quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PostHeaderIcon Scones com passas

Eu sei que estamos no Verão, mas o tempo por aqui tem andado um pouco instável. Por causa disso tive uma enorme vontade de comer scones acompanhados por um chazinho....
Estavam deliciosos.

Ingredientes para cerca de 8 scones:

225 gr de farinha
40 gr de açúcar
100gr de passas
1 ovo batido
1 colher de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de leite
1 colher de chá cheia de fermento
1 pitada de sal

Preparação:

Peneire a farinha com o sal e o fermento. Junte a manteiga e os restantes ingredientes, misturando tudo rapidamente com as pontas dos dedos, sem amassar. Tenda bolinhas e coloque-as num tabuleiro untado. Leve ao forno quente durante 10 a 15 minutos. Sirva quentes com manteiga e compotas.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PostHeaderIcon Espetadas de peru com ananás e sésamo



Uma sugestão leve e saudável - mas todavia saborosa - para um churrasco exótico e diferente. A receita vinha num exemplar já antigo do mensal Saúde à Mesa. Usei peru, mas fica igualmente bem com frango.

PS : Já agora, desejo a todos os meus visitantes um óptimo fim de semana prolongado. Divirtam-se!

Ingredientes para 4 pessoas

- 300 g de peito de peru sem pele nem ossos
- 4 rodelas de ananás fresco
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de molho de soja
- 1 colher (sopa) de sementes de sésamo
- sal & pimenta moída na altura
- 4 espetos de madeira

Preparação

Cortar o peito de peru em cubos e transferir para uma tigela. Temperar com o azeite, o molho de soja, sal e pimenta. Envolver e deixar repousar por 20-30 minutos.

Demolhar os espetos de madeira em água morna. Cortar as rodelas de ananás em cubos.

Escorrer ligeiramente a carne, reservando a marinada. Picar os cubos de peru nos espetos, alternando com os cubos de ananás. Polvilhar as espetadas com as sementes de sésamo.

Preparar o churrasco e aquecer uma grelha. Grelhar as espetadas, virando de vez em quando e pincelando com a marinada. Servir de imediato, acompanhando com salada mista.

Mais receitas de churrasco aqui

Ananás : Abacaxi - Sésamo : Gergelim - Molho de soja : Shoyu - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Couscous com legumes à indiana



Este couscous costuma ser servido como prato vegetariano na Índia, pois é completo e equilibrado do ponto de vista nutricional. Também fica óptimo para acompanhar carne ou peixe. As especiarias conferem-lhe um sabor muito agradável. Aliás, ainda gostei mais desta versão que da marroquina. E fica igualmente bom frio como quente. Sem dúvida uma receita que vou repetir muitas vezes.

Ingredientes para 4 pessoas

- 175 g de sêmola de trigo média (couscous)
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 colher (chá) de sementes de mostarda*
- 1 colher (chá) de sementes de cominhos
- 1 malagueta seca picada finamente
- 10 folhas de caril
- 1 cebola picada finamente
- 1 colher (chá) de garam massala**
- 1 cenoura cortada em cubos pequenos
- 100 g de ervilhas frescas
- 2 tomates cortados em cubos pequenos
- 600 ml de água a ferver
- sal
- 1 mão cheia de coentros frescos picados
- 1 limão cortado em quartos

* ou 1 colher (café) de mostarda em pó
** o garam massala é uma combinação de especiarias torradas, como sementes de coentros, cominhos, cardamomo, cravo-da-índia e canela

Nota : comprei as folhas de caril, as sementes de mostarda e o garam massala no supermercado Exotic Asia Market de Sacavém.



Preparação

Colocar a sêmola de trigo numa frigideira anti-aderente grande. Torrar em lume médio por 8-10 minutos ou até obter uma cor dourada, sem parar de mexer. Retirar a sêmola da frigideira e reservar.

Juntar o óleo à frigideira e deixar aquecer. Adicionar as sementes de mostarda, os cominhos, as folhas de caril, a malagueta e a cebola picada. Saltear em lume médio por 5 minutos ou até a cebola se apresentar macia.

Juntar a sêmola torrada, o garam massala, os cubos de cenoura, as ervilhas e os tomates. Regar com a água a ferver e cozinhar em lume brando até a sêmola absorver todo o líquido, mexendo frequentemente.

