sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Jools' pasta



Segundo o célebre cozinheiro britânico Jamie Oliver, este é o prato de "pasta" favorito da sua mulher, a bonita Jools. Pode parecer mais uma simples receita de massa com atum, mas tem qualquer coisa à mais: um toque de canela que lhe presta um sabor diferente e requintado. Descobri a receita aqui, no Carpe Diem - o blog da querida Carla, e virei fã...

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de massa à gosto (usei fusilli)
- 1 cebola picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 3-4 tomates de conserva em pedaços
- 2 latas pequenas de atum em azeite (250 g)
- 1 colher (sopa) de mangericão fresco picado
- 1 colher (café) de malagueta seca moída
- 1 colher (café) de canela moída
- sumo de 1/2 limão
- sal
- queijo parmesão ralado q.b.

Preparação

Levar a massa a cozer "al dente" numa grande quantidade de água a ferver temperada com sal.

Escorrer muito bem o atum, reservando algum azeite. Lascar o atum e reservar.

Aquecer 1 colher (sopa) do azeite reservado. Refogar a cebola e os alhos picados até alourar ligeiramente. Juntar os pedaços de tomate e refogar por mais 2-3 minutos.

Adicionar as lascas de atum, o mangericão, a malagueta, a canela e o sumo de limão. Misturar.

Escorrer a massa, reservando alguma água de cozedura. Envolver a massa no preparado anterior, juntando pequenas quantidades da água de cozedura reservada para ligar.

Misturar delicadamente em lume muito brando até aquecer e a massa se apresentar bem revestida do molho. Polvilhar com um pouquinho de queijo ralado e servir de imediato.

Ver também : Macarrão com atum

Massa : Macarrão
Sumo : Suco
dddd
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Palmiers de Canela

Quando vi estes palmiers tão lindos e perfeitinhos feitos pela menina que tem este blogue tão simpático, não resisti em lhe copiar a receita e fazê-los eu também.
São deliciosos e desaparecem num instante!

Ingredientes para cerca de 24 palmiers:

1 massa folhada rectangular
canela q.b.
açúcar q.b.

Preparação:

Numa tigela misture o açúcar e a canela.
Estenda a massa folhada sobre uma bancada e polvilhe com açúcar e canela. Com as mãos faça pressão de modo a que o açúcar e a canela se fixem à massa.
Vire a massa ao contrário e repetida o procedimento.
Ao açúcar e canela que sobrou, acrescente um pouco de água e pincele o interior da massa folhada.
Comece depois a enrolar a massa folhada numa das extremidades até chegar ao meio. Depois enrole a outra extremidade também até chegar ao meio. Corte em fatias com 1 dedo de espessura.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque ai os palmiers espalmando-os um pouco com as mãos. Leve ao forno a 200ºC.
Assim que começarem a alourar pincele-os com a água misturada com açúcar e canela, e deixe dourar mais um pouco. Vire-os e repita o procedimento.
Retire do forno, deixe-os arrefecer e guarde-os numa caixa hermética.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Hambúrguer Açoriano



Na ilha Terceira, destacam-se três culturas: a regional, a nacional... e a americana! O Novo Mundo convive com o Antigo da forma mais natural e harmoniosa. Não só porque muitos Açorianos emigraram para os Estados Unidos e o Canadá, trazendo de volta alguns hábitos e costumes das Américas, como também porque existe cá uma importante base militar aérea americana. Faz parte do nosso dia à dia cruzarmos-nos com Americanos, sobretudo onde vivo, nos arredores da Praia da Vitória, bem perto da base. Os supermercados tanto vendem iguarias locais como produtos americanos, e até encontramos lojas especializadas nesses últimos. No entanto, por mais estranho que possa parecer - pelo menos na Terceira, não está implantado nenhum restaurante "fast food" internacional, tipo McQualquerCoisa. O que não tem a mínima importância, pois ganhamos em qualidade com os hambúrgueres caseiros propostos em todos os snack-bares da ilha. Na Praia da Vitória, descobri logo quando me instalei a Make Me Nuts, uma cafetaria no mais puro estilo americano dos "dinners". O estabelecimento propõe uma grande variedade de donuts, mas também club-sandwiches, cupcakes, saladas e alguns hambúrgueres, entre os quais o Açoriano, simplesmente delicioso pois feito com produtos regionais de qualidade ímpar, como carne de novilho local, ananás de São Miguel e queijo de São Jorge. Após ter-me deliciado in situ - na cafetaria, fiquei viciada no "Açoriano" ao ponto de reproduzir várias vezes em casa a receita do melhor hambúrguer que jamais comi...

