terça-feira, 20 de maio de 2008

PostHeaderIcon Batatas Bravas



As patatas bravas são um dos petiscos favoritos dos Espanhóis. Costumam ser servidas como tapas, mas também ficam muito bem a acompanhar peixe ou carne. Na receita tradicional, as batatas são fritas antes que se lhes junte o molho de tomate. Optei por uma versão assada mais ligeira mas todavia muito boa...

Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de batatas descascadas e cortadas em cubos pequenos
- azeite q.b.
- 400 g de tomate enlatado em pedaços
- 1 cebola vermelha picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 3 colheres (sopa) de pimentão-doce
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de açúcar mascavado
- sal & pimenta
- salsa picada q.b.

Preparação

Cozer os cubos de batata em água a ferver temperada de sal até ficarem cozidos mas ainda bem firmes. Escorrer muito bem e deixar arrefecer.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Forrar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Espalhar as batatas no tabuleiro numa única camada. Pincelar com azeite. Temperar com sal e pimenta. Levar as batatas ao forno por 20-25 minutos a 220ºC, até ficarem ligeiramente douradas.

Colocar o tomate aos pedaços, a cebola e os alhos picados numa caçarola. Cozinhar em lume médio por 10-15 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar o pimentão-doce, a folha de louro e o açúcar. Cozinhar por mais 5-10 minutos, mexendo com frequência.

Transferir as batatas para um prato de servir fundo. Adicionar o molho de tomate e envolver muito bem. Polvilhar com um pouco de salsa picada e servir de imediato.


Pimentão-doce : Paprika - Pimenta : Pimenta do reino
Papel vegetal : Papel manteiga - Arrefecer : Esfriar
dddd

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

back to top