sábado, 25 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Pão de Limão com Sementes de Sésamo - Lemon with Sesame Seeds Bread

Desde que descobri esta receita elaborada pela Sra. Claudia Mofat que vive em Manchester, Missouri, USA, que ela passou a constar na minha lista de receitas prioritárias. Dada a receptividade que teve aqui em casa, vai ser para repetir mais vezes.
Em relação à receita original decidi trocar as sementes de papoila por sementes de sésamo. Não quero que alguém seja multado numa operação stop por consumo de estupefacientes, pois imaginem a dificuldade que seria, convencer o polícia de que afinal tinham sido só umas fatias de pão a mais!

Ingredientes:
- 200ml de água
- 500g de farinha tipo 65
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de sumo de limão
- 50g de manteiga
- 3 colheres de sopa de açúcar (prefiro sempre o amarelo)
- raspas de 1 limão
- 1 colher de chá de sal
- 3 colheres de sopa de sementes de sésamo (...ou papoila, mas não me responsabilizo!)
- 1 colher de café de nós moscada
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné (ou equivalente)

Preparação:
Colocar todos os ingredientes dentro do recipiente para a massa e dar inicio à cozedura. Não deve utilizar nesta receita a programação horária porque pode adulterar os ingredientes. Depois é aguardar que esteja pronto. Sugiro as fatias barradas com manteiga e acompanhadas por um chá Marocco da Lipton ou um copo de leite morno como gosta a minha esposa.

Imprimir a Receita dddd
sexta-feira, 24 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Bolo da D. Lurdes


A D. Lurdes era uma senhora que tinha um restaurante mesmo ao lado da casa da minha Avó. Eram vizinhas e também amigas. E também partilhavam receitas. Esta uma uma delas. Segundo a minha avó este era um bolo que a D. Lurdes fazia muitas vezes (não sei se para o restaurante, se para a família) e que rendia muito - e fica mesmo um bolo bastante grande.Apesar de a D. Lurdes já ter morrido há alguns anos e de, depois da minha avó esta receita já ter passado também para mim, continuo sempre a lembrar-me da D. Lurdes de cada vez que faço este bolo. E por isso é assim que lhe chamo, o bolo da D. Lurdes!

Ingredientes:

500g de açúcar
6 ovos
400g de farinha
10 clh sopa de leite
250g de margarina
1clh sobremesa de fermento
raspa da casca de 1 laranja
Geleia de marmelo
Maçãs


Preparação:

Bate-se a margarina com o açúcar, depois as gemas, o leite, a raspa da laranja, a farinha e o fermento, e, por fim, as claras em castelo. Põe-se o preparado num tabuleiro bem untado e polvilhado. Por cima da massa colocam-se rodelas de maçã sem caroço nem casca, até todo a massa estar coberta. Leva-se ao forno. Depois de cozido, unta-se o bolo com a geleia aquecida para derreter.
Pessoalmente gosto de servir este bolo já partido aos quadrados!
Bom Apetite!


NOTA: Esta receita dá um bolo muito grande. Metade da receita dá um bolo de tamanho normal.
dddd
quinta-feira, 23 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Arroz inventado

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz
Pedacinhos de bacon
Miolo de camarão
1 lata de cogumelos
1 lata de ervilhas (ou qualquer outro legume)
1 ovo
Alho e cebola picada
Azeite


Preparação
Num pouco de azeite salteia-se o alho e a cebola picada até alourar acrescentando-se em seguida os cogumelos, o bacon, o miolo de camarão e as ervilhas. Quando estes ingredientes apresentarem um aspecto cozinhado junta-se o arroz previamente cozido e envolve-se bem. Por fim bate-se o ovo e junta-se a tudo o resto. A primeira vez foi servido como prato principal, o que sobrou serviu também como acompanhamento.

dddd

PostHeaderIcon Arroz inventado

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz
Pedacinhos de bacon
Miolo de camarão
1 lata de cogumelos
1 lata de ervilhas (ou qualquer outro legume)
1 ovo
Alho e cebola picada
Azeite


