cotovelos médios riscados (ou macarrão riscado)
- 1/4 chávena de farinha de trigo
- 2 chávenas de leite
- 1 e 1/2 chávenas de queijo cheddar branco curado**, ralado em fios médios
- 150 g de fatias de fiambre cortadas em tiras finas
- 60 g de manteiga + mais um pouco para untar
- 2 colheres (sopa) bem cheias de salsa picada finamente
- sal & pimenta moída no momento

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml
** ou outro queijo de vaca curado à gosto como emmental, gruyère, queijo da Ilha...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com manteiga e reservar.

Levar a massa a cozer "al dente" num grande volume de água a ferver temperada de sal. Escorrer a massa e voltar a coloca-la no tacho onde cozeu.

Entretanto, aquecer a manteiga num tacho até derreter. Polvilhar com a farinha e mexer por aproximadamente 30 segundos. Retirar o tacho do lume.

Juntar metade do leite e misturar muito bem com uma vara de arames até ficar cremoso e sem grumos. Adicionar o leite restante e envolver. Voltar a colocar o tacho ao lume.

Cozinhar sem parar de mexer por aproximadamente 3 minutos, ou até o molho começar a borbulhar e a ficar espesso. Juntar 1 chávena de queijo e misturar. Temperar com sal e pimenta.

Adicionar as tiras de fiambre e a salda picada à massa cozida, assim como o molho branco. Misturar muito bem e transferir o preparado para a assadeira.

Polvilhar com o queijo ralado restante e levar ao forno por 25-30 minutos - a 180ºC, ou até a massa se apresentar bem gratinada. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida, com uma salada de folhas a acompanhar.

Fonte : receita adaptada da publicação Blue Cooking - Food & Pleasure 2009 (Portugal)

Massa : Macarrão - Fiambre : Presunto cozido - Pimenta : Pimenta do reino
dddd
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Coxas de Frango em Marinada de Lima e Especiarias

As refeições do dia-a-dia não têm que ser insípidas, nem complicadas, nem hipercalóricas. Na maioria das vezes basta a alquimia da cozinha para se transformar uma banal refeição em algo muito mais saboroso. É por isso que para mim, a cozinha é um prazer tão grande: de misturar, experimentar, mexer, provar, alterar, melhorar, piorar, simplificar, complicar, cheirar, ...
E por isso, as coxinhas de frango que apenas ia grelhar para o jantar, acabaram por ficar dignas de figurar aqui, simplesmente porque marinaram nuns ingredientes que lhe conferiram um sabor delicioso. Ah, a alquimia de cozinhar!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 coxinhas de frango
1 lima
chili-flakes (piri-piri moído)
sal q.b.
pimenta q.b.
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de acafrão das indias
1 colher de chá de garam masala (ou Caril)
azeite q.b.
Molho Sweet Chili para servir (ou agridoce se preferir)

Preparação:

Tempere as coxinhas de frango com o sumo de lima, o sal e pimenta, as especiarias e os chili-flakes a gosto. Envolva-as bem e deixe repousar nesta marinada pelo menos 30 minutos.(Se quiser poderá retirar a pele às coxinhas antes de as colocar na marinada)
Aqueça bem o grelhador, retire as coxinhas da marinada e pincele-as com um pouco de azeite. Coloque-as na grelha bem quente e deixe grelhar bem de ambos os lados até ficarem com uma bonita cor dourada e bem cozinhadas, principalmente junto ao osso.
Sirva as coxinhas com gomos de lima e molho sweet-chili e acompanhe com arroz branco e salada.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Sopa de feijão com abóbora, espinafres e bacon



Esta sopa tipicamente portuguesa - deliciosa e nutritiva - é muito parecida com aquelas que as minhas avós tinham por hábito de cozinhar ao lume da lareira, em grandes panelas de ferro. Aquece o corpo e a alma...

