terça-feira, 15 de julho de 2008

PostHeaderIcon Costeletas de porco sabichonas



Não me perguntem porque é que a receita se chama assim, pois não sei. É mesmo o nome que lhe dá o Livro de Pantagruel. Só interessa saber que estas costeletas panadas ficam muito boas, com aquele molhinho especial que as acompanha. Um prato saboroso à moda portuguesa para as refeições simples do dia à dia...

Ingredientes para 6 pessoas

- 6 costeletas de porco (lombo)
- 2 ovos batidos
- 1/2 cubo de caldo de galinha
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- 1 noz de banha de porco
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- farinha de trigo
- pão ralado
- sal & pimenta moída na altura
- 200 ml de água

Preparação

Remover a gordura das costeletas e esfregar a carne com um pouco de sal. Passar por farinha, pelos ovos batidos e depois pelo pão ralado, pressionando ligeiramente com a ponta dos dedos. Sacudir levemente as costeletas para eliminar o excesso de pão ralado.

Aquecer a banha juntamente com o óleo numa frigideira. Fritar as costeletas de ambos os lados em lume médio até ficarem douradas e cozidas no ponto. Escorrer sobre papel absorvente e reservar num local aquecido.

Coar a gordura da frigideira e transferir para um tacho pequeno. Juntar 1 colher (chá) de farinha dissolvida na água fria. Adicionar o cubo de caldo, o vinagre e um pouco de pimenta. Levar a ferver e cozinhar sem parar de mexer com uma vara de arames por uns minutos, até o molho se apresentar cremoso e homogéneo.

Colocar as costeletas num prato de servir e regar com o molho. Servir de imediato, acompanhando com salada mista e puré de batata caseiro.

Ver também : Costeletas de porco à alentejana

Costeleta : Bisteca - Cubo de caldo : Tablete de caldo - Pão ralado : Farinha de rosca - Pimenta : Pimenta do reino
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top