Preparação
Num pouco de azeite salteia-se o alho e a cebola picada até alourar acrescentando-se em seguida os cogumelos, o bacon, o miolo de camarão e as ervilhas. Quando estes ingredientes apresentarem um aspecto cozinhado junta-se o arroz previamente cozido e envolve-se bem. Por fim bate-se o ovo e junta-se a tudo o resto. A primeira vez foi servido como prato principal, o que sobrou serviu também como acompanhamento.

dddd

PostHeaderIcon Sopa tailandesa de camarão e legumes



Adoro sopas asiáticas ! São muito aromáticas e tão equilibradas do ponto de vista nutritivo que constituem refeições completas. Esta, tailandesa, requer alguns ingredientes exóticos mais raros, mas vale a pena experimentar de tão boa que é: levemente picante, perfumada, rica... Uma perdição de sopa...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 colheres (sopa) de pasta de tamarindo
- 4 malaguetas vermelhas pequenas picadas finamente
- 2 dentes de alho esmagados
- 2 cm de raiz de gengibre descascada e picada finamente
- 4 colheres (sopa) de molho de peixe
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1,25 l de caldo de peixe
- 8 folhas de lima kaffir (ou folhas de lima corrente)
- 100 g de cenouras cortadas em rodelas finas
- 350 g de batatas cortadas em cubinhos
- 1 chávena (chá)* de maçarocas de milho bebés cortadas ao meio no sentido longitudinal (ou uma quantidade equivalente de milho em grão enlatado)
- 3 colheres (sopa) de coentros frescos picados grosseiramente
- 100 g de tomates-cereja cortados em metades
- 225 g de camarão médio descascado

* 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Nota : comprei a pasta de tamarindo, o molho de peixe, as maçarocas de milho bebés e as folhas de lima kaffir no supermercado Exotica Asia Market de Sacavém (onde há descontos especiais para os leitores deste blog).

Preparação

Colocar a pasta de tamarindo, as malaguetas picadas, o alho esmagado, o gengibre, o molho de peixe, o açúcar e o caldo de peixe numa panela. Juntar as folhas de lima previamente esfarrapadas. Levar a ferver, mexendo sempre para ligar os ingredientes.

Reduzir o lume e adicionar as rodelas de cenoura, os cubinhos de batata e o milho. Envolver.

Deixar a sopa cozer em lume brando, sem tampa, por 10 minutos, ou até os legumes ficarem tenros.

Acrescentar os coentros picados, os tomates-cereja e o camarão sem parar de mexer. Cozinhar por mais 5 minutos. Distribuir a sopa por tigelas e servir de imediato.


Coentros frescos : Cheiro verde (Nordeste)
dddd

PostHeaderIcon Salada de Feijão Preto com Atum e Milho


Mais uma saladinha ideal para depois da praia, proveniente da revista Saberes & Sabores de Agosto de 2007. E ainda ficaram muitas outras coisas para experimentar!

Ingredientes para 4 pessoas:


1 lata pequena de feijão preto
1 lata pequena de milho
1/2 pimento vermelho
3 tomates tipo chucha
1 cebola pequena
2 dentes de alho
400gr de atum de conserva

Molho:
1 limão
azeite
calda da lata de milho
coentros frescos picados
sal
piripiri

Preparação:

Escorra o feijão preto para um coador de rede e passe-o por água fria. Escorra-o novamente e deite-o numa saladeira. Escorra o milho (reservando a calda) e junte ao feijão.
Lave o pimento e corte-o aos cubos assim como o tomate. Junte também ao feijão. Pique a cebola e o alho e junte-os também aos legumes mexendo bem.
Escorra o atum e deite sobre a salada.
Esprema o sumo de limão e misture-o com o azeite, um pouco da calda do milho, os coentros picados e tempere de sal e piripiri.
Mexa bem e deite sobre a salada.
Sirva bem fresca.