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de abóbora cortada em cubos pequenos
- 1 lata pequena de feijão manteiga cozido (400 g)
- 1 pedaço de toucinho fumado (bacon) com 100 g
- 1 molho de espinafres
- 1 batata média cortada em pedaços
- 1 cebola picada
- 50 ml de azeite
- sal
- 1 l de água

Preparação

Lavar e escorrer muito bem o feijão. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho grande. Refogar a cebola picada em lume médio até começar a alourar. Juntar os pedaços de batata e 2/3 do feijão. Envolver e cobrir com a água.

Adicionar o pedaço de toucinho e levar a ferver. Baixar o lume e deixar fervilhar em lume médio-baixo por aproximadamente 25 minutos.

Entretanto, arranjar os espinafres, guardando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e escorrer. Reservar.

Retirar o pedaço de toucinho do tacho e corta-lo em palitos finos. Reservar.

Triturar a sopa com o auxílio do liquidificador ou da varinha mágica até obter um creme liso e homogéneo. Voltar a colocar a sopa ao lume e temperar com sal.

Juntar os cubos de abóbora e cozinhar em lume brando por 8-10 minutos. Adicionar os palitos de bacon, o feijão restante e os espinafres. Cozinhar por mais 2-3 minutos. Rectificar os temperos e servir de seguida.

Molho : Maço
Varinha mágica : Mixer
dddd
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Omelete com Chouriço Picante e Espinafres

Esta omolete foi preparada para um dos nossos jantares do Domingo. Eu sou da opinião que com ovos em casa é muito simples de desenrascar qualquer coisa rápido e saudável para comer.
Neste caso foi o ideal para petiscar depois de uma sopa quentinha, sempre muito bem vinda nesta altura do ano.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 ovos
1/2 chouriço com pouca gordura
sal e pimenta q.b.
azeite
2 mãos cheias de folhas de espinafres frescas

Preparação:

Tire a pele ao chouriço e leve a saltear numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite. Adicione os espinafres e deize começar a murchar.
Entretanto bata os ovos com um pouco de sal e pimenta e junte à mistura de chouriço e espinafres. Deixe os ovos começarem a coagular e, com a ajuda de uma espátula vá dobrando a omolete até estar cozinhada, mas não em demasia para os ovos não ficarem borrachosos.
Sirva em fatias com uma salada de tomate.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Crocantes de tortellini com molho de iogurte



Assim preparada, a massa tortellini resulta num aperitivo diferente e original cujo crocante contrasta muito bem com a textura fresca e cremosa do dip de iogurte...

Ingredientes para 4 pessoas

- óleo vegetal q.b.
- 250 g de massa tortellini fresca com recheio de ricotta e espinafres

Molho de iogurte

- 100 g de iogurte grego
- sal & pimenta moída no momento
- sumo de 1/2 limão
- 200 ml de natas para culinária
- 1 colher (sopa) de ervas frescas picadas finamente, à gosto (salsa, coentros, cebolinho, mangericão...)

Preparação

Colocar o iogurte numa tigela. Temperar com sal, pimenta e o sumo de limão. Bater com uma vara de arames até o iogurte ficar cremoso e homogéneo.

Incorporar as natas, batendo sempre com a vara de arames. Juntar as ervas picadas e misturar. Reservar o molho no frigorífico até ao momento de servir.

Aquecer óleo numa frigideira grande e adicionar a massa. Fritar até se apresentar dourada e estaladiça de todos os lados.

Escorrer muito bem a massa sobre papel absorvente e transferir para uma taça. Servir com o molho de iogurte à parte.

Fonte : receita ligeiramente adaptada da revista Saberes & Sabores nº183 (Portugal)

Massa : Macarrão - Pimenta : Pimenta do reino - Sumo : Suco - Natas : Creme de leite - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Couve com Azeite e Alho

Uma parte dos legumes que se consomem cá em casa são de agricultura familiar, i.e., vêm directamente da quintinha dos meus avós. Portanto consomem-se os legumes da época.
Se no verão houve courgete em abundância, de tal maneira que ainda ando a fazer sopa com courgete congelada nessa altura, agora há imensas couves. Se há couves, são couves que se vão consumindo.
Como não sou grande apreciadora de couve cozida, tenho-a preparado salteada, apenas com azeite e alho. É um excelente acompanhamento.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 couve coração de boi pequena
4 dentes de alho
azeite q.b.
sal
pimenta
colorau em pó (facultativo)

