terça-feira, 19 de junho de 2007

PostHeaderIcon Papos de Anjo de Trás-os-Montes



Esta receita maravilhosa foi-me enviada pela Malu, uma amiga querida que vive no Porto desde a infância mas que nasceu em Chaves. Os papos de anjo à moda de Trás-os-Montes, (diferentes daqueles do Porto e de Amarante: gemas com amêndoas e açúcar envoltas em folhas de obreia), são, citando a Malu, o "ovo de Colombo da doçaria portuguesa": com três ingredientes simples - ovos, açúcar e água, consegue-se um doce divinal...!

Ingredientes para 4-5 pessoas

Calda

- 1 l de água
- 500 g de açúcar
- 1 pau de canela
- 1 tira de casca de limão

Papos de anjo

- 9 gemas
- 2 claras
- manteiga e farinha para untar

Preparação

Colocar a água, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão num tacho. Levar a ferver, mexendo com uma vara de arames. Deixar fervilhar por aproximadamente 30 minutos, mexendo sempre. A calda não deve virar caramelo.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Untar forminhas para queques ou muffins com manteiga e polvilhar ligeiramente com farinha. Reservar.

Bater as gemas por 30 minutos na batedeira eléctrica.

Bater as claras em castelo firme. Incorporar delicadamente as claras às gemas batidas.

Encher as forminhas até ao meio com o preparado de ovos. Levar ao forno por 15 minutos, a 220ºC. Os papos de anjo devem crescer e ficar fofos, mas não húmidos.

Deixar amornar fora do forno e desenformar delicadamente. Picar várias vezes a base dos papos de anjo com um palito ou um alfinete.

Mergulhar os papos de anjo na calda. Colocá-los em taças e regar com um pouquinho de calda. Servir os papos de anjo frios, acompanhando com vinho do Porto.

Claras em castelo : Claras em neve
Tacho : Panela
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top