sábado, 1 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Pão de Iogurte - Yogurt Bread

Aqui está um bom pão, para fazer umas sanduíches para levar para a praia, ou para um piquenique. Como este fim-de-semana não temos tempo para fazer qualquer uma das duas actividades, vai servir mesmo para alegrar os nossos pequenos-almoços e lanches.






Ingredientes:

- 700g de farinha tipo 65
- 150ml de água
- 150ml de leite
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de vinagre
- 2 iogurtes simples sem açúcar
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

Proceder como indica o manual da máquina. Primeiro os ingredientes líquidos, depois os sólidos e no final o fermento. Em alternativa sempre podem fazer como sempre faço, ou seja, primeiro a farinha, depois os outros ingredientes sólidos e no fim os ingredientes líquidos. Como podem constatar não faço nada como os fabricantes dizem, mas como até agora tudo tem corrido bem prevalece a máxima futebolística: "Em equipa que ganha não se mexe!".

Nota da Prova:

dddd
sexta-feira, 31 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Salada de Bacalhau e Broa de Milho


Apesar de este ano o calor não se fazer sentir de forma tão intensa, apetece sempre comer ao ar livre, e almoços mais ligeiros.
Desta vez saiu uma salada de Bacalhau e de Broa de Milho, inspirada por uma receita que vi na Blue Cooking na edição de Fevereiro de 2007!


Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau
1 pimento
1 tomate maduro
2 fatias de broa de milho
azeitonas pretas descaroçadas
salsa
2 dentes de alho
coentros
oregãos
azeite
vinagre
sal
pimenta

Preparação:

Asse o pimento e o bacalhau. (Se preferir pode cozer o bacalhau em vez de o assar e usar pimento de conserva já assado!)
Esfarele para dentro de uma assadeira as fatias de broa, junte o alho picado, os oregãos, a salsa e os coentros também picados e o tomate em cubos e as azeitonas pretas descaroçadas partidas em pedaços.
Depois de assados e limpos, junte à mistura da broa o pimento em tirinhas e o bacalhau em lascas.
Regue generosamente com um bom azeite, e tempere a gosto com sal, pimenta e vinagre.
Mexa bem e sirva. (Também pode servir directamente do frigorífico!)

Bom Apetite!
dddd
quinta-feira, 30 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Coulant de Chocolate

Para acabar a refeição em beleza... esta verdadeira delícia de chocolate!
Palavras para quê!

Ingredientes para 8 pessoas:

180g de chocolate de culinária
200gr de manteiga
180gr de açúcar
6 ovos
40gr de farinha

Preparação:
Ligue o forno a 200ºC. Separe as gemas das claras e reserve as últimas. Com a batedeira bata as gemas com o açúcar até a mistura de apresentar esbranquiçada. Adicione a manteiga e o chocolate previamente derretidos, e depois, a farinha peneirada.
Bata as claras em castelo e junte-as cuidadosamente ao preparado.
Deite em 8 ramequins previamente untados e leve ao forno durante apenas 10 minutos.
Cuidadosamente desenforme os coulant sobre os pratos e sirva morno, acompanhados por 1 bola de gelado de nata ou simples.

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Bacalhau com crumble de broa de milho



Uma interpretação chiquérrima do tradicional bacalhau com broa...! A receita original é da autoria do jovem e talentado chefe José Avillez, responsável pela cozinha do 100 Maneiras, restaurante do luxuoso Hotel Villa Albatroz de Cascais. A receita vinha numa reedição da prestigiada revista Gula (edição portuguesa) e deu-me logo vontade de por mãos à obra. Não estava muito bem explicada, mas fui deduzindo algumas coisas com o que percebo de culinária, e cheguei a este delicioso prato cuja apresentação é tão importante quanto o sabor... Perfeito para um jantar especial à luz das velas.

Ingredientes para 2 pessoas

- 1 posta de bacalhau demolhado (200 g)
- leite q.b.
- 3 cebolas cortadas em meias-luas finas
- 4 dentes de alho laminados
- 1 folha de louro
- 2 dl de vinho branco
- 30 g de pimento morrone de conserva (ou piquillo) cortado em tiras
- 2 rodelas de tomate seco
- azeite q.b.
- mangericão picado q.b.

Crumble

- 100 g de broa de milho esfarelada
- 10 g de casca de lima cortada em palitos finíssimos
- 10 g de pimenta preta moída na altura
- manteiga q.b.

