sábado, 31 de março de 2007

PostHeaderIcon Cozinhas do Mundo ...!


"Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc. Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.


Cozinhas do Mundo, Uni-vos ...!
dddd

PostHeaderIcon Cozinhas do Mundo ...!


"Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc. Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.


Cozinhas do Mundo, Uni-vos ...!
dddd
sexta-feira, 30 de março de 2007

PostHeaderIcon Cozinhas do Mundo



Agradeço todos os blogueiros e blogueiras que já se registaram no portal Cozinhas do Mundo e também aqueles que começaram a divulgar o projecto. Tentei passar a informação a todos, mas é possível que me tenha esquecido de alguém. Não me levem a mal, pois não foi propositadamente se me escapou algum blog.

Cozinhas do Mundo é uma comunidade destinada aos lusofonos do mundo inteiro que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em resumo, a arte de bem viver.

Permite seguir a actualidade dos blogues registados numa única vista de olhos, em tempo real. Num futuro próximo, também contará com artigos sobre gastronomia, iniciativas diversas e intercâmbios. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch (em inglês) e a Blog Actu (em francês). Faz todo o sentido existir uma comunidade gastronómica lusofona, a nossa língua sendo uma das mais faladas do mundo e os blogues relacionados com gastronomia multiplicando-se de um dia para outro.

Por enquanto, Cozinhas do Mundo ainda se encontra em fase de teste. Vamos tentar dar-lhe um visual mais bonito e enriquecê-lo a curto prazo. As vossas sugestões são as bem vindas, claro. Não hesitem em contactar-me no caso de encontrarem alguma dificuldade técnica, etc.

Qualquer autor de blog relacionado directamente com culinária, crítica gastronómica e enologia, escrito em língua portuguesa pode registar-se (cadastrar-se).

Se ainda não conhecem o portal, convido-vos a visitá-lo. Sejam todos bem vindos às Cozinhas do Mundo !
dddd

PostHeaderIcon Biscoitos do Garfo


Mais uma receita retirada do universo dos bolgues de receitas. Desta vez de um dos blogues mais bem feitos que anda por aqui (na minha modesta opinião!), A cozinha da FA.
Uns deliciosos biscoitinhos para acompanhar um chá ou café.

Ingredientes

125 g de açúcar
125 g de manteiga
250 g de farinha
1 ovo

Preparação:

Amassam-se muito bem todos os ingredientes.
Tendem-se pequenos bolos com a forma de croquetes que se enrolam em açúcar e depois se pisam por cima com um garfo.
Colocam-se num tabuleiro polvilhado de farinha e vão ao forno (200ºC) durante cerca de 15 minutos.

Bom Apetite!
dddd
quinta-feira, 29 de março de 2007

PostHeaderIcon Bolo de carnes



Com a Páscoa a bater à porta, começam a aparecer nas mesas portuguesas os tradicionais folares, boulas e bolos de carnes... Não me vou queixar: sou fã dessas especialidades nortenhas e beirãs! Este bolo de carnes é uma delícia servido como entrada ou até refeição ligeira. Também é prático para levar a piqueniques ou apresentar num buffet...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 300 g de farinha para bolos com fermento*
- 150 g de sobras de frango assado ou cozido sem peles nem ossos
- 1 naco de fiambre de 150 g
- 1 chouriço de carne pequeno
- 100 g de queijo ralado (São Jorge, flamengo, emmental, gruyère...)
- 2 dl de leite
- 1 dl de azeite
- 4 ovos
- 1 cenoura
- 10 azeitonas pretas descaroçadas
- 1 raminho de salsa
- sal & pimenta
- azeite & farinha q.b. para a forma

* ou 300 g de farinha de trigo + 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma rectângular (tipo bolo inglês) com azeite e polvilhar com farinha. Reservar.

Picar grosseiramente as azeitonas. Descascar e ralar a cenoura. Remover a pele do chouriço e cortá-lo em cubinhos, assim como o fiambre. Desfiar o frango.

Bater muito bem o azeite com o leite, os ovos e a farinha até a massa ficar lisa e homogénea.

Juntar as azeitonas, a cenoura ralada, o queijo e a salsa previamente picada. Envolver. Temperar com sal (pouco: as charcutarias já têm sal) e pimenta. Adicionar o chouriço, o fiambre e o frango. Misturar delicadamente.

Transferir o preparado para a forma. Levar a cozer no forno, a 180ºC, por aproximadamente 40-45 minutos. Verificar a cozedura com o auxílio de uma lámina ou de um palito. Deixar amornar e desenformar de lado (para o bolo conservar a sua forma) sobre uma grelha.