Temperar com sal e polvilhar com os coentros picados. Envolver e servir de seguida, acompanhando com os quartos de limão.


Semente : Grão - Caril : Curry
dddd

PostHeaderIcon Lombinhos de Pescada com Molho de Camarão

Já aqui falei, mais do que uma vez, que gosto bastante da versatilidade dos lombinhos de pescada, pois permitem inúmeras combinações e são bastante rápidos de preparar.
Desta vez, o camarão serviu-lhes de companhia!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 lombinhos de pescada
100gr de miolo de camarão + 4 camarões grandes
50 ml de vinho branco
50 ml de leite
1 colher de sopa de polpa de tomate
1/2 limão
sal e pimenta q.b.
alho em pó
2 colheres de sopa de farinha
2 colher de sopa de azeite

Preparação:

Começe por temperar os lombinhos de pescada com sal, pimenta, alho em pó, o vinho, o leite e o sumo do limão. Deixe marinar entre 1 a 2 horas.
Escorra depois o peixe da marinada e reserve-a. Num tacho coloque a marinada. Assim que estiver a ferver junte o miolo de camarão e os camarões e deixe cozinhar 5 minutos.
Escorra depois o camarão e guarde o caldo.
Coloque no tachinho 1 colher de sopa de azeite e as 2 colheres de farinha. Junte depois o caldo onde cozeu os camarões, pouco a pouco, e deixe ferver até engrossar, de modo a formar uma espécie de bechamel. Rectifique os temperos, acrescente a polpa de tomate e o miolo de camarão.
Entretanto, numa frigideira anti aderente, coloque o restante azeite e aloure aí os lombinhos de pescada até ficarem cozinhados.
Sirva os lombinhos, com o camarão grande por cima previamente descascado, cobertos com o molho de camarão e acompanhe com esparregado de espinafres e uma batatinhas fritas ou arroz.

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 12 de agosto de 2008

PostHeaderIcon Sopa de bróculos

Photobucket



Ingredientes
Bróculos
Cebola
Alho
Courgete
Batatas
Sal
Azeite
Natas de soja

Preparação
Muito simples de preparar, consiste apenas na cozedura de todos os ingredientes que depois de cozidos são triturados e a sopa temperada com um fio de azeite. As natas de soja foram acrescentadas devido a um "acidente" pois salguei a sopa e como detesto comida salgada e não queria acrescentar água para a sopa não perder o aspecto de puré juntei as natas de soja. Resultou muito bem porque a sopa perdeu o salgado e ficou extra-cremosa Photobucket




Imagem daqui.
dddd

PostHeaderIcon Sopa de bróculos

Photobucket



Ingredientes
Bróculos
Cebola
Alho
Courgete
Batatas
Sal
Azeite
Natas de soja

Preparação
Muito simples de preparar, consiste apenas na cozedura de todos os ingredientes que depois de cozidos são triturados e a sopa temperada com um fio de azeite. As natas de soja foram acrescentadas devido a um "acidente" pois salguei a sopa e como detesto comida salgada e não queria acrescentar água para a sopa não perder o aspecto de puré juntei as natas de soja. Resultou muito bem porque a sopa perdeu o salgado e ficou extra-cremosa Photobucket




Imagem daqui.
dddd

PostHeaderIcon Carne assada com especiarias



Assim revestido de especiarias, um simples assado de porco fica logo com ar festivo. Uma receita saborosa, mais que aprovada cá em casa.

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de carne de porco para assar (usei cachaço)
- 30 g de açúcar mascavado
- 1 colher (sopa) de pimenta de várias cores moída na altura
- 1 colher (chá) de pimentão-doce
- 2 cravinhos
- 1 colher (chá) de cominhos moídos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 200 ml de vinho branco seco
- sal

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma assadeira com um pouco de azeite. Reservar.

Misturar as pimentas com o açúcar, o pimentão-doce, os cominhos e um pouco de sal. Esfregar muito bem o pedaço de carne com a mistura de especiarias. Picar os cravinhos nas duas extremidades da carne.

Colocar a carne na assadeira. Regar com o azeite restante e o vinho branco. Levar ao forno por 50-60 minutos, a 180ºC. Regar a carne de vez em quando com o molho de cozedura para não secar.