Bom Apetite!
dddd
quarta-feira, 22 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Peitos de frango ao creme de espargos



Não aprecio mesmo nada sopas desidratadas. Mas costumo sempre ter alguns pacotes na despensa - essencialmente de cebola, rabo de boi ou camarão, que uso exclusivamente como bases para molhos e temperos. E de vez em quando, acho engraçados e práticos os pratos que se podem fazer com elas, como este - razoavelmente bom - que surgiu um dia onde eu andava pouco inspirada para cozinhar...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 peitos de frango sem peles nem ossos
- 400 g de natas light
- 1 pacote de sopa instantânea de espargos*
- 1 colher (sopa) de manteiga
- salsa picada q.b.

* também fica bom com sopa de cebola ou creme de legumes.

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Untar uma assadeira com a manteiga e reservar.

Colocar a sopa desidratada num prato e passar os peitos de frango por esta, pressionando um pouco com a ponta dos dedos para a carne ficar bem coberta.

Transferir os peitos de frango para a assadeira e regar com as natas. Levar ao forno a 200ºC por 20-25 minutos ou até os peitos de frango se apresentarem cozidos e dourados.

Colocar os peitos de frango numa travessa e polvilhar com salsa picada à gosto. Servir de seguida, acompanhando com legumes cozidos ou arroz.


Espargos : Aspargos - Natas : Creme de leite
dddd

PostHeaderIcon Restaurante vegetariano

A primeira vez...

dddd

PostHeaderIcon Pão de Flocos de Arroz e Trigo com Chocolate



Este Pão de Flocos de Arroz e Trigo com Chocolate não saiu bem como eu queria. Faltou a luz logo que a máquina do pão terminou a fase de amassar, o que levou a iniciar o processo todo de novo (nova amassadela). A ideia, era o pão no final, ficar com umas pequenas pepitas de chocolate que se desfizeram na segunda vez que foi amassado. Ainda assim o resultado foi muito agradável. Um pão compacto, adocicado e a clamar por uma barradela de manteiga, quando ainda morno! Delicioso...


Ingredientes:

- 330ml de leite
- 570g de farinha tipo 55
- 100g de flocos de arroz e trigo com chocolate (cereais para pequeno-almoço)
- 2 colher de sopa de açucar
- 1 colher de chá de sal
- 40g de manteiga
- 1 pac de fermento em pó Vanhiné

Preparação:

Preparar a máquina, juntando tudo dentro do recipiente para a massa, programar a hora para o fim da cozedura, ligar..., e rezar para que a luz não desligue e tenha de recomeçar tudo de novo. Depois aguarde que o cheiro o/a vá buscar onde quer que esteja e ...! Bom vocês sabem o que se segue. Uma desgraça...!

Imprimir a Receita

dddd

PostHeaderIcon Empadas de queijo



Desde que vi o dourado irresistível destas empadas de queijo no delicioso blog Pitadinhas, não parei de salivar... Testei-as quase de imediato após ter lido o post da querida Laurinha e garanto que vou repetir muitas vezes: adorei! Estas empadas ficam óptimas como entradas ou aperitivos. Também podem ser levadas para piqueniques, churrascos, etc. E sabem tão bem quentes como mornas ou frias. Obrigada pela preciosa receita, Laurinha...!

Ingredientes para +/- 10 unidades

Massa

- 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado finamente
- 3 colheres (sopa) bem cheias de margarina vegetal amolecida
- 4 colheres (sopa) de leite
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- sal
- margarina para untar

Recheio

- 250 g de queijo das Minas* fresco esmagado com um garfo
- 1/2 chávena (chá)** de leite
- 4 ovos ligeiramente batidos
- sal & pimenta

* não tinha. Usei queijo mozzarella ralado grosseiramente, mas julgo que também ficam muito boas com outro tipo de queijo fresco tipo Palhais e afins...
** 1 chávena (ou xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar forminhas para empadas com um pouco de margarina. Reservar.