Ingredientes para 4 unidades

- 4 rodelas descascadas de ananás dos Açores
- 1 cebola cortada em rodelas finas
- manteiga com sal q.b.
- 1 pitada de açúcar
- 4 hambúrgueres de novilho de muito boa qualidade
- sal & pimenta q.b.
- 1 pedaço de queijo de São Jorge*
- 4 folhas grandes de alface
- 4 pãezinhas para hambúrgueres com sésamo

* ou outro queijo de boa qualidade, como parmesão velho



Preparação

Cortar algumas lamelas finas de queijo de São Jorge com o auxílio de um descascador de batatas. Reservar.

Aquecer um pouco de manteiga numa frigideira e refogar as rodelas de cebola até se apresentarem moles e transparentes. Polvilhar com o açúcar e deixar caramelizar um pouco.

Entretanto, untar uma chapa com manteiga e grelhar as rodelas de ananás até ficarem bem douradas de ambos os lados. Reservar num local aquecido.

Grelhar os hambúrgueres numa chapa ou numa frigideira até se apresentarem cozidos no ponto. Temperar com sal e pimenta.

Abrir os pães e aquecer ligeiramente debaixo do grelhador do forno. Retirar os pães do forno.

Colocar as folhas de alface sobre a parte inferior dos pães. Distribuir as rodelas de cebola e sobrepor os hambúrgueres. Espalhar as lamelas de queijo e terminar com as rodelas de ananás. Fechar os pães e servir de imediato, com batatas fritas ou batatas assadas com ervas.

Ananás : Abacaxi - Novilho : Boi - Pimenta : Pimenta do reino - Sésamo : Gergelim
dddd
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Cozido de Porco

O que fazer quando se tem no congelador uns ossos de porco preto para cozido, e um pedaço de pá de porco que não chega para uma refeição para dois? E para juntar ainda temos uma farinheira caseira, uma morcela e um chouriço?E no frigorífico há couves e cenouras caseiras?
A palavra "cozido" está escrita em todo o lado.

Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

4 ossos rapados de porco preto
400 gr de pá de porco com osso
1 morcela
1 farinheira
1 chouriço de carne
4 batatas médias
1/2 couve portuguesa
2 cenouras
1 medida de arroz carolino
1 lata pequena de feijão vermelho
sal q.b.
5 grãos de pimenta
4 cravinhos

Preparação:

Com 24 horas de antecedência coloque a carne de porco no sal. Ou seja tempere-a generosamente de sal, tape com película aderente. Guarde no frigorífico.
Coloque depois uma panela ao lume com os grão de pimenta e os cravinhos. Assim que levantar fervura junte a carne previamente lavada, para retirar o excesso de sal, e os enchidos atravessados por uns palitos para não rebentarem. Deixe cozinhar em lume brando, retirando os enchidos ao fim de 40 minutos, e deixando a carne de porco cozinhar até a carne se começar a querer separar do osso
Depois de retirar os enchidos, retire também metade do caldo onde cozer as carnes.
Meça 2 medidas de caldo e leve-o a ferver. Acrescente depois 1 medida de arroz e deixe cozinhar em lume brando.
O restante caldo, coloque numa outra panela, e junte as batatas e as cenouras descascadas. Deixe levantar fervura e acrescente a couve. Deixe cozinhar. Depois de retirar os legumes cozidos aproveite o caldo para aquecer os feijões.
Sirva numa travessa onde colocou os enchidos às fatias e a carne partida em cubos, os legumes, o arroz e o feijão.

