terça-feira, 4 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Salada de orelha



Esta é uma das tais coisas que, ou se adora ou se detesta...! Gosto de trincar orelha de porco desde gaiata, por mais estranho que pareça. Costumava sempre pedir um pedacinho quando a minha mãe fazia cozido à portuguesa. Mas o meu marido, esse, não aprecia nada, por exemplo. No entanto, a salada de orelha, um daqueles petiscos de Verão bem populares nas tascas portuguesas juntamente com a salada de polvo, conta entre as coisas mais saudáveis e leves que se podem comer. Recentement, na televisão, vi uma reportagem sobre Okinawa, uma ilha japonesa onde existe um número recorde de pessoas centenárias (será que a querida Clarice nos pode confirmar essa informação...? Ela tem andado por lá, ultimamente). O segredo está na dieta. Os habitantes de Okinawa comem muito peixe fresco, claro, mas também apreciam imenso as partes gelatinosas e cartilaginosas do porco, como os couratos, a tromba, as orelhas, etc. muito ricas em proteínas mas com teor de gordura nulo. Além das suas virtudes dietéticas, bem preparada, a salada de orelha tem um sabor realmente agradável...

Ingredientes para 4 pessoas

- 4 orelhas de porco
- 1 cebola descascada
- 4 dentes de alho picados finamente
- 2,5 dl de azeite
- 0,5 dl de vinagre
- 1 limão cortado ao meio
- 1 folha de louro
- 1 ramo de coentros (ou de salsa)
- sal & pimenta

Preparação

Chamuscar, lavar e arranjar muito bem as orelhas de porco. Colocá-las numa panela juntamente com a cebola, as metades de limão, a folha de louro e um pouco de sal.

Cobrir com água e levar ao lume. Deixar cozer por aproximadamente 1h15, ou até as orelhas se apresentarem tenras e macias. Retirar a panela do lume e deixar arrefecer por completo.

Retirar as orelhas de porco da panela e escorrê-las. Cortá-las em pedacinhos e colocar dentro de uma tigela.

Juntar os alhos e os coentros previamente picados. Regar com o azeite e o vinagre. Temperar com sal e pimenta à gosto. Envolver muito bem e reservar no frigorífico. Servir a salada fresca, acompanhada com pão.

Ramo : Maço - Tasca : Boteco
Pimenta : Pimenta do reino
Frigorífico : Geladeira

dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top