sábado, 26 de julho de 2008

PostHeaderIcon Mini Brioches de Chocolate - Chocolate Mini Brioches

Inspirado pela minha companheira dos "Daring Bakers", Sara-Piperita, trago hoje a receita de uns surpreendentes mini brioches.
Na sua receita original, a Sara adoptou para o recheio, doce de morango, porém, na ausência deste e porque aqui em casa apreciamos tudo o que tenha chocolate, foi este o ingrediente escolhido para a substituição. Confesso que deixei uns quantos sem recheio, para testar outros paladares. Entre os barrados com doce de laranja e canela e os barrados com mel de rosmaninho de Montalegre...! Bom, a verdade é que já não há nenhum por isso aqui vai a receita.

Ingredientes:
(utilizei a base da receita do Pão Brioche que já aqui postei)

- 100ml de água
- 600g de farinha T55
- 4 ovos
- 100g de açúcar
- 150g de margarina
- 1 pac de fermento em pó (fermipan ou vanhiné)
- 5g de sal
- 1 tablete de chocolate de leite

Preparação:

No recipiente da sua máquina do pão, coloque primeiro a água, os ovos ligeiramente batidos e a margarina. Adicione depois o sal, a farinha, o açúcar e por fim o fermento. Pode agora ligar a sua máquina no programa de amassar e levedar (deve durar cerca de 1.50h). Vaze a massa numa superfície polvilhada com farinha e deixe descansar 10m. Divida a massa em pequenas porções e forme pequenas bolinhas, introduzindo no seu interior um quadrado de chocolate de leite. Coloque as porções já recheadas dentro de formas de queques (ou equivalente) e leve ao forno pré-aquecido a 150°C até crescerem e ficarem bem dourados. Uma última dica, deixem uns quantos sem recheio e aventurem-se por outros paladares!

Nota de Prova:

Imprimir a Receita
dddd

PostHeaderIcon Smoothie de frutos vermelhos



Um smoothie é um batido de vegetais (frutas e/ou legumes) e proteínas magras com alto teor de vitaminas que pode ocasionalmente substituir uma refeição. Além de saudável, este - com dominante de frutos vermelhos - é delicioso e refrescante...

Ingredientes para 2 copos

- 4 pedras de gelo
- 2 pêssegos maduros
- 150 g de frutos vermelhos variados*
- 1 iogurte natural
- 1 colher (sopa) bem cheia de mel
- 2 folhas de hortelã + 2 hastes para a decoração

* Usei morangos, framboesas, groselhas, mirtilos e amoras

Preparação

Picar o gelo no copo do liquidificador.

Lavar e descaroçar os pêssegos. Cortar em pedaços, sem descascar. Colocar os pedaços de pêssego no copo do liquidificador.

Juntar os frutos vermelhos, o iogurte, o mel e as folhas de hortelã.

Triturar em alta velocidade até obter um preparado aveludado e homogéneo.

Distribuir pelos copos e decorar com as hastes de hortelã. Servir de seguida.

Ver também : Smoothie de morangos e hortelã

dddd

PostHeaderIcon Tarte rápida de frango e cogumelos



Ultimamente, andamos a fazer obras em casa e a vontade de cozinhar tem sido pouca... Em momentos assim, uma tarte salgada acompanhada de uma salada é uma óptima opção. Esta prepara-se num ápice e fica muito boa.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 rolo de massa quebrada fresca de compra
- 1 lata média de cogumelos inteiros tipo champignon
- 300 g de sobras desfiadas de frango cozinhado
- 3 ovos grandes
- 100 g de natas*
- 100 g de ricotta*
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (sopa) de ervas picadas (salsa e cebolinho)
- sal & pimenta moída na altura

* ou só 200 g de natas. Ou só 200 g de ricotta.



Preparação

Pré-aquecer o forno a 175ºC. Forrar uma tarteira com a massa quebrada, com o papel vegetal virado para baixo. Reservar.

Escorrer e lavar os cogumelos em água fria corrente. Escorrer novamente e secar. Cortar os cogumelos em quartos. Espalhar os cogumelos e o frango desfiado pela massa.

Numa tigela, bater ligeiramente os ovos. Juntar as natas, a ricotta, o caril, as ervas picadas, sal e pimenta. Bater com um garfo até ficar tudo bem misturado.