Preparar a massa: misturar o queijo parmesão com a margarina, sal (pouco, o queijo já tendo bastante sal), o leite e a farinha. Amassar com as mãos até a massa ficar bem ligada e homogénea.

Dividir porções de massa pelas forminhas e forrar, estendendo a massa com a ponta dos dedos. Reservar.

Misturar o queijo com o leite, os ovos, sal e pimenta. Distribuir o recheio pelas forminhas e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos, a 180ºC. Retirar as empadas do forno e desenformar.


Pimenta
: Pimenta do reino

Mozzarella : Mussarela
dddd

PostHeaderIcon Legumes em Caixa de Pepino

Esta receita, com algumas pequenas alterações, foi retirada da revista Saberes & Sabores nº162 de Agosto de 2007.
Apesar de ir de férias sem os meus livros e revistas de culinária, não deixo de as comprar. Resultado: assim que começei a folhear a revista descobri logo novas coisas a fazer. E foi logo no dia seguinte que preparei esta saladinha ideal para um almoço depois da praia!

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 cebolinha
1 pepino
1 tomate pequeno
1 cenoura pequena
1/4 de pimento verde
1 colher de sopa de milho cozido de conserva
sal
queijo feta

Molho:

25g de miolo de noz
coentros
azeite
vinagre
sal e pimenta

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a.
Corte o pepino ao meio no sentido do comprimento e escave a polpa com uma colher, cortando-a depois em pequenos pedaços.
Corte a cenoura, o tomate e o pimento em cubinhos.
Coloque todos os legumes numa taça, junte o milho e o queijo feta esfarelado e tempere de sal.
Pique as nozes juntamente com os coentros, junte o azeite e o vinagre, tempere de sal e pimenta e misture bem.
Junte aos legumes envolvendo bem.
Coloque a salada nas meias cascas dos pepinos e sirva bem fresco!

Bom Apetite!
dddd
terça-feira, 21 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Espetadas de salmão com pimentos



Gosto muito de salmão, mas acho que aquele criado em viveiro que encontramos à venda por todo o lado é muito gordo. Prefiro de longe o salmão selvagem, mais saboroso e magro, mas difícil de arranjar. Só aprecio salmão de viveiro grelhado, no entanto. Fiz estas simples espetadas com um filete enorme e ficaram deliciosas...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 filete de salmão de aproximadamente 600 g
- sumo de 1 limão grande
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ervas picadas q.b. (orégãos, tomilho, alecrim...)
- sal & pimenta moída na altura
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 4 tomates-cereja
- azeite para untar

Preparação

Lavar e secar o filete de salmão. Cortá-lo em cubos não muito pequenos. Colocar os cubos de salmão numa tigela. Juntar o sumo de limão, o azeite, ervas à gosto, sal e pimenta. Envolver e deixar repousar por pelo menos 30 minutos.

Lavar e arranjar os pimentos, removendo as partes brancas e as sementes. Cortar os pimentos em cubos e reservar. Preparar a churrasqueira (ou um grelhador de cozinha).

Escorrer e secar os cubos de salmão. Picar 1 tomate-cereja no topo de cada espeto de madeira e, depois, alternar cubos de salmão e de pimentos até se esgotarem os ingredientes.

Grelhar as espetadas sobre uma grelha untada de azeite, não muito perto das chamas, até se apresentarem douradas mas não queimadas, virando-as de vez em quando. Servir de imediato, com salada mista e arroz branco.

Sumo : Suco - Orégãos : Orégano
Pimento : Pimentão - Filete : Filé
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

PostHeaderIcon Top 100 ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Este tema é sempre controverso; no entanto, se os pressupostos forem bem interpretados, poderão fornecer indicadores interessantes que podem permitir aferir algumas ilações qualitativas e quantitativas sobre a blogosfera luso-brasileira. Já diversas pessoas se deram ao trabalho de tentar compilar uma lista de blogs e alguns indicadores para os caracterizarem, mas apesar de tudo, resolvi fazer um outro levantamento mais abrangente, tendo como critério base um denominador comum: a Língua Portuguesa.

