sexta-feira, 4 de abril de 2008

PostHeaderIcon Espetos de mexilhões à moda de Aveiro



Até parece que estamos no Verão sem termos passado primeiro pela Primavera... Ontem, o termómetro assinalava uns notáveis 30ºC. Com este calor, já apetecem uns petiscos regados de vinho verde fresco ou cerveja. Estes espetos de mexilhões típicos de Aveiro são um dos melhores petiscos portugueses que jamais comi...

Ingredientes para 4 pessoas

- 2 kg de mexilhões grandes
- 200 ml de vinagre de vinho branco
- 1 folha de louro
- 1 cravinho
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta
- farinha de trigo q.b.
- óleo vegetal

Preparação

Lavar muito bem os mexilhões sob água fria corrente, raspando as cascas e removendo as barbas. Escorrer.

Colocar os mexilhões numa panela com um pouco de água e levar a ferver. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 3-5 minutos, até os mexilhões abrirem, sacudindo a panela de vez em quando.

Escorrer os mexilhões. Separar o miolo das conchas. Enfiar o miolo dos mexilhões em quatro espetos de madeira e reservar.

Passar os espetos de mexilhões por farinha e fritar numa frigideira com um pouco de óleo, de ambos os lados, até os mexilhões se apresentarem bem dourados.

Escorrer sobre papel absorvente e colocar numa travessa.

Misturar o vinagre com a folha de louro, o cravinho, o azeite, sal e pimenta. Levar o molho a ferver e deitar sobre os mexilhões. Servir de seguida.

Nota : estes espetos também ficam muito bons frios. Nesse caso, devem deixar-se arrefecer no molho e reservar no frigorífico por umas horas.

Mexilhão : Marisco - Cravinho : Cravo-da-Índia - Pimenta : Pimenta do reino - Arrefecer : Esfriar - Frigorífico : Geladeira
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top