Bom apetite! dddd

PostHeaderIcon Ovos mollets à búlgara



Há dias em que não me apetece nada comer carne. Nessas alturas, ovos são uma excelente alternativa, sobretudo se forem preparados de forma atractiva e diferente como na receita apresentada - oriunda da Bulgária, saudável e muito saborosa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 ramo de espinafres
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 500 ml de molho bechamel
- pimentão-doce q.b.
- 125 g de cogumelos frescos tipo champignon
- 4 ovos
- 1 fio de vinagre
- sal & pimenta moída na altura

Nota : duplique os ingredientes se pretender servir os ovos como prato principal.

Preparação

Arranjar os espinafres, reservando unicamente as folhas e as pontas mais tenras. Lavar e deixar escorrer.

Limpar muito bem os cogumelos com um pano seco ou papel de cozinha. Cortar os cogumelos em metades e reservar.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Temperar com pimentão-doce em quantidade suficiente para o molho ficar com uma cor alaranjada. Misturar muito bem e reservar num local aquecido.

Levar água a ferver num tacho pequeno, com um pouquinho de sal e o fio de vinagre (o vinagre vai impedir que as claras derramem se as cascas dos ovos estalarem). Mergulhar os ovos na água a ferver por 6 minutos.

Retirar os ovos do tacho com uma escumadeira e refrescar rapidamente em água fria corrente. Descascar delicadamente os ovos e reservar numa tigela com água quente (60ºC).

Aquecer metade da manteiga numa caçarola ou numa frigideira grande. Saltear os espinafres até as folhas começarem a murchar. Temperar com sal e pimenta.

Entretanto, aquecer a manteiga restante numa frigideira pequena e saltear os cogumelos até apresentarem uma cor dourada. Temperar com sal e pimenta.

Dispor os espinafres numa travessa. Colocar os ovos escorridos por cima e espalhar os cogumelos. Cobrir cada ovo com uma colher (sopa) bem cheia de molho. Acompanhar com o molho restante servido numa molheira e fatias de pão torrado. Servir de imediato.

Ver também : Omeleta recheada com espinafres e bacon

Ramo : Maço - Pimentão-doce : Páprica - Pimenta : Pimenta do reino - Papel de cozinha : Papel toalha
dddd
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Quiche de Atum e Cogumelos

Já não comia nem fazia uma quiche à imenso tempo. Faço-as quase sempre como comida de festas, ou como complemento de uma sopa nos nossos jantares de domingo.
Desta vez teve honras de prato principal.

Ingredientes:

1 placa de massa folhada refrigerada
10 Champignon frescos
1 lata de atum em azeite
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena
1 dente de alho
200ml de leite
1 colher de sopa de oregãos
3 ovos
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pique a cebola e o dente de alho e leve a alourar numa frigideira larga juntamente com o azeite. Assim que estiverem dourados, acrescente os cogumelos laminados e deixe cozinhar, deixando evaporar toda a água que entretanto se formar.
Acrescente depois o atum previamnete escorrido e esfarelado com um garfo. Misture bem e retire do lume.
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folada e pique-a com um garfo. Espalhe a mistura de atum e cogumelos no fundo da tarte.
À parte bata 3 ovos com o leite e tempere de sal, pimenta e oregãos. Verta a mistura sobre a tarte e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC cerca de 40 minutos, ou até a tarte estar cozinhada e dourada.
Sirva cortada em fatias com uma salada verde ou legumes cozidos.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Pudim de Dois Chocolates - Two Chocolate Pudding

O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido oléico. Este ácido (também presente no azeite de oliva) é uma gordura monoinsaturada que protege as artérias, contribuindo para o aumento do bom colesterol (HDL) e para a redução do mau colesterol (LDL).
Devido à presença de uma substância chamada teobromina (componente do cacau), o chocolate pode provocar uma sensação de relaxamento mas também uma ligeira excitação. Este é ainda responsável pelo aumento da produção de endorfina e dopamina (são neurotransmissores) promovendo um aumento da alegria, da boa disposição e de outros sentimentos positivos. Estimula ainda as regiões cerebrais relacionadas com o prazer devido à produção da hormona (feniletilamina) que é precursora da serotonina. Também conhecida como a "hormona da paixão".
A receita que se segue é baseada nesta da Sylvia e deixo-vos como presente para o dia dos namorados.