Preparação

Colocar o bacalhau numa tigela e cobrir com leite. Deixar repousar por 1 hora. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Escorrer muito bem o bacalhau e reservar. Dispor as meias-luas de cebola, os alhos laminados e o louro numa assadeira. Colocar a posta de bacalhau por cima. Regar com o vinho branco e um fio de azeite. Levar a assar no forno por 15-20 minutos, a 180ºC.

Misturar um pouco de mangericão picado com azeite e deixar tomar gosto.

Retirar a assadeira do forno. Lascar o bacalhau e reservar. Reservar metade da mistura de cebola e alho, escorrida do líquido. Com a outra metade, fazer um molho usando o liquidificador ou a varinha mágica. Reservar.

Preparar o crumble: saltear a broa de milho esfarelada em manteiga, juntamente com os palitos de casca de lima e a pimenta até ficar bem dourada. Retirar do lume e reservar.

Aquecer um pouco o pimento morrone e os tomates secos previamente escorridos. Misturar as tiras de pimento com as meias-luas de cebola reservadas.

Montar os pratos com o auxílio de um aro: começar por colocar uma camada da mistura de cebola e pimento no aro. Sobrepor as lascas de bacalhau e cobrir com um pouco de molho de cebola. Polvilhar com o crumble de broa e finalizar com o tomate seco.

Decorar o prato com o azeite de mangericão e servir de imediato.

Bacalhau demolhado : Bacalhau dessalgado - Broa de milho : Pão de milho português - Pimento : Pimentão - Aquecer : Esquentar - Varinha mágica : Mixter
dddd
quarta-feira, 29 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Batatas gratinadas com queijo roquefort



Sempre que preparo uma receita deste tipo, o meu pensamento voa para três amantes confessas de batatas: Ines, Silvia e Agdá... ;-)

Este não é propriamente um prato de Verão, mas cozinhei-o para aproveitar um pedaço de queijo azul não suficientemente bom para acabar simplesmente saboreado com pão fresco e um copo de vinho tinto do Douro. Todavia, o gratinado ficou excelente. É impecável como acompanhamento ou até prato completo.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de batatas
- 150 g de queijo azul (roquefort, gorgonzola...)
- 200 g de natas light
- 50 g de manteiga
- tomilho picado q.b.
- noz-moscada moída
- sal & pimenta moída na altura

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com metade da manteiga. Reservar.

Descascar as batatas e cortá-las em rodelas finíssimas. Lavar e secar muito bem. Reservar.

Esmagar o queijo azul com um garfo e juntar as natas. Temperar com um pouquinho de noz-moscada, uma pitada de tomilho picado, sal e pimenta. Misturar muito bem e reservar.

Dispor uma camada fina de rodelas de batata no fundo da assadeira. Regar com um pouco do creme de queijo e recomeçar a operação até se esgotarem os ingredientes.

Espalhar a manteiga restante cortada em pedacinhos pela superfície das batatas e levar ao forno por 1 hora, a 200ºC. Retirar a assadeira do forno e servir de seguida.



Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon A minha sacolinha ecológica



No outro dia, a querida Dani Toré - autora do delicioso Umbigo no Fogão - lançou a Corrente Ecobags. Achei a ideia excelente! Aqui podem ver a minha sacolinha ecológica... Fabricada com fibras 100% recicladas, naturais e biodegradáveis, foi comprada por uma pechincha num supermercado qualquer. Não se nota na fóto, mas esta sacolinha tem lá dentro (nas partes laterais) um sistema engenhoso para manter as garrafas direitas. Mostre-nos também a sua...! :-)

dddd

PostHeaderIcon Frango de inspiração asiática

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Peitos de frango
Rebentos de soja
Rebentos de bambu
Cogumelos shitake secos
Gengibre
Limão
Caju
Ananaz
Molho de soja
Farinha Maizena
Água
Óleo (preferencialmente de amendoim)