Portugal e Brasil - apesar de terem uma língua em comum, possuirem de facto um enorme fosso cultural entre eles, já para não falar de um certo preconceito que por vezes paira no ar. Há no entanto, na minha opinião, excelentes blogs de ambos os lados do atlântico que ainda não foram descobertos por cada uma das partes. Passados 500 anos dos descobrimentos originais creio que é altura de se cruzarem culturas. Este trabalho - em constante actualização - está a reunir e identificar o maior número de blogs possível, mostrando o posicionamento de ambos os países à escala global.

No Brasil, gostaria de destacar o excelente trabalho já produzido por algumas pessoas. A saber:

O Manoel Lemos fez um grande trabalho criando o Blogblogs, uma plataforma que funciona como um núcleo gravitacional de blogs Brasileiros. A Cynara deu o pontapé de saída com um artigo intitulado "Os 50 Blogs mais populares do Brasil", onde reuniu informações sobre o Pagerank, Backlinks, Alexa e Yahoo Results. O Edney, que está a fazer uma colecta bastante exaustiva, publicou um primeiro Ranking baseado no Technorati, indicador não utilizado pela Cynara. O Edney não parou e ontem surgiu com um novo artigo intitulado "Top 100 blogs brasileiros segundo o Pagerank e os Backlinks", que dá uma volta de 180 graus nos resultados, mostrando um ranking totalmente diferente. Vale a pena ler o artigo para ficar com uma melhor percepção das nuances dos diversos indicadores.

Em Portugal, infelizmente não existe um sistema do tipo do blogblogs onde a comunidade lusa se possa registar, tornando mais simples a tarefa de catalogar o que existe em Portugal. Creio que seria uma óptima oportunidade para o SAPO surgir com alguma inovação numa área que está tão à deriva. Já pedi ao SAPO a lista de blogs que possuem na sua plataforma e aguardo resposta da equipa para os incluir neste apanhado.

Até agora, a única iniciativa que me apercebi no sentido de se constituir um repositório de indicadores base ou um sub-conjunto, foi feito pela equipa do weblog.com.pt, disponibilizando o Blogómetro. Através de um serviço muito popular de medição de estatísticas, o Sitemeter agregou e apresentou num Top os blogs portugueses que aderiram e posteriormente se registaram no site. Este serviço mostra o número médio de visitantes únicos diários, bem como a média diária de pageviews.

Assim, o OBVIOUS elaborou um ranking que teve como pressuposto a divisão das amostras em duas comunidades - Brasileiros e Portugueses. Foram considerados cerca de 2000 blogs sendo a divisão feita da seguinte forma:

Para a comunidade Brasileira, considerou-se o ranking disponibilizado pelo BlogBlogs, com mais algumas inclusões que foram retiradas do ranking do Edney. Para a comunidade portuguesa, tive por base a lista já efectuada pelo Blogómetro e mais alguns que foram obtidos fazendo crawling aos blogs e identificando links para outros blogs. Assumi que a probabilidade de encontrar links para blogs brasileiros a partir de blogs portugueses (e vice-versa) era baixa, aumentando ainda mais a amostra.

As Minhas Receitas e A Minha Matilde & Cª
Fazem parte destes rankings da Blogoesfera Luso Brasileira ...!

TOP 100 Brasil / Portugal (com base no Technorati)

TOP 100 visitas diárias (Sitemeter)

TOP 100 Brasil (com base no Technorati)

TOP 100 Portugal (com base no Technorati)


Texto retirado de um Artigo do OBVIOUS
dddd

PostHeaderIcon Top 100 ...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Este tema é sempre controverso; no entanto, se os pressupostos forem bem interpretados, poderão fornecer indicadores interessantes que podem permitir aferir algumas ilações qualitativas e quantitativas sobre a blogosfera luso-brasileira. Já diversas pessoas se deram ao trabalho de tentar compilar uma lista de blogs e alguns indicadores para os caracterizarem, mas apesar de tudo, resolvi fazer um outro levantamento mais abrangente, tendo como critério base um denominador comum: a Língua Portuguesa.

