sábado, 8 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Batatas no forno à irlandesa



De tão boas que ficam, estas batatas no forno são um pecado autêntico...! O segredo do dourado e do sabor reside no facto de serem assadas com gordura animal. No entanto, convém não abusar... Um acompanhamento delicioso para os pratos de carne das Festas, visto no nº 27 da revista culinária irlandesa Easy Food.

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 1 kg de batatas farinhentas
- gordura de pato q.b. (ou banha de porco)
- flor de sal (ou sal marinho grosso)
- pimenta preta moída na altura

Preparação

Lavar as batatas sem as descascar. Levá-las a cozer em água a ferver temperada de sal até ficarem cozidas mas ainda firmes. Escorrer muito bem e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico por 2-3 horas (ou de um dia para o outro).

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar gordura de pato (ou banha) em quantidade suficiente numa assadeira grande para cobrir o fundo e atingir uns 3-5 mm. Levar a gordura a derreter no forno até ficar líquida.

Descascar as batatas e cortá-las em quartos. Transferir os quartos de batata para a assadeira, em uma única camada. Envolver na gordura derretida.

Levar ao forno por 45 minutos, a 200ºC. De vez em quando, virar delicadamente as batatas com uma colher de pau para que fiquem douradas de todos os lados.

Retirar as batatas do forno e escorrer a gordura da assadeira. Temperar as batatas com flor de sal e pimenta. Envolver delicadamente e voltar a colocar a assadeira no forno por 5-7 minutos. Servir de seguida.

Pimenta : Pimenta do reino
Frigorífico : Geladeira
Arrefecer : Esfriar
dddd

PostHeaderIcon Pão Rústico Integral - Whole Wheat Flour Bread

A receita de hoje é muito ao gosto daqueles/as que mesmo durante o Inverno, têm a preocupação de no próximo verão, não se confundirem com uma "duna", nos primeiros dias de praia!
É um pão que tendo por base a farinha de trigo integral, não cresce muito. Porém, o perfume que liberta durante a última fase de cozedura pode levar a que os mais incautos devorem esta "beldade" assim que a máquina de pão anunciar a conclusão do seu trabalho. A tentação é comer de imediato umas quantas fatias ainda quentes, generosamente barradas com doce ou enquanto derrete uma espessa fatia de boa manteiga!
Depois não digam que eu não avisei...!

Ingredientes:

- 330g de farinha de trigo integral
- 300g de farinha de centeio
- 400ml de água
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sop
a de manteiga
- 2 colheres de chá de sementes de sésamo
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:

Os procedimentos são os do costume, mas em caso de dúvida consulte o manual da sua máquina. Entretanto vá preparando um Chocolate quente ou uma chávena de chá preto. Bom lanche ou pequeno-almoço, conforme seja o caso.

Nota de Prova:

Imprimir a Receita dddd
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Sopa de grão com cenouras e espinafres



Com a de feijão verde, esta é uma das sopas tradicionais portuguesas preferidas cá da casa. Muito saborosa, reconfortante e saudável...

Ingredientes para 4-5 pessoas

- 300 g de grão de bico seco
- 2 cebolas médias cortadas em pedaços
- 2 dentes de alho cortados em pedaços
- sal & pimenta
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 cenouras cortadas em cubinhos
- 100 g de esparguete partido em pedaços
- 150 g de folhas de espinafres

Preparação

Demolhar o grão de bico em bastante água fria de um dia para o outro.

No dia da preparação, escorrer o grão de bico e levar a cozer por 1 hora em água temperada de sal, juntamente com o alho, a cebola e o azeite. Retirar do lume e triturar com o auxílio do liquidificador ou da varinha mágica. Se a sopa parecer muito espessa, juntar mais um pouco de água.

Levar novamente a sopa ao lume e deixar ferver. Juntar os cubinhos de cenoura e cozinhar por 5 minutos em lume médio.

Adicionar os pedaços de esparguete e as folhas de espinafres. Cozinhar por mais 8-10 minutos, ou até a massa se apresentar cozida "al dente". Rectificar os temperos e servir de imediato.

Versão rápida : substituir o grão seco por grão enlatado lavado e escorrido. Nesse caso, refogar os pedaços de cebola e de alho no azeite. Juntar o grão de bico, misturar e refogar por mais 3 minutes. Regar com aproximadamente 1 l de água e temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e triturar fora do lume. Adicionar os cubinhos de cenoura, etc.