Servir o bolo frio ou levemente morno, acompanhando com salada mista.

Fiambre : Presunto cozido - Chouriço : Lingüiça portuguesa - Ramo : Maço - Pimenta : Pimenta do Reino
dddd

PostHeaderIcon Strudel de Maça, Passas e Canela

Foi com o aniversário do M, que dei finalmente uso a umas folhas de massa filo que tinha comprado há já algum tempo!
Surgiu um strudel, não sei se verdadeiro ou não. Fiz o que me ditou o conhecimento e a inspiração do momento, sem seguir receitas.

Ingredientes:

8 folhas de massa filo
2 maçãs
sumo de limão
50 gr de passas
50 gr de amêndoa laminada
manteiga derretida
acúcar amarelo q.b.
canela em pó q.b.
Acúcar em pó

Preparação:

Descasque e corte as maçãs em laminas finas, e regue-as com sumo de limão. Misture-lhes as passas e as amêndoas e polvilhe generosamente com açúcar amarelo e canela.
Ligue o forno a 180ºC.
Antes de começar a tratar da massa filo derreta a manteiga, e junte o acúcar amarelo com a canela num "polvilhador" ou numa tacinha.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de manteiga coloque a primeira folha de massa filo. Com um pincel espalhe um pouco de manteiga por toda a folha de massa, polvilhe com açúcar e canela e coloque outra folha de massa filo por cima. Processa de igual modo até ter as 8 folhas de massa sobrepostas. Coloque por cima da 8ª folha a mistura de maçã, canela e amêndoa e enrole tudo como se fosse uma torta, tendo o cuidado de colocar por baixo a abertura da massa e de fechar bem as pontas.
Pincele o strudel com mais um pouco de manteiga e leve ao forno já quente durante 20 minutos aproximadamente.
Depois de ligeiramente arrefecido polvilhe abundantemente com açúcar em pó!
Sirva morno ou frio.

Bom Apetite! dddd
quarta-feira, 28 de março de 2007

PostHeaderIcon Gratinado de tortellini com carne e espinafres



Esta prato simples e saboroso é originalmente preparado com "ravioles", umas massinhas frescas tipicamente francesas recheadas com queijo. Como não tinha, usei outras parecidas, mas italianas: tortellini de queijo. Ficou muito bom...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de tortellini fresco recheado com queijo
- 250 g de espinafres picados grosseiramente
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 400 g de carne de vaca picada
- 1/2 l de molho bechamel
- 1 chalota picada (ou 1 cebolinha roxa)
- 250 g de queijo ralado (emmental, gruyère, queijo da Ilha...)
- sal & pimenta
- manteiga para untar



Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar uma assadeira com manteiga. Reservar.

Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Reservar.

Levar a massa a cozer "al dente" em água a ferver temperada de sal durante o tempo indicado no pacote. Escorrer e reservar.

Saltear os espinafres na manteiga derretida por 5 minutos, ou até restar pouco líquido na frigideira. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

Refogar a carne picada juntamente com a chalota numa frigideira anti-aderente, mexendo com frequência. Temperar com sal e pimenta.

Colocar a massa na assadeira. Cobrir com a carne picada. Adicionar os espinafres e regar com o molho bechamel.

Polvilhar com o queijo ralado e levar a gratinar no forno por 15-20 minutos. Servir de imediato.

Carne picada : Carne moída
Pimenta : Pimenta do Reino - Massa : Macarrão
dddd

PostHeaderIcon Portugal em destaque no Epicurious


Getty Images

A gastronomia portuguesa é o tema de uma série de artigos no Epicurious, um dos sítios de culinária mais famosos do mundo. Até hoje, é a reportagem mais importante sobre Portugal e a sua cozinha jamais publicada num média americano. Autoria: David Leite, conceituado crítico gastronómico luso-americano e autor do belíssimo sítio Leite's Culinaria. Não percam...!

Ler artigo
dddd

PostHeaderIcon Arroz doce tradicional



Quando eu vivia em França, sempre que sentia saudades de Portugal, ía jantar a um restaurante luso do bairro de Montparnasse, em Paris. Faziam lá um arroz doce fabuloso que me matava as saudades. Uma sobremesa simples mas que sabe tão bem...

Ingredientes para 4-6 pessoas

- 5 dl de água
- 1 pitada de sal
- 1 tira grande de casca de limão
- 1 pau de canela
- 200 g de arroz carolino
- 1 l de leite
- 200 g de açúcar
- canela em pó q.b.