Portugal e Brasil - apesar de terem uma língua em comum, possuirem de facto um enorme fosso cultural entre eles, já para não falar de um certo preconceito que por vezes paira no ar. Há no entanto, na minha opinião, excelentes blogs de ambos os lados do atlântico que ainda não foram descobertos por cada uma das partes. Passados 500 anos dos descobrimentos originais creio que é altura de se cruzarem culturas. Este trabalho - em constante actualização - está a reunir e identificar o maior número de blogs possível, mostrando o posicionamento de ambos os países à escala global.

No Brasil, gostaria de destacar o excelente trabalho já produzido por algumas pessoas. A saber:

O Manoel Lemos fez um grande trabalho criando o Blogblogs, uma plataforma que funciona como um núcleo gravitacional de blogs Brasileiros. A Cynara deu o pontapé de saída com um artigo intitulado "Os 50 Blogs mais populares do Brasil", onde reuniu informações sobre o Pagerank, Backlinks, Alexa e Yahoo Results. O Edney, que está a fazer uma colecta bastante exaustiva, publicou um primeiro Ranking baseado no Technorati, indicador não utilizado pela Cynara. O Edney não parou e ontem surgiu com um novo artigo intitulado "Top 100 blogs brasileiros segundo o Pagerank e os Backlinks", que dá uma volta de 180 graus nos resultados, mostrando um ranking totalmente diferente. Vale a pena ler o artigo para ficar com uma melhor percepção das nuances dos diversos indicadores.

Em Portugal, infelizmente não existe um sistema do tipo do blogblogs onde a comunidade lusa se possa registar, tornando mais simples a tarefa de catalogar o que existe em Portugal. Creio que seria uma óptima oportunidade para o SAPO surgir com alguma inovação numa área que está tão à deriva. Já pedi ao SAPO a lista de blogs que possuem na sua plataforma e aguardo resposta da equipa para os incluir neste apanhado.

Até agora, a única iniciativa que me apercebi no sentido de se constituir um repositório de indicadores base ou um sub-conjunto, foi feito pela equipa do weblog.com.pt, disponibilizando o Blogómetro. Através de um serviço muito popular de medição de estatísticas, o Sitemeter agregou e apresentou num Top os blogs portugueses que aderiram e posteriormente se registaram no site. Este serviço mostra o número médio de visitantes únicos diários, bem como a média diária de pageviews.

Assim, o OBVIOUS elaborou um ranking que teve como pressuposto a divisão das amostras em duas comunidades - Brasileiros e Portugueses. Foram considerados cerca de 2000 blogs sendo a divisão feita da seguinte forma:

Para a comunidade Brasileira, considerou-se o ranking disponibilizado pelo BlogBlogs, com mais algumas inclusões que foram retiradas do ranking do Edney. Para a comunidade portuguesa, tive por base a lista já efectuada pelo Blogómetro e mais alguns que foram obtidos fazendo crawling aos blogs e identificando links para outros blogs. Assumi que a probabilidade de encontrar links para blogs brasileiros a partir de blogs portugueses (e vice-versa) era baixa, aumentando ainda mais a amostra.

As Minhas Receitas e A Minha Matilde & Cª
Fazem parte destes rankings da Blogoesfera Luso Brasileira ...!

TOP 100 Brasil / Portugal (com base no Technorati)

TOP 100 visitas diárias (Sitemeter)

TOP 100 Brasil (com base no Technorati)

TOP 100 Portugal (com base no Technorati)


Texto retirado de um Artigo do OBVIOUS
dddd

PostHeaderIcon Lombo de Porco com Batatas e Alecrim

Outra deliciosa receita da Revista Blue Cooking, desta vez da Edição de Março de 2007 (nº13).
É bastante fácil e rápida de fazer. E não nos deixará ficar mal num jantar com convidados!