Regar os cogumelos e o frango desfiado com a mistura. Levar a tarte ao forno a 175ºC por aproximadamente 25-30 minutos, ou até a massa e o recheio se apresentarem firmes e dourados.

Retirar a tarte do forno e deixar repousar por 20 minutos antes de desenformar e fatiar. Servir a tarte morna ou fria, acompanhando com salada mista.

Mais receitas de quiches e tartes salgadas aqui

Tarte : Torta - Natas : Creme de leite - Caril : Curry - Pimenta : Pimenta do reino - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd
sexta-feira, 25 de julho de 2008

PostHeaderIcon Esparguete com robalo e molho de tomate



Um prato de pasta simples mas requintado pois usa um peixe nobre e tomates frescos da época. Uma delícia de bom gosto e de leveza...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 dentes de alho inteiros
- azeite
- 1/2 colher (chá) de malagueta seca picada finamente
- 700 g de tomates maduros picados grosseiramente (sem pele nem sementes)
- 125 ml de vinho branco seco
- 350 g de esparguete
- 300 g de filetes de robalo cortados em tiras finas
- 1,5 colheres (sopa) de salsa picada
- sal

Preparação

Levar a massa a cozer al dente em bastante água a ferver temperada de sal, com um fio de azeite. Escorrer, reservando uma concha cheia da água de cozedura.

Esmagar os dentes de alho usando a lâmina de uma faca grande. Aquecer 1 colher (sopa) de azeite em lume brando numa frigideira ampla. Juntar os alhos esmagados e a malagueta picada. Refogar por 10 minutos, mexendo de vez em quando, sem deixar queimar o alho.

Adicionar os tomates picados e misturar muito bem. Regar com o vinho branco. Temperar com sal e deixar levantar fervura. Cozinhar em lume médio por 10-15 minutos, até o molho espessar.

Juntar as tiras de robalo e a salsa. Cozinhar por 2-3 minutos, ou até o peixe ficar branco.

Adicionar o esparguete cozido e a água de cozedura reservada. Aquecer por 1 minuto sem parar de mexer delicadamente com um garfo para a massa ficar revestida de molho. Retirar do lume e regar com um fio de azeite. Servir de seguida.


Esparguete
: Espaguete - Filete : Filé - Massa : Macarrão
dddd

PostHeaderIcon Mousse de Chocolate

E é com uma simples Mousse de Chocolate que me despeço antes de ir para um local ao sol, gozar uns dias de férias bem merecidas!
Estarei de regresso a 11 de Agosto, com mais receitas.
A todos uma Boas Férias!

Ingredientes:

200gr de chocolate de culinária
50gr de manteiga sem sal
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar.

Preparação:

Parta o chocolate em pedaços pequenos e junte a manteiga. Leve a derreter em banho maria ou no microondas, com cuidado para não queimar.
Entretanto misture as gemas com o açúcar mexendo bem, e adicione depois o chocolate derretido.
Bata as claras em castelo e adicione suavemente à mistura anterior.
Leve ao frigoríco no mínimo 2 horas antes de servir.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 24 de julho de 2008

PostHeaderIcon Monte Sinai : o meu cantinho especial...

Conheço o snack-bar / restaurante Monte Sinai há 25 anos e o local nunca mudou... A primeira vez que lá estive - ainda adolescente, foi para comer um frango no churrasco após uma manhã toda a nadar nas águas límpidas do Lago Azul, um dos recantos mais tranquilos situados na albufeira da barragem de Castelo de Bode. Desde então, passou a ser o meu cantinho especial, aquele onde só levo os amigos e familiares mais queridos...



Chega-se lá passando por Ferreira do Zêzere, uma vila onde nasceu o meu avô materno, não muito distante da bela cidade de Tomar. A estradinha serpenteia por entre eucaliptos e pinheiros, e paira no ar um aroma irresistível de ervas aromáticas. Há sempre um ou dois cães a dormir preguiçosamente no terraço que domina a esplanada do restaurante, flores e manjericos em vasos, pássaros a cantar...



Existe uma casinha branca bem cuidada que acolhe a sala de restaurante, mas quem é que quer ficar lá dentro quando há uma esplanada tão ampla e acolhedora lá fora, com uma vista deslumbrante para o lago...?



O sítio ideal para gozar plenamente o final de um dia quente de Verão, com alguma frescura a subir das águas puras, na sombra aconchegante de videiras, nespereiras, oliveiras... Sente-se lá uma paz absoluta, rara...