Preparação

Colocar a água, o sal, a casca de limão e o pau de canela num tacho. Levar a ferver.

Juntar o arroz e deixar cozer em lume brando, mexendo com frequência. Aquecer o leite juntamente com o açúcar.

À medida que a água se vai evaporando, adicionar pequenas quantidades de leite quente. Mexer com frequência (o arroz não deve colar ao tacho nem faltar de líquido). Cozinhar até o arroz ter absorvido quase todo o leite mas sem ficar seco (deve-se apresentar cremoso no final).

Remover a casca de limão e o pau de canela. Distribuir o arroz por tacinhas individuais e deixar amornar. Decorar à gosto com canela em pó. Servir frio mas não gelado.
dddd

PostHeaderIcon Creme de Espinafres

No aniversário do M, como não tinha muito tempo para fazer entradinhas para os 16 convidados, optei por fazer este creme de espinafres.
Visualmente resulta muito bem, pois fica de um verde muito forte que contrastam lindamente com uns simples pratos brancos de porcelana ou umas tacinhas de vidro transparente.
E, além disso estava boa!

Ingredientes:

batatas
courgete
cenouras
nabo
espinafres congelados
sal
pimenta
azeite

Preparação:

Lave e descasque as batatas, cenouras, cougettes e o nabo. (Se não gosta muito do sabor do nabo, não coloque muita quantidade)
Numa panela leve ao lume um pouco de azeite, e refogue aí os legumes cortados em rodelas finas. Junte depois água até cobrir os legumes, e tempere de sal. Deixe cozer.
Assim que estiverem bem cozidos, passe-os pela varinha mágica, junte um água e leve novamente a ferver. Assim que começar a ferver junte os espinafres congelados e deixe cozinhar cerca de 5 minutos.
Desligue, volte a passar a sopa pela varinha mágica até obter um creme homogéneo e espesso, mas não em demasia. Se necessário junte mais água e leve novamente ao lume.
Rectifique de sal, tempere com um pouco de pimenta moída na hora e um fio de azeite.
Se gostar, ao servir, junte um pouco de natas!

Bom Apetite! dddd
terça-feira, 27 de março de 2007

PostHeaderIcon Almôndegas de camarão à tailandesa



Não é segredo para quem me conhece: gosto muito, muito de cozinha asiática e ainda mais quando leva camarão. Quando vi esta receita tailandesa da Mamina, uma senhora francesa amorosa, autora do lindo blog Et si c'était bon..., não resisti em testá-la. Estas almôndegas exóticas ficam rosadas e fofinhas por dentro, com os bonitos toques vivos do pimento vermelho e do verde da cebolinha nova. Deliciosas...!

Ingredientes para 4 pessoas

- 600 g de miolo de camarão cozido
- 1/2 pimento vermelho cortado em cubinhos
- 5 cebolinhas novas com rama picadas finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 malagueta vermelha sem sementes picada finamente
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado finamente
- 1 colher (sopa) de farinha de arroz (ou de fécula de milho)
- 2 colheres (sopa) de molho de ostra
- 2 colheres (sopa) de coentros frescos picados (ou de salsa)
- pão ralado q.b.
- óleo vegetal q.b.

Molho

- 2 colheres (sopa) de molho picante
- 2 colheres (sopa) de molho de soja

- 1 lima cortada em rodelas

Preparação

Picar grosseiramente o miolo de camarão. Transferir para uma tigela. Adicionar os cubinhos de pimento, as cebolas novas, o alho, a malagueta, o gengibre, a farinha de milho, o molho de ostra e os coentros.

Misturar muito bem até o preparado ficar homogéneo. Deixar repousar por 45 minutos no frigorífico.

Moldar bolinhas de preparado, apertando bem para não se desfazerem. Passar as almôndegas por pão ralado.

Fritar as almôndegas em óleo previamente aquecido até se apresentarem douradas. Escorrer sobre papel absorvente.

Misturar os ingredientes do molho e distribuir por tacinhas individuais. Servir à parte, com as almôndegas quentes ou mornas. Decorar com as rodelas de lima e acompanhar com arroz.

Pimento : Pimentão - Coentros frescos : Cheiro-verde
Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira
dddd

PostHeaderIcon Mulheres e dietas...