Preparação:

Corte a couve numa juliana grossa - com a grossura de um dedo - tendo o cuidado de retirar o caule e o interior mais grosso.
Lave a couve em água abundante e deixe escorrer bem.
Entretanto pique os dentes de alho e coloque-os numa frigideira larga juntamente com o azeite. Deixe aquecer e introduza a couve. Deixe a couve cozinhar, mas atenção para não a deixar demasiado cozida e murcha. O ideal é que fique ainda crocante. Tempere de sal e pimenta a gosto.
Coloque na travessa de servir e polvilhe com um pouco de colorau em pó e um pouco mais de pimenta. Sirva como acompanhemento de carnes assadas, grelhadas ou estufadas.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Peitos de frango ao parmesão


Pela fotografia, estes peitos de frango podem parecer um pouco secos mas, bem pelo contrário, como não lhes foram retirados nem os ossos nem a pele, ficaram tenros. E o facto de colocar o tempero debaixo da pele deixou a carne muito aromática e saborosa. Um prato leve e perfumado para os dias de semana...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 chávena* de folhas de salsa fresca picadas finamente
- 1/4 chávena de pão ralado integral
- 1/4 chávena de queijo parmesão** ralado finamente
- 1 colher (sopa) de raspa de casca de limão
- sal & pimenta moída no momento
- 4 peitos de frango com os ossos e a pele
- óleo vegetal q.b.

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml
** ou outro queijo de vaca curado de boa qualidade como São Jorge, queijo da Ilha, emmental, cheddar branco, etc.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 230ºC. Forrar uma assadeira com papel vegetal e reservar.

Numa tigela pequena, misturar muito bem a salsa picada com o pão ralado, o queijo, a raspa de limão, sal e pimenta.

Levantar delicadamente a pele dos peitos de frango com os dedos, sem rasgar. Distribuir o preparado anterior por baixo da pele do frango. Temperar a carne com sal e pimenta.

Colocar os peitos de frango na assadeira, com a pele virada para cima. Pincelar ligeiramente com óleo.

Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos, a 230ºC, até a pele do frango se apresentar dourada e estaladiça.

Retirar a assadeira do forno e servir de seguida. Acompanhar com salada de folhas e esparguete alho e azeite.

Fonte : receita adaptada do livro Everyday Food * Great Food Fast, de Martha Stewart - Clarkson Potter Publishers (E.U.A.)

Ver também : Frango panado com parmesão - Peitos de frango em crosta de pecorino

Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino - Papel vegetal : Papel manteiga - Esparguete : Espaguete
dddd
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Carne de Porco Estufada com Cogumelos

Há uns tempos, a minha mãe deu-me uma panela de cozedura lenta (crockpot). Curiosamente, a panela tem mais de 30 anos - foi oferecida aos meus pais como prenda de casamento - mas nunca tinha sido usada.
Estas panelas eram uma espécie de Bimby na altura. Colocavam-se os alimentos e os temperos na panela, ligava-se e saía-se para trabalhar. Quando se chegava a casa, depois de 8 ou 10 horas, o jantar estava pronto!
Ora a minha panela lá foi ficando em casa até que este fim de semana resolvi experimentar.
Panela mais básica não deve haver. Tem apenas 1 botão e 3 funções: off, low e high! Sem livro de instruções e após uma pesquisa sobre panelas de cozedura lenta no google, resolvi arriscar. O que mais podia acontecer era a panela já não funcionar. Mas funcionou!
A receita foi muito simples, como a maioria das receitas para as panelas de cozedura lenta, e tem a vantagem de não ser preciso adicionar nenhum tipo de gordura. A receita pode ser adaptada a uma panela convencional e a tempos de cozedura mais aceitáveis.
Mas foi engraçado preparar tudo de manhã e ligar a panela, almoçar, sair toda a tarde e chegar a casa e ter o jantar pronto!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 quilo de perna de porco cortada em cubos pequenos
200gr de cogumelos frescos pequenos
sal
1 malagueta seca
2 cravinhos
100ml de vinho branco
4 colheres de sopa de polpa de tomate
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de molho inglês
pimenta q.b.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na panela, ligar em "low" (lento) e deixar estufar durante cerca de 8 horas.
Se não tiver uma panela de cozedura lenta, basta colocar todos os ingredientes numa panela convencional e leve a estufar em lume brando até tudo estar cozinhado.
Sirva com arroz branco ou batatas fritas e uns legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd
domingo, 17 de janeiro de 2010