Preparação
Com algumas horas de antecedência corta-se o frango em tiras que se temperam com gengibre fresco ralado e sumo de limão. Na mesma altura colocam-se também os cogumelos de molho em água fria para que hidratem (antes de cozinhar devem ser bem escorridos e espremidos).
Num wok (ou frigideira funda) deita-se um pouco de óleo e quando estiver bem quente junta-se o frango, os rebentos de soja e de bambu e os cogumelos (o wok deve ser agitado constantemente). Quando estes ingredientes começam a apresentar um aspecto cozinhado junta-se o ananaz em pedaçoes e os cajus deixando saltear mais um pouco. Num copo juntar uma colher de chá de farinha maizena, molho de soja e um pouco de água para ajudar a diluir e regar o conteúdo do wok com este molho. Servir de imediato. Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Um vinho verde bem gelado acompanha este prato às mil maravilhas. Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

dddd

PostHeaderIcon Frango de inspiração asiática

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Peitos de frango
Rebentos de soja
Rebentos de bambu
Cogumelos shitake secos
Gengibre
Limão
Caju
Ananaz
Molho de soja
Farinha Maizena
Água
Óleo (preferencialmente de amendoim)


Preparação
Com algumas horas de antecedência corta-se o frango em tiras que se temperam com gengibre fresco ralado e sumo de limão. Na mesma altura colocam-se também os cogumelos de molho em água fria para que hidratem (antes de cozinhar devem ser bem escorridos e espremidos).
Num wok (ou frigideira funda) deita-se um pouco de óleo e quando estiver bem quente junta-se o frango, os rebentos de soja e de bambu e os cogumelos (o wok deve ser agitado constantemente). Quando estes ingredientes começam a apresentar um aspecto cozinhado junta-se o ananaz em pedaçoes e os cajus deixando saltear mais um pouco. Num copo juntar uma colher de chá de farinha maizena, molho de soja e um pouco de água para ajudar a diluir e regar o conteúdo do wok com este molho. Servir de imediato. Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket Um vinho verde bem gelado acompanha este prato às mil maravilhas. Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

dddd

PostHeaderIcon Tarte de amêndoas e pinhões



A tarte de amêndoas é dos bolos portugueses tradicionais que mais gosto. Também sou fã da versão confeccionada com pinhões no lugar das amêndoas que encontramos à venda nas pastelarias de Alcácer do Sal. Esta tarte divinal da fóto - que combina os dois frutos secos, foi feita pela D. Ana V., uma senhora alentejana querida natural de Santo André, amiga e vizinha dos meus sogros. A D. Ana é sem dúvida uma das mais dotadas doceiras que jamais conheci. A sua tarte de amêndoas e pinhões é literalmente de comer e chorar por mais...!

Ingredientes para 6 pessoas

Massa

- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 7 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (café) de raspa de limão
- 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
- manteiga para untar

Cobertura

- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 100 g de amêndoas laminadas
- 50 g de pinhões



Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e reservar.

Bater a manteiga com o açúcar até obter um preparado esbranquiçada. Juntar os ovos, a raspa de limão e a farinha. Bater até a massa se apresentar lisa e homogénea.

Transferir a massa para a forma e levar ao forno por aproximadamente 15 minutos.

Preparar a cobertura: colocar a manteiga, o leite e o açúcar num tachinho. Levar a aquecer em lume brando sem parar de mexer com uma vara de arames até o preparado ficar cremoso e bem ligado. Juntar as amêndoas e os pinhões. Envolver.

Retirar a massa do formo e cobrir a superfície com o preparado anterior. Levar ao forno por mais 10 minutos, ou até a tarte se apresentar dourada.

Retirar a tarte do forno e deixar amornar. Servir a tarte levemente morna ou fria.


Tarte : Torta - Pinhões : Pinoles, pinoli...
dddd

PostHeaderIcon Borrego Assado

Para além das entradas o TS e a C tiveram como prato principal borrego assado.Também me parece que ficou aprovado.
Para quem não gosta de borrego, pode proceder do mesmo modo com cabrito - resulta bem com os dois.
E é fácil de fazer... a maior demora é com a assadura. É para fazer sem pressas!

Ingredientes para 6 pessoas:

1,200kg de borrego (ou cabrito)
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 clh sopa de colorau
1 ramo de salsa
2 folhas de louro
azeite q.b.
1dl de vinho branco
1,200kg de batatinhas
alecrim

Preparação:

Depois de limpo e partido em pedaços tempere o borrego com sal, pimenta e colorau e esfregue-o com azeite e deixe ficar de um dia para o outro.
Descasque as batatinhas, coloque-as numa assadeira e tempere-as com sal, pimenta,azeite e alecrim.
Coloque o borrego numa outra assadeira e regue-o com o vinho branco, espalhe por cima a salsa picada, o louro e o alho picado.
Leve a assar o borrego a as batatinhas em forno moderado (180ºC) e tapado com papel de alumínio e mais para o fim da cozedura retire o papel e aumente a temperatura do forno até ambos estarem lourinhos.
Sirva com esparregado ou legumes cozidos e, se gostar, um arroz de forno.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 28 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Salada de cappelletti à minha moda



Quando está calor, sabe muito bem uma saladinha fresca e colorida de massa... Perfeita para almoços no jardim e piqueniques.