Retirar a assadeira do forno e fatiar finamente a carne. Colocar numa travessa e regar com o molho de cozedura. Servir de imediato, acompanhando com galette de batata e esparregado.

Ver também : Lombo assado à portuguesa


Pimenta : Pimenta do reino - Pimentão-doce : Páprica
dddd

PostHeaderIcon Tomates Recheados com Atum

Os dias imediatos à vinda de férias são sempre uma azáfama... São as máquinas de roupa para lavar, as compras para fazer, o trabalho que se foi acumulando na secretária e que obriga a rápida intervenção...
São portanto bem vindas as refeições simples e saborosas... Como esta!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 tomates firmes
2 latas de atum em azeite
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 dente de alho
azeite q.b.
2 colheres de sopa de oregãos
sal e pimenta q.b.
50 ml de cerveja ou vinho branco
50 gr de queijo mozarella ralado

Preparação:

Lave muito bem os tomates, corte-lhes uma tampa e reserve. Escave cuidadosamente o miolo do tomate e vire-os sobre papel de cozinha de modo a escorrerem bem.
Corte em cubinhos o miolo que retirou dos tomates, bem como o dente de alho.
Coloque ao lume um tachinho com um fio de azeite e faça um refogado com o dente de alho e o tomate. Junte o atum previamente escorrido e desfeito com um garfo, bem como os cogumelos.
Tempere com os oregãos, sal, pimenta e o vinho e deixe apurar em lume brando.
Entretanto coloque os tomates num pirex untado com um pouco de azeite. Polvilhe-os com um pouco de sal, azeite e oregãos e recheie-os cuidadosamente com o preparado de atum. Sobre cada tomate coloque então o queijo ralado e cubra com a tampa.
Leve a forno médio, previamente aquecido, durante cerca de 20 minutos.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite! dddd
segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PostHeaderIcon Puré de batata indiano



Este puré de batata indiano é simplesmente delicioso. Só cortei um pouco na cebola crua para que se adaptasse mais ao nosso paladar europeu - a receita original levava nem mais nem menos que quatro cebolas, o que achei claramente exagerado. De resto, gostamos muito. Fica um acompanhamento diferente e exótico para pratos orientais ou nem por isso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 kg de batatas para puré, descascadas e cortadas em pedaços
- 200 g de natas light
- 1 malagueta vermelha fresca picada finamente (sem as sementes)
- 6 colheres (sopa) de coentros frescos picados finamente
- 1 cebola pequena picada finamente
- 1 pitada de malagueta em pó
- sumo de 1/2 limão
- sal

Preparação

Colocar os pedaços de batata num tacho. Cobrir com água fria e temperar com sal. Levar a ferver e deixar cozer por 15-20 minutos.

Escorrer as batatas e fazer um puré com o auxílio do passe-vite. Transferir o puré para o tacho onde cozeram as batatas.

Juntar as natas e envolver em lume muito brando até obter um puré cremoso. Adicionar a malagueta picada, os coentros e a cebola.

Temperar com a malagueta em pó e um pouco de sal. Regar com o sumo de limão e misturar muito bem. Servir de seguida.

Natas : Creme de leite - Sumo : Suco - Passe-vite : Passapurê
dddd

PostHeaderIcon Croquetes de frango Nostalgia



Não sei porque é que chamaram estes croquetes "Nostalgia"... Era o nome que lhes dava a revista brasileira onde encontrei a sugestão, um exemplar de Receitas & Delícias todo dedicado a receitas com frango. Preparei os salgadinhos para aproveitar umas sobras de frango assado, mas a receita original previa frango cru picado. Desse modo, devem ser mais fáceis de moldar, pois eu tive de acrescentar um ovo para os meus não se desfazerem. Ficaram muito bons. Aqui segue a receita tal e qual como a fiz.

Ingredientes para +/- 12 unidades

- 250 g de sobras de frango cozinhado picadas
- 2 ovos
- sal & pimenta
- 1/2 chávena* de pão ralado
- 1 colher (sopa) de farinha integral
- 1 colher (sopa) de queijo ralado finamente
- 1/4 chávena de azeitonas pretas picadas
- 1/2 colher (sopa) de salsa picada
- 1/2 colher (sopa) de mangericão picado
- 1/2 chávena de farinha de trigo
- óleo vegetal para fritar

* 1 chávena (xícara) = 1 boião (pote) de iogurte = 1 cup (250 ml)

Preparação

Misturar muito bem o frango picado com os ovos, sal, pimenta, o pão ralado, a farinha integral, o queijo ralado, as azeitonas e as ervas picadas. Deixar repousar no frigórifico por 30 minutos.