Autor : Randy Glasbergen

«Vou pedir peito de frango sem pele e cozido em água, mas eu quero que você me traga lasanha e pão de alho por engano.»
dddd

PostHeaderIcon Coelho no Tacho

Desde que vi esta receita publicada no blog Doces Cozinhados que sabia que a tinha de fazer. Não me arrependo. Simples e bastante saborosa!

Ingredientes:

Coelho
rodelas de chouriço
cebola
2 colher de sopa de azeite
1 lata tomate pelado
vinho tinto
sal
alho
picante
louro

Preparação:

Corte o coelho aos bocados tempere-o com com vinho tinto, o alho, o louro, o sal e o picante e deixe ficar de um dia para o outro.
No dia seguinte pique a cebolas e o tomate para um tacho de barro, junte as rodelas de chouriçoe o azeite.
Quando a cebola estiver loura deite os pedaços de coelho e mexe-se bem. Junta-se a marinada e deixa-se cozer lentamente em lume brando, mexendo de vez em quando.
Sirva no próprio tacho onde cozinhou o coelho acompanhado com arroz branco, legumes cozidos e, se desejar um pouco de pão frito!

Bom Apetite! dddd

PostHeaderIcon Pão com creme de cebola



Cá em casa, há sempre um pacote de sopa de cebola em pó na despensa e no entanto, nunca comemos sopa que não seja caseira. Mas recentemente, através de algumas revistinhas de culinária brasileiras, descobri que sopa de cebola enpacotada pode ter usos interessantes à nível de temperos. Já testei duas vezes, com panados e com almôndegas, e gostei do resultado. Achei engraçada também esta receita que se inspira do pão de alho servido antes da refeição nos restaurantes italianos...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 pãezinhos (ou 1 baguete de 250 g cortado em metades)
- 1 pacote de sopa de cebola em pó
- 200 g de natas
- 1 chávena (chá)* de queijo ralado finamente (emmental, gruyère...)
- 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 3 colheres (sopa) de salsa picada
- parmesão ralado em fios q.b.

* 1 chávena de chá (ou xícara de chá) = 1 boião de iogurte

Preparação

Forrar o tabuleiro do forno com uma folha de alumínio alimentar. Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Cortar o pão em fatias sem separar completamente.

Dissolver a sopa de cebola com as natas. Incorporar a manteiga. Juntar o queijo ralado e a salsa picada. Misturar muito bem.

Barrar as fatias de pão com a mistura. Polvilhar com fios de parmesão.

Colocar os pães sobre o tabuleiro do forno e deixar gratinar por aproximadamente 15 minutos, a 200ºC. Servir de seguida.


Natas
: Creme de leite
dddd
segunda-feira, 26 de março de 2007

PostHeaderIcon Ovos Cocotte com fiambre e tomate



Os ovos ditos "cocotte" são uma especialidade francesa muito antiga. Costumam ser acompanhados com pão torrado barrado com manteiga e comem-se com o auxílio de uma colher de chá. Pessoalmente, costumo prepará-los quando almoço à "solo". Mas também constituem uma óptima entrada ou até um prato de brunch delicioso. Encontrei esta variante com fiambre e tomate no blog francês À la table de Gaelle.

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 tomates pequenos
- azeite q.b.
- 1 fio de vinagre
- sal & pimenta
- 4 fatias de fiambre
- 4 ovos
- 4 colheres (chá) de natas
- ervas de Provence q.b.
- pimentão doce q.b.
- 4 fatias de pão
- manteiga para barrar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Preparar um banho-maria, aquecendo a água no forno.

Cortar os tomates em cubinhos. Refogar os cubinhos de tomate numa frigideira untada com azeite. Temperar com sal, pimenta e o vinagre. Cozinhar até os tomates se apresentarem macios mas não desfeitos.

Untar 4 forminhas individuais com azeite. Distribuir o preparado de tomate pelas forminhas. Cortar as fatias de fiambre em cubinhos. Juntar os cubinhos de fiambre às forminhas.

Partir um ovo em cada forminha. Adicionar 1 colher (chá) de natas em cada forminha. Polvilhar com ervas de Provence e pimentão doce à gosto. Colocar as forminhas no banho-maria e deixar cozer no forno por 12 minutos, à 200ºC.

Torrar as fatias de pão e barrá-las com manteiga. Cortar o pão em palitos grossos e servir com os ovos.