Pimenta : Pimenta do reino - Esparguete : Espaguete
Massa : Macarrão - Varinha mágica : Mixter
dddd

PostHeaderIcon Endívias recheadas



Uma maneira diferente de cozinhar endívias. A suavidade do molho de natas e o sabor fumado do bacon combinam muito bem com a ligeira amargura das endívias...

Ingredientes para 4 pessoas

- 3 endívias grandes
- 150 g de bacon cortado em cubinhos
- 1 cebola picada finamente
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 dl de natas
- sal & pimenta
- 1 pitada de noz moscada moída
- 150 g de queijo ralado (emmental, gruyère, parmesão...)
- manteiga para untar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com manteiga. Reservar.

Cortar as endívias em metades no sentido longitudinal. Retirar delicadamente as folhas mais fechadas do interior e cortá-las em pedaços. Reservar.

Refogar os cubinhos de bacon juntamente com a cebola picada na manteiga. Deixar alourar, mexendo de vez em quando.

Juntar os pedaços de endívia reservados e regar com as natas. Cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com a noz-moscada, sal e pimenta.

Colocar as metades de endívias na assadeira. Rechear com o preparado anterior e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno por 20 minutos, a 200ºC. Servir de imediato.

Ver também : Endívias no forno / Quiche de endívias, cenouras e queijo


Fumado : Defumado
Natas : Creme de leite
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Tarteletes de Iogurte

Desde que vi esta tarte neste blogue sempre tão amoroso e cheio de histórias para contar, que esperava o momento indicado para a fazer.
Como acabei por ter algum tempo e todos os ingredientes em casa a disposição, lá meti mãos à obra. A unica alteração foi mesmo utilizar forminhas de tarteletes em vez de fazer numa forma grande. Mas é indiferente!

Ingredientes:

250gr de açúcar
100 gr. de farinha
50 grs.de manteiga
300 ml de iogurte natural
2 ovos
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Bater o açúcar com os ovos. Adicionar a farinha e a manteiga derretida e, por fim os iogurtes. Unte e polvilhe muito bem as forminhas com manteiga e farinha e distribua o preparado pelas formas.
Leve ao forno (180ºC) até ficarem lourinhas.
Depois de frias polvilhe com açúcar em pó.

Bom Apetite! dddd
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Bolo de chocolate à Tia Alice



O restaurante Tia Alice consta entre os dez melhores restaurantes de cozinha tradicional de Portugal. Sorte minha, fica a uns escassos 30 minutos de automóvel da minha casa. Já tive o prazer de lá jantar e posso garantir que a fama do estabelecimento é mais que merecida. Comem-se lá pratos portugueses deliciosos feitos amorosamente pela D. Alice Marto - proprietária e cozinheira, num quadro requintado e intimista... Não é portanto de admirar que as melhores revistas nacionais da especialidade tenham destacado vezes sem conta esta preciosidade dos arredores de Fátima, como por exemplo a elegante Gula, onde encontrei a receita deste bolo de chocolate - receita da capa - que costuma ser servido no célebre restaurante com uma calda de chocolate e uma bola de gelado de baunilha... Simples e divinal.

Ingredientes para 6 pessoas

- 250 g de farinha de trigo
- 150 g de açúcar
- 150 g de manteiga amolecida
- 150 g de chocolate preto para culinária em barra (70% de cacau)
- 1 colher (café) de fermento em pó
- 3 ovos (gemas e claras separadas)
- 3 colheres (sopa) de leite
- açúcar em pó para decorar
- manteiga para untar
- farinha para polvilhar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda (sem buraco) com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.

Peneirar a farinha juntamente com o fermento. Reservar.

Cortar o chocolate em quadradinhos e levá-lo a derreter juntamente com metade da manteiga em banho-maria, sem parar de mexer. Reservar.

Bater muito bem a manteiga restante com o açúcar. Juntar as gemas uma por uma, alternando com a farinha e o leite. Bater sempre até fazer bolhas.

À parte, bater as claras em castelo. Incorporar muito delicadamente o preparado anterior às claras em castelo, sem bater.

Transferir o preparado para a forma e levar ao forno por 35-40 minutos, a 180ºC. Retirar o bolo do forno e deixar repousar por 5 minutos antes de desenformar sobre uma grelha. Polvilhar com um pouco de açúcar em pó. Servir o bolo ligeiramente morno ou frio.