Moldar os croquetes, formando bolinhas de preparado e enrolando entre as palmas da mão em forma de cilindro.

Passar os croquetes pela farinha e fritar em óleo previamente aquecido, em lume médio, até se apresentarem firmes e dourados de todos os lados.

Escorrer sobre papel absorvente. Servir os croquetes quentes, mornos ou frios, acompanhando com salada mista.

Ver também : Croquetes de carne / Croquetes de peixe / Croquetes de beringela

Carne picada : Carne moída - Pimenta : Pimenta do reino - Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira - Papel absorvente : Papel toalha
dddd

PostHeaderIcon Shot de Ameixas, Vodka e Hortelã

De regresso das férias.... Custa sempre voltar ao trabalho!
Mas há que dar a vez a outros de irem de férias, e depois, talvez para Outubro haja novamente férias... A ver vamos.
Para já uma pequena sobremesa bastante refrescante!

Ingredientes para 4 pessoas:

6 ameixas vermelhas bem maduras (pode usar morangos, ou framboesas)
2 folhinhas de hortelã
4 colheres de sopa de Vodka
açúcar a gosto.

Preparação:

Num copo liquidificador colocar as ameixas descascadas e partidas em pedaços. Adicionar o vodka, a hortelã e o açúcar a gosto. O melho é adicionar um bocadinho, triturar e depois rectificar.
Bata tudo muito bem até obter uma mistura cremosa. Rectifique de açúcar e se necessário bata mais um pouco.
Coloque esta mistura em copos de shot e decore com folhinhas de hortelã.
Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.

Bom Apetite! dddd
domingo, 10 de agosto de 2008

PostHeaderIcon Piza de fiambre, pimento e cogumelos



Só pelo cheiro delicioso que deixa na cozinha, gosto de fazer piza caseira... Esta receita de massa sem fermento é prática e rápida de preparar. Quanto ao recheio, clássico, agrada geralmente a todos.

Ingredientes para 4 pizas individuais

Massa

- 300 g de farinha
- 100 ml de azeite
- sal fino
- água e farinha q.b.

Recheio

- 200 ml de molho de tomate caseiro ou de compra
- 1/2 pimento verde cortado em tiras
- 100 g de cogumelos tipo champignon cortados em metades
- 200 g de fatias de fiambre esfarrapas
- 200 g de queijo ralado em fios grossos (mozzarella e parmesão)
- orégãos secos q.b.

Preparação

Retirar o tabuleiro do forno e forrar com uma folha de papel vegetal. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Misturar a farinha com o azeite e um pouco de sal. Adicionar água aos poucos sem parar de amassar até a massa ficar maleável.

Estender a massa com um rolo na bancada polvilhada de farinha até obter 5 mm de espessura.

Recortar quatro discos com aproximadamente 15-20 cm de diâmetro, usando um prato como molde.

Picar os discos de massa com um garfo e levar ao forno por 5 minutos, a 180ºC. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Aumentar a temperatura do forno para 220ºC.

Espalhar o molho de tomate pelas bases das pizas. Distribuir as tiras de pimento e os cogumelos. Acrescentar as farripas de fiambre e temperar com orégãos à gosto.

Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno por 15 minutos, a 220ºC. Retirar as pizas do forno e servir de imediato, com azeite picante à parte.

Nota : o formato individual destas pizas permite que sejam preparadas com antecedência e congeladas com facilidade. Basta que se embrulhe cada piza em filme transparente - sem as assar - e que se guarde no congelador (até 3 meses). Depois, é só eliminar o filme e levar ao forno por 15-20 minutos, a 220ºC.

Mais receitas de pizas aqui

Pimento : Pimentão - Fiambre : Presunto cozido - Mozzarella : Mussarela - Orégão : Orégano - Arrefecer : Esfriar - Papel vegetal : Papel manteiga
dddd

Blog Archive

back to top