Não é um restaurante fino, não. Mas esse é mais um dos charmes do Monte Sinai. Serve-se lá uma comida honesta - tipo tasquinha - às horas de refeições; umas bebidas, uns petiscos, etc... Espero que continue assim por muito tempo ainda: simples, sereno, despretensioso. Pois é mesmo assim que eu quero para sempre este meu cantinho de Paraíso...

Restaurante / Snack-Bar Monte Sinai
Lago Azul - Cerejeira
2240 Ferreira do Zêzere - PORTUGAL
Tel. 249 361 811

dddd

PostHeaderIcon Salada Ibéria



Nunca me tinha ocorrido juntar morangos a um prato salgado, até comer um - por mero acaso - logo a seguir a um pedaço de queijo manchego... Achei tão bom que pensei logo associar esses dois alimentos de propósito. Com mais uns espargos verdes e umas lamelas de magret de pato fumado, saiu uma salada de inspiração espanhola fresca e diferente, mas sobretudo deliciosa. Uma das minhas receitas sobre o tema dos frutos vermelhos publicadas na revista online La Fureur des Vivres.

Ingredientes para 4 pessoas

- 16 espargos verdes
- 12 morangos
- 200 g de queijo manchego
- 12 lamelas de magret de pato fumado
- 1 colher (sopa) de ervas picadas (cebolinho e hastes de salsa)
- sal & pimenta moída na altura
- azeite de muito boa qualidade

Preparação

Cozer os espargos inteiros ao vapor por 3 minutos. Deixar arrefecer por completo e transferir para um prato de servir.

Remover os pés verdes dos morangos. Lavar, secar e cortar em quartos. Juntar ao prato dos espargos.

Cortar o queijo em cubos e adicionar à salada. Polvilhar com as ervas picadas.

Temperar com sal e pimenta. Regar com um fio de azeite e guarnecer com as lamelas de magret de pato fumado. Servir de seguida.

Espargo : Aspargo - Fumado : Defumado - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Cogumelos Gratinados com Mozarella

É altura de fazer uma limpeza ao frigorífico. Antes de ir de férias há que comer tudo o que se possa estragar em 15 dias de ausência.
Ora no fundo da gaveta dos vegetais andavam uns cogumelos que foram comprados para outro fim, mas que não chegaram a ser utilizados.
A par com eles, estava também 1/2 pacote de queijo mozarella ralado. Era preciso despachar estas 2 coisas!

Ingredientes:

1 embalagem de cogumelos frescos
200gr de Mozarella ralada
flôr de sal
pimenta
oregãos

Preparação:

Lavar e cortar os cogumelos em laminas. Num prato que possa ir ao forno e à mesa colocar os cogumelos e temperar com flôr de sal, pimenta e oregãos. Colocar o queijo ralado por cima e polvilhar com um pouco mais de oregãos.
Levar ao forno quente, até os cogumelos cozinharem e o queijo derreter.
Servir com fatias de pão alentejano torrado.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 23 de julho de 2008

PostHeaderIcon Coelho aromático com cebolinhas



Este prato de coelho à moda italiana tem um aroma irresistível... Uma das receitas da minha autoria publicadas no nº 2 da revista gastronómica francesa Cuisine Passion.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- 12 cebolinhas
- sal & pimenta moída na altura
- 1 copo de caldo de galinha
- 1 folha de louro
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- 2 hastes de alecrim
- 1 colher (chá) de tomilho picado
- 1 colher (chá) de hortelã picada
- 2 colheres (sopa) de azeite

Preparação

Descascar as cebolinhas e cortar as maiores em metades.

Aquecer o azeite numa caçarola de fundo espesso. Juntar os pedaços de coelho, as cebolinhas e a folha de louro. Alourar de todos os lados em lume brando por 15 minutos, mexendo com frequência.

Adicionar o alecrim. Temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por 40 minutos, regando de vez en quando com caldo quente para a carne não secar.

Juntar o vinagre no final da cozedura. Polvilhar com o tomilho e a hortelã. Deixar caramelizar um pouco em lume brando. Servir de seguida, acompanhando com batatas fritas ou polenta.


Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Salada de Rucula com Tangerina, Azeitonas e Parmesão

As férias estão quase, quase a chegar... A vontade de cozinhar já é muito pouca, assim como os ingredientes disponíveis em casa.
Mesmo assim ainda houve o suficiente para esta salada. A combinação com a tangerina é mesmo muito refrescante!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tangerinas
1/2 pacote de rucula
queijo parmesão q.b.
2 colheres de sopa de azeitonas em rodelas
Vinagre balsâmico
azeite
sumo de limão
flôr de sal
pimenta
alho
oregãos

Preparação:

Começe por preparar o molho. Num frasco com tampa coloque 3 partes de azeite para 1 de vinagre balsâmico e 1 de sumo de limão. Tempere com 1 colher de oregãos, flôr de sal e pimenta a gosto e 1 ou 2 dentes de alho picadinhos. Feche o frasco e agite bem.
Entretanto prepare a salada. Numa taça coloque a rucula. Salpique com as azeitonas e com as tangerinas separada em gomos.. Com um descascador de legumes corte lascas de queijo parmesão sobre a salada.
Mesmo antes de servir, agite bem o frasco com o molho e coloque sobre a salada.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 22 de julho de 2008

PostHeaderIcon Ervilhas com bacon



As ervilhas ficam sempre a matar cozinhadas com charcutarias fumadas. É muito frequente encontrá-las associadas com bacon em todo o Ocidente. Esta é a variante americana da Martha Stewart, vista num exemplar já antigo da revista Everyday Food. Uma receita simples e boa, que tanto pode servir de prato ligeiro como de acompanhamento.

Ingredientes para 4 pessoas

- 5 fatias finas de bacon cortadas em tiras
- 600 g de ervilhas frescas ou descongeladas
- caldo de legumes q.b.
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Aquecer uma frigideira anti-aderente. Juntar as tiras de bacon e dourar em lume médio por 5-7 minutos, mexendo com frequência.

Retirar as tiras de bacon da frigideira com uma escumadeira e deixar escorrer sobre papel absorvente.

Adicionar as ervilhas à frigideira. Saltear por 4-5 minutos. Juntar pequenas quantidades de caldo de legumes quente até as ervilhas se apresentarem cozidas e não restar quase líquido nenhum na frigideira.

Retirar a frigideira do lume e regar as ervilhas com o vinagre. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cobrir com as tiras de bacon. Servir de imediato.

Ver também : Ervilhas à moda de Salir

Fumado : Defumado - Pimenta : Pimenta do reino - Papel absorvente : Papel toalha
dddd

PostHeaderIcon Cake de ricotta, atum e pimentos



Há tempos que não preparava um cake salgado, e no entanto é mesmo uma coisa que gosto de comer quando está calor, seja para um almoço leve ou um lanche, etc. A ricotta dá uma textura muito macia a este, um dos melhores bolos do género que fiz até agora. Foi no bonito blog francês Aurel est dans sa Cuisine que descobri a receita...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 200 g de ricotta
- 3 ovos grandes
- 150 g de farinha para bolos com fermento*
- 1 lata de atum em azeite (150 g)
- 2 pimentos vermelhos de conserva
- 100 ml de leite
- 100 g de queijo ralado (gruyère, emmental, parmesão...)
- ervas picadas (salsa e cebolinho)
- sal & pimenta

* ou 150 g de farinha de trigo + 1 envelope de fermento em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Escorrer muito bem o atum, reservando algum azeite. Esmigalhar o atum com um garfo. Untar uma forma rectangular tipo bolo inglês com o azeite. Reservar.

Escorrer os pimentos e cortá-los em tiras finas. Reservar.

Misturar a ricotta com os ovos. Juntar o leite, a farinha peneirada (e eventualmente o fermento) e ervas picadas à gosto. Bater até a massa se apresentar lisa e homogénea.

Adicionar o atum esmigalhado, as tiras de pimento e o queijo ralado. Temperar com sal e pimenta. Misturar muito bem.

Transferir o preparado para a forma e levar ao forno por aproximadamente 45 minutos, a 180ºC. Verificar a cozedura com um palito e retirar o bolo do forno.

Desenformar o bolo de lado, sobre uma grelha. Deixar arrefecer por completo antes de servir. Acompanhar com salada mista.

Mais receitas de bolos salgados aqui

Pimento : Pimentão - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Requeijão Assado

Hoje deixo ficar uma sugestão muito simples e saborosa: Requeijão Assado.
Não há nada mais simples - temperar o requeijão com ervas ou especiarias a gosto, regar com um fio de azeite e levar a assar.
Servir depois com tostinhas ou pão caseiro. É ideal para um jantar entre amigos ou para petiscar depois da praia.