Ver outra receita de bolo de chocolate

Restaurante Tia Alice
Rua do Adro - Fátima
Tel. 249 531 737


Açúcar em pó : Açúcar de confeiteiro
Claras em castelo : Claras em neve
dddd

PostHeaderIcon Balchão de Camarão

Trago novamente uma receita da minha "avó" goesa... Desta vez o balchão. Eu fiz de camarão (o que normalmente é feito por ela), mas sei que também se pode fazer de carne de porco ou frango. Ficou bastante bom, mas nada que se compare ao dela ou ao da minha sogra. Mas vivendo, fazendo e aprendendo!

Ingredientes para 2 pessoas:

400gr de miolo de camarão
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 colher de chá de cravinho
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de acafrão das indias (curcuma)
3 colheres de sopa de polpa de tomate
2 Colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 copo de água (100 a 150 ml)
malagueta a gosto
óleo alimentar
sal e pimenta

Preparação:

Comece por levar as cebolas e os alhos picados a alourar no óleo. Junte depois as especiarias e a malagueta e deixe fritar para libertar os aromas. Junte a polpa de tomate, a água e tempere de sal e pimenta.
Quando tudo levantar fervura junte o miolo de camarão e deixe cozinhar em lume brando. Ao fim de 5 minutos junte o vinagre de vinho branco e deixe cozinhar mais um pouco.
Sirva com arroz basmati.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Piza de tomates-cereja, mozzarella e rúcula



Esta piza genuinamente italiana não tem nada a ver com aquelas que costumamos comer nas grandes cadeias de pizarias internacionais. É muito mais delicada e saudável. Na brincadeira, o meu marido costuma dizer até que é "piza só para mulheres"...! Uma delícia simples e de bom gosto.

Ingredientes para 3-4 pessoas

Massa

- 1 colher (chá) de fermento padeiro em pó (tipo Fermipan)
- 1 pitada de açúcar
- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 175 ml de água morna
- 1 colher (café) de sal fino
- farinha para polvilhar
- azeite para untar

Cobertura

- 300 g de tomates-cereja
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 boa pitada de malagueta em pó
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 200 g de queijo mozzarella ralado grosseiramente
- 100 g de rúcula
- flor de sal
- pimenta moída na altura

Preparação

Preparar a massa : numa tigela grande, dissolver o fermento juntamente com o açúcar, 1 colher (sopa) de farinha e 25 ml de água morna. Deixar repousar por 5 minutos e juntar o resto da água. Adicionar o sal, o azeite e metade do resto da farinha. Mexer com a mão até obter uma pasta.

Acrescentar a farinha restante aos poucos, amassando até obter uma massa húmida e maleável. Se isso for necessário, juntar mais um pouco de água ou de farinha. Formar uma bola e cobrir a tigela com um pano. Deixar levedar por 1 hora num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.

Colocar os tomates-cereja numa tigela grande e esmagá-los com os dedos. Juntar o alho esmagado, a malagueta em pó e metade do azeite. Deixar tomar gosto por pelo menos 30 minutos.

Pré-aquecer o forno a 230ºC. Polvilhar uma forma para pizas com farinha e reservar.

Amassar a massa até ficar bem elástica na bancada polvilhada de farinha. Estender a massa com um rolo, formando um disco com a borda ligeiramente mais espessa. Forrar a forma com a massa.

Espalhar o preparado de tomates pela massa com o auxílio de uma colher. Distribuir o queijo mozzarella ralado e pincelar as bordas da massa com azeite. Levar ao forno por 20-25 minutos, a 230ºC.

Retirar a pizza do forno e desenformá-la delicadamente. Polvilhar com um pouco de flor de sal e de pimenta. Espalhar a rúcula pela piza e servir de imediato.

Ver também : Piza de curgete e mangericão

Mozzarella : Mussarela
Fermento padeiro em pó : Fermento biológico granulado
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Arroz de Carne à Portuguesa

Mais uma comidinha de Outono... Daquelas que vêm para a mesa fumegantes e nos aquecem corpo e alma nos dias mais frios.

Ingredientes para 2 pessoas:

300 gr de pá de porco em cubinhos
1/2 chouriço de boa qualidade
1 cebola
2 dentes de alho
azeite
100ml de vinho branco
couve portuguesa
1 medida de arroz
1 colher de sopa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e aloure a cebola e o alho picados. Junte depois a carne em cubos. Deixe estufar um pouco e junte depois a massa de pimentão, o vinho branco e tempere de sal e pimenta. Se necessário junte um pouco de água e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar tenra.
Junte depois as couves lavadas e arranjadas bem como o chouriço cortado em rodelas.
Deixe levantar fervura, acrescente a água necessária para cozer o arroz mais ou menos caldoso e recfitique os temperos.
Deixe cozinhar e sirva ainda fumegante.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Alguém viu o descapsulador...?!