Ingredientes:

- 125g de manteiga a temperatura ambiente
- 150g de açúcar mascavado
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 25g de cacau em pó (sem açúcar)
- 125 g de farinha com fermento
- 40g de chocolate branco grosseiramente picado
- 40g de chocolate meio amargo grosseiramente picado

Preparação:

Comece por bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura leve e cremosa. Adicione os ovos um a um, misturando tudo muito bem entre cada um deles. Aos poucos vá juntando metade da farinha. Quando obtiver uma mistura homogénea adicione a restante farinha com o cacau em pó. Junte os chocolates grosseiramente picados e envolva tudo. Reserve.
Unte com manteiga 6 formas pequenas (tipo ramequins) e nelas a mistura até 3/4 da sua capacidade. Envolva as formas em quadrados de papel de alumínio
Encha um tabuleiro com água quente e coloque dentro as formas bem tapadas. Leve ao forno pré-aquecido a 160°C durante cerca de 50 minutos.
Depois de prontos retire o papel de alumínio e deixe arrefecer antes de desenformar.



Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Porco Salteado com Vegetais e Arroz Amarelo

Tinha uns cubinhos de carne de porco na arca congeladora para fazer umas espetadas. Depois de os ter descongelado, e ao preparar o jantar, já não me estava a apetecer fazer espetadas. Que fzer então? Que tal saltear a carne no com uns vegetais e especiarias e servir com massa chinesa? Não há massa chinesa? Então faz-se mesmo com arroz! E assim fiz.

Ingredientes para 2 pessoas:

400 gr de carne de porco em cubinhos
1 medida de arroz basmati
1/2 pimento verde em tiras
1/2 pimento laranja em tiras
1 chávena de café de ervilhas
1 cenoura
óleo vegetal q.b.
tabasco q.b.
2 colher de chá de cominhos
2 colher de chá de acafrão das indias (curcuma)
1 colher de café de gengibre
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Temperar a carne de porco com sal, pimenta, uma colher de chá de cominhos, uma colher de chá de açafrão e uma colher de café de gengibre. Misturar bem.
Leve ao lume uma panela com água, sal, e os restantes cominhos e açafrão. Assim que levantar fervura acrescente o arroz basmati e deixe ferver em lume brando até o arroz estar cozido.
Entretanto leve ao lume uma frigideira larga com 2 colheres de sopa de óleo vegetal e frite os cubinhos de carne de porco até estarem dourados. Retire-os e reserve.
No óleo que ficou salteie os pimentos, as ervilhas e a cenoura cortada em cubinhos. Rectifique de sal e pimenta. Assim que os legumes estiverem cozinhados mas crocantes adicione a carne de porco e misture bem.
Acrescente depois o arroz previamente cozido, acrescente um pouco de tabasco a gosto e misture tudo muito bem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Coelho com especiarias



As especiarias conferem um ar festivo, exótico e requintado a este prato de coelho. Delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- 2 cebolas cortadas em meias-luas finas
- 3 dentes de alho picados finamente
- 50 ml de azeite
- 100 ml de vinho branco
- 2 cravinhos
- 1 pau de canela
- 1 pedaço de anis estrelado
- 1 folha de louro
- 1 colher (café) de sementes de coentros
- 1 colher (chá) de grãos de pimenta de cores variadas
- 1/2 ramo de salsa
- sal

Preparação

Temperar os pedaços de coelho com sal e reservar.

Aquecer o azeite. Refogar as meias-luas de cebola e os alhos picados até a cebola começar a ficar transparente.

Juntar os pedaços de coelho, os cravinhos, o pau de canela, a estrela de anis, o louro, as sementes de coentros e os grãos de pimenta. Dourar os pedaços de coelho de todos os lados.