Ingredientes:

1 requeijão
oregãos a gosto
alho em pó
pimenta de moinho
azeite
malagueta

Preparação:

Num recipiente que possa ir ao forno, colocar o requeijão. Temperar abundantemente a superfície com os oregãos, o alho em pó e a pimenta.
Entretanto num almofariz picar a malagueta juntamente com um fio de azeite.
Colocar este azeite sobre o requeijão e levar a forno quente, 180ºC, durante 15 a 20 minutos.
Servir de imediato com tostinhas ou pão fresco.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 21 de julho de 2008

PostHeaderIcon Ragú vegetal



Tento sempre que haja muitos vegetais à minha mesa. O mais saudável para o nosso organismo - e para o ambiente - é usar os legumes da estação, e quanto mais diversificados melhor, pois cada um tem nutrientes e vitaminas diferentes, todos necessários para o nosso bem estar. Este guisado é delicioso para aproveitar os tesouros que a natureza nos oferece com abundância durante o Verão...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 curgetes cortadas em rodelas
- 400 g de feijão verde arranjado e cortado em tiras
- 4 tomates maduros picados (sem pele nem sementes)
- 125 g de milho em grão fresco ou descongelado
- 1 cebola grande picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 copo de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Aquecer o azeite num tacho. Juntar a cebola e os alhos picados. Refogar até alourar ligeiramente.

Adicionar as rodelas de curgetes e as tiras de feijão verde. Refogar por uns minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.

Temperar com sal e pimenta. Juntar os tomates picados e regar com o caldo de legumes quente. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume médio por 10-15 minutos.

Adicionar os grãos de milho e cozinhar até o feijão verde se apresentar cozido, mas ainda um pouco firme. Rectificar os temperos e servir de imediato.

Curgete : Abobrinha - Feijão verde : Vagem - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Creme de iogurte com polpa de cereja



Ultimamente, tenho andado muito virada para os frutos vermelhos pois fui convidada para ser a cozinheira do mês da revista francesa online La Fureur des Vivres cujo tema de Julho de 2008 é precisamente dedicado aos frutos vermelhos. Foi nesse quadro que imaginei esta sobremesa fresca com cereja e iogurte, deliciosa para fechar uma refeição ligeira de Verão...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de cerejas maduras
- 75 g de açúcar
- 50 ml de água
- 50 ml de licor de cereja
- 2 iogurtes naturais
- 250 g de queijo creme
- sumo de 1 limão
- 100 ml de natas
- folhas de hortelã

Preparação

Lavar, secar e descaroçar as cerejas. Triturar as cerejas até obter um puré. Colocar o puré de cereja num tacho, juntamente com o açúcar, a água e o licor de cereja.

Aquecer em lume médio até espessar, mexendo com frequência. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer por completo.

Colocar o iogurte, o queijo creme, as natas e o sumo de limão numa tigela. Bater muito bem com uma vara de arames até o creme se apresentar bem ligado e fofo.

Dispor camadas alternadas do preparado de cereja e de creme de iogurte em taças de sobremesa. Decorar com folhas de hortelã e levar ao frigorífico até ao momento de servir.

Queijo creme : Requeijão cremoso - Sumo : Suco - Natas : Creme de leite - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Tarte de Brigadeiro com Nogat de Nozes

Esta deliciosa tarte surgiu na revista Saberes e Sabores da Vaqueiro no passado mês de Maio.
Num jantar de amigos na sexta-feira, fiquei encarregue de levar a sobremesa e esta tarte foi a escolhida. Tinha chocolate e não precisava de forno!
Fiz umas pequenas alterações: o nogat era de amêndoas, mas na falta destas usei nozes, e usava bolachas com pepitas de chocolate como base e eu usei bolacha Maria misturada com cacau em pó.