Ou como nasceu a "macarena"... :-D

Agradecimentos : Alexandre A.
dddd

PostHeaderIcon Lombos de Pescada com Molho de Espinafres


Pode até parecer uma refeição muito requintada, mas este jantar demorou 30 minutos a preparar. Nem sempre são precisas horas na cozinha para termos um jantar especial!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 centros de pescada
2 dente de alho
50 ml de vinho branco
azeite
sal e pimenta q.b.
200 gr de espinafres (eu usei dos congelados)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200 ml de leite

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC. Num pirex coloque os centros de pescada e tempere-os com um dente de alho picado, sal, pimenta e o vinho branco.
Leve-os ao forno e deixe cozinhar cerca de 10 minutos de cada lado.
Entretanto leve ao lume um tacho com um fio de azeite e o outro dente de alho picado. Adicione os espinafres congelados e deixe ir cozinhando até estarem completamente descongelados. Tempere de sal e pimenta. Junte depois a farinha peneirada e mexa. Adicione aos poucos e poucos o leite até formar uma espécie de um bechamel. Rectifique os temperos.
Cubra depois o peixe com esta mistura e leve ao forno mais uns minutos até gratinar.
Sirva com puré de batata.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Massa fresca com frango e cogumelos



Recomendo esta receita italiana encontrada numa edição especial "quick and easy weeknights" da revista americana Cooking Light: o molho de vinho branco, alho e estragão confere-lhe uma textura cremosa e um sabor delicioso. Além do mais, é muito rápida de confeccionar.

Ingredientes para 4 pessoas

- 350 g de massa fresca à gosto (caseira ou de compra)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal & pimenta moída na altura
- 500 g de peitos de frango sem peles nem ossos cortados em cubos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de massa de alho de compra
- 1 colher (chá) de estragão* fresco picado finamente
- 200 g de cogumelos frescos tipo champignon fatiados
- 1/2 chávena** de vinho branco
- 1/2 chávena de caldo de galinha quente
- 1/4 chávena de queijo parmesão ralado
- salsa picada q.b.

* ou mangericão fresco
** 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Levar a massa a cozer em água a ferver temperada de sal durante o tempo indicado na embalagem. Escorrer e reservar num local aquecido.

Misturar 1 colher (sopa) de farinha com sal e pimenta. Colocar a mistura num prato. Passar os cubos de frango pela farinha.

Aquecer 1 colher (sopa) de azeite numa frigideira e juntar os cubos de frango. Saltear em lume forte por 4 minutos ou até o frango se apresentar bem dourado e selado. Retirar os cubos de frango da frigideira e reservar.

Juntar o azeite restante à frigideira. Adicionar a massa de alho, o estragão picado e os cogumelos fatiados. Saltear por 3 minutos ou até o líquido evaporar e os cogumelos se apresentarem escuros.

Regar com o vinho branco e cozinhar por 1 minuto em lume forte. Juntar a farinha restante e cozinhar por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Adicionar o caldo de galinha. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar por 1 minuto, até o molho ficar cremoso, mexendo de vez em quando.

Juntar os cubos de frango ao molho e envolver. Cobrir com uma tampa e cozinhar por mais 2 minutos.

Colocar a massa num prato de servir fundo. Cobrir com o preparado de frango e cogumelos e envolver delicadamente. Polvilhar com um pouquinho de salsa picada e de parmesão ralado. Servir de seguida.

Massa : Macarrão
Pimenta : Pimenta do reino
Massa de alho : Pasta de alho
dddd
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Chocolate Truffle ...


Fiz um convite/desafio á Cristina, uma grande amiga e Sócia d´A Minha Matilde & Cª para realizar uma receita divinal que seria parte integrante deste Blog ...!

A Cristina aceitou o meu convite e enviou-me esta delicia de chocolate que vai ficar no nosso Livro de Receitas para o vosso dislumbramento e para a vossa degustação virtual ...!

