terça-feira, 18 de setembro de 2007

PostHeaderIcon Ananás dos Açores / São Miguel (DOP)



Fruto proveniente da espécie Ananas comosus (L) Merril da família das Bromeliaceas e variedade Cayene "folhas lisas". As características organolépticas do fruto em plena maturação revelam uma polpa de coloração amarelo translúcida com um sabor agri-doce sui-generis.

O uso da Denominação de Origem obriga a que o ananás seja produzido de acordo com as regras estipuladas no caderno de especificações, o qual inclui, designadamente, as condições de produção, colheita e acondicionamento do produto. A rotulagem deve cumprir os requisitos da legislação em vigor mencionando também a Denominação de Origem. O Ananás dos Açores/São Miguel deve ostentar a marca de certificação aposta pela respectiva entidade certificadora.

Apresentação

Comercialmente só pode apresentar-se em caixas, podendo estas ser de madeira, de cartão e de poliestireno expansível.

Área geográfica

A área geográfica abrange a Ilha de S. Miguel, do Arquipélago dos Açores.

História

As ilhas portuguesas do Atlântico foram um “pivot” para a introdução e expansão de novas culturas. Assim, os portugueses descobriram o ananás no Brasil e, para além de o trazerem para os Açores, também o expandiram para Santa Helena, em 1549, e Índia, em 1518. São também os portugueses que o introduzem na Costa Ocidental Africana (segundo Cristóvão Costa, citado por José Mendes Ferrão). Foi um dos primeiros frutos a ser utilizado em conserva, dadas as suas características gustativas.

Fonte : SPG

Provavelmente o melhor ananás do mundo. Já provou...?

dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top