segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PostHeaderIcon Feijão branco com salva e tomate



Já escrevi algures neste blog - ainda recentemente - o quanto gosto do aroma das folhas de salva. Desta vez usei-as numa receita de feijão branco, típica da culinária tradicional italiana. Um acompanhamento muito aromático, simplesmente delicioso...

Ingredientes para 4 pessoas

- 200 g de feijão branco seco tipo cannellini
- 1 folha de louro
- 2 dentes de alho com a pele
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola cortada em meias-luas finas
- 5 folhas de salva picadas grosseiramente
- 1 pitada de malagueta seca triturada
- 2 tomates maduros cortados em pedaços pequenos (sem pele nem sementes)
- azeite para temperar
- sal

Preparação

Demolhar o feijão branco num grande volume de água fria de um dia para o outro.

Escorrer o feijão e colocar num tacho. Juntar a folha de louro e os dentes de alho. Temperar com sal. Cobrir generosamente com água fria e levar ao lume. Deixar ferver e cozinhar em lume brando por 1h30 ou até o feijão se apresentar cozido. De vez em quando, remover a espuma que se vai formando à superfície com o o auxílio de uma espumadeira. Escorrer o feijão e reservar.

Aquecer o azeite em lume brando numa caçarola de saltear. Adicionar as meias-luas de cebola, a salva picada e a malagueta. Refogar por 10 minutos ou até a cebola ficar macia e transparente, mexendo de vez em quando.

Remover a pele dos alhos que cozeram com o feijão e juntar ao refogado de cebola, assim como a folha de louro. Cozinhar por mais 1 minuto, mexendo.

Adicionar os pedacinhos de tomate e o feijão cozido. Cozinhar por 3-5 minutos sem parar de mexer delicadamente até o feijão se apresentar quente e bem envolto no molho. Rectificar os temperos.

Transferir o preparado para um prato de servir fundo. Regar com um fio de azeite cru e servir de imediato. Decorar eventualmente com folhas de salva inteiras.

Ver também : Feijão branco salteado à portuguesa



Salva : Salvia - Espumadeira : Escumadeira
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top