Ingredientes:
1 pacote de bolo de chocolate
2 pacotes de pudim de chocolate da Jello
1 pacote de natas
2 tabletes de chocolate ralado

Preparação:
Fazer o bolo de chocolate conforme as indicações da caixa e depois deixar arrefecer
Fazer o pudim também conforme as indicações da caixa
Bater as natas
Ralar o chocolate
Numa taça como a que mostro em cima colocar tudo às camadas, primeiro o bolo, depois o pudim de chocolate, a seguir as natas, e por fim o chocolate ralado... Repetir até chegar ao topo da taça... Colocar no frigorifíco e servir geladinho.

É uma sobremesa muito fácil de fazer ...
E as Crianças e os adultos adoram-na ...!

Deixo aqui o convite a todos os bloggers que também queiram
Contribuir e/ou Mostrar os seus dotes culinários para
Enviarem a vossa receita devidamente fotografada para:
miguelangelobrito@gmail.com

Post em Simultâneo n´A Minha Matilde & Cª
dddd

PostHeaderIcon Chocolate Truffle ...


Fiz um convite/desafio á Cristina, uma grande amiga e Sócia d´A Minha Matilde & Cª para realizar uma receita divinal que seria parte integrante deste Blog ...!

A Cristina aceitou o meu convite e enviou-me esta delicia de chocolate que vai ficar no nosso Livro de Receitas para o vosso dislumbramento e para a vossa degustação virtual ...!

Ingredientes:
1 pacote de bolo de chocolate
2 pacotes de pudim de chocolate da Jello
1 pacote de natas
2 tabletes de chocolate ralado

Preparação:
Fazer o bolo de chocolate conforme as indicações da caixa e depois deixar arrefecer
Fazer o pudim também conforme as indicações da caixa
Bater as natas
Ralar o chocolate
Numa taça como a que mostro em cima colocar tudo às camadas, primeiro o bolo, depois o pudim de chocolate, a seguir as natas, e por fim o chocolate ralado... Repetir até chegar ao topo da taça... Colocar no frigorifíco e servir geladinho.

É uma sobremesa muito fácil de fazer ...
E as Crianças e os adultos adoram-na ...!

Deixo aqui o convite a todos os bloggers que também queiram
Contribuir e/ou Mostrar os seus dotes culinários para
Enviarem a vossa receita devidamente fotografada para:
miguelangelobrito@gmail.com

Post em Simultâneo n´A Minha Matilde & Cª
dddd

PostHeaderIcon Repolho com fiambre no forno



Esta é a minha participação para a bem inspirada iniciativa da nossa querida Akemi à volta das nossas comidinhas do dia à dia, sobre o tema do liquidificador, desta vez. Uma refeição prática, completa e reconfortante para aqueles dias onde faltam ideias... A receita foi adaptada de outra semelhante vista na revista culinária brasileira Minuto.



Ingredientes para 6-8 pessoas

- 3/4 chávena* de óleo vegetal
- 1,5 chávenas de leite
- 4 ovos
- 1,5 chávenas de farinha de trigo com fermento**
- 100 g de queijo parmesão ralado (ou emmental, gruyère, queijo da Ilha...)
- sal & pimenta
- 1 couve de repolho média cortada em tirinhas
- 4 tomates picados (sem pele nem sementes)
- 2 cebolas médias picadas
- 300 g de fiambre cortado em cubinhos
- 1/2 chávena de ervas frescas picadas (cebolinho e salsa)
- margarina para untar
- pão ralado para polvilhar

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
** ou 1,5 chávenas de farinha de trigo + 1 colher (chá) de fermento em pó



Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Levar as tiras de repolho a cozer ao vapor. Reservar.

Colocar o óleo, o leite, os ovos, a farinha, o queijo, sal e pimenta no copo do liquidificador. Accionar até obter uma mistura ligada e homogénea.

Transferir o preparado para uma tigela. Juntar as tiras de repolho, os tomates picados, as cebolas picadas, os cubinhos de fiambre e as ervas. Misturar muito bem.

Transferir a mistura para uma assadeira untada com margarina e polvilhada com pão ralado. Polvilhar também a superfície com pão ralado e levar ao forno por 50 minutos, a 180ºC.

Retirar a assadeira do forno e deixar repousar por 10 minutos antes de servir. Acompanhar com salada verde.


Pimenta
: Pimenta do reino -
Fiambre : Presunto cozido
Cebolinho : Ciboulette - Pão ralado : Farinha de rosca
dddd

PostHeaderIcon Massa de Despenseiro

Ora bem... Massa de despenseiro porque foi mesmo só abrir o meu armário despenseiro, tirar alguns frascos e latas cá para fora, e fazer o jantar em 15 minutos. Há dias assim.