Ingredientes:

Base
300gr de bolacha Maria
3 colheres de sopa de cacau em pó
50gr de manteiga
2 a 3 colheres de sopa de leite

Recheio
3 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado
30gr de cacau em pó
40gr de manteiga
2 ovos

Praliné

70gr de açúcar
25 gr de manteiga
70gr de nozes picadas

Preparação:

Triture as bolachas no robot de cozinha. Junte a manteiga. o cacau e o leite e volte a triturar.
Deite o preparado numa forma de tarte e espalhe bem a base presionando toda a superfície e os lados da forma.
Ponha a gelatina de molho em água fria.
Deite o leite condensado num tacho e junte o cacau e a manteiga e leve a lume brando mexendo sempre, até a mistura engrossar e fazer estrada no fundo do tacho.
Parta os ovos e adicione as gemas ao preparado de leite condensado mexendo bem. Adicione as folhas de gelatina bem escorridas e mistura bem para dissolver.
Bata as claras em castelo e incorpore-as na mistura anterior.
Deite o preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico até prender.
Prepare depois o nogat. Numa frigideira anti aderente junte o açúcar e a manteiga e deixe caramelizar. Adicione depois as nozes e mexa bem.
Espalhe o preparado sobre uma folha de apel de vegetal e deixe arrefecer bem.
Parta depois a placa de noga em pedaços e triture-a no robot de cozinha.
Sirva sobre a tarte.

Bom Apetite! dddd
domingo, 20 de julho de 2008

PostHeaderIcon Frango louco



A "carne louca" é um recheio para sandes bastante popular no Brasil, preparado à base de sobras desfiadas de novilho cozinhado misturadas com legumes salteados. Descobri esta saborosa versão com frango num exemplar já antigo da revista brasileira Receitas & Delícias. Fica muito bom em pão fresco e estaladiço.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/2 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 tomate maduro picado (sem pele nem sementes)
- 2 peitos de frango cozinhados e desfiados
- sal & pimenta moída na altura
- 1 cenoura pequena ralada
- 5-6 azeitonas verdes ou pretas picadas grosseiramente
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1/2 pimento verde cortado em cubinhos
- 4-6 pãozinhos de mistura (ou ciabatta, baguete...)
- maionese (opcional)

Preparação

Aquecer o azeite numa caçarola ou num tacho. Juntar a cebola e o alho. Refogar por 5 minutos, mexendo com frequência. Adicionar o tomate picado e refogar por mais 10 minutos ou até apurar um pouco.

Juntar a cenoura ralada, os cubinhos de pimento e as azeitonas picadas. Cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Adicionar o frango desfiado e a salsa picada. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cozinhar por mais 5 minutos. Retirar a caçarola do lume.

Cortar os pães em metades. Escavar um pouco, eliminando algum miolo. Barrar eventualmente com um pouquinho de maionese e rechear os pães com o preparado de frango no momento de servir.

Nota : o recheio pode ser servido quente ou frio, mas eu prefiro frio.

Ver também : Sandes de salada de frango



Sandes : Sanduíche - Pimenta : Pimenta do reino - Pimento : Pimentão - Baguete : Pão francês
dddd

PostHeaderIcon Sopa fria de pepino e iogurte



Com este calor, sopa...? Só se for fria. Esta, de origem búlgara - com pepino e iogurte, é saudável, deliciosa e refrescante. A inspiração veio da revista mensal Cozinha Sem Stress de Julho de 2008.

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 pepinos
- 400 g de batatas
- 2 cebolas
- 100 g de alho-francês (parte branca)
- 1,2 l de água
- 1 iogurte natural
- sal & pimenta moída na altura
- salsa picada finamente
- 8 pedras de gelo

Preparação

Lavar, descascar e arranjar os pepinos, as batatas, as cebolas e o alho-francês. Cortar 8 rodelas finas a um dos pepinos e reservar.

Cortar os vegetais em pedaços e colocá-los num tacho com a água. Temperar com sal e levar a ferver. Cozinhar em lume brando por 25 minutos ou até os vegetais se apresentarem cozidos.

Retirar o tacho do lume e triturar a sopa com o auxílio do liquidificador ou da varinha mágica. Se a sopa parecer muito espessa, adicionar um pouco de água fria. Deixar arrefecer por completo e reservar no frigorífico até ficar bem fresca.

Bater o iogurte em creme e envolver na sopa. Distribuir por tigelas ou pratos fundos e juntar as pedras de gelo. Decorar com as rodelas de pepino reservadas. Polvilhar com pimenta e salsa. Servir.

Ver também : Salmorejo / Sopa de curgetes com queijo de cabra

Alho-francês : Alho-poró - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Varinha mágica : Mixer - Frigorífico : Geladeira
dddd

Blog Archive

back to top