Regar com o vinho branco e adicionar a salsa. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume brando por aproximadamente 40-45 minutos, ou até a carne se apresentar bem cozida. Sempre que for necessário, adicionar pequenas quantidades de água durante a cozedura para o coelho não secar.

Rectificar o tempero e transferir para uma travessa. Decorar com as próprias especiarias e servir de seguida. Acompanhar com arroz à moda de Geórgia e salada.

Fonte : receita adaptada da revista TeleCulinária nº 1408.

Cravinho : Cravo-da-Índia - Pimenta : Pimenta do reino - Ramo : Maço
dddd
domingo, 8 de fevereiro de 2009

PostHeaderIcon Arroz Malandro de Pescada, Tomate e Coentros

Se durante o Verão é fácil programar refeições de peixe, porque o comemos quase sempre grelhado e na varanda, de Inverno a tarefa é mais complicada.
Não querendo, nem devendo abdicar de o comer, as preparações no forno ou na chapa, acabam por ganhar na maioria das vezes.
Desta vez, os lombos de pescada acabaram no tacho em admirável companhia!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombos de pescada
1 cenoura
pimenta em grão
2 cebola pequena
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de tomate pelado
1 raminho pequeno de coentros
1 folhinha de louro
1 medida de arroz carolino
~
Preparação:

Comece por preparar um caldo aromatizado para cozer o peixe. Numa panela coloque água, temperada de sal e com uns grãos de pimenta preta. Coloque 1 cebolinha pequena descascada, bem como a cenoura e 1/3 do ramo de coentros. Assim que levantar fervura coloque os lombinhos de peixe e deixe cozinhar em lume brando.
Entretanto prepare a base do arroz.
Leve um tacho ao lume com um fundo de azeite e aloure 1 cebola picada juntamente com os dentes de alho e a folha de louro. Deixe refogar ligeiramente e junte uma lata de tomate pelado, sem a calda, e com o tomate partido grosseiramente. Deixe refogar.
Tempere de sal e pimenta e perfume com os restantes coentros picados, deixando uns poucos para a decoração final.
Escorra o peixe, coando o caldo da cozedura. Acrescente 3 a 4 medidas do caldo de peixe ao refogado de tomate e deixe levantar fervura.
Acrescente depois o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz estar cozido. Junte depois o peixe grosseiramente desfiado e perfume com os restantes coentros.
Sirva de imediato.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Massa com batata e bacon



A combinação de massa com batata pode parecer surpreendente, mas este é um prato de pasta tradicional muito apreciado em toda a Itália. O contraste entre as diversas texturas revela-se bastante interessante...

Ingredientes para 4 pessoas

- 320 g de massa curta e oca (búzios, cotovelos, conchas...)
- 2 batatas médias cortadas em cubos pequenos
- 1 cebola picada finamente
- 100 g de bacon cortado em palitos finos
- 1 lata de tomate em pedaços (400 g)
- 1 raminho de tomilho fresco
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de açúcar
- sal & pimenta moída na altura
- queijo de ovelha curado, ralado em fios grossos

Preparação

Aquecer o azeite e refogar a cebola picada por 2-3 minutos. Juntar os palitos de bacon e alourar por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. Regar com o vinho branco e deixar evaporar por completo.

Adicionar os tomates com a calda, assim como o tomilho previamente esmigalhado. Polvilhar com o açúcar. Temperar com sal e pimenta. Envolver e cozinhar em lume brando por 15-20 minutos.

Colocar os cubos de batata num tacho grande com bastante água fria. Levar ao lume até ferver. Temperar com sal e juntar a massa. Deixar cozer até a massa se apresentar cozida "al dente".

Escorrer a massa. Transferir para o tacho do molho. Misturar delicadamente em lume brando por 1-2 minutos, ou até a massa e as batatas ficarem bem revestidas de molho. Polvilhar com queijo ralado à gosto e servir de imediato.

Fonte : receita adaptada da revista italiana Cucina No Problem - Janeiro de 2008

Massa : Macarrão - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

Blog Archive

back to top