Ingredientes para 2 pessoas:

200gr de massa fusili
1 frasco de salsichas Tipo Hot Dog
1 lata pequena de cogumelos
1 lata pequena de ervilhas
1 frasco de pimento asado em conserva
1 pacote pequeno de bechamel

Preparação:

Levar uma panela ao lume com água e cozer a massa até esta ficar al dente.
Entretanto escorrer as ervilhas e os cogumelos e cortar as salsichas em rodelas e o pimento em tirinhas.
Juntar estes ingredientes com o molho bechamel e mexer bem.
Escorrer a massa, misturar ao molho e colocar num pirex que possa ir ao microondas.
Colocar 5 minutos na função grill e servir de imediato com uma salada verde.

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Lombinhos de porco em crosta de papoula



Esta receita é tão simples e rápida de preparar quanto é boa e requintada. Foi-me inspirada pelo belíssimo blog francês Malice & Pain d'Epices...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 lombinhos de porco limpos de gorduras
- 8 colheres (sopa) de sementes de papoula
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão
- 2 dentes de alho espremidos
- sal & pimenta moída na altura
- azeite para untar
- mostarda de Dijon para acompanhar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 210ºC. Colocar as sementes de papoula num prato grande e reservar.

Misturar muito bem a mostarda com o sumo de limão, o alho espremido, sal e pimenta. Pincelar os lombinhos com a mistura.

Passar os lombinhos pelas sementes de papoula, pressionando bem para a carne ficar totalmente coberta.

Colocar os lombinhos numa assadeira untada com azeite. Levar ao forno por 25-30 minutos, a 210ºC. Retirar os lombinhos do forno. Deixar repousar por 5 minutes antes de fatiar.

Acompanhar com puré de batata aromatizado com azeite e ervas de Provence. Servir com mostarda de Dijon à parte.

Lombinho : Filé mignon
Sumo : Suco
Pimenta : Pimenta do reino
dddd
domingo, 2 de dezembro de 2007

PostHeaderIcon Feijão encarnado salteado à mexicana



Um acompanhamento delicioso para carnes vermelhas ou aves. Este feijão também é perfeito servido como refeição vegetariana...

Ingredientes para 4 pessoas

- 400 g de tomates cereja cortados em gomos
- 1 lata grande de feijão encarnado
- 1 dente de alho grande picado
- 1/2 colher (chá) de malagueta em pó
- 4 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta
- orégãos secos picados q.b.

Preparação

Lavar e escorrer muito bem o feijão. Reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira anti-aderente. Juntar o alho picado e deixar alourar por 2 minutos. Adicionar os gomos de tomates cereja e saltear por mais 2-3 minutos.

Juntar o feijão. Temperar com sal, pimenta e a malagueta em pó. Misturar rapidamente e saltear por mais 2-3 minutos. Polvilhar com orégãos picados à gosto e servir de seguida.

Ver também : Feijão branco salteado à portuguesa

Malagueta : Pimenta
Pimenta : Pimenta do reino
Orégãos : Orégano
dddd

PostHeaderIcon Sandes de presunto e queijo na frigideira



Quando o tempo é pouco para gastá-lo na cozinha, sandes são sempre uma boa opção. Estas, ricas e saborosas, constituem uma óptima refeição rápida.

Ingredientes para 4 unidades

- 12 fatias de pão de forma sem côdea
- 8 fatias finas de presunto cortadas em metades
- 16 fatias finas de queijo flamengo
- 8 folhas de alface
- 4 ovos
- óleo vegetal

Preparação

Dispor 8 fatias de pão sobre a bancada. Sobre cada uma, colocar 2 metades de fatias de presunto, 2 fatias de queijo e 1 folha de alface.

Sobrepor 2 fatias recheadas e terminar com 1 fatia de pão simples. Fechar as sandes com palitos. Aparar o excesso de recheio com uma faca bem afiada.

Bater os ovos. Passar as sandes pelos ovos batidos e levá-las a dourar de ambos os lados numa frigideira, em óleo previamente aquecido.

Escorrer sobre papel absorvente e remover delicadamente os palitos. Cortar as sandes em metades, formando triângulos. Servir de imediato.

Sandes : Sanduíche - Presunto : Presunto defumado - Côdea : Crosta - Queijo flamengo : Queijo prato - Papel absorvente : Papel toalha
dddd

Blog Archive

back to top