segunda-feira, 23 de julho de 2007

PostHeaderIcon Folhadinhos de legumes



Estes folhadinhos saborosos são óptimos servidos como entrada vegetariana ou até acompanhamento para pratos de carne assada ou grelhada...

Ingredientes para 4 pessoas

- 500 g de massa folhada
- 2 cenouras cortadas em cubinhos pequenos
- 1 beringela cortada em cubinhos pequenos
- 1 curgete cortada em cubinhos pequenos
- 1 alho-francês (parte branca) cortado em meias-luas finas
- 1 cebola picada finamente
- 3 colheres (sopa) de manteiga com alho e salsa*
- 1 ovo
- 2 dl de natas com cogumelos**
- 2 colheres (sopa) de leite
- sal & pimenta
- farinha e manteiga q.b.

* ou 3 colheres (sopa) de manteiga + 2 dentes de alho picados finamente + 5-6 hastes de salsa picada
** ou molho bechamel


Preparação

Derreter a manteiga num tacho. Juntar a cebola picada e as meias-luas de alho francês. Deixar refogar um pouco. Adicionar os cubinhos de cenoura, de beringela e de curgete. Saltear por uns minutos. Temperar com sal e pimenta. Juntar as natas, envolver muito bem e retirar do lume.

Retirar o tabuleiro do forno e forrá-lo com papel vegetal. Untar o papel com um pouquinho de manteiga e reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Na bancada polvilhada de farinha, estender a massa folhada com um rolo até ficar com 0,5 cm de espessura. Recortar pequenas rodelas de massa com o auxílio de uma chávena ou de um copo virado.

Distribuir colheradas de preparado de legumes pelas rodelas de massa. Pincelar as bordas com o ovo previamente batido com o leite. Fechar em meias-luas, pressionando as bordas com os dentes de um garfo para soldar e decorar.

Colocar os folhados em cima do tabuleiro do forno. Pincelar com o restante ovo batido e levar ao forno a 200ºC por 20 minutos ou até os folhados se apresentarem dourados e estaladiços.

Retirar o tabuleiro do forno e descolar delicadamente os folhados com o auxílio de uma espátula. Deixar amornar. Servir os folhados levemente mornos ou frios.

Alho-francês : Alho-poró
Natas : Creme de leite
Pimenta : Pimenta do reino
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top