terça-feira, 28 de agosto de 2007

PostHeaderIcon Rissóis de atum



Sempre que posso, tento evitar fritos... Mas a verdade é que não consigo resistir a um bom rissol caseiro. Também não faço rissóis com frequência, nem em grandes quantidades. Após ter testado os de camarão, de peixe e de frango, experimentei estes, absolutamente deliciosos degustados frios, com uma cerveja gelada ou um copo de vinho verde a acompanhar nas tardes quentes de Verão...

Ingredientes para +/- 24 unidades

Massa

- 350 g de farinha de trigo
- 50 g de margarina vegetal
- 2 ovos batidos
- 0,5 l de água
- 1 pitada de sal
- farinha para polvilhar
- pão ralado q.b.
- óleo vegetal

Recheio

- 3 latas de atum em óleo
- 2 ovos cozidos picados
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 3 colheres (sopa) de rodelas de azeitonas pretas
- 1 colher (sopa) de salsa picada

Preparação

Escorrer muito bem o atum e esmagá-lo com o auxílio de um garfo. Colocar o atum numa tigela. Juntar a salsa, as rodelas de azeitona, os ovos picados e a maionese. Misturar e reservar no frigorífico.

Levar a água a ferver juntamente com o sal e a margarina. Adicionar a farinha de uma só vez e mexer muito bem sem tirar do lume, até a massa se apresentar lisa e a descolar do tacho.

Retirar o tacho do lume. Transferir a massa para a bancada e deixar arrefecer. Amassar um pouco com as mãos. Estender a massa finamente com um rolo sobre a bancada polvilhada de farinha. Recortar círculos de massa com o auxílio de uma chávena de chá ou de um copo grande virado.

Distribuir o recheio de atum pelos discos de massa. Fechar em meias-luas, pressionando as bordas com a ponta dos dedos para soldar.

Passar os rissóis pelo ovo batido e depois por pão ralado. Levar a fritar dos dois lados em óleo aquecido até ficarem dourados e estaladiços. Escorrer sobre papel absorvente e deixar arrefecer por completo antes de servir.

Rissóis : Rissoles - Pão ralado : Farinha de rosca - Frigorífico : Geladeira - Chávena : Xícara - Arrefecer : Esfriar - Descolar : Desgrudar - Papel absorvente : Papel toalha
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top