Ver também a receita dos ovos Cocotte simples

Fiambre : Presunto cozido - Pimentão doce : Paprika
Natas : Creme de leite - Pimenta : Pimenta do Reino
dddd

PostHeaderIcon Risotto(*) de vegetais

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz arbório (próprio para risotto)
Legumes diversos (usei uma latinha de macedónia de legumes da Bonduelle)
Bacon
2dl de vinho branco aprox.
1 caldo de carne
1 lt. de água aprox.
Queijo parmesão
Cebola
Margarina (ou óleo ou azeite)

Preparação
Partir a cebola em cubinhos pequenos, juntar um pouco de margarina e o bacon (em pedacinhos pequenos também) e deixar alourar tudo. Junta-se o arroz e rega-se com o vinho branco, mexendo até o vinho evaporar. Desfaz-se o caldo de carne na água quente e vai-se regando o arroz de tempos a tempos para não secar no tacho. 20 minutos depois acrescentam-se os legumes e mais 5 minutos depois o arroz deverá estar cozido. Depois de retirar do lume junta-se o queijo parmesão ralado ou em tiras fininhas.


NOTA
O arroz para o risotto não deve ser lavado para não perder a goma que ajuda a compor o prato.

(*) Significa "sopa seca".

dddd

PostHeaderIcon Risotto(*) de vegetais

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Ingredientes
Arroz arbório (próprio para risotto)
Legumes diversos (usei uma latinha de macedónia de legumes da Bonduelle)
Bacon
2dl de vinho branco aprox.
1 caldo de carne
1 lt. de água aprox.
Queijo parmesão
Cebola
Margarina (ou óleo ou azeite)

Preparação
Partir a cebola em cubinhos pequenos, juntar um pouco de margarina e o bacon (em pedacinhos pequenos também) e deixar alourar tudo. Junta-se o arroz e rega-se com o vinho branco, mexendo até o vinho evaporar. Desfaz-se o caldo de carne na água quente e vai-se regando o arroz de tempos a tempos para não secar no tacho. 20 minutos depois acrescentam-se os legumes e mais 5 minutos depois o arroz deverá estar cozido. Depois de retirar do lume junta-se o queijo parmesão ralado ou em tiras fininhas.


NOTA
O arroz para o risotto não deve ser lavado para não perder a goma que ajuda a compor o prato.

(*) Significa "sopa seca".

dddd

PostHeaderIcon Esparguete à Bolonhesa

Cá vai mais uma receita bem simples de massa, e que certamente todos saberão fazer!

Ingredientes:

carne picada
cebola
alho
azeite
louro
tomate pelado
polpa de tomate
vinho branco
oregãos
sal
pimenta
esparguete

Preparação:

Num tacho leve ao lume o azeite. Junte a cebola e o alho picado, o louro e deixe refogar um pouco. Junte a carne, mexa e deixe cozinhar um pouco. Tempere depois com o sal,imenta, e os oregãos, junte o tomate pelado em pedacinhos, assim como um pouco de polpa de tomate e vinho branco. Mexa bem, e assim que levantar fervura reduza o lume, tape e deixe cozinhar cerca de 30 minutos.
Entretanto leve o esparguete a cozer em água temperada de sal e de um fio de aziete. Assim que o esparguete estiver "al dente" escorra e passe por água fria.
Misture o esparguete com o molho bolonhês e plvilhe de oregãos.
Sirva juntamente com uma salada verde!
Bom Apetite!
dddd

PostHeaderIcon Coelho com repolho



Uma receita rústica e saborosa, oriunda da região do Algarve...

Ingredientes para 4 pessoas

- 1 coelho cortado em pedaços
- sal & pimenta
- 1 repolho médio
- 5 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas médias picadas
- 2,5 dl de vinho branco
- 150 g de fatias de presunto
- 1 folha de louro
- 1 raminho de tomilho
- 2,5 dl de caldo de carne

Preparação

Temperar os pedaços de coelho com sal e pimenta.

Cortar o repolho em lascas grossas, lavar e escorrer. Aferventar por 3 minutos em água temperada de sal. Escorrer muito bem.

Alourar os pedaços de coelho de todos os lados no azeite. Juntar as cebolas picadas e refogar. Adicionar o vinho branco e cozinhar até evaporar.

Colocar as fatias de presunto e as lascas de couve no fundo de uma panela de barro. espalhar os pedaços de coelho por cima. Juntar a folha de louro e o tomilho. Temperar com sal e pimenta.

Regar com o caldo quente e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 40-50 minutos. Servir bem quente, acompanhando com arroz branco ou batata cozida.

Presunto : Presunto defumado
Pimenta : Pimenta do Reino
dddd

Blog Archive

back to top