Ingredientes para 4 pessoas:


500gr de batatinhas pequenas
2 dentes de alho esmagados
1 malagueta vermelha seca picada
3 colheres de sopa de azeite
450gr de lombo de porco em bifes fininhos
1 colher de chá de alecrim freco
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de raspa de limão
sal grosso e pimenta


Preparação:


Aqueça o forno a 200ºC. Corte as batatas ao meio, no sentido do comprimento e coloque-as juntamente com o alho, a malagueta e 1 colher de sopa de azeite numa tigela e misture. Coloque-as depois numa assadeira e asse por 20 minutos até ficarem douradas.
Numa tijela coloqueos bifinhos de porco, o alecrim o resto do azeite o sumo e a raspa de limão e tempere de sal e pimenta. Deixa marinar alguns minutos.
Aqueça uma frigideira antiaderente e cozinhe os bifinhos cerca de 2 minutos em cada lado.
Sirva juntamente com as batatas e feijão verde ou uma salada!


Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Tigelada



A tigelada é um doce tradicional do centro de Portugal confeccionado numa caçoila de barro e composto por ingredientes simples - ovos, leite e açúcar, com aromas delicados de limão e canela. Esta tigelada que podem ver na fóto - deliciosa - foi feita pela nossa tia Mimi, uma cozinheira de mão cheia radicada no Alentejo mas natural da Beira Baixa. Aqui segue a receita desta sobremesa à moda antiga...

Ingredientes para 6-8 pessoas

- 300 g de açúcar
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 9 ovos
- raspa de 1 limão
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 7,5 dl de leite

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Bater ligeiramente os ovos.

Misturar muito bem o açúcar com a farinha. Juntar os ovos batidos aos poucos, sem parar de bater com uma vara de arames.

Adicionar a raspa de limão, a canela em pó e o leite. Envolver. Transferir o preparado para uma panela de barro média e levar ao forno a 220ºC por 40 minutos.

Retirar a panela do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico. Servir a tigelada na própria panela de barro, decorada com rodelas de limão e paus de canela.


Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira
dddd
segunda-feira, 20 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Entrecosto à texana



Quem é que nunca ouviu falar nos famosos spare ribs tão apreciados nos churrascos americanos...? Esta é uma receita do Texas, um estado já bastante influenciado pelo México, sobretudo no que toca a culinária. A carne fica deliciosamente agridoce, estaladiça e caramelizada...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 kg de entrecosto de porco
- 4 colheres (sopa) de ketchup
- 3 colheres (sopa) de mel
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 2 colheres (sopa) de óleo
- sal & pimenta

Preparação

Cortar o entrecosto em pedaços grandes e reservar.

Num prato fundo, misturar o ketchup com a mostarda, o mel, o óleo, o alho espremido, sal e pimenta. Juntar os pedaços de entrecosto e envolver muito bem. Cobrir com película aderente e deixar repousar no frigorífico por pelo menos 45 minutos.

Preparar a churrasqueira (ou pré-aquecer o forno a 200ºC).

Escorrer os pedaços de carne, reservando a marinada. Grelhar a carne no churrasco até ficar bem cozida e dourada, virando os pedaços só uma vez. Pincelar frequentemente com a marinada (no forno, assar a carne sobre a grelha por 35-40 minutos em posição gril, na parte mais alta do forno e com o tabuleiro por baixo da grelha).

Transferir os pedaços de carne para uma travessa e servir de imediato, acompanhando com salada mista, arroz à mexicana e pão de alho.

Entrecosto : Costela, costelinha
Ketchup : Catchup - Pimenta : Pimenta do reino
Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Lasanha de Frango


Depois de ter experimentado a Lasanha de Vegetais, a Lasanha de Bacalhau com Espinafres e de já ser "perita" na minha famosa Lasanha (à Bolonhesa), resolvi experimentar a Lasanha de Frango.
O verdadeiro amante desta especialidade gastronómica é o M. e, segundo ele esta é para repetir!