Ingredientes para 4 pessoas

- 250 g de cappelletti colorido sem recheio
- 1 latinha de salsichas (tipo Nobre)
- 1/2 queijo de cabra fresco cortado em cubinhos (tipo Palhais)
- 1 pepino cortado em cubinhos
- 1 tomate grande cortado em cubinhos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de vinagre
- 1 colher (café) de mostarda de Dijon
- 1 colher (café) de orégãos picados
- sal & pimenta

Preparação

Levar a massa a cozer al dente em água a ferver temperada de sal. Escorrer, passar por água fria corrente e escorrer novamente. Reservar.

Escorrer as salsichas e grelhá-las ligeiramente numa frigideira anti-aderente, em seco. Cortar as salsichas em pedacinhos e reservar.

Colocar o vinagre, a mostarda, sal, pimenta e os orégãos no fundo de uma saladeira. Bater até os ingredientes ficarem bem ligados. Juntar o azeite aos poucos, sem parar de bater até o molho se apresentar cremoso e homogéneo.

Adicionar a massa cozida, o pepino e o tomate. Envolver. Acrescentar os pedaços de salsicha e os cubinhos de queijo. Misturar delicadamente e cobrir com película alimentar. Deixar repousar no frigorífico por 1 hora antes de servir.

Ver também : Salada de fusilli com frango e pêssego

Massa : Macarrão
Orégãos : Orégano - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Folhados de Queijo da Serra com Mel


Mais uma entrada aprovada pelo M, TS, e C.
Desta vez a inspiração veio do meu próprio casamento, em que a entrada era exactamente um Folhado de Queijo da Serra, mas acompanhado de frutos secos e de redução de Vinho do Porto. A versão com mel foi de um outro casamento...

Ingredientes para 4 pessoas: (2 folhadinhos por pessoa)

1 base de massa folhada (daquelas já esticadas que vêm enroladas)
1 gema de ovo
queijo da Serra q.b.
mel q.b.
Preparação:
Com um copo ou aro metálico corte discos redondos da placa de massa folhada.
Sobre um dos discos coloque uma colher do "recheio" do queijo e feche colocando outro disco de massa fechando bem a toda a volta.
Coloque todos os folhadinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com gema de ovo.
Leve a forno bem quente até a massa folhar e estar douradinha.
Assim que retirar do forno coloque no prato ou pratos de servir e regue com o mel.
Sirva de imediato, simples, ou com uma salada verde temperada de azeite , flôr de sal e vinagre balsâmico.

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Rissóis de atum



Sempre que posso, tento evitar fritos... Mas a verdade é que não consigo resistir a um bom rissol caseiro. Também não faço rissóis com frequência, nem em grandes quantidades. Após ter testado os de camarão, de peixe e de frango, experimentei estes, absolutamente deliciosos degustados frios, com uma cerveja gelada ou um copo de vinho verde a acompanhar nas tardes quentes de Verão...

Ingredientes para +/- 24 unidades

Massa

- 350 g de farinha de trigo
- 50 g de margarina vegetal
- 2 ovos batidos
- 0,5 l de água
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar
- pão ralado q.b.
- óleo vegetal

Recheio

- 3 latas de atum em óleo
- 2 ovos cozidos picados
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 3 colheres (sopa) de rodelas de azeitonas pretas
- 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação

Escorrer muito bem o atum e esmagá-lo com o auxílio de um garfo. Colocar o atum numa tigela. Juntar a salsa, as rodelas de azeitona, os ovos picados e a maionese. Misturar e reservar no frigorífico.

Levar a água a ferver juntamente com o sal e a margarina. Adicionar a farinha de uma só vez e mexer muito bem sem tirar do lume, até a massa se apresentar lisa e a descolar do tacho.

Retirar o tacho do lume. Transferir a massa para a bancada e deixar arrefecer. Amassar um pouco com as mãos. Estender a massa finamente com um rolo sobre a bancada polvilhada de farinha. Recortar círculos de massa com o auxílio de uma chávena de chá ou de um copo grande virado.

Distribuir o recheio de atum pelos discos de massa. Fechar em meias-luas, pressionando as bordas com a ponta dos dedos para soldar.