PostHeaderIcon Pão Integral com Aveia

Apesar de usar a minha máquina de pão pelo menos 1 vez por semana há mais de 3 anos, é raro colocar aqui receitas para a máquina de pão. Na maioria das vezes acabo por fazer pão usando as farinha que já se compram prontas, às quais é só juntar água. A minha máquina é mais usada para amassar e levedar as mais diversas massas, como as massas de pizzas e de bolo rei ou rainha, do pãozão recheado, ou outra qualquer massa que precise de ser amassada e de levedar.
Outras vezes faço uma ou outra receita de pão, quase sempre infalíveis e das quais gostamos muito.
Este sábado, enquanto nos sentávamos à mesa para tomar o pequeno almoço com o pão quente ainda a fumegar ao nosso lado, lembrei-me que era já tempo de partilhar a receita.

Ingredientes para 1 pão de 750gr:

200gr de farinha de trigo
250gr de aveia
250gr de farinha integral
500ml de água
1 saqueta de levedura seca (usei Vahiné)
sal q.b.
1 colher de sopa de açúcar

Preparação:

Na cuba da máquina coloque a água morna. Junte depois as farinhas, a aveia, o sal, açúcar e por fim a levedura seca.
Ligue a máquina e escolha o programa mais apropriado.
Coma ainda morno com manteiga, fiambre ou a compota da sua preferência.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Creme de lentilhas vermelhas



As lentilhas fazem parte das minhas leguminosas favoritas pois são pobres em calorias mas muito ricas em proteínas e nutrientes essenciais. Além de mais bonitas e também mais delicadas do ponto de vista do sabor, as vermelhas - que se encontram geralmente à venda em lojas de produtos naturais ou em mercearias indianas - têm a vantagem de um tempo de cozedura reduzido. Deram uma cor vibrante a esta sopa tão saudável quanto deliciosa e reconfortante...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 chávena* de lentilhas vermelhas secas
- 1 cebola roxa cortada em pedaços
- 2 cenouras grandes cortadas em rodelas
- 1 pau de aipo cortado em pedaços
- 1 batata doce média cortada em cubos
- 1 dente de alho grande fatiado
- 5 chávenas de caldo de legumes
- 2 colheres (chá) de pimentão-doce
- sal & pimenta moída na altura
- 1 colher (sopa) bem cheia de cebolinho picado

* 1 chávena (xícara) = 1 cup -> um volume de 240 ml

Preparação

Colocar as lentilhas, os pedaços de cebola, as rodelas de cenoura, o aipo, os cubos de batata doce e o alho fatiado num tacho grande. Polvilhar com o pimentão-doce.

Cobrir com o caldo de legumes e levar a ferver. Deixar ferver por 10 minutos e baixar o lume. Cobrir e cozinhar em lume brando por mais 20 minutos.

Retirar a sopa do lume e deixar amornar. Triturar a sopa no liquidificador ou com o auxílio da varinha mágica até obter um creme homogéneo. Voltar a colocar a sopa ao lume e temperar com sal. Aquecer em lume brando, mexendo.

Distribuir a sopa por pratos fundos ou tigelas. Polvilhar com pimenta moída na altura e guarnecer com o cebolinho picado. Servir de seguida.

Fonte : receita adaptada do livro Soup Bowl - Ed. Love Food * Parragon Books (E.U.A.)

Aipo : Salsão - Pimentão-doce : Páprica - Pimenta : Pimenta do reino - Varinha mágica : Mixer dddd

PostHeaderIcon Alma Lusa



Cozendo o pão em forno de lenha... dddd

Blog Archive

back to top