Ingredientes para 2 a 3 pessoas:

12 placas de lasanha das que não necessitam de Pré cozedura (ou mais, depende do tamanho do tabuleiro)
2 peitos grandes de frango
sumo de limão
sal
pimenta
alho em pó
azeite
200gr de mozarella ralado
1 bola de mozarella fresca
400 ml de Molho Bechamel * (pode ser de compra)

Preparação:

Começe por cortar os peitos de frango em cubinhos. Tempere com sumo de limão, sal, pimenta e alho em pó.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e salteie aí os cubinhos de frango. Retire e reserve.
Corte a bola de mozarella fresca em fatias finas.
Num pirex ou tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, coloque uma camada do molho bechamel já pronto. Sobre este coloque uma camada de placas de lasanha, 1/2 dos cubos de frango, 1/3 da mozarella ralada, 1/3 das fatias de mozarella, cubra com molho e coloque outra camada de placas de lasanha. Espalhe o restante frango, 1/3 da mozarella ralada e 1/3 das fatias de mozarella, mais molho bechamel e nova camada de palcas de lasanha. Cuba com os restantes queijos e bechamel.
Leve a cozinhar em forno moderado (180ºC) durante 45 minutos coberto com papel de alúminio. Nos ultimos 10 minutos de cozedura retire o papel e deixe gratinar.
Sirva com uma salada.
Bom Apetite!

* Molho Bechamel:
Leve ao lume um tachinho com 4 colheres de sopa de margarina. Deixe derreter e junte 2 colheres de sopa de farinha. Misture bem até formar uma bola deixe cozer um pouco e vá juntando, aos poucos e poucos 500ml de leite quente. Vá mexendo até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Se engrumar passe com a varinha mágica até os grumos desaparecerem
Tempere com noz moscada, sumo de limão, sal e pimenta. Está pronto a usar!
dddd

PostHeaderIcon Cake de curgete, queijo de cabra e ervas



Em França, durante o Verão, é muito habitual confeccionar este tipo de bolos salgados. São óptimos para piqueniques, aperitivos, lanches, etc. mas também podem constituir refeições ligeiras acompanhados com salada. Este é aromático e fresco...

Ingredientes para 6 pessoas

- 200 g de farinha para bolos com fermento*
- 3 ovos
- 50 g de queijo emmental ralado (ou gruyère, queijo da Ilha...)
- 1 dl de azeite
- 1,5 dl de leite
- 150 g de queijo de cabra fresco cortado em cubinhos**
- 3 colheres (sopa) de ervas frescas picadas***
- 1 curgete pequena ralada
- sal & pimenta
- azeite e farinha para a forma

* ou 200 g de farinha de trigo + 1 saqueta de fermento em pó.
** tipo Palhais. Ou queijo feta.
*** salsa, cebolinho, hortelã...

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma rectangular (tipo bolo inglês) com azeite e polvilhar com farinha. Reservar.

Misturar a farinha com um pouco de sal e pimenta. Juntar os ovos e envolver. Adicionar o azeite e o leite. Bater muito bem até a massa se apresentar lisa e homogénea.

Acrescentar os cubinhos de queijo de cabra, o queijo ralado, a curgete ralada e as ervas picadas. Misturar delicadamente com o auxílio de uma colher de pau.

Transferir o preparado para a forma. Levar ao forno por 45 minutos, a 180ºC. Verificar a cozedura do bolo com um palito ou uma lámina fina. Deixar amornar um pouco e desenformar sobre uma grelha. Deixar arrefecer por completo antes de fatiar.


Curgete
: Aboborinha - Pimenta : Pimenta do reino

Cebolinho : Ciboulettes - Arrefecer : Esfriar
dddd

Blog Archive

back to top