Passar os rissóis pelo ovo batido e depois por pão ralado. Levar a fritar dos dois lados em óleo aquecido até ficarem dourados e estaladiços. Escorrer sobre papel absorvente e deixar arrefecer por completo antes de servir.

Rissóis : Rissoles - Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira - Chávena : Xícara - Arrefecer : Esfriar - Descolar : Desgrudar - Papel absorvente : Papel toalha
dddd
segunda-feira, 27 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Picanha grelhada à brasileira



A picanha conquistou os Portugueses há algum tempo, e já é muito frequente esta suculenta peça de carne bovina aparecer nos churrascos lusos do Domingo. Para sorte nossa, encontra-se à venda por todo o lado picanha de excelente qualidade directamente importada do Brasil. Até hoje, a mais deliciosa que jamais comi foi uma grelhada no espeto, num restaurante de rodízio da minha terra, o Boi Preto - que recomendo; é maravilhoso: seja do ponto de vista da comida como do serviço ou do quadro. Mas de vez em quando, também a grelhamos em casa, pois o meu carnívoro assumido de marido é mais que fã. Toda a gente conhece mais ou menos a receita, mas aqui fica a nossa, simples e deliciosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 peça de picanha
- sal grosso q.b.
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 6 dentes de alho descascados

Preparação

Com o auxílio de uma faca bem afiada, fazer uns sulcos na camada de gordura da carne, formando um xadrez. Temperar toda a peça de carne com sal grosso.

Cortar fatias de aproximadamente 3-4 cm de espessura partindo da parte mais larga da picanha. Reservar.

Picar os dentes de alho e colocá-los num almofariz juntamente com o óleo. Fazer uma pasta homogénea e reservar.

Preparar a churrasqueira. Grelhar os pedaços de picanha não muito perto das brasas (+/- 15 cm) até obter o ponto de cozedura desejado. Virar a carne uma única vez, salpicando nesse momento com um pouco de pasta de alho.

Servir de imediato, acompanhando com feijão preto, farofa, arroz branco, abacaxi grelhado e salada.

dddd

PostHeaderIcon Corrente de amizade


Getty Images

Agradeço do fundo do coração os queridos Vitor Hugo, Laurinha, SMAS, Célia, Luna, Miss Shiva, Marizé, Migas, Valentina, Anette e Conceição por me terem incluído nas suas correntes de amizade. Fiquei sinceramente emocionada e lisonjeada. :-)

Normalmente, eu deveria nomear também mais 10 blogueiros para prolongar esta corrente, mas é-me impossível fazê-lo: gosto muito de vocês todos que me inspiram, visitam, deixam comentários queridos e encorajam a continuar em frente com o blog.

Beijinhos para todos os blogueiros e blogueiras que constam nesta lista... E também para os não-blogueiros que me visitam.

dddd

PostHeaderIcon Morcela da Beira com Compota de Maçã

Esta "invenção" e mistura de sabores não é minha. Já a vi no Livro do José Avillez - "Um chef em sua casa", e em algumas revistas de culinária.
Mais recentemente, num casamento, foi uma das diversas entradinhas servidas.
O que saiu da minha cozinha foi uma mistura entre a receita do José Avillez, e aquilo que vi e comi no dito casamento. O resultado foi este, com a aprovação do M., do TS, e da C.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 morcela da beira (ou da Guarda, como lhe queiram chamar)
1/2 cebolinha pequena
1 colher de sopa de azeite
1 maçã golden (ou reineta)
1 colher de sobremesa de açúcar mascavo escuro
4 colheres de sopa de água
2 fatias grandes de pão alentejano

Preparação:

Começe por descascar e cortar a maçã em laminas finas e levar a cozer juntamente com a água e o açúcar. Assim que estiver cozida, esmagar bem com um garfo até formar uma papa. Reserve.
Entretanto, retire a pele à morcela e esmague com um garfo.
Pique a cebola e leve-a a alourar no azeite. Junte a morcela e deixe cozinhar.
Retire a côdea ao pão e corte-o em pequenos quadrados. Leve ao forno a tostar.
Disponha sobre cada quadrado de pão um montinho de morcela, e por cima desta uma colher da compota de maçã.
Leve novamente ao forno por 2 ou 3 minutos para aquecer tudo por igual e sirva ainda morno.

Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Risotto com tomate e espinafre



Sempre que faço risotto tenho um pensamento para a querida Eliana, uma especialista na matéria... É uma comidinha simples, mas que pede paciência e dedicação. Não se pode abandonar a proximidade do fogão para ir mudar o CD que estava a tocar ou atender uma chamada telefónica enquanto se cozinha um risotto...! Todavia, o resultado final vale a pena...

Ingredientes para 4 pessoas

Caldo

- 3 l de água
- 80 g de cenouras cortadas em pedaços
- 50 g de aipo cortado em pedaços*
- 1 cebola cortada em quartos
- 1 dente de alho descascado
- 1 folha de louro
- 1 haste de orégãos
- 1 haste de tomilho
- 5 hastes de salsa
- sal & pimenta

* ou a rama verde de 1 alho-francês

Arroz

- 1 ramo de espinafres
- 100 g de tomates secos cortados em pedaços
- 2 tomates sem pele nem sementes cortados em cubos
- azeite q.b.
- 1 dl de vinho branco seco
- 1/2 cebola picada finamente
- 400 g de arroz arborio (ou carolino)
- 150 g de queijo parmesão ralado
- sal & pimenta

Preparação

Preparar o caldo de legumes: colocar a água, o aipo, a cenoura, a cebola, o dente de alho, o louro, a salsa, os orégãos e o tomilho numa panela. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver. Baixar o lume e cobrir com uma tampa. Deixar cozer até o caldo reduzir para metade. Filtrar o caldo e reservar.

Lavar, arranjar e secar os espinafres. Aquecer um pouquinho de azeite e refogar ligeiramente as folhas de espinafre juntamente com o tomate seco e o tomate fresco. Regar com um fio de vinho branco, deixar evaporar e reservar.

Levar a cebola picada a dourar num pouco de azeite. Juntar o arroz e refogar por uns minutos. Adicionar o vinho branco restante e deixar evaporar em lume forte.

Adicionar pequenas quantidades de caldo quente aos poucos, sem parar de mexer, por aproximadamente 20 minutos, ou até o arroz ficar cozido al dente. À medida que o arroz vai secando, verter mais um pouco de caldo, sempre que for necessário. Rectificar os temperos.

Retirar o risotto do lume. Envolver o preparado de espinafres e tomate, assim como o queijo ralado. Servir de imediato.

Ver também : Risotto com funcho


Aipo
: Salsão - Orégãos : Orégano - Alho-francês : Alho-poró - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino

dddd
domingo, 26 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Cookies de Chocolate, Café e Nozes

Quando entrei no Blog do Chef Haruki e vi estes Cookies, decidi que seria a próxima receita doce a experimentar. Para vos elucidar do meu grau de satisfação em relação a estes "pedaços de céu", diria que se tivesse de ficar isolado numa ilha deserta (estilo Lost ou mesmo Robinson Crusoé) gostava de ter comigo, uma lata cheia destes Cookies. Acabei de os fazer esta manhã e temo que lá pela hora do lanche/jantar não passem de uma nostálgica recordação! Experimentem, ou melhor, têm de experimentar!
Aqui fica a receita adaptada a partir da original "Hazelnut Chocolate Chip Cookies" de Giada De Laurentiis.

Ingredientes:

- 2 ovos grandes
- 200g de chocolate em barra
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de café em pó
- 200g de açúcar amarelo
- 100g de farinha com fermento
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 50g de cacau em pó
- 80g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 50g de pepitas de chocolate
- 1 colher de café de extracto de baunilha
- 50g de nozes (grosseiramente cortadas)
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C. e forre o tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Misture numa bacia média a farinha o fermento, o sal, o cacau em pó e a baunilha. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar num recipiente grande até que fique um creme macio. Adicione os ovos um a um batendo sempre muito bem e no final junte o chocolate em barra previamente derretido. Junte neste recipiente o conteúdo do primeiro, envolvendo apenas até desaparecer a farinha. Adicione o café em pó, as nozes, as pepitas de chocolate e envolva tudo sem bater. Coloque a massa com a ajuda de duas colheres de sopa, no tabuleiro forrado com papel vegetal. Não achate a massa, pois os bolinhos vão ganhar a forma final durante a cozedura, que não deve demorar mais de 15 minutos. Deixe-os arrefecer 5m em cima do papel vegetal. Por fim lamente-se por não ter feito mais, porque esses vão desaparecer rapidamente!

Nota de Prova:

Imprimir a Receita

dddd

Blog Archive

back to top