quinta-feira, 24 de maio de 2007

PostHeaderIcon Bifanas no pão



Quem é que não gosta de uma boa bifana no pão quentinha acompanhada por cerveja fresca...? Sempre que fazemos em casa é porque sentimos saudades dos Açores. Na minha opinião, as melhores bifanas de Portugal encontram-se na Ilha Terceira. Sabem-me lá melhor que no continente, não sei bem porquê...! Talvez porque ficam mais saborosas degustadas no meio daquela natureza bela de cortar a respiração, a assistir a uma tourada de corda na companhia de amigos queridos...? Aproveito para deixar aqui um forte abraço a uma certa família da Terra Chã.

Ingredientes para 4 unidades

- 4 bifanas de porco grandes e finas
- 1 colher (sopa) de massa de malagueta dos Açores*
- 2 dentes de alho fatiados
- 1 folha de louro partida em pedaços
- 1 copinho de vinho branco
- sal & pimenta
- 4 bolas
- mostarda doce

* ou massa de pimentão, pimentão doce...

Preparação

Espalmar muito bem as bifanas com um martelinho de cozinha (ou colocá-las entre película aderente e bater com o rolo da massa). Remover a eventual gordura.

Colocar as bifanas num prato fundo. Temperar com sal, pimenta, a massa de malagueta, o alho, o louro e o vinho branco. Envolver muito bem e cobrir. Deixar repousar no frigorífico por 4-5 horas ou de um dia para outro.

Escorrer as bifanas, reservando a marinada. Grelhar as bifanas na churrasqueira, pincelando de vez em quando com a marinada (há quem goste mais de as fritar em óleo ou em banha, dependendo dos gostos e das dietas...).

Torrar ligeiramente os pães. Colocar as bifanas nos pães. Cortar as sandes em metades e servir de seguida, acompanhando com a mostarda doce à parte.

Bifana : Bife, filé - Frigorífico : Geladeira
Pimenta : Pimenta do reino - Pimentão